Reforma tributária IPVA
Categories:

Reforma tributária prevê mudanças no IPVA

A reforma tributária, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados na madrugada de hoje (07/07), traz mudanças no pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

A principal mudanças seria a taxação do IPVA para jatinhos, iates e lanchas que hoje não pagam o imposto. A proposta espera que a cobrança para essa modalidade comece em 2026.

Para proprietários de carros, a proposta é que o imposto seja progressivo de acordo com o impacto ambiental do veículo, ou seja, carros elétricos, reconhecidos por sua menor emissão de poluentes, serão beneficiados com uma redução percentual no IPVA. O valor do veículo também deverá ser levado em consideração para a progressividade do imposto, proprietários de carros com valores mais altos, pagarão um imposto maior, cobrando mais de quem tem um maior poder aquisitivo.

Apesar de mudanças no IPVA, o foco da proposta é eliminar cinco impostos, que deverão ser substituídos por um único imposto sobre o consumo.

Os cinco impostos e contribuições que serão extintos são:

  1. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de âmbito federal.
  2. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de âmbito estadual.
  3. Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), de âmbito municipal.
  4. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
  5. Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep).

A proposta seguirá para votação no Senado, o governo federal espera que ela seja votada e liberada em breve e assim poderão começar a implementação dos novos impostos ainda neste ano de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *