mulher dentro de um carro
Categories:

Score para financiar carro: saiba qual o valor ideal

Um dos maiores medos de quem vai financiar um carro é não saber se terá seu crédito aprovado ou não. Mas, um dos fatores principais de análise é o score de crédito. 

Sendo assim, é primordial conhecer sua situação com os birôs de crédito antes de começar a busca pelo veículo ideal. Do contrário, corre o risco de se apaixonar por um carro e não poder comprá-lo.

Dessa maneira, continue lendo, que vamos explorar mais o assunto.

Qual a importância do score de crédito para o financiamento?

Score é o resultado de uma análise que os birôs de crédito fazem, que apresenta aos bancos, lojas e financeiras, um valor de 0 a 1000 para o comportamento financeiro do consumidor. 

Para realizar esse cálculo, os birôs levam em consideração algumas informações, como histórico de pagamentos e atrasos, hábitos de consumo e atualização de dados.

Dessa maneira, os bancos usam esse valor como referência na hora de realizar a análise. Quanto mais próximo ao 1000 melhor.

 Os bancos consideram que acima de 750 o risco de inadimplência é menor, já pontuações abaixo de 570 podem ser consideradas de alto risco de inadimplência. 

Para quem possui score mediano, entre  570 e 750, o banco costuma realizar uma análise mais profunda no histórico financeiro do solicitante. 

Qual o score ideal para financiar veículo?

Como falamos, para financiar um veículo o ideal é que o score esteja com o valor acima de 750. Quanto mais próximo de 1000, maior as chances de aprovação.

Apesar de uma boa pontuação no score de crédito não garantir a aprovação no financiamento, é certo que vai colaborar a seu favor.

Afinal, quando se tem uma pontuação alta de score, é como se o birô atestasse ao banco que o consumidor é um bom pagador e costuma comprir com seus compromissos financeiros.

Só existe um score de crédito?

Na verdade, não. No Brasil existem 4 birôs de crédito, que são empresas responsáveis por administrar a lista de inadimplentes, e cada um deles possui pontuação de score própria.

Os 4 birôs de crédito são: Serasa, SPC, Boa Vista e Quod. É bastante comum que as empresas consultem apenas um deles, e levem em consideração esta pontuação. 

Isso porque, a análise e consulta ao score de crédito é um serviço pago, logo é comum que a consulta seja feita apenas no birô contratado. 

Da mesma maneira é possível ter pontuações bem diferentes dependendo do birô consultado, pois assim como na consulta, as empresas acabam enviando as informações financeiras para um birô específico. 

É muito difícil para o consumidor saber qual birô será consultado, portanto o melhor é manter as contas em dia e o score de crédito alto em todos eles. Veja a seguir algumas dicas para aumentar seu score.

Dicas para aumentar score

Ative o cadastro positivo

O cadastro positivo é um histórico do seu consumo financeiro, em que constam todas as informações das suas contas. 

Portanto, sendo um bom pagador, o cadastro positivo pode ajudar a aumentar seu score, mostrando para as empresas que você honra suas dívidas sem atraso.

Mantenha o nome limpo

Se para calcular o valor do score de crédito as empresas usam o histórico financeiro como referência, é óbvio que ter o nome sujo vai afetar sua pontuação. 

Então, organize suas finanças, tente economizar dinheiro e quite suas dívidas assim que possível. Alguns birôs, como o Serasa, pontuam os usuários conforme eles fazem acordo das cobranças vencidas.

Tenha o hábito de pagar em dia

Pagar as contas em dia, ou até alguns dias adiantadas pode te ajudar a turbinar seu score de crédito. 

Dessa maneira, cultive esse hábito. Para ajudar você pode colocar as contas em débito automático, assim garante a quitação na data certa. 

Acompanhe seu score de crédito

Os 4 birôs de crédito permitem consulta ao CPF gratuitamente, sendo preciso apenas realizar o cadastro. 

Conheça as empresas, faça seu cadastro e acompanhe sua pontuação. Assim, saberá o melhor momento para realizar o financiamento do seu veículo e terá mais chances de aprovação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *