distância de frenagem
Categories:

Qual a distância de frenagem ideal?

0
(0)

Hey, amigo motorista! Você tem dúvidas sobre a distância de frenagem? Pois saiba que este artigo foi feito para você.

Além de saber o que é distância de frenagem, confira dicas sobre o tempo de frenagem, o que é tempo de reação, frenagem de emergência, torque de frenagem, entre outras informações.

Com o app da Zapay você vai:

Consultar IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

O que é distância de parada? 

A distância de parada é a distância que um veículo percorre desde o momento que o motorista percebe e identifica uma situação de risco até o instante em que o veículo para completamente.

Desse modo, a distância de parada trata do momento em que o condutor decide parar e pisa no freio do automóvel ou da motocicleta até o veículo estar completamente parado. 

A intenção da distância de parada é manter uma distância segura entre veículos ou entre o automóvel e a situação de perigo identificada – pode ser um pedestre, um objeto na via ou ainda outro veículo.

Assim, a distância de parada trata da soma da distância da reação com a distância da frenagem. 

Dica da Zapay: Fique por dentro sobre o freio ABS.

O que é uma frenagem de emergência? 

A frenagem de emergência é aquele momento que exige do condutor uma reação rápida: trata-se de frear de maneira rápida após o motorista notar algum anormal na pista ou no trânsito.

Um exemplo desta situação é quando surge um pedestre inesperado atravessando a pista, sem as condições de segurança devidas, ou ainda quando aparece um animal na pista ou também quando outro condutor surge fazendo uma manobra inadequada no trânsito.

Mas engana-se quem pensa que a frenagem de emergência é uma ação simples a ser tomada e feita na dinâmica do trânsito. Vale ressaltar que se trata de uma manobra que exige muita atenção do condutor – até porque ela mesma pode provocar alguns acidentes.  

Por exemplo: pode ser que haja travamento das rodas ou ainda a perda da direção. São duas situações bastante frequentes em veículos sem freio ABS ou com um condutor que não seja tão experiente. 

A frenagem de emergência, como diz o próprio nome, é usada apenas em situações urgentes e, embora não seja uma manobra cotidiana, é essencial que o condutor saiba executá-la. Por isso é importante saber fazer este movimento de maneira certa e segura – afinal, zelar pela vida de todos é a prioridade sempre. 

Quando o freio é acionado de maneira rápida e forte, acontece o travamento das rodas dianteiras do automóvel. O recomendável para a frenagem de emergência é que o condutor use o freio com certa intensidade, mas só em um segundo momento freie com maior força.

Esse movimento descrito acima é chamado popularmente de “bombada no freio” e ele é essencial para que nenhum acidente ocorra. Pode parecer fácil, mas é importante que o condutor tenha em mente que este movimento deve ser feito em poucos segundos – portanto, destreza é um ponto muito importante no momento de decisão da manobra.

Mais um ponto que o motorista deve se atentar é para nunca usar o freio de mão para auxiliar neste tipo de frenagem ou em qualquer outra parada brusca. Mas por que? Oras, o freio de mão trava as rodas traseiras e a consequência disso será a perda do controle com total dificuldade de retomada por parte do condutor. 

distancia de frenagem

O que é torque de frenagem? 

Antes de entendermos o que é o torque de frenagem, é válido destacarmos a importância dos freios ABS (Anti-lock Braking System). Trata-se de um sistema de travagem anti-bloqueio, que é obrigatório e pode salvar vidas.

Este sistema de frenagem evita que as rodas se bloqueiem e entrem em derrapagem, de modo a deixar o veículo sem aderência na pista. Como você sabe, para frear um automóvel, é necessário atrito, de modo que quando se freia até imobilizar as rodas, perde-se o atrito e o veículo derrapa.

Cabe ao freio ABS impedir que as rodas travem. Mas como ele faz isso? Ora, diminuindo o espaço de frenagem e permitindo que o motorista mantenha o controle da direção. Vale destacar que a principal função do sistema ABS é garantir que o condutor mantenha o controle do carro.

O freio ABS possui quatro componentes:

  1. Quatro sensores de velocidade, um em cada roda.
  2. Uma bomba hidráulica com fluido de freio.
  3. Quatro válvulas hidráulicas, que recebem o fluido (se for um sistema de quatro canais).
  4. Um controlador eletrônico, que monitora os sensores de velocidade.

Caso o controlador do freio ABS detecte que alguma das rodas do veículo está desacelerando de forma incompatível com a desaceleração do automóvel, este sistema ativa a válvula hidráulica no freio daquela roda especificamente. 

Este movimento reduz a força da frenagem aplicada sobre a roda, de modo a permitir que ela gire mais rapidamente.  

Assim, quando a roda do veículo (que apresentava atividade anormal) retoma a velocidade, a válvula reintroduz a pressão para segurá-la novamente – de modo a repetir os dois ciclos do processo em uma frequência de mais ou menos 15 vezes por segundo. 

Com esta introdução sobre os freios ABS fica mais fácil de entender o torque de frenagem. O sistema de vetorização de torque é um componente adicional ao sistema de freios ABS. Ele atua na frenagem para impedir que o carro perca a direção nas curvas.

