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Suspensão da moto: tipos, componentes, como funciona e mais

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E aí, tudo certo com a suspensão da moto?!

Saiba que a suspensão da moto é um dos sistemas mais importantes para garantir conforto, estabilidade e segurança na pilotagem. Apesar de muitas vezes passar despercebida, ela é responsável por absorver os impactos do solo e manter os pneus em contato constante com o chão, o que faz toda a diferença tanto nas ruas quanto nas trilhas.

Entender como funciona a suspensão de moto, os diferentes tipos disponíveis no mercado e os sinais de que está na hora de fazer manutenção pode evitar muitos problemas, como desgaste precoce de peças e até acidentes. 

Andar de moto com a parte mecânica à desejar, incluindo os componentes da suspensão da moto, aumenta os riscos de acidente nas vias públicas. Ou seja, melhor não vacilar e não dar sorte para o azar.

Neste conteúdo, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a suspensão da moto. Confira o que será abordado:

  • O que é a suspensão da moto
  • Como ela funciona
  • Quais são os principais componentes da suspensão da moto
  • Quais são os principais tipos de suspensão de moto
  • Os problemas mais comuns na suspensão da moto
  • Será que é possível mexer na suspensão da moto?
  • Dicas para melhor uso da suspensão

Se você quer pilotar com mais segurança e prolongar a vida útil da sua moto, fica por aqui porque este guia completo vai lhe ajudar – e muito – com a suspensão da moto. Vem com a Zapay!

O que é a suspensão da moto?

A suspensão da moto é formada por um conjunto de pecas que permite que haja a absorção de impactos e de vibrações, que acontecem por conta do contato dos pneus com o solo.

É graças à suspensão de moto que o condutor pode ter mais conforto na viagem, com estabilidade e segurança durante todo o trajeto.

Cabe à suspensão manter a roda da motocicleta em contato constante com o solo – assim, é possível garantir estabilidade e tração. 

Como funciona a suspensão da moto

A suspensão da moto funciona de maneira simples e acontece a partir da compressão das molas e do trabalho dos amortecedores, que é o componente responsável pelo controle da velocidade de retorno da mola.

Imagine que você está pilotando sua motocicleta e ela passa por um buraco ou por uma lombada. Neste momento, a mola da suspensão é comprimida, de modo a absorver o impacto e evitar que a roda do veículo perca o contato com o chão.

Ao mesmo tempo, o amortecedor da moto atua para controlar a velocidade de retorno da mola. Sentiu só a importância dessa parceria na suspensão?!

Além disso, é essencial que a suspensão esteja em bom estado e devidamente ajustada, para garantir o desempenho do veículo e a segurança do condutor. Caso a suspensão da moto não esteja legal, isso pode causar desconforto no condutor, comprometendo a estabilidade e dirigibilidade, o que eleva as chances de acidentes.

Não dê bobeira e faça a manutenção preventiva da sua moto regularmente e garanta as melhores condições para o funcionamento do veículo.

Componentes da suspensão da moto

A suspensão da moto é formada por um conjunto de peças. Conheça cada uma delas e saiba qual é a importância dos componentes da suspensão da moto:

  • Garfos (ou tubos telescópicos): são as estruturas que abrigam as molas e os amortecedores na suspensão dianteira. Têm como função guiar o movimento da roda dianteira para cima e para baixo, absorver impactos junto com os amortecedores e manter a roda alinhada e estável.

Sem os garfos, não há como sustentar o sistema de amortecimento dianteiro nem controlar o movimento vertical da roda dianteira.

  • Molas: são os componentes elásticos da suspensão, que absorvem os impactos do solo, suportam o peso da moto e do piloto, além de manter o pneu em contato com o solo.

Se as molas estiverem gastas ou danificadas, a moto vai “afundar” facilmente em buracos ou perder estabilidade em curvas.

  • Amortecedores: trabalham junto com as molas. Desse modo, os amortecedores controlam a velocidade com que a mola retorna após um impacto e evitam oscilações excessivas (efeito “pula-pula”).

Sem os amortecedores, a moto balançaria demais após passar em irregularidades, o que compromete a segurança e o controle.

  • Buchas: peças de borracha ou poliuretano que ficam entre partes móveis do sistema. Elas absorvem pequenas vibrações, permitem movimento suave entre peças metálicas e evitam desgaste prematuro.

Fique ligado, pois as buchas gastas geram folgas, ruídos, perda de estabilidade e até travamento parcial da suspensão.

  • Retentores: anéis de vedação que evitam vazamento de óleo nos amortecedores e garfos. Sua função é manter o fluido dentro dos tubos de suspensão e impedir a entrada de sujeira.

Retentores com vazamento comprometem a ação do amortecedor, reduzindo o desempenho da suspensão e oferecendo risco à pilotagem.

  • Eixo dianteiro e traseiro: são as hastes metálicas que fixam as rodas no chassi, que suportam as rodas, permitem o giro com segurança e mantém alinhamento com o sistema de suspensão.

Um eixo torto ou mal fixado afeta diretamente a estabilidade da moto e pode causar acidentes.

  • Link da suspensão traseira (em motos com link): articula o amortecedor com o chassi e a balança.
  • Balança traseira: estrutura que liga a roda traseira ao quadro e sustenta o sistema de suspensão traseira.
  • Batentes: limitam o curso da suspensão para evitar impactos diretos entre partes metálicas.

Tipos de suspensão de moto

Quando falamos em suspensão de moto, há alguns tipos principais, que são:

  • Suspensão convencional: é o tipo de suspensão mais comum, conhecida como garfo telescópico, composta por duas hastes que deslizam uma dentro da outra e por uma mola que está localizada dentro do tubo.
  • Suspensão invertida: também chamada de upside-down, é uma variação da suspensão convencional. Neste caso, a haste mais grossa fica na parte superior e a mais fina, na parte inferior – por isso é invertida. 
  • Suspensão mono amortecida: usa um amortecedor central que controla o movimento da roda traseira. Por ser mais leve e compacta, é ideal para motos esportivas.
  • Suspensão eletrônica: faz uso de sensores e atuadores para ajustar a suspensão automaticamente, se adaptando às condições de pilotagem e ao terreno. 

Suspensão dianteira

A suspensão dianteira da moto é responsável por absorver os impactos vindos da roda da frente, manter a roda em contato com o solo e contribuir para dirigibilidade, frenagem e estabilidade da moto.

O sistema mais comum de suspensão dianteira é a suspensão telescópica, tanto a convencional quanto a invertida.

Suspensão traseira

No caso da suspensão traseira, sua relevância está no fato de amortecer os impactos da roda traseira, apoiar o peso do piloto e passageiro, além de manter a tração da roda com o solo, principalmente em acelerações e curvas.

Os tipos mais comuns de suspensão traseira são: duplo amortecedor (twin shock), monoamortecedor (monoshock) e suspensão com eixo cardã (shaft drive).

Tipos de amortecedores

Os tipos de amortecedores mais usados em motos são:

  • Hidráulico simples (convencional)
  • A gás (hidropneumático)
  • Monoamortecedor com linkage (progressivo)
  • Amortecedor com ajustes manuais ou eletrônicos
  • Amortecedores com reservatório externo

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Problemas na suspensão da moto

A suspensão da moto é de grande importância para a segurança e o conforto nas viagens. Mas, infelizmente, ela não é inquebrável.

Com o passar do tempo, a suspensão pode apresentar problemas que comprometem o desempenho e aumentam as chances de acidentes, como é o caso de estalos, rangidos e outros ruídos incomuns na moto.

Esses sons podem acontecer por muitos motivos, como desgaste de molas, buchas ou amortecedores, além de folga nas peças.

A dica é: se você notar ruídos na suspensão da moto, leve o veículo para uma revisão completa com um mecânico de confiança. Se for necessário, este profissional fará a substituição das peças.

O vazamento no amortecedor é mais um problema comum na suspensão de moto. A recomendação é levar o veículo ao mecânico para o devido reparo ou mesmo a troca do componente.

Fique de olho também nos pneus da moto, pois seu desgaste irregular pode indicar problemas na suspensão. Isso impacta diretamente a estabilidade da motocicleta e sua tração.

Ao notar problema na suspensão da moto, quanto antes você levá-la para uma revisão, melhor. Não se esqueça que a manutenção preventiva ajuda evitar problemas graves e dores de cabeça e no bolso.

Como saber se a suspensão da moto está ruim?

Há alguns sinais que indicam problemas na suspensão da moto. São eles:

  • Instabilidade ao pilotar.
  • Excesso de ruídos.
  • Vazamento de óleo.
  • Desgaste irregular dos pneus.
  • Impacto duro.
  • Mudança de altura ao sentar-se nela.
  • Manuseio insatisfatório dos comandos.

Quando trocar a suspensão da moto

Não há uma quilometragem exata para trocar a suspensão da moto, mas os componentes e o veículo dão sinais de desgaste e de que algo não vai bem.

Fique atento a sinais, como:

  • A moto está afundando demais em buracos ou freadas.
  • Há vazamento de óleo nos tubos (garfos dianteiros).
  • Presença de ruídos estranhos, estalos ou batidas secas.
  • Desgaste irregular dos pneus.
  • Dificuldade em fazer curvas ou instabilidade.

Faça a sua parte e leve a motocicleta para fazer as revisões periódicas, a cada 10.000 quilômetros rodados, aproximadamente. No caso de uso severo do veículo, leve a moto para uma revisão geral a cada 5.000 quilômetros rodados.

Como escolher uma boa oficina de suspensão de moto?

Na hora de procurar uma oficina mecânica de confiança, para a manutenção da suspensão da moto e outras partes do veículo, conte sempre com uma boa pesquisa no Google.

Lá, você terá as notas de atendimento e depoimentos positivos e negativos de clientes dos estabelecimentos que você procura. Considere sempre as oficinas mais bem avaliadas.

Mesmo no caso de indicações de pessoas próximas ou de membros de grupos especializados na internet, sempre considere as avaliações do Google e o uso da opção Maps para ver a localização exata da oficina. 

Lembre-se: às vezes, o barato sai caro. Prefira sempre qualidade para a sua moto. 

É permitido modificar a suspensão da moto? 

Segundo o artigo 98, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o dono da moto não pode fazer ou ordenar que sejam feitas modificações no veículo com objetivo de alterar as características de fábrica.

Isso apenas pode ser feito com prévia autorização dos órgãos competentes. Além disso, o veículo deverá ser vistoriado no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e as mudanças devem constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Tipos de modificação na suspensão da moto

Há várias modificações que podem ser feitas na suspensão da moto, dependendo do objetivo do piloto. Algumas das motivações para as mudanças são: melhorar conforto, desempenho, estética ou adaptação ao uso off-road, pista ou carga pesada.

Fique por dentro de algumas dessas mudanças na suspensão de moto e suas vantagens:

  • Rebaixamento da suspensão: para diminuir a altura da moto – comum em motos altas ou para pilotos de baixa estatura. A vantagem é que traz mais segurança no apoio dos pés no chão. Porém, reduz o curso da suspensão e pode comprometer conforto e desempenho.
  • Aumento da suspensão (lift): para motos que vão encarar trilhas, buracos ou que precisam passar por terrenos acidentados. Oferece mais curso de suspensão e melhor desempenho off-road, mas apresenta centro de gravidade mais alto, o que pode afetar estabilidade em curvas.
  • Troca por suspensão de melhor performance: para quem busca mais desempenho, principalmente em motos esportivas ou preparadas para trilha/pista. Oferece mais conforto, controle e personalização, só que o custo é alto e a instalação precisa ser bem feita.

Dicas de manutenção e cuidados com a suspensão da moto

Garantir o melhor uso da suspensão da moto e dos componentes da suspensão da moto, você deve tomar alguns cuidados práticos. São eles:

  • Mantenha a suspensão da moto em boas condições para garantir conforto e segurança.
  • Verifique regularmente se há vazamentos de óleo nos garfos dianteiros e sinais de ferrugem ou sujeira nos tubos. 
  • Lubrifique os pivôs e links da suspensão traseira, se houver. 
  • Evite passar por buracos em alta velocidade e não lave a moto com jato forte na região da suspensão. 
  • Troque o óleo da suspensão dianteira conforme recomendação do fabricante. 
  • Ao notar instabilidade, barulhos ou desconforto, procure um mecânico de confiança. Revisões preventivas evitam desgastes maiores e aumentam a vida útil do sistema.

Conclusão

O caminho foi longo, mas você aprendeu muita coisa sobre a suspensão de moto. 

Agora, você já sabe que entender bem como funciona a suspensão da moto é fundamental para quem quer garantir mais segurança, conforto e desempenho nas ruas ou nas estradas. 

Ao longo deste conteúdo, vimos tudo o que você precisa saber sobre esse sistema: desde os principais tipos de suspensão até sinais de desgaste e dicas de manutenção.

Lembrando os principais pontos que vimos:

  • A suspensão da moto influencia diretamente na estabilidade e no controle do veículo.
  • Existem diferentes tipos de suspensão, como telescópica e monochoque (monoarmotecedor).
  • Manter a suspensão da moto em boas condições evita acidentes e aumenta a durabilidade do veículo.
  • Ficar atento a ruídos, vazamentos ou falta de estabilidade é essencial para identificar problemas precocemente.

Se você chegou até aqui, já entendeu que cuidar da suspensão da moto não é só uma questão de conforto, mas de segurança e economia a longo prazo. E o melhor: agora você tem todas as informações importantes para ficar por dentro do assunto e fazer boas escolhas na hora de revisar ou trocar esse sistema.

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Callebe Mendes

Sou Callebe Mendes, CEO da Zapay, Forbes Under 30, empreendedor, palestrante e mentor. Possuo graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília e sinto que tenho um débito com a UnB, porque foi ela que me propiciou chegar até aqui - foi durante a minha graduação que a Zapay nasceu. Quando fundei a Zapay, tinha em mente que o principal valor dela deveria estar em concordância com meu principal objetivo de vida: impactar positivamente a vida das pessoas. Assim, desde 2017, a Zapay traz ótimas soluções para economizar tempo e dinheiro dos proprietários de veículos no Brasil. Pensou em pagamento de IPVA, multas e licenciamento? A Zapay está aqui para te ajudar. Com uma trajetória marcada por resiliência e criatividade, ajudei a Zapay a estabelecer conexões e relacionamentos fundamentais para o crescimento da empresa: somos credenciados na Secretaria Nacional do Trânsito, no Ministério dos Transportes e somos a única empresa credenciada em todos os 27 DETRANs do Brasil, tudo isso para garantir que os nossos serviços sejam totalmente confiáveis e seguros. Não bastasse virar referência no pagamento das taxas veiculares, fomos além: hoje, no App Zapay, você também consegue adquirir a Tag Veicular Sem Parar com condições exclusivas, contratar os melhores planos de assistência veicular, emitir CRLV digital, ativar alerta de multas… são tantas facilidades na palma da mão, que a Zapay virou a melhor amiga do motorista brasileiro. Após tantos anos vivendo e respirando o universo dos veículos no Brasil, adquiri uma vasta experiência no setor, e pense num cara apaixonado por tudo isso? Esse cara sou eu! Meu espírito empreendedor sempre andou de mãos dadas com a inovação e com a constante busca por conhecimento, por isso, faço questão de compartilhar toda a minha vivência e a minha experiência com vocês. Aqui, no Blog Zapay, eu trago as melhores dicas sobre diversos assuntos relacionados ao universo automotivo - é uma das formas que encontrei de retribuir o tanto que tenho aprendido com a Zapay. Se meus conteúdos verdadeiramente te ajudarem, é sinal que estou no caminho certo. Espero que curta me acompanhar por aqui, confira também o meu LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/callebe-mendes