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Marcha do carro: como funciona, quando passar, tipos e mais!

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Aqui tem tudo o que você precisa saber sobre a marcha do carro!

Quando o assunto é marcha de carro, diversas dúvidas recorrentes surgem. Afinal, ô assunto pra complicar a nossa cabeça!

Aqui, você vai aprender tudo sobre a marcha do carro:

  • Qual a função das marchas do carro?
  • Como a marcha do carro funciona
  • Quando usar cada marcha do carro
  • Tipos de marcha de carro
  • E muitos exemplos e dicas práticas!

Se você quer saber mais sobre as marchas do carro, encontrou o blog certo!

O que é a marcha do carro?

A marcha do carro é o sistema que controla a força e a velocidade transmitidas do motor do veículo para as rodas. 

A marcha do carro faz parte do sistema de transmissão do veículo, e permite que o carro se adapte a diferentes condições de direção, como arrancadas, subidas, descidas ou mudanças de velocidade.

Qual a função da marcha do carro?

A marcha do carro tem a função de ajustar a força e a velocidade que o motor transmite para as rodas, permitindo que o veículo funcione de forma eficiente em diferentes situações.

Principais funções das marchas do carro:

  • Arrancar o veículo: as marchas mais baixas (1ª e 2ª) fornecem maior força (torque), facilitando o arranque do carro, especialmente em subidas ou com carga pesada.
  • Aumentar a velocidade: as marchas de carro mais altas (4ª, 5ª ou 6ª) reduzem o esforço do motor, permitindo que o carro alcance maiores velocidades com menor consumo de combustível.
  • Adaptar o carro ao terreno: as marchas ajudam a adequar a força do motor às condições da estrada, como subidas e descidas
  • Reduzir o esforço do motor: mantendo o motor em rotações ideais (RPM), as marchas evitam sobrecarga, aumentam a eficiência e prolongam a vida útil do motor.

Quantas marchas tem um carro? Todos têm 5 marchas?

Os veículos geralmente apresentam cinco marchas, além da marcha ré. Porém, com os avanços tecnológicos, já é possível encontrar carros mais luxuosos com seis marchas ou mais – já existem modelos de carros com nove marchas, para você ter uma ideia!

Há ainda o modelo de câmbio CVT (Continuously Variable Transmission), que não apresenta um número fixo das marchas de carro.

Mais adiante, estamos explicando melhor sobre os tipos de marcha do carro!

Entenda como a marcha do carro funciona

A marcha do carro funciona como parte do sistema de transmissão, que conecta o motor às rodas e ajusta a força e a velocidade de acordo com a necessidade do veículo. 

O motor gera energia em uma rotação constante, mas a marcha permite adaptar essa energia para diferentes situações, como arrancar, acelerar ou subir uma ladeira.

O funcionamento básico da marcha do carro:

  • Motor gera força (torque): o motor trabalha em rotações por minuto (RPM) constantes, mas sozinho não consegue transmitir a força ideal para as rodas em todas as situações.
  • Caixa de câmbio ajusta a relação de força e velocidade: a marcha do carro é selecionada no câmbio e ajusta a relação entre o torque (força) e a rotação.
  • Eixos e engrenagens transmitem a força às rodas: a marcha escolhida determina como as engrenagens na caixa de câmbio se conectam, ajustando a força que será enviada para as rodas.

Em marchas baixas (1ª e 2ª), o torque é maior, mas a velocidade é limitada. Ideal para arrancar ou subir ladeiras.

Em marchas altas (4ª e 5ª), o torque é menor, mas a velocidade aumenta. Usada para manter o carro em movimento em rodovias.

Entenda quando usar cada marcha do carro

Como as marchas do carro atuam em diferentes situações:

  • Primeira marcha: usada para arrancar ou trafegar em velocidades muito baixas, oferecendo força máxima.
  • Marchas intermediárias (2ª e 3ª): ideais para velocidades moderadas, como trânsito urbano ou curvas.
  • Marchas altas (4ª, 5ª e 6ª): usadas para manter velocidade em rodovias ou pistas planas, garantindo economia de combustível.

💡 Dica prática: utilizar as marchas corretamente ajuda a melhorar o desempenho do carro, reduz o desgaste das peças e otimiza o consumo de combustível. Por isso, é importante conhecer a função de cada marcha e aplicá-la no momento certo! 🚗💨

Nos tópicos a seguir, saiba mais sobre quando usar cada marcha do carro.

Para que serve a primeira marcha do carro

A primeira marcha do carro é projetada para situações que exigem força máxima do motor e baixa velocidade. 

Ela é usada principalmente para arrancar o carro do estado de inércia e superar situações que demandam mais torque, como subidas íngremes ou ao carregar cargas pesadas.

💡 Dica prática: Assim que o carro ganhar velocidade suficiente (geralmente acima de 20 km/h), troque para a segunda marcha para evitar desgastar o motor e a embreagem. Use a primeira marcha do carro apenas quando realmente precisar de força máxima em baixa velocidade. 🚗✨

Quando usar a primeira marcha do carro

  • Ao arrancar: sempre que o carro estiver parado, como em semáforos, estacionamentos ou cruzamentos, utilize a primeira marcha do carro para iniciar o movimento.
  • Em subidas íngremes: se a ladeira exigir mais força do motor, a primeira marcha é a escolha para evitar que o carro perca potência.
  • Em terrenos acidentados: quando estiver trafegando em terrenos irregulares, como lama ou areia, a primeira marcha ajuda a manter o controle e a força do veículo.
  • Manobras de precisão: em situações como estacionar ou sair de uma vaga apertada, a primeira marcha do carro permite movimentos mais controlados e lentos.

Para que serve a segunda marcha do carro 

A segunda marcha do carro serve para ganhar velocidade após arrancar e é útil em baixas velocidades. Ela é indicada para trânsito lento, estacionamentos, curvas fechadas ou descidas leves. 

A marcha dois é uma transição entre o torque elevado da primeira marcha e a velocidade proporcionada pelas marchas superiores.

💡 Dica prática: A segunda marcha é versátil e oferece um bom equilíbrio entre força e velocidade. Evite usá-la em altas velocidades, pois pode forçar o motor desnecessariamente. Sempre troque para a terceira marcha quando o carro já estiver com velocidade estável! 🚗✨

Quando passar a segunda marcha do carro

  • Após arrancar: assim que o carro atingir cerca de 20 km/h ou ganhar movimento suficiente para reduzir a necessidade de força elevada, troque para a segunda marcha do carro.
  • Em subidas moderadas: ideal para vencer inclinações suaves que não exigem a força total da primeira marcha.
  • No trânsito urbano: ao dirigir em baixa velocidade ou em situações de “anda e para”, a segunda marcha do carro é prática e mantém o carro estável.
  • Terrenos irregulares: se o terreno é levemente acidentado, como cascalho ou grama, a segunda marcha proporciona um bom equilíbrio entre força e controle.
  • Ao reduzir velocidade: use a segunda marcha em descidas moderadas ou curvas fechadas para ajudar no controle do veículo.

Confira também o significado de todas as luzes do painel!

Para que serve a terceira marcha do carro 

A terceira marcha do carro é usada para velocidades moderadas e situações como dirigir em avenidas com tráfego constante e velocidade média. Ela equilibra força e velocidade, sendo indicada para transitar em áreas onde não se exige aceleração intensa. 

Como exige menos força do motor em relação às marchas mais baixas, a terceira marcha do carro ajuda a melhorar o consumo de combustível!

💡 Dica prática: Use a terceira marcha quando estiver confortável para dirigir de forma estável e sem a necessidade de força extra. Assim que ultrapassar os 50 km/h ou entrar em rodovias, troque para a quarta marcha para garantir uma direção mais econômica e eficiente! 🚗✨

Quando passar a terceira marcha do carro

  • Ao atingir velocidades médias: assim que o carro estiver entre 30 e 50 km/h, em condições normais de direção, é hora de mudar para a terceira marcha do carro.
  • Em trechos planos ou trânsito fluido: ideal para ruas sem paradas frequentes, onde você pode manter uma velocidade média e estável.
  • Após vencer subidas leves: quando a inclinação do terreno diminui, a terceira marcha do carro é perfeita para ganhar ritmo após uma segunda marcha mais forçada.
  • Ao sair de curvas: depois de reduzir a marcha para enfrentar uma curva fechada, volte para a terceira marcha para ganhar fluidez.

Para que serve a quarta marcha do carro 

A quarta marcha do carro é ideal para velocidades intermediárias, geralmente acima de 60 km/h, em vias expressas ou rodovias com fluxo estável. 

A marcha quatro é projetada para reduzir o esforço do motor, melhorar a eficiência do combustível e proporcionar uma condução suave em trechos mais rápidos.

💡 Dica prática: A quarta marcha é uma transição para velocidades mais altas. Sempre troque para ela quando o carro estiver em movimento fluido e constante. Se ultrapassar os 70 km/h, considere mudar para a quinta marcha para otimizar o consumo e o desempenho do motor! 🚗✨

Quando passar a quarta marcha do carro

  • Ao atingir velocidades entre 50 e 70 km/h: assim que o carro estiver em um ritmo constante e sem necessidade de força extra, troque para a quarta marcha do carro.
  • Em trechos planos e estáveis: ideal para vias urbanas rápidas, como avenidas e estradas, onde é possível manter uma velocidade constante.
  • Após ultrapassagens: depois de realizar uma ultrapassagem com a terceira marcha, a quarta marcha é útil para estabilizar o carro sem sobrecarregar o motor.
  • Em descidas leves: se estiver descendo uma ladeira suave em velocidade média, a quarta marcha do carro ajuda a manter o controle sem forçar os freios.
  • Ao entrar em rodovias: usada para ganhar estabilidade antes de passar para marchas mais altas, como a quinta ou a sexta.

Para que serve a quinta marcha do carro 

A quinta marcha do carro é ideal para dirigir em velocidades mais altas e constantes, como em rodovias ou avenidas de trânsito mais rápido. Ela proporciona uma direção suave e sem vibrações mesmo em velocidades mais altas.

Geralmente, a quinta marcha do carro é usada para dirigir de forma estável em velocidades acima de 70 km/h.

💡 Dica prática: A quinta marcha é ideal para rodovias e longos percursos em alta velocidade. Sempre troque para ela quando estiver em um ritmo constante, acima de 70 km/h, e busque eficiência no consumo de combustível. Caso o carro tenha sexta marcha, use-a para velocidades ainda maiores, otimizando o desempenho! 🚗✨

Quando passar a quinta marcha do carro

  • Ao atingir velocidades acima de 70 km/h: quando o carro já está em movimento rápido e constante, a quinta marcha do carro é perfeita para manter o ritmo sem esforço excessivo.
  • Em rodovias ou vias expressas: ideal para dirigir em pistas planas ou levemente inclinadas, onde é possível manter altas velocidades sem reduções frequentes.
  • Após ultrapassagens: depois de acelerar com marchas mais baixas (como a terceira ou quarta), a quinta marcha estabiliza o carro em velocidade alta novamente.
  • Em descidas suaves: se a ladeira não for muito íngreme, a quinta marcha do carro ajuda a manter a velocidade e a estabilidade sem necessidade de reduzir ou frear.
  • Ao buscar conforto em longos percursos: em viagens, a quinta marcha proporciona uma condução mais relaxada, especialmente em trechos planos e sem interrupções.

Para que serve a marcha ré 

A marcha ré é usada para movimentar o carro para trás. Ela é indispensável em situações como manobras, estacionamentos e ajustes de posição, permitindo ao motorista deslocar o veículo em sentido oposto ao movimento normal.

Quando passar a marcha ré do carro

  • Durante manobras de estacionamento: para estacionar em vagas apertadas ou ao alinhar o carro em vagas paralelas, a marcha ré é indispensável.
  • Para ajustar a posição do veículo: use a marcha ré quando o carro precisa ser reposicionado em locais estreitos ou em situações como engatar um reboque.

Agora saiba quando você NÃO DEVE usar a marcha ré 

Não é porque a marcha ré existe, que você pode sair dando ré em qualquer lugar! 

Quando não pode usar a marcha ré:

  • Em vias movimentadas ou de trânsito intenso: por exemplo, tentar voltar de ré em uma avenida movimentada porque perdeu uma entrada ou cruzamento. Isso pode causar acidentes e atrapalhar o fluxo!
  • Em locais de baixa visibilidade ou curvas fechadas: recuar locais sem visibilidade adequada pode causar colisões com veículos que venham na direção oposta.
  • Em locais de subida: quem está vindo atrás – na direção oposta – não está te vendo por conta da inclinação da subida. Ao te ver, pode ser tarde demais!
  • Ao usar a ré como substituto de manobras corretas: tentar dirigir longas distâncias de ré em vez de fazer uma manobra de retorno adequada. Isso é extremamente perigoso!

Posso pular uma marcha do carro?

Sim, você pode pular uma marcha do carro em algumas situações, tanto para aumentar quanto para reduzir a velocidade, desde que isso seja feito de forma consciente e adequada para não sobrecarregar o motor ou comprometer a segurança. 

Pular marchas é mais comum em transmissões manuais, onde o motorista controla diretamente as trocas!

Quando é possível pular marchas do carro?

Ao aumentar marchas:

Em situações onde o carro já ganhou velocidade suficiente, pular uma marcha do carro pode ajudar a economizar combustível e evitar trocas desnecessárias.

Exemplo: Você está na 3ª marcha, mas ao acelerar em um trecho plano, já pode ir direto para a 5ª porque o motor está em uma rotação confortável.

Ao reduzir marchas:

Em reduções bruscas de velocidade, como ao entrar em uma curva ou se aproximar de um semáforo, pular uma marca do carro pode ser mais prático.

Exemplo: Em alta velocidade na 5ª marcha, ao precisar diminuir bastante a velocidade, você pode ir direto para a 3ª, desde que o motor não fique em rotação muito alta.

Cuidados ao pular uma marcha do carro:

  • Evite rotações inadequadas: ao pular marchas do carro, certifique-se de que a rotação do motor (RPM) está dentro do limite ideal para a marcha escolhida, evitando sobrecarga ou esforço excessivo.
  • Use a embreagem corretamente: pressione o pedal da embreagem até o fim para garantir trocas suaves e evitar danos ao sistema de transmissão.
  • Não pule em situações que exigem controle: em subidas, descidas ou terrenos irregulares, é melhor trocar marcha por marcha para manter o controle do carro.
  • Não pule marchas em arrancadas: é importante passar pela 1ª e 2ª marcha do carro para ganhar força e embalo adequados antes de pular para uma marcha mais alta.

Tipos de marcha de carro

 Conheça os principais tipos de marcha do carro:

  • Marcha de carro manual
  • Marcha de carro automática
  • Marcha de carro com transmissão CVT

Marcha de carro manual 

Na marcha de carro manual, o motorista controla a troca de marchas manualmente usando a alavanca de câmbio e o pedal da embreagem.

É o condutor quem controla diretamente a troca de marchas do carro e a potência do motor, ajustando a velocidade e as condições de condução. 

A marcha do carro manual é mais econômica e proporciona maior controle, porém exige habilidade para evitar desgastes e mudanças bruscas!

Exemplo de uso: ideal para motoristas que preferem sentir o carro e ter controle total, como em subidas íngremes ou condução esportiva.

Marcha de carro automática

Na marcha de carro automática, o sistema seleciona as marchas do carro automaticamente com base na velocidade e na aceleração do veículo, sem a necessidade de embreagem ou de câmbio. 

O câmbio automático é mais confortável e fácil de usar, especialmente no trânsito – não à toa, é o tipo de marcha do carro queridinho para quem mora em centros urbanos, pois dispensa a necessidade de trocar de marcha diversas vezes por dia (em congestionamentos, semáforos etc).

Exemplo de uso: ideal para condução urbana e longas viagens, oferecendo conveniência e menos esforço ao dirigir.

Carro sem marcha: câmbio com transmissão CVT

Em vez de usar engrenagens fixas, como as marchas do carro manual e automática, a CVT utiliza um sistema de polias conectadas por uma correia metálica que ajusta continuamente a relação de força e velocidade. 

Isso permite que o motor opere na faixa de rotação ideal (RPM) para qualquer situação, sem a necessidade de trocas perceptíveis de marcha.

Na prática, como no câmbio CVT não há trocas de marchas convencionais, o condutor sente uma condução fluida, sem os trancos típicos de câmbios automáticos tradicionais.

Perguntas frequentes sobre marcha do carro

Respondemos às principais perguntas de quem busca sobre marcha do carro. Confira!

Posso reduzir da 4 pra 2?

Sim, você pode reduzir da 4ª para a 2ª marcha do carro, desde que a velocidade esteja adequada e a embreagem seja acionada corretamente. Isso é útil em freadas ou curvas fechadas, mas deve ser feito com cuidado para evitar danos.

Qual a marcha para subir a ladeira de carro?

Para subir uma ladeira, use marchas baixas, como a 1ª ou 2ª, dependendo da inclinação. Elas oferecem mais força (torque) ao motor, garantindo que o carro vença a subida com estabilidade e sem perder potência.

Qual a forma correta de mudar de marcha? 

A forma correta de mudar de marcha do carro é pressionar totalmente o pedal da embreagem, mover a alavanca para a marcha desejada de forma suave e liberar a embreagem gradualmente enquanto acelera. Isso evita trancos e protege o sistema de transmissão.

Qual marcha usar na descida?

Em descidas, use marchas baixas, como a segunda ou a terceira marcha do carro, para aproveitar o freio-motor e manter o controle do carro sem forçar os freios.

Qual o momento certo de passar a marcha?

Troque de marcha do carro quando o motor atingir a rotação ideal (geralmente entre 2.000 e 3.000 RPM) ou conforme a velocidade, evitando forçar o motor.

Qual a ordem dos pedais do carro?

A ordem dos pedais, da esquerda para a direita, é: embreagem, freio e acelerador.

Qual marcha usar para estacionar?

Use a primeira marcha do carro ou a marcha ré para estacionar, garantindo que o carro não se mova após desligar o motor.

Em carros que têm a sexta marcha, para que ela serve? 

No caso de veículos com mais de cinco marchas, as marchas maiores, como sexta ou sétima, são projetadas para otimizar ainda mais o desempenho em altas velocidades, como em rodovias. 

E aí, entendeu tudo sobre as marchas do carro?

A marcha do carro é essencial para controlar a força e a velocidade do veículo, garantindo uma condução eficiente e segura. 

Neste conteúdo, vimos como cada marcha do carro desempenha um papel específico, desde arrancar o carro com a primeira marcha até manter velocidades altas com a quinta ou mesmo a sexta.

Saber utilizar corretamente a marcha do carro não apenas melhora o desempenho do veículo, como também ajuda a economizar combustível e evita desgastes desnecessários no motor e no sistema de transmissão. 

Independentemente do tipo de transmissão, manual ou automática, conhecer o momento certo para trocar as marchas é uma habilidade indispensável para qualquer motorista.

Se você quer dirigir de forma mais eficiente e prolongar a vida útil do seu carro, coloque em prática as dicas sobre marcha do carro que aprendeu aqui. 🚗✨

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Callebe Mendes

Sou Callebe Mendes, CEO da Zapay, Forbes Under 30, empreendedor, palestrante e mentor. Possuo graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília e sinto que tenho um débito com a UnB, porque foi ela que me propiciou chegar até aqui - foi durante a minha graduação que a Zapay nasceu. Quando fundei a Zapay, tinha em mente que o principal valor dela deveria estar em concordância com meu principal objetivo de vida: impactar positivamente a vida das pessoas. Assim, desde 2017, a Zapay traz ótimas soluções para economizar tempo e dinheiro dos proprietários de veículos no Brasil. Pensou em pagamento de IPVA, multas e licenciamento? A Zapay está aqui para te ajudar. Com uma trajetória marcada por resiliência e criatividade, ajudei a Zapay a estabelecer conexões e relacionamentos fundamentais para o crescimento da empresa: somos credenciados na Secretaria Nacional do Trânsito, no Ministério dos Transportes e somos a única empresa credenciada em todos os 27 DETRANs do Brasil, tudo isso para garantir que os nossos serviços sejam totalmente confiáveis e seguros. Não bastasse virar referência no pagamento das taxas veiculares, fomos além: hoje, no App Zapay, você também consegue consultar pontos da CNH, adquirir a Tag Veicular Sem Parar com condições exclusivas, contratar os melhores planos de assistência veicular, emitir CRLV digital, ativar alerta de multas… são tantas facilidades na palma da mão, que a Zapay virou a melhor amiga do motorista brasileiro. Após tantos anos vivendo e respirando o universo dos veículos no Brasil, adquiri uma vasta experiência no setor, e pense num cara apaixonado por tudo isso? Esse cara sou eu! Meu espírito empreendedor sempre andou de mãos dadas com a inovação e com a constante busca por conhecimento, por isso, faço questão de compartilhar toda a minha vivência e a minha experiência com vocês. Aqui, no Blog Zapay, eu trago as melhores dicas sobre diversos assuntos relacionados ao universo automotivo - é uma das formas que encontrei de retribuir o tanto que tenho aprendido com a Zapay. Se meus conteúdos verdadeiramente te ajudarem, é sinal que estou no caminho certo. Espero que curta me acompanhar por aqui, confira também o meu LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/callebe-mendes