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Descubra como dirigir carro automático passo a passo

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Descubra o passo a passo de como dirigir carro automático

Você sabe como dirigir carro automático? Neste artigo, a Zapay te mostra como conduzir veículos com câmbio automático de um jeito seguro e prático. O grande segredo está na compreensão das letras e da dinâmica deste câmbio.

Fique por dentro sobre como dirigir um carro automático, qual marcha utilizar ao ligá-lo, o que são as siglas S e D+ e como sair na subida. Coloque o cinto de segurança e embarque nesta com a Zapay.

– Qual marcha deve usar para ligar o veículo automático?

– Como dirigir um carro com câmbio automático?

– O que é a letra S no câmbio automático?

– Como sair na subida com câmbio automático?

– O que é D+ no carro automático?

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Qual marcha deve usar para ligar o veículo automático? 

Para ligar um veículo automático, é necessário seguir o seguinte caminho: o condutor deve pisar no freio e dar a partida com a marcha engatada em P (Parking). Em seguida, quando o motor estiver ligado, é necessário mudar a marcha para a letra D (Drive) ou R (Ré).

É importante ressaltar que os veículos que têm câmbio automático são cada vez mais preferência dos brasileiros, sobretudo para aqueles que podem comprar carros zero quilômetros. Foi-se o tempo que esta facilidade de não precisar da embreagem para dirigir era destinada apenas aos automóveis de luxo.

Você sabe como o sistema de câmbio automático funciona? Vem que a Zapay lhe explica!

A ligação entre a caixa de transmissão e o motor é feita por um componente denominado conversor de torque. Assim, as marchas são definidas por engrenagens epicicloidais (planetárias) – que, por sua vez, são distintas das engrenagens utilizadas em sistemas manuais. É por conta desta característica que o câmbio automático pode ser também chamado de epicíclico.

Desse modo, as mudanças de marchas são feitas automaticamente, através de uma central eletrônico, respeitando a rotação do motor e a velocidade do carro. Embora tenha um funcionamento bastante suave, as trocas de marchas não são tão rápido se comparadas com as dos câmbios automatizados de dupla embreagem.

Saiba o que quer dizer cada letra que aparece nos câmbios automáticos, de forma geral

1. D – esta letra diz respeito à palavra “drive”, que quer dizer dirigir. Quando o veículo está nessa posição, as marchas vão sendo trocadas automaticamente – de modo a ser possível notar a diferença entre o câmbio automático e o manual, já que dispensa a embreagem para as trocas. A posição D é a mais utilizada pelo veículo, afinal, é com ela que carro se move para frente. Uma vez nesta posição, o motorista deve utilizar os pedais de freio e de aceleração para mudar para a velocidade desejada.

2. P – já a letra P está relacionada à palavra “parking”, que quer dizer estacionar. Esta é a posição que indica que o veículo fica parado. Desse modo, sempre que o condutor estacionar o veículo (automático), o câmbio deve estar na posição P. Importante: essa posição só deve ser acionada depois que o automóvel já estiver totalmente parado.

3. R – esta é a posição de ré do carro – no caso, a letra R deriva da palavra “reverse”. Para que o câmbio fique na posição R, é necessário que o veículo esteja totalmente parado. Caso o carro esteja em movimento, o efeito em posicionar o câmbio em R é ainda pior do que colocar em P. Portanto, fique atento e evite acidentes.

4. N – trata-se da posição neutra do câmbio, sendo que N significa “neutral”, em inglês. Ou em outras palavras, seria a posição designada para o “ponto morto”, que é quando não há nenhuma marcha engatada. E qual seria, portanto, a diferença entre as letras P e N? P diz respeito a estacionar, conforme você já aprendeu neste artigo. N serve apenas para emergências.

Dica da Zapay: você sabe qual é a diferença entre o carro automático e o manual? Aprenda mais sobre o tema neste conteúdo especial.

como destravar câmbio automático

Como dirigir um carro com câmbio automático? 

É importante destacar que as regras básicas para iniciar a viagem em um veículo valem tanto para aqueles que são automático quanto para os manuais. São elas: ajustar espelhos, usar cinto de segurança e respeitar a legislação de trânsito. Confira qual a maneira mais recomendável para se dirigir um carro automático:

  1. Ligue o veículo: antes de ligar o carro, é necessário estar com o pé pisando o freio.
  2. Lembre-se de que não é necessário passar a marcha em um veículo automático, afinal ele não tem embreagem. Ou seja, não é necessário usar o pé esquerdo.
  3. Solte o freio de mão: para esta etapa, após ajustar o câmbio na posição adequada, é necessário soltar o freio de mão. O pé do condutor deve estar no pedal de freio, para que o veículo não ande sozinho.
  4. Preste atenção ao pedal de freio: caso o câmbio esteja na posição D (Drive) ou R (Ré), é necessário que o condutor esteja pisando o pedal de freio. Vale lembrar que, mesmo que o condutor não se aproxime do acelerador, o veículo pode andar – por isso é importante manter o pé no pedal de freio, já que carros automáticos têm aceleração constante.
  5. Na hora de parar e de estacionar, é necessário tomar cuidado também com o freio. Imagine a situação: o motorista precisa estacionar e, se ele tirar o pé do freio antes de mudar o câmbio para a letra P (Parking), o veículo se moverá para frente. Tal contexto pode causar algum acidente envolvendo outro veículo, muro ou ainda atingindo um pedestre.
  6. Cruzamentos e semáforos: são situações que exigem ainda mais atenção do condutor. Caso o motorista pare o veículo e tire o pé do pedal de freio, o automóvel poderá se mover para frente – situação que também abre margem para acidentes.
  7. Depois que o condutor, finalmente, conseguir estacionar o veículo, ele deve freiar, colocar o câmbio na posição N (Neutral), puxar o freio de mão para colocar o peso do carro no freio de mão e após isso colocar o câmbio no P (Parking). A última etapa é desligar o automóvel.

O que é a letra S no câmbio automático? 

Alguns câmbios automáticos mais sofisticados apresentam a letra S, que significa “Sport”. O objetivo desta opção no câmbio é tornar a condução do carro mais esportiva, de modo a esticar mais a rotação do motor em cada marcha, antes de mudar para a marcha seguinte.

Caso o amigo condutor tenha a oportunidade de observar o câmbio automático de veículo mais antigo, ele poderá notar que há a posição S, mas ela significa “Snow” – neve, em inglês.

Mas havia um motivo: bastante presente em veículos no hemisfério Norte (onde há neve), a opção S eliminava a primeira marcha, de modo que já arrancava para a segunda, evitando que os pneus do veículo patinassem no gelo ou mesmo na lama – o que poderia causar um acidente. Ou seja, a função S servia para possibilitar que o carro se movesse, mesmo com adversidades como a neve e a lama.

Hoje, tal função é feita pelo Controle de Tração dos automóveis, que é um dispositivo eletrônico, cujo objetivo é evitar o deslizamento das rodas – situação perceptível quando há abundância de neve ou lama.

O que é a posição L?

Alguns veículos apresentam ainda a posição L, que diz respeito à palavra “low”. Trata-se de uma função que aciona uma marcha mais forte, como a primeira e a segunda, sendo ideal para subir uma ladeira mais íngreme, por exemplo. A posição L impede que a transmissão, em rotações mais elevadas, troque de marcha no meio desta subida e seu automóvel perca torque, o que evita também que o sistema retorne para uma marcha abaixo logo depois.

Em certos câmbios automáticos, pode ser que o amigo condutor observe os números 1, 2 e 3 – com a presença ou não da letra L. Eles dizem respeito às marchas, da primeira à terceira. Tais posições podem permitir que o motorista limite o funcionamento do câmbio automático, utilizando, no máximo, até aquela marcha designada. Por exemplo, se o número 3 for selecionado, o câmbio manterá sempre essa marcha. E assim por diante. Isso evita que o carro perca força.

Como sair na subida com câmbio automático?

Antes de mostrarmos qual é a sequência para sair com o carro automático na subida, vale a pena ressaltar como estacionar o veículo em um morro.

O primeiro passo é acionar o freio de estacionamento, que é o freio de mão, e, apenas após esta etapa, colocar a alavanca do câmbio na posição P (Parking).

Desse modo, para sair com o automóvel desta subida, é necessário inverter a ordem – acionar a alavanca do câmbio em D (Drive) e, em seguida, soltar o freio de mão.

Realizar a manobra com outras ordens pode fazer com que a alavanca do câmbio automático trave na posição P, por conta do peso do carro. Fique ligado!

O que é D+ no carro automático?

Quando o veículo está posicionado na posição D (Drive), conforme o condutor arranca, ele vai acelerando – e o câmbio, consequentemente, joga as marchas para cima, de forma automática. Se assim vai: primeira, segunda, terceira, quarta e outras.

Contudo, quando há uma subida, o câmbio reduz a marcha – se está na quarta, reduz para a terceira e assim por diante. Já no caso de descidas íngremes ou antes de curvas mais acentuadas, cabe ao amigo condutor engatar a posição D3 ou D2 para usar o freio-motor e poupar os freios. Dica importante!

Isso evita o risco de superaquecimento dos componentes e o fenômeno do fading, que pode deixar o automóvel sem freio.

Assim, D+, indica as posições do câmbio em D: D1, D2, D3, etc.

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Written by

Alessandra

Tenho bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Estácio e possuo pós graduação em psicopedagogia na Universidade Anhembi Morumbi. Atuo como jornalista há mais de 15 anos na área, além disso, sou comunicadora, roteirista e redatora, atuando há mais de 12 anos na produção e criação de conteúdos úteis para o público brasileiro. Iniciei a minha carreira atuando na TV aberta, com a apuração de factual e logística para matérias produzidas pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em diferentes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Trabalhei nos principais jornais da emissora, como SBT Brasil, Primeiro Impacto e Jornal da Semana. O contato diário com notícias e matérias despertou em mim uma verdadeira paixão pela produção de conteúdos. Hoje, sou freelancer em criação de conteúdos relevantes, amo atuar enquanto editora e redatora para pesquisar e criar conteúdos do tipo que realmente ajudem o leitor. No blog Zapay, tenho a oportunidade de escrever sobre o universo das burocracias veiculares de modo a descomplicar as coisas: em cada conteúdo produzido, há uma extensa curadoria de informações por trás com o objetivo de criar conteúdos altamente confiáveis e úteis. Espero que curta acompanhar tudo o que produzo por aqui, procuro colocar toda a minha experiência na ponta do lápis para ajudar vocês!

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