Zapay > Veículo > Câmbio CVT: o que é, vantagens e desvantagens
É tanta inovação que surge no decorrer dos anos que se passam, tantos termos novos e diferentes no mundo veicular, que na hora de avaliar, fazer test drive e comprar um carro ficamos confusos com alguns deles e sem saber de fato o que significa, e não há problema nenhum nisso.
É só acompanhar a Zapay que por aqui você ficará por dentro do universo veicular de forma direta e simples, e isso inclui todas as novidades. E hoje você aprenderá o que é câmbio CVT.
Esse modelo de câmbio se trata de uma adaptação melhorada no modelo de câmbio automático, e agora abordaremos o que significa câmbio CVT.
A sigla CVT significa em inglês “Continuously Variable Transmission”, que na tradução livre para português é transmissão continuamente variável, é um sistema com duas polias de tamanhos distintos e uma correia metálica com alta resistência, que garantem diversas transmissões, isto é, você não precisará mexer no câmbio para trocar de marcha de seu veículo.
Uma das maiores vantagens do câmbio CVT é