Pronto para acessar o seu CRLV digital SP de um jeito prático e sem dores de cabeça, amigo condutor? A Zapay lhe mostra o caminho para emitir e baixar CRLV digital SP.
Ainda: entenda por que este documento é tão importante para circular com o veículo e, consequentemente, os motivos que fazem com que o porte do CRLV-e SP seja obrigatório. Além disso, saiba quais são as obrigações e os cuidados que todo motorista deve ter para conseguir emitir o CRLV digital SP.
Consulte sua placa grátis
O que é o CRLV Digital SP
Assim, o CRLV digital SP é a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e SP), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. A sigla CRLV diz respeito ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Desde maio de 2020, este documento é digital por isso é conhecido como CRLV digital SP. É com ele que os órgãos de trânsito atestam boas condições físicas e burocráticas para que o automóvel ou a moto em questão possa circular pelas vias públicas.
Para emitir o CRLV-e SP é necessário realizar o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário – assim, o CRLV digital SP ficará disponível no portal do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP), no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
O CRLV Digital SP veio para substituir o CRV (impresso em papel verde)
O modelo CRLV digital SP chegou para trazer mais praticidade ao motorista, mais precisamente desde 8 de maio de 2020. Desse modo, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), desde quatro de janeiro de 2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) também passou a ser digital. Ou seja, não há mais necessidade de imprimir o CRV em papel moeda (o famoso documento verde).
Nestas mudanças, os dados sobre a propriedade e o licenciamento do automóvel ou da moto ficam reunidos em apenas um documento, o CRLV digital SP ou CRLV-e SP.
Confira os detalhes no modelo abaixo, segundo o DETRAN SP:
IMAGEM crlv
CRLV digital SP: saiba como emitir e baixar o seu
Para que o motorista possa acessar CRL digital SP, ele deve quitar todos os débitos veiculares, como multas, licenciamento, IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), dentre outros tributos e taxas obrigatórias.
Assim, o CRLV-e poderá ser acessado diretamente do site do DETRAN SP ou do DETRAN no qual o veículo está registrado, no portal de serviços da SENATRAN ou ainda via app Carteira Digital de Trânsito, disponíveis para os sistemas iOS e Android.
É válido reforçar que o app CDT é gratuito. Após utilizá-lo pela primeira vez, o condutor deve seguir o passo a passo para acessar o CRLV digital SP. Importante: o documento digital tem a mesma validade que o documento físico.
Baixar CRLV DIGITAL SP de pessoas físicas
Para baixar CRLV digital SP, o motorista deve percorrer os mesmos caminhos que mencionamos nos tópicos anteriores. Contudo, atente-se, pois cada plataforma demanda um passo a passo específico. Além disso, o procedimento para Pessoa Física é diferente do procedimento para Pessoas Jurídicas – ou seja, se o proprietário do veículo é um CPF o caminho é outro se comparado a um proprietário CNPJ.
Lembre-se, o CRLV digital SP pode ser solicitado por:
- Nos casos de veículo de Pessoa Física – o proprietário do veículo ou por meio de um procurador.
- Nos casos de veículo de Pessoa Jurídica – o proprietário ou representante legal da pessoa jurídica deve realizar o licenciamento.
Para que uma Pessoa Física baixe o CRL digital SP pelo app CDT, ela deve ter em mãos o código de segurança do CRV e o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Os passos são os seguintes:
- Baixar em seu celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente para iOS e Android.
- Clicar em “Entrar com gov.br” e efetuar o cadastro.
- Na tela inicial do aplicativo, clicar em “Veículos”.
- Depois, clicar em “Toque aqui para adicionar um CRLV”.
- Digitar o número do RENAVAM.
- Digitar o código de segurança impresso no CRV.
- Pronto, agora o CRLV digital SP está disponível para download.
IMAGEM-app-cdt
Dica da Zapay: confira como funciona a dinâmica do rodízio de carros.
Saiba também como emitir o CRLV Digital SP de pessoas jurídicas
Para que empresas (Pessoas Jurídicas) possam emitir e baixar o CRLV digital SP, é necessário acessar o portal de serviços da SENATRAN. Atente-se, pois será exigido o Certificado Digital ICP-Brasil, que é emitido em nome da Pessoa Jurídica dona do automóvel ou da moto.
