Categories:

O que é DUT Digital: Importância e utilidade

Com certeza, se você possui um veículo em seu nome já sabe o que é um CRV (Certificado de Registro de Veículo), popularmente conhecido como DUT (Documento Único de Transferência). No entanto, provavelmente, você ainda não saiba tudo sobre o novo recibo de compra e venda na versão eletrônica, chamado de DUT digital.

Pensando nisso, nós da Zapay vamos tirar todas as dúvidas sobre esse documento digital que chegou recentemente para facilitar a vida dos motoristas. Confira abaixo!

O que é DUT?

Antes de falarmos sobre o DUT digital, é importante relembrarmos o que é o DUT, que pode ser o DUT do carro ou o DUT de moto.

DUT é  a sigla para Documento Único de Transferência, que também é conhecido com o CRV (Certificado de Registro do Veículo), um certificado usado para realizar a transferência de um automóvel para outro proprietário.

Esse documento é utilizado apenas para a compra e venda de um veículo usado ou seminovo. 

O DUT é serve para comprova os dados do novo proprietário e garante que a transferência do automóvel foi realizada de maneira correta.

O que é DUT digital?

Já falamos aqui no blog da Zapay, o que é DUT do veículo e o que é DUT de moto, então agora vamos te ensinar o que é DUT online, ou seja, o DUT Digital. 

Logo após a transferência do veículo para um novo proprietário e o processo para atualizar o DUT em versão impressa, então, a partir de agora, é criada uma versão eletrônica de maneira automática.

Apesar da novidade causar algumas dúvidas entre os motoristas, ou seja, se ainda é necessário fazer o modelo impresso, uma opção não substitui a outra.

Sendo assim, ainda é necessário realizar o processo de transferência com o recolhimento de assinaturas dos envolvidos na transação e o registro de firma em cartório. Falaremos mais sobre o DUT digital, a seguir!

Como emitir o DUT?

Quem possui a responsabilidade de realizar a transferência do veículo junto ao DETRAN do seu estado é o comprador do automóvel, mas o vendedor precisa estar presente no momento de autenticar as assinaturas no cartório, bem como na entrega da solicitação da transferência no Detran. 

Veja como emitir o DUT digital:

  1. Faça login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou login com CPF e senha;
  2. Clique em “Entrar com gov.br” no canto superior direito da sua tela;
  3. Insira seus dados;
  4. Após o login, você localize no canto esquerdo da página o bloco ‘Validação’;
  5. Clique em ‘CRV’;
  6. Pronto! CRV é o nome atual do DUT.

Como emitir o DUT digital?

Para emitir o DUT veículo digital, é preciso ter os dados necessários para o preenchimento do documento, como nome completo do vendedor e do comprador, além do CPF ou CNPJ dos dois e documento de habilitação de ambos. 

O valor da negociação da venda do veículo também deve constar no Documento Único de Transferência.

Para emitir o DUT online é preciso preencher as informações solicitadas no site do Detran do estado onde o automóvel está registrado.

Portanto, insira o número do RG, CPF (ou CNJP, em caso de Pessoa Jurídica) do comprador, endereço do comprador (cidade onde será feita a entrega do documento) e o reconhecimento de firma das assinaturas do comprador e do vendedor.

Com o app da Zapay você vai:

Consultar seu IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Onde vejo o DUT digital?

Se você deseja olhar as informações do DUT digital do seu veículo então precisa seguir o seguinte passo a passo: 

  • Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito;
  • Faça o cadastro preenchendo as informações solicitadas;
  • Vá até a aba veículos;
  • Clique no licar no botão licenciamento digital;
  • Informe o Renavam (que fica no licenciamento);
  • Insira o código de segurança do CRV;
  • E veja o documento digital.

Precisa de DUT para transferir?

Sim, precisa de DUT para transferir a propriedade de um veículo para outro proprietário. Sem esse documento não é possível finalizar a venda.

Se o novo comprador não realizar a atualização dessa certidão, o antigo proprietário pode receber multas ainda em seu nome (caso o comprador cometa alguma infração) ou até se envolver em problemas maiores como acidentes envolvendo seu nome como atual proprietário no DUT. 

O que é autenticação digital DUT?

A autenticação digital DUT funciona através da combinação de dados da identidade digital, ou seja, as informações sobre localização, dispositivo, comportamento, conta bancária, cartão de crédito e e-mail.

Para solicitar a autenticação digital é necessário ir até um cartório capaz de realizar essa atividade, mas antes você deve enviar o DUT eletrônico por e-mail. 

O que é DUT digital SP?

Para ter o DUT digital SP, o proprietário que deseja passar a transferência de uma moto ou carro precisa solicitar a ATPV-e no site, clicar em “Serviços”, depois em “Veículos” e em “Registro e Transferência”. 

Após seguir essa primeira etapa, o condutor seleciona “Transferência de Veículos” e escolhe a opção “ATPV-e-Aviso de Transferência de Veículo” para selecionar o automóvel que deseja transferir.

Essa mudança foi permitida porque o Detran-SP passou a disponibilizar o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital), um documento exigido apenas para os veículos registrados a partir de 4 de janeiro. Ele está disponível no site do órgão de trânsito e no aplicativo Poupatempo Digital.

Como funciona o DUT digital RS?

A partir de 2022, o DUT digital RS pode ser realizado pelo aplicativo no celular dos proprietários que desejam transferir um automóvel no estado do Rio Grande do Sul.

O aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’ no RS recebeu essa funcionalidade que facilita a vida do vendedor e comprador de um veículo.

O vendedor só precisa baixar o app Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular, fazer login na conta Gov.br, preencher a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e) e informar o CPF do novo comprador.

Assim, o novo proprietário recebe uma notificação para que as assinaturas de ambas as partes sejam feitas de forma digital pelo aplicativo (a autorização vai para o sistema da Senatran). 

Feito isso, para finalizar o processo, o novo proprietário ainda precisa levar o veículo para ser vistoriado em um dos locais credenciados do Detran. Após esse procedimento, a comunicação de venda ocorre de forma automática.  

Como achar o DUT no CRLV?

Existem muitas confusões entre ‘CRV DUT digital’ e ‘CRLV DUT’, então iremos explicar essas dúvidas.  

Primeiro é preciso lembrar que DUT é o Documento Único de Transferência, o CRV é o  Certificado de Registro de Veículos, enquanto o CRLV é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

O CRLV é documento que o motorista possui após o pagamento da taxa de licenciamento anual, que possui validade de um ano e é de porte obrigatório.

Agora que você sabe o que é cada um deles, então vamos explicar porque você não vai conseguir achar o DUT no CRLV.

Isso porque você deve estar procurando pelo código de segurança, uma espécie de senha ao proprietário. Porém, ele não está presente no CRLV, mas, sim, está escrito no CRV (novo DUT).

Como funciona o DUT digital MG?

O DUT digital MG, ou seja, a transferência eletrônica de propriedade do veículo no estado de Minas Gerais, também está disponível. 

Para conseguir a versão digital, o vendedor deverá registrar a intenção de venda e emitir a ATPV-e no site do Detran-MG. Em seguida, o vendedor e comprador deverão levar a ATPV-e ao cartório para reconhecimento de firma.

O comprador deverá preencher a ficha de cadastro disponibilizada no site, pagar a DAE, levar o veículo para vistoria e efetivar a transferência de propriedade.

Antes de 2021, no ato do primeiro emplacamento, da transferência de propriedade ou da alteração de dados, a ATPV era emitida em papel-moeda, no verso do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Agora, o documento é expedido em meio digital, somente quando o proprietário for vender o veículo.

Como funciona o DUT digital DF?

Quem é do Distrito Federal e está pesquisando por ‘DUT digital DF’, então pode gostar que o Detran-DF oferece um serviço digital que proporciona maior facilidade e comodidade aos vendedores e compradores de veículos.

Dessa forma, os proprietários podem realizar a transferência de propriedade dos automóveis diretamente pelo celular, sem a necessidade de ir até o posto de atendimento.

Como funciona o DUT digital SC?

Por fim, caso você esteja buscando informações o ‘DUT digital SC’, a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV) pode ser realizada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Esse app guarda os dados da carteira de motorista e do documento do veículo que esteja no nome do condutor. Isso porque o ATPV é a versão digital do antigo Documento Único de Transferência (DUT). 

Gostou de saber tudo sobre o DUT digital? Continue nos acompanhando no blog da Zapay para ler mais dicas como essas!

One thought on “O que é DUT Digital: Importância e utilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *