O que você sabe sobre aditivo para radiador, amigo motorista? E sobre o funcionamento desse componente tão importante para o seu veículo? Nesse artigo, a Zapay lhe explica o que é aditivo, a importância desse fluido e os cuidados necessários para garantir a vida útil do radiador.
– Qual a função do radiador no sistema de arrefecimento?
– Para que serve o aditivo do radiador?
– Quais são os tipos de aditivos para radiador?
– Como fazer a reposição da água do radiador?
– Preparando o procedimento
– Utilize a água correta
– Atente-se a vazamentos
– Principais erros para não cometer durante a troca
– Cuidados necessários
– Limpeza do componente
– Verificação de rotina
– Origem do aditivo
– Tire suas dúvidas sobre aditivo para radiador
– Quantos litros de água e aditivo vai no radiador?
– Pode misturar água da torneira com o aditivo no radiador?
– Em casos de urgência, posso usar somente água no radiador?
– Qual o melhor aditivo para o radiador?
– Quando devo trocar o aditivo no radiador?
– Como saber se tenho problemas com o aditivo do radiador?
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Qual a função do radiador no sistema de arrefecimento?
O radiador é um dos itens de todo um sistema de refrigeração do motor de um automóvel. É nesse componente que é feita a troca de calor entre o ar e outra substância, que geralmente é líquida. Assim, a principal função de um radiador é dissipar a maior parte do excesso de calor gerado pelo motor durante a queima de combustível.
Em suma, o radiador funciona como um sistema de troca de calor, sendo ele o responsável pelo processo de troca entre o ar e outra substância, um composto líquido, presente em seu respectivo sistema fechado.
Ainda: o núcleo do radiador é composto por diversos canais, que, por sua vez, são formados por tubos de ventilação. E há um motivo para essa anatomia – o formato ajuda na passagem de ar e na transferência de calor. Assim, por intermédio dos tubos que compõem o radiador, há a passagem de ar que resfria o calor do líquido de arrefecimento, o que, consequentemente, permite que ocorra uma diminuição na temperatura interna do automóvel.
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Para que serve o aditivo do radiador?
O aditivo do radiador apresenta, dentre as suas funções, o poder de aumentar o ponto de ebulição e diminuir o de congelamento da água, o que auxilia na manutenção do sistema na temperatura ideal.
O aditivo ainda auxilia a deixar que a água circule pelo sistema de arrefecimento em condições adequadas, além de ser responsável pela proteção à corrosão das peças. Vale destacar que a bomba d’água, a válvula termostática, as tubulações e o radiador podem sofrer com corrosão e ferrugem, caso estejam em contato com água pura.
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Quais são os tipos de aditivos para radiador?
Há dois tipos de aditivos para radiador:
- Aqueles que já estão prontos para serem utilizados – ou seja, basta que sejam despejados no sistema.
- E há aqueles que são concentrados, que devem ser diluídos em água, porém não em qualquer água, recomenda-se o uso de água desmineralizada, que costuma ser vendida em lojas especializadas de produtos automotivos.
Como a referida água não apresenta mineras, ela evita que tais partículas circulem pelo motor, de modo que possam prejudicar o sistema de arrefecimento do veículo.
É importante ressaltar que as duas opções são eficazes. A recomendação sempre consultar o manual do veículo, para que o proprietário possa verificar qual é o produto adequado para o automóvel, segundo determinações e especificações do fabricante.
Como fazer a reposição da água do radiador?
Já deu para perceber que a reposição da água do radiador é um procedimento importante para manter o sistema de resfriamento do veículo funcionando adequadamente, não é mesmo?!
Como todo processo, é necessário seguir uma ordem e alguns cuidados essenciais para a segurança de todos e para o bom funcionamento do carro. Confira quais são esses passos:
- Certifique-se de que o motor esteja frio antes de abrir o radiador. Mexer com o sistema de resfriamento quente pode ser perigoso e causar acidentes.
- O veículo deve estar estacionado em uma superfície nivelada e o motor deve estar desligado
- O motorista deve aguarde pelo menos 30 minutos após desligar o motor para que esse componente esfrie completamente.
- Deve-se localizar a alavanca ou a alça de liberação do capô dentro do automóvel, que, geralmente, está próxima ao banco do motorista ou ao painel.
- Com o capô aberto, o condutor deve localizar o radiador. Ele costuma estar na parte frontal do motor e é uma estrutura de metal com uma tampa.
- Com cuidado, é necessário girar a tampa do radiador no sentido anti-horário para removê-la. Se o motor ainda estiver quente, faça uso de um pano ou de luvas grossas para evitar queimaduras, pois pode haver pressão no sistema.
- Com a tampa do radiador removida, o motorista deve olhar para dentro e verificar o nível da água ou do líquido de arrefecimento. Se estiver abaixo do nível recomendado, é hora de adicionar mais líquido.
- Faça uso de um funil para adicionar água destilada ou líquido de arrefecimento ao radiador até que o nível atinja a marca apropriada. O condutor deve se certificar de utilizar água destilada limpa, especialmente se estiver em uma área com água da torneira de baixa qualidade.
- Depois, é necessário colocar a tampa do radiador de volta no lugar e gira-la no sentido horário para que possa ser fixada. Cuide para que a tampa esteja bem apertada, para evitar vazamentos.
- Além de verificar o nível no radiador, é aconselhável avaliar o nível de água ou líquido de arrefecimento no reservatório de expansão, que é uma garrafa plástica, geralmente, localizada perto do radiador. Se o nível estiver abaixo do mínimo, a recomendação é adicionar mais líquido nessa parte também.
- Após repor a água no radiador e no reservatório de expansão, o motorista deve ligar o motor e deixa-lo funcionar por alguns minutos, para garantir que o líquido seja distribuído uniformemente no sistema.
- Finalmente, depois que o motorista desligar o motor e deixá-lo esfriar novamente, é necessário verificar o nível de água no radiador e no reservatório de expansão e adicionar mais líquido, se necessário, para manter o nível entre as marcações mínima e máxima.
É importante que o motorista se lembre de seguir as recomendações do fabricante do carro quanto ao tipo de líquido de arrefecimento a ser usado e quaisquer instruções específicas para o modelo de automóvel, conforme já destacamos nesse artigo.
Vale a pena avaliar também o sistema regularmente, para manter o nível de líquido adequado e, assim, evitar o superaquecimento do motor.
Preparando o procedimento
Seguir o preparo do procedimento, descrito no tópico, acima é fundamental para garantir a segurança de todos e o bom funcionamento do veículo. Lembre-se: o carro deve estar em local plano e resfriado para que acidentes, como queimaduras, não ocorram. Fique ligado!
Utilize a água correta
É essencial observar a cor da água que sai pela mangueira do radiador. Caso haja alguma coloração, deve-se limpar o radiador até que a água saia transparente. Ainda: vale a pena reforçar que não se deve usar a água da torneira no radiador, mesmo que ela esteja filtrada.
E essa recomendação é não por acaso. Quando a água não apresenta os aditivos recomendados, ela congela e evapora com mais facilidade, além de corroer diversas peças do sistema de arrefecimento. Nesse contexto, é fundamental o uso da água desmineralizada ou ainda acrescida de aditivos indicados na proporção de 60% de água filtrada ou destilada e 40% de aditivos.
Devido à facilidade e à praticidade, é comum que os donos de automóveis coloquem água da torneira no radiador. Contudo, se você é daqueles motoristas que se preocupam com a vida útil do seu carro e não deseja ter problemas, a dica é seguir a recomendação dos fabricantes e especialistas e usar o fluido correto.
Em raras ocorrências, a água da torneira pode ser útil, como no caso de uma emergência. Contudo, essa não é uma prática decorrente. Caso o amigo condutor faça uso diário do automóvel, o ideal é verificar a água do radiador semanalmente – se perceber algum problema com o sistema de arrefecimento, leve o automóvel a uma oficina mecânica de confiança.
Atente-se a vazamentos
Conforme já destacado, para que o motorista possa verificar se a água do radiador está abaixo do recomendado, é necessário conferir a indicação no próprio recipiente – com o carro frio, não se esqueça. Se estiver abaixo, basta retirar a tampa e completa-lo até o nível indicado com água desmineralizada.
Se mesmo após a reposição, o nível continuar baixando rapidamente, em poucos dias, é provável que haja algum vazamento no sistema. Nessa situação, o motorista não deve tentar reparar o problema sozinho – a recomendação é levar o carro a um mecânico especializado e de confiança.
Principais erros para não cometer durante a troca
Durante a troca de água no radiador, é importante evitar determinados erros para garantir que o processo seja realizado com segurança e eficiência. Saiba sobre alguns desses erros para não os cometer:
– Trabalhar com o motor quente: não abra o radiador ou tente fazer qualquer trabalho no sistema de resfriamento do veículo enquanto o motor estiver quente. Espere pelo menos 30 minutos após desligar o motor para permitir que ele esfrie completamente. Mexer com um sistema de resfriamento quente pode resultar em queimaduras graves.
– Usar água da torneira comum: faça uso sempre de água destilada limpa ou líquido de arrefecimento recomendado pelo fabricante do veículo. A água da torneira comum pode conter minerais e impurezas que podem prejudicar o sistema de resfriamento a longo prazo.
– Não verificar a temperatura: certifique-se de que o motor esteja na temperatura certa antes de abrir o radiador. A pressão no sistema de resfriamento pode causar um jato de vapor quente e líquido, se o radiador for aberto enquanto o motor estiver muito quente.
– Não seguir as instruções do fabricante: cada carro pode ter especificações e recomendações específicas do fabricante para o tipo de líquido de arrefecimento a ser usado e o procedimento de troca. Por isso, certifique-se de seguir as instruções do fabricante do seu veículo para evitar problemas.
– Não esperar o motor esfriar após a troca: Após a troca de água no radiador, ligue o motor e deixe-o funcionar por alguns minutos para que o líquido seja distribuído adequadamente no sistema. Em seguida, desligue o motor e espere que ele esfrie antes de verificar o nível mais uma vez e adicionar mais líquido, se necessário.
– Não apertar a tampa do radiador corretamente: ao recolocar a tampa do radiador, avalie se ela está bem apertada para evitar vazamentos. Porém, evite apertá-la em demasia, pois esse gesto pode danificar a tampa.
– Derramar líquido de arrefecimento no solo: tenha em mente que o líquido de arrefecimento é tóxico e prejudicial ao meio ambiente. Portanto, não o despeje diretamente no solo ou em sistemas de drenagem de água. Recolha o líquido usado em um recipiente apropriado e descarte-o de acordo com a legislação.
– Não verificar o sistema regularmente: após a troca de líquido de arrefecimento, continue a verificar regularmente o nível no radiador e no reservatório de expansão, para garantir que ele esteja sempre dentro das marcações mínima e máxima. Lembre-se que a manutenção adequada do sistema de resfriamento é fundamental para evitar o superaquecimento do motor.
Cuidados necessários
Há alguns cuidados fundamentais para garantir a troca adequada de líquido do radiador, conforme você já aprendeu ao longo desse artigo. Vale a pena revisitar os procedimentos e os principais erros cometidos para evitar gestos tais como: o veículo e o radiador estarem quentes, o carro não estar em local plano, uso errôneo de água mineral, descuido na verificação de nível, entre outros.
Limpeza do componente
Fato é: é necessário tomar cuidado com cada peça do radiador para limpá-lo adequadamente. E, para tal, há uma sequência ideal para ser seguida. Vamos a ela:
- Estacionar o carro em um local bem iluminado e, se possível, plano.
- Esperar o motor esfriar – para evitar queimaduras, dentre outros acidentes.
- Abrir o capô, encontrar o radiador e, se for possível, limpar as aletas (as ripas de meta) usando água e sabão. O material mais recomendável para esfregar é uma escova de nylon.
- Depois de limpar as aletas (ou a colmeia), examinar o radiador e as mangueiras para ter certeza que estão em bom estado.
- Colocar um recipiente embaixo do automóvel, alinhado ao radiador, com o objetivo de drenar o fluido de refrigeração.
- Para drenar o fluido, o motorista deve achar a válvula de drenagem e utilizar uma chave para abri-la.
- Esperar o fluido de refrigeração ser drenado e fechar a válvula.
- Após o fluido ser drenado, retirar a tampa do roteador e colocar água dentro dele até o final.
- Ligar o carro por 10 minutos.
- Desligue o carro e espere ele esfriar novamente
- Abrir, mais uma vez, a válvula do radiador para que a água possa escorrer.
- Repetir o processo de colocar a água e ligar o automóvel até que esse líquido que sai do radiador esteja limpo. É um sinal de que a água removeu todas as sujeiras possíveis.
- Adicionar o novo fluido de arrefecimento até o limite indicado.
- Ligar o veículo e deixa-lo ligado por 15 minutos, tempo necessário para que o fluido possa circular
- Finalmente, completar novamente o espaço do fluido no tanque específico para ele – vale lembrar que, como o fluido circulou, o nível deve ter reduzido.
Ao final do processo, é necessário descartar o fluido velho adequadamente, afinal, ele é tóxico. O ideal é leva-lo a uma loja especializada que poderá descartar o fluido de maneira correta.
Verificação de rotina
Para que surpresas desagradáveis não ocorram, verifique o sistema de arrefecimento diariamente. Sempre que puder, abra o capô e observe se há vazamentos, acúmulo de impurezas ou outros problemas.
Com esse hábito, o condutor pode detectar problemas e soluciona-los – ou ainda chamar um mecânico para ajudá-lo. Evite dores de cabeça: quanto antes esses contratempos foram percebidos, melhor.
Origem do aditivo
Ao oferecerem troca de aditivo em um posto de gasolina, desconfie, amigo condutor. Afinal, o sistema de arrefecimento do seu veículo pode ser prejudicado, a depender da procedência do material.
O indicado é sempre buscar profissionais especializados nesse assunto, se possível na concessionária do seu carro ou em uma assistência técnica autorizada da montadora.
Tire suas dúvidas sobre aditivo para radiador
Conheça mais informações sobre o aditivo para radiador nos tópicos a seguir.
Quantos litros de água e aditivo vai no radiador?
O radiador deve ter, ao menos, um litro de aditivo e o restante deve ser completado com água pura – assim, o aditivo irá se misturar à água do radiador. Vale reforçar que essa recomendação consta no manual do proprietário do veículo.
Pode misturar água da torneira com o aditivo no radiador?
Não é recomendável a utilização de água da torneira, pois prejudica a vida útil do componente. A indicação dos fabricantes é pelo uso de água desmineralizada.
Em casos de urgência, posso usar somente água no radiador?
Em situações de urgência, o condutor pode completar o nível de água do reservatório com apenas água. Porém, logo será necessário realizar a troca de líquido de arrefecimento – tenha isso em mente, para não prejudicar o funcionamento do componente.
Qual o melhor aditivo para o radiador?
O melhor aditivo para radiador é aquele indicado pelo fabricante do veículo ou por mecânicos profissionais e de confiança.
Quando devo trocar o aditivo no radiador?
Segundo as montadoras, recomenda-se que o aditivo seja trocado a cada 30.000 quilômetros rodados ou a cada 12 meses.
Como saber se tenho problemas com o aditivo do radiador?
Os problemas com o aditivo do radiador podem se manifestar de várias maneiras, de modo a afetar o sistema de resfriamento do automóvel. Conheça alguns sinais que podem indicar problemas com o aditivo do radiador – ao percebê-los, procure um mecânico de confiança:
- Superaquecimento do motor: se o motor do seu carro está constantemente superaquecendo, isso pode ser um sinal de que o líquido de arrefecimento não está fazendo o trabalho adequado de resfriar o motor. Isso pode ser uma consequência da mistura inadequada do líquido de arrefecimento ou da falta do aditivo necessário.
- Vazamentos de líquido de arrefecimento: se o condutor observar manchas de líquido de arrefecimento no chão onde estaciona o carro, isso pode indicar um vazamento no sistema de resfriamento. Os aditivos do radiador, geralmente, contêm corantes para facilitar a detecção de vazamentos. Se o aditivo estiver com a concentração correta e o sistema estiver em boas condições, os vazamentos devem ser mínimos.
- Acúmulo de depósitos: o acúmulo de depósitos minerais ou ferrugem no radiador e no sistema de resfriamento pode indicar problemas com o aditivo. Isso pode obstruir as passagens de líquido de arrefecimento e prejudicar a eficiência do sistema.
- Cor inadequada do líquido de arrefecimento: o líquido de arrefecimento adequado, costumeiramente, é colorido (verde, laranja, vermelho ou azul), dependendo do tipo de aditivo usado. Se a cor do líquido de arrefecimento estiver desbotada ou se parecer suja, isso pode indicar que é hora de substituí-lo e verificar o sistema.
- Perda gradual de líquido de arrefecimento: se o motorista precisar adicionar líquido de arrefecimento regularmente, esse cenário pode indicar um vazamento no sistema de resfriamento ou a evaporação do líquido de arrefecimento, devido a uma mistura inadequada com água.
- Desempenho do aquecedor fraco: o aditivo do radiador também é responsável por aquecer o interior do carro durante o inverno. Se o aquecimento do veículo não estiver funcionando tão bem quanto o esperado, isso pode indicar problemas com o sistema de resfriamento, o que inclui o aditivo.
- Odor de líquido de arrefecimento queimado: se o motorista perceber um odor de líquido de arrefecimento queimado dentro do carro, isso também pode indicar um vazamento no sistema de resfriamento ou superaquecimento do motor.
- Aquecimento excessivo durante a condução: caso o medidor de temperatura do carro estiver constantemente na zona de superaquecimento, durante a condução normal, esse é um sinal claro de problemas no sistema de resfriamento, que podem estar relacionados à qualidade do aditivo.