Há dois tipos de certificados. O primeiro é o A1, cuja validade é de um ano e ele fica armazenado no computador. O segundo é o A3, que tem validade de até cinco anos e fica armazenado em cartão ou token criptografado.
Com tais documentos em mãos, o caminho é:
- Acessar o portal de serviços da SENATRAN.
- Clicar em “Entrar com gov.br”. Em seguida, seleciona “Certificado digital”.
- Na tela inicial, clicar em “Meus Veículos”.
- Depois, serão exibidos os veículos registrados em nome da Pessoa Jurídica em questão.
- Clicar sobre o veículo desejado. Depois, baixar CRLV digital SP nos formatos “PDF” ou “p7s”. E prontinho: o CRLV digital SP estará baixado.
Para emitir o CRLV-e SP, o veículo precisa estar em dia!
Tenha em mente, amigo condutor, para emitir CRLV digital SP, é fundamental tomar alguns cuidados. São eles:
- Seguir o calendário de licenciamento.
- O veículo deve estar registrado em qualquer município do Estado de São Paulo.
- O usuário deverá realizar o pagamento do licenciamento sem a taxa de postagem antes da data limite estabelecida no calendário de licenciamento.
- O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou administrativas que impeçam o licenciamento.
- Quitar possíveis débitos do veículo (multas, IPVA, Seguro Obrigatório DPVAT etc.).
- Dentre outros.
Saiba mais nos tópicos a seguir.
O veículo não pode apresentar restrições administrativas ou bloqueios RENAJUD
Fique ligado, amigo motorista, pois, para conseguir o CRLV digital SP, o veículo não pode apresentar restrições administrativas, chamados de recall, indicação de furto/roubo ou bloqueios RENAJUD que impeçam o licenciamento. Aliás, o licenciamento de veículos com bloqueios judiciais somente pode ser feito com a apresentação de determinação judicial.
Ainda: o licenciamento de veículos bloqueios administrativos (como falta de transferência, apreensão, dentre outros), registro de furto ou roubo, entre outras restrições, apenas pode ser feito presencialmente e se sanado o motivo do bloqueio.
Em suma, para conseguir o CRLV digital SP, é necessário resolver todos os problemas burocráticos que envolvam o veículo e questão, o que diz respeito também às dívidas que o proprietário venha a contrair.
Não pode haver débitos no veículo (multas, IPVA, taxa de licenciamento, etc)
Mais um ponto importante para emitir o CRLV digital SP é que todos os débitos do veículo devem estar devidamente em dia e pagos. Tais débitos são: multas, taxa de licenciamento, IPVA, dentre outros tributos.
E a Zapay lhe ajuda na organização de todos estes débitos. Você pode consultar gratuitamente a placa do veículo e saber se há algum débito em aberto. Caso conste, basta selecionar o que deseja pagar (dá até pra parcelar no cartão de crédito!).
Consulte sua placa grátis
Somos parceiros credenciados a SENATRAN e a todos os DETRANs do Brasil! 😉
Veículos movidos a GDV precisam do Certificado de Segurança Veicular (CSV)
Para que donos de veículos movidos a gás natural (GNV) possam emitir o CRLV digital SP, é necessário obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do estado de São Paulo do ano corrente.
O CSV pode ser obtido em Instituição Técnica Licenciada (ITL) acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Dica da Zapay: tire suas dúvidas sobre a renovação de CNH em SP.
Apesar de haver o CRLV-e SP, posso andar com a versão impressa?
Você deve andar com a versão impressa do CRLV digital SP, amigo condutor. Imagine se o agente de trânsito pede este documento e a bateria do seu celular arria ou a internet falha. Ser precavido nunca é demais, ainda mais com um documento cujo porte é obrigatório, não é mesmo!?
E aí, ficou por dentro do CRLV Digital em São Paulo?
Opa, agora que agora ficou mais suave para entender quais são os cuidados necessários para que o amigo condutor possa emitir e baixar a CRLV digital SP de um jeito seguro e prático, não é mesmo?!
Na verdade, não há muitos segredos, condutor. Você deve cuidar do seu veículo – não apenas da parte física, mas também de todo o trâmite burocrático que envolva o carro ou a moto.
Pagar multas, licenciamento, IPVA, dentre outras obrigações financeiras e burocráticas é uma obrigação de todo proprietário de veículo automotor. E para a maior parte destes pontos que podem virar dor de cabeça, você pode contar com a consulta e as facilidades da Zapay. 😉