Vale ressaltar que o sistema de vetorização de torque não-raro é imperceptível ao condutor, afinal, ele é acionado pelo módulo de controle de maneira veloz e precisa. 

Mas como isso funciona na prática? Imagine que quando um condutor se aproxima de uma curva, em alta velocidade, e esterça o volante, o sistema é acionado para realizar esta manobra de forma perfeita. Assim, o motorista não perde o controle, com a interferência imperceptível.

Saiba qual a diferença entre frenagem e freio 

Para que não reste dúvidas, fique por dentro sobre qual é a diferença entre frenagem e freio. 

A frenagem nada mais é do que o acionamento dos freios do seu veículo. Trata-se de um dos conceitos mais essenciais quando o assunto é segurança no trânsito e controle de direção. 

Para saber mais sobre a frenagem do próprio automóvel, é interessante que o condutor conheça o sistema de freios do veículo. Um dos problemas mais comum nos freios é o desbotamento, que ocorre quando os freios são utilizados em excesso e, consequentemente, ficam superaquecidos. 

Na pior das situações, o fluido do freio pode ferver nas pinças, de modo a causar perda na capacidade de travagem. Confira o que acontece quando os freios desaparecem:

  1. O pedal deprime mais longe, mais perto do chão.
  2. As distâncias necessárias para parar aumentam consideravelmente. 
  3. Os freios emitem um odor de queimado.
  4. Pode ser que o pedal vá todo o caminho até o chão, sem qualquer frenagem ocorrendo – este é o caso dos freios desbotados.
  5. Em situações mais extremas: os freios podem fumar ou ainda pegar fogo.  

Desse modo, você já percebeu qual é a função dos freios: criar atrito dos pneus contra a pista, de modo a desacelerar o automóvel até pará-lo. Cabe aos freios parar as rodas do veículo.

distância de frenagem

Como se calcula a distância de frenagem? 

Para saber como se calcula a distância de frenagem, é interessante que o condutor relembre alguns conceitos das aulas de Física. Mas calma que aqui não tem complicação, a Zapay lhe mostra como entender esse cálculo, que é fundamental no dia a dia no trânsito, de um jeito simples e prático.

Quando ocorre um acidente de carro, como uma colisão ou ainda um atropelamento, é possível saber se o condutor freou no momento correto ou não. E esta constatação vem a partir de cálculos matemáticos e fórmulas da Física, ciências que nos ajudam a entender resultados e fenômenos.

Para saber o cálculo de frenagem de um automóvel é utilizada a seguinte fórmula: 

D = V² / 250μ

E o que significa esta fórmula? Neste método, é possível obter a distância em metros (D), a partir da divisão entre a velocidade (V) ao quadrado, em quilômetros por hora, que o veículo utilizava no momento da frenagem, pelo coeficiente de atrito (250μ).

Parece muito abstrato? Então, vamos descrever um exemplo concreto para que você possa entender melhor como realizar o cálculo de frenagem de um veículo.

Imagine a distância que o automóvel percorre até sua parada, após o condutor acionar os freios. Ela é relativa e depende de diversos fatores, certo?! 

Por exemplo, se o tempo de reação do motorista for de dois (2) segundos, contando a partir do momento em que o condutor nota o obstáculo até a realização da frenagem, em uma velocidade de 100 km/h, considerando μ = 1, podemos observar que:

V = 100 km/h.

μ = 1.

Aplicando na fórmula apresentada neste tópico, temos a seguinte situação:

D = V² / 250 μ

D = 100² / 250 x 1

D = 10000/250

D = 40 metros.

Contudo, vale dizer que esta não é a resposta definitiva para o caso que apresentamos. É necessário levar em conta também o tempo de reação do condutor até acionar os freios. No exemplo citado, este tempo foi de dois (2) segundos.

Mas por que este tempo de reação importa? Durante este intervalo de tempo, o automóvel percorreu uma certa distância que ele tenha parado totalmente, em virtude da frenagem. Desse modo, para calcular este valor, é necessário aplicar uma regra de três.  Confira:

100 km/ h corresponde a 100.000 metros em 3.600 segundos. Dessa forma:

100.000 metros  —- 3.600 segundos

X metros —-2 segundos.

200.000 / 3.600X

X= 200.000 / 3.600

X =55,55 metros

 

Ou seja, antes da frenagem completa, o veículo andou aproximadamente 55 metros e, depois que o condutor acionou os freios, andou ainda mais 40 metros até parar completamente. 

Assim, a distância percorrida pelo automóvel, contando do momento em que o motorista percebeu o obstáculo, freou a parou, é a soma de 40 mais 55, o que resulta em 95 metros. 

É frenagem ou freagem?

O mais adequado é usar o termo “frenagem”, pois diz respeito ao processo, ato ou efeito de frear. Este substantivo designa a utilização do sistema de freios para diminuir a velocidade de um veículo ou pará-lo.

Porém, é possível encontrar o termo “freagem” também, que justamente diz respeito ao uso de freios, mais precisamente ao ato de frear.

Dica da Zapay: Fluido de freio: quando trocar? Vem que a gente lhe explica! 

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *