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8 melhores motos automáticas para 2025

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As motos automáticas vêm ganhando cada vez mais espaço nas ruas do Brasil — e não é à toa. Elas são ideais para quem busca praticidade, conforto e economia no dia a dia, especialmente no trânsito das grandes cidades.

Por não exigirem troca de marchas manual, essas motos são perfeitas tanto para iniciantes quanto para quem quer agilidade e facilidade na pilotagem.

Segundo dados da Abraciclo, as scooters e motos automáticas já representam uma boa fatia do mercado, e esse número só cresce. Afinal, elas oferecem um ótimo custo-benefício, são econômicas e muito fáceis de conduzir.

Neste conteúdo, você vai ver:

  • O que são motos automáticas e como elas funcionam
  • As vantagens de pilotar uma moto automática
  • As melhores motos automáticas para o uso urbano
  • Comparativo entre scooters e outras motos automáticas
  • Dicas para escolher a moto automática ideal para você
  • Informações sobre consumo, manutenção e preços

Continue com a gente para descobrir tudo sobre as motos automáticas e escolher o modelo que combina com seu estilo de vida!

O que são as motos automáticas? 

As motos automáticas chegaram para trazer ainda mais conforto e praticidade ao condutor em suas viagens – sejam elas longas ou curtas.

Afinal, a moto automática possui mais tecnologia – marcadas pelo sofisticado sistema DCT (sigla para Dual Clutch Transmission).

Entenda o sistema DCT das motos automáticas

O sistema DCT da moto automática faz uso de sensores que escolhem a marcha mais adequada para o momento (ou seja, considerando a velocidade que a moto trafega e a exigência do motor).

Desse modo, o sistema pode escolher o melhor instante para realizar as trocas de marcha necessárias na moto.

Como o sistema DCT possui dupla embreagem, elas funcionam da seguinte forma: enquanto uma fica encarregada das marchas ímpares, cabe à outra o funcionamento das marchas pares.

Imagine só: quando você está conduzindo a moto automática e ela está na segunda marcha, a outra embreagem fica com a primeira e a terceira marchas já pré-engatadas. 

Também existem motos automáticas com o sistema CVT

É possível também que você encontre motocicletas automáticas com o sistema CVT – sigla para Continuous Variable Transmission – que é uma transmissão continuamente variável.

Tal opção é direcionada aos veículos de baixa potência devido aos limites mecânicos e estresse da correia.

Uma curiosidade: parar de acelerar uma moto com CVT é o mesmo que colocá-la em ponto-morto. 

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Mas e a autonomia do piloto da moto quando ela é automática?

Pode ficar tranquilo, amigo motorista, pois a sua autonomia permanecerá mesmo a moto sendo automática, se você assim desejar, afinal ainda será possível operar a seleção das marchas a serem utilizadas. 

Vale ressaltar que uma motocicleta automática tem o mesmo nível de funcionamento que uma moto que utilize a transmissão convencional. 

Conheça as 8 melhores motos automáticas para 2025

Há alguns pontos que são considerados vantagens para quem pilota motos automáticas, como a praticidade em sua condução, o fácil deslocamento nas cidades e o conforto (afinal, cabe ao condutor apenas acelerar e frear).

Conheça as melhores motos automáticas em 2025:

Moto automática Honda PCX 150 H3 

Moto automática Honda PCX 150 H3 
Honda PCX 150 H3

Quando o assunto é moto automática no mercado brasileiro, a Honda PCX 150 entende bem. Trata-se de uma das líderes do mercado e que é marcada por características como conforto, praticidade e economia, com tanque de oito litros. 

Devido ao motor 150 cc – de quatro tempos, arrefecido a líquido e com injeção eletrônica -, esta scooter costuma rodar mais de 30 quilômetros a cada litro. Ainda sobre o motor: ele tem potência de 13,2 cv a 8.500 rpm, de modo que é capaz de alcançar velocidade máxima de 110 km/h (limitada eletronicamente).

Há quatro modelos da Honda PCX disponíveis no mercado: Sport ABS, DLX ABS, PCX ABS e PCX CBS. Todos com painel 100% digital, que revelam informações como consumo médio, relógio e nível de gasolina. Estas motos automáticas possuem ainda o sistema “idling stop”, que desliga o motor quando parado por mais de três segundos. 

Confira as características mecânicas (motor) da Honda PCX 150 H3:

  1. Tipo: OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido.
  2. Cilindrada: 149,3 cc.
  3. Potência Máxima: 9,74 kW (13,2CV) a 8.500 rpm.
  4. Torque Máximo: 13,5 N.m (1,38 kgf.m) a 5.000 rpm.
  5. Transmissão: Tipo V – MATIC.
  6. Sistema de Partida: Elétrico.
  7. Diâmetro x Curso: 57,3 x 57,9 mm.
  8. Relação de Compressão: 10,6:1.
  9. Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI.
  10. Combustível: Gasolina.

Quando falamos sobre as melhores motos automáticas, a Honda é sempre sucesso!

Moto automática Dafra Citycom 300i 

Moto automática Dafra Citycom 300i 
Dafra Citycom 300i

Esta moto automática é uma parceria entre as empresas Dafra (Brasil) e SYM (Taiwan), resultando em uma scooter de motorização intermediária. 

Além da praticidade e versatilidade quando trafega nas cidades, esta scooter pode ser uma ótima companheira para viagens mais longas nas estradas. Afinal, ela possui rodas grandes com aro maior, de 16 polegadas, além de liga de alumínio.

A Dafra Citycom 300i epsa cerca de 185 quilos e seu tanque tem capacidade de armazenar até 10 litros de combustível. Esta moto faz em média de 25 a 30 quilômetros por litro de combustível – números que podem variar a depender do terreno e dos costumes do piloto. De modo geral, possui uma autonomia entre 250 e 300 quilômetros.

Confira a ficha técnica da Citycom 300i, no que diz respeito à mecânica:

  • Cilindrada: 278,33 cc.
  • Configuração do motor: Monocilíndrico.
  • Ciclo: 4 tempos.
  • Arrefecimento: Água com injeção eletrônica.
  • Tipo: OHC.
  • Potência máxima: 27,8 cv a 7750 rpm.
  • Torque máximo: 2,8 kgf.m a 6500 rpm.
  • Diâmetro x curso: 75 x 63 mm.
  • Transmissão: Automática de variação continua.
  • Partida: Elétrica.

Moto automática Honda Lead 110 

Moto automática Honda Lead 110 
Honda Lead 110

Esta scooter é mais um sucesso nas vias públicas brasileiras. Lançada em 2009, a Honda Lead 110 apresenta injeção eletrônica de combustível e freio com sistema CBS, que possibilita, ao acionar o freio traseiro, que o freio dianteiro também seja acionado.

Em 2017, a Honda Lead 110 saiu de linha, por conta da lei antipoluentes, mas você ainda encontra excelentes modelos dessa moto automática usados por aí (no precinho!). É uma ótima moto para trabalhar!

Essa é tão queridinha no ranking das melhores motos automáticas, que até hoje aparece dentre as favoritas!

Confira algumas características da Honda Lead 100:

  • Motor: 4 tempos / OHC, monocilíndrico, 2V / 115 cc / refrigeração a água.
  • Alimentação: injeção eletrônica.
  • Ignição: eletrônica.
  • Partida: elétrica.
  • Diâmetro x curso (mm): 50 x 55.
  • Taxa de compressão: 11,0:1.
  • Potência (cv a rpm): 9,2 a 7500.
  • Torque (mkgf a rpm): 0,97 a 6000.
  • Câmbio: automático, tipo CVT.
  • Chassi Quadro: monobloco.
  • Suspensão Dianteira: garfo telescópico com 90 mm de curso.
  • Traseira: balança oscilante monoamortecida lateralmente, com 84 mm de curso.
  • Freios Dianteiro: disco de 190 mm de diâmetro.
  • Traseiro: tambor de 130mm de diâmetro.
  • Pneus Dianteiro: 90/90 – 12.
  • Traseiro: 100/90 – 10.

Moto automática Yamaha Neo 125 

Moto automática Yamaha Neo 125 
Yamaha Neo 125

Esta scooter marcou uma geração, mais precisamente entre 2004 e 2013. A Yamaha Neo 125 ressurgiu novamente ao mercado automotivo, agora com um motor de 125cc, bastante atraente para os iniciantes no universo das motos automáticas.

Em tempos de crise econômica, onde todos querem o melhor custo-benefício e, de preferência, escapar de veículos beberrões de combustível, a Yamaha Neo 125 é mais uma ótima opção. Vale ressaltar que sua autonomia é de 150 quilômetros, com tanque de 4,2 litros. Com rodas de 14 polegadas, ela ainda oferece conforto ao condutor.

Confira alguma das características técnicas desta motocicleta:

  • Cilindrada: 125 cc.
  • Tipo de Motor: 4 tempos. 
  • Arrefecimento: Ar.
  • Combustível: Gasolina.
  • Potência Máxima: 9.00 a 8000 rpm.
  • Torque Máximo: 0.98 a 5500 rpm.
  • Transmissão: CVT.
  • Injeção: Eletrônica.
  • Suspensão dianteira: Convencional.
  • Partida: Elétrica.
  • Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste.
  • Chassi: Aço tubular.
  • Suspensão traseira: MonoShock.

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Moto automática Honda Elite 125 

Moto automática Honda Elite 125 
Honda Elite 125

A Honda Elite 125 costuma ser a queridinha entre as motoristas que curtem moto automática. Esta scooter é também marcada por características como praticidade e economia. Pesando apenas 104 quilos, ela é fácil de ser conduzida e manobrada. 

Além disso, trata-se de uma scooter baixinha, a qual o banco fica situado a apenas 77 centímetros do solo – o que facilita muito para as condutoras ainda não tão experientes, afinal é fácil colocar os pés no chão com a Honda Elite 125.

Sem contar que quando o assunto é quais as melhores motos automáticas, Honda sempre será uma marca de peso!

Conheça as características técnicas desta moto automática:

  • Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar.
  • Cilindrada: 124,9 cc.
  • Potência máxima: 9,34 CV a 7500 rpm.
  • Torque Máximo: 1,05 kgf.m a 6000 rpm.
  • Transmissão: Automática, do tipo V – MATIC.
  • Sistema de Partida: Elétrica.
  • Diâmetro x Curso: 52,4 x 57,9 mm.
  • Relação de Compressão: 9.8 : 1.
  • Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI.
  • Combustível: Gasolina.

Moto automática Haojue Lindy 125 

Moto automática Haojue Lindy 125 
Haojue Lindy 125

Se você procura por uma moto automática para se locomover em seus compromissos no dia a dia das cidades, a Haojue Lindy 125 pode ser perfeita. Esta scooter traz a união entre a economia e o conforto, além de um motor com tecnologia de combustão eficiente.

Uma vantagem: esta motocicleta automática traz, já de fábrica, um bauleto, o que facilita muito para o transporte dos pertences do condutor. Esse é um dos destaques no nosso tour pelas melhores motos automáticas!

Confira a ficha técnica da Haojue Lindy 125:

  • Motor tipo: 4 tempos, OHC, refrigerado a ar forçado.
  • Curso: 55,2 mm.
  • Tipo de ignição: Eletrônica (CDI).
  • Potência Máxima: 8,4 cv / 6,2 kw a 7000rpm.
  • Torque Máximo: 0,92 kgf.m / 9 nM a 6000rpm.
  • Número de cilindros: 1 cilindro.
  • Diâmetro: 53,5 mm.
  • Cilindrada: 124 cc.
  • Taxa de compressão: 9.6:1.
  • Sistema de lubrificação: cárter úmido.
  • Sistema de partida: elétrica e pedal.
  • Alimentação: carburador.

Moto automática Shineray Retrô EX 50 

Moto automática Shineray Retrô EX 50 
Shineray Retrô EX 50

Para andar pelas cidades com charme e estilo, a Shineray Retrô EX 50 é a escolha certa dentre as motos automáticas. Essa motocicleta de 50 cilindradas apresenta câmbio CVT, porta objetos debaixo do assento, suspensão traseira com duplo amortecimento, assento anatômico e protetor de escapamento cromado. 

  • Conheça suas características técnicas:
  • Cilindradas (cc): 49 cc.
  • Motor: 2 Válvulas, 4 T, Monocilíndrico, OHC.
  • Capacidade do tanque de combustível: 4,5 litros.
  • Sistema de partida: Elétrica, Pedal.
  • Peso: 95 kg.
  • Dimensões (mm): 1.950 x 870 x 1.320.
  • Refrigeração: Ar.
  • Qtde cilindros: 1.
  • Capacidade: 50 cm³.
  • Potência: 3 cv.
  • Torque: 0,35 kgfm.
  • Câmbio: CVT.

Shineray é sucesso quando falamos das melhores motos automáticas!

Moto automática Kymco Agility 16+ 200i 

Moto automática Kymco Agility 16+ 200i 
Kymco Agility 16+ 200i

Esta scooter traz ótimo custo-benefício, sendo o menor e o mais barato modelo de moto automática oferecido no Brasil. A Kymco Agility 16+200i apresenta sistema de freio ABS e motor monocilíndrico de 163 cm³. Além disso, tem arrefecimento a ar, é alimentada por injeção eletrônica e transmissão automática do tipo CVT. 

Kymco Agility 16+200i roda apenas com gasolina e é capaz de entregar 12,5 cv de potência a 7.500 rpm e 1,3 kgfm de torque a 5.500 rpm.

É importante ressaltar que, em março de 2022, a Kymco – que também administra as marcas Suzuki e Haojue – anunciou a descontinuação do modelo. Os proprietários podem ficar tranquilos, pois a assistência continuará funcionando.

  • Cilindrada: 163 cc.
  • Tipo de Motor: 4 tempos.
  • Arrefecimento: Ar.
  • Combustível: Gasolina.
  • Potência Máxima: 12,5 cv a 7.500 rpm.
  • Torque Máximo: 1,30 kgf.m a 5.500 rpm.
  • Transmissão: Automática (CVT).
  • Injeção: Eletrônica.
  • Suspensão dianteira: Telescópia mola helicoidal, com amortecimento hidráulico.
  • Partida: Elétrica.

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Callebe Mendes

Sou Callebe Mendes, CEO da Zapay, Forbes Under 30, empreendedor, palestrante e mentor. Possuo graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília e sinto que tenho um débito com a UnB, porque foi ela que me propiciou chegar até aqui - foi durante a minha graduação que a Zapay nasceu. Quando fundei a Zapay, tinha em mente que o principal valor dela deveria estar em concordância com meu principal objetivo de vida: impactar positivamente a vida das pessoas. Assim, desde 2017, a Zapay traz ótimas soluções para economizar tempo e dinheiro dos proprietários de veículos no Brasil. Pensou em pagamento de IPVA, multas e licenciamento? A Zapay está aqui para te ajudar. Com uma trajetória marcada por resiliência e criatividade, ajudei a Zapay a estabelecer conexões e relacionamentos fundamentais para o crescimento da empresa: somos credenciados na Secretaria Nacional do Trânsito, no Ministério dos Transportes e somos a única empresa credenciada em todos os 27 DETRANs do Brasil, tudo isso para garantir que os nossos serviços sejam totalmente confiáveis e seguros. Não bastasse virar referência no pagamento das taxas veiculares, fomos além: hoje, no App Zapay, você também consegue adquirir a Tag Veicular Sem Parar com condições exclusivas, contratar os melhores planos de assistência veicular, emitir CRLV digital, ativar alerta de multas… são tantas facilidades na palma da mão, que a Zapay virou a melhor amiga do motorista brasileiro. Após tantos anos vivendo e respirando o universo dos veículos no Brasil, adquiri uma vasta experiência no setor, e pense num cara apaixonado por tudo isso? Esse cara sou eu! Meu espírito empreendedor sempre andou de mãos dadas com a inovação e com a constante busca por conhecimento, por isso, faço questão de compartilhar toda a minha vivência e a minha experiência com vocês. Aqui, no Blog Zapay, eu trago as melhores dicas sobre diversos assuntos relacionados ao universo automotivo - é uma das formas que encontrei de retribuir o tanto que tenho aprendido com a Zapay. Se meus conteúdos verdadeiramente te ajudarem, é sinal que estou no caminho certo. Espero que curta me acompanhar por aqui, confira também o meu LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/callebe-mendes