CRLV digital SP: o que é e por que baixar o seu?
Categories:

CRLV digital SP: o que é e por que baixar o seu?

O CRLV é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Aquele documento que comprova que o carro que você está conduzindo está apto para rodar pelas ruas, além de permitir que os órgãos de trânsito tenham controle sobre a frota brasileira.

Popularmente conhecido como Licenciamento, o CRLV é também bastante confundido com o CRV, ainda que existam diferenças entre os dois.

Desde 2020 o CRLV passou a ser digital em todos os estados brasileiros. Inclusive, o Detran já não mais envia o certificado, mas o condutor deve tê-lo digitalmente. Para você que mora em São Paulo e ainda não sabe exatamente como ter o documento no seu estado, esse artigo vai te ajudar.

O que é o CRLV Digital SP?

O CRLV Digital se tornou uma forma mais eficiente e prática de rodar com o veículo e estar pronto para apresentar o certificado de licenciamento, caso seja necessário.

É possível ter seu CRLV salvo através do aplicativo Carteira Digital (CDT), realizando o cadastro com o seu CPF.

Se você preferir, é possível, também, imprimir o licenciamento, depois de quitado, através do site do Detran SP.

O que diz a CBT sobre dirigir sem CRLV digital em São Paulo?

Como o CRLV é um documento obrigatório e que mostra que seu veículo está regularizado, é muito importante rodar com ele dentro do carro. De acordo com o Art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem portar documentos obrigatórios é uma infração leve, com penalidade de retenção do veículo, até que você ou alguém o apresente.

Além da retenção do veículo, ainda existem as penalidades normais como a multa de R$ 88,38, e 3 pontos na carteira de habilitação.

Existem apenas duas circunstâncias que possibilitam que você conduza o carro sem ter o documento impresso ou baixado: se as autoridades de trânsito têm acesso a um sistema digital com acesso às documentações do veículo e se todos os débitos do carro, como multas, IPVA e licenciamento estiverem quitados e regulares.

Mesmo que esteja dentro de uma dessas situações, é sempre bom andar com o CRLV quitado e perto de você, ainda mais com a facilidade de tê-lo digitalmente no seu celular.

Como baixar o CRLV digital SP

  • Para baixar o CRLV/SP é necessário fazer download do aplicativo da Carteira Digital. O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas lojas do Android e na Apple Store;
  • Depois do download, você seleciona a opção de “entrar com gov.br”, e insere seu CPF para iniciar o cadastro;
  • Se você já tiver uma conta no gov.br, é só criar uma senha. Do contrário, é preciso entrar no site do Governo Federal, criar sua conta, e, então, terminar o cadastro no aplicativo;
  • Quando o aplicativo for para a página inicial, basta selecionar a opção “habilitação”, e registrar sua CNH com o número de registro;
  • Depois dessas etapas, você precisa selecionar a opção “veículos” e registrar o CRV. Assim que clicar em “incluir”, seu CRLV vai aparecer automaticamente.

É importante que você deixe o CRLV baixado, porque, dessa forma, consegue acessá-lo se estiver sem internet.

Como usar o CRLV Digital em São Paulo?

É necessário ter o CRLV em mãos para que você possa rodar tranquilamente. Evitando a dor dor de cabeça e os prejuízos que falamos anteriormente.

Esse documento só pode ser baixado se estiver sem débitos, o que significa que estar com ele demonstra que seu licenciamento está em dia, e você pode ficar tranquilo caso seja parado.

Agora, caso você esteja com alguma pendência, a gente pode te ajudar. A Zapay tem a maior cobertura nacional de consulta de débitos veiculares, e nosso sistema é integrado ao Detran SP. Além do Licenciamento, você também consulta multas e IPVA, e pode pagar tudo com um parcelamento de até 12x.

É possível baixar o CRLV Digital com débitos pendentes do meu veículo?

Não. Para ter o CRLV no celular, é preciso estar com o licenciamento em dia, porque o documento só pode ser baixado automaticamente após o pagamento do ano ter sido realizado.

Afinal, como imprimir o CRLV Digital SP?

  • Para ter o CRLV impresso, você precisa acessar o portal do Detran e ir no “menu”, para a sessão “usuário”. Se ainda não tiver cadastro na plataforma, é necessário fazer antes de dar continuidade.
  • Na sequência, basta inserir seu CPF, responder ao captcha “não sou um robô”, e responder, também, algumas perguntas relacionadas aos seus dados.
  • Depois de criar sua senha, autorizar o acesso do site, e clicar de novo no “menu”, basta selecionar o download do CLRV, inserir o número do Renavam e “prosseguir”.
  • A etapa final é a de apenas selecionar a opção “CRLV digital PDF” e realizar o download e a impressão.

Conclusão

Além de ser fácil ter consigo o CRLV digital ou impresso, sua vida no trânsito fica muito mais prática, não?

Se esse conteúdo te ajudou a entender melhor como baixar o seu app e seu CRLV, continue com a gente aqui no Blog da Zapay. Além deste, temos outros conteúdos exclusivos, que vão desde multas de trânsito e como recorrer, até dicas sobre como economizar no combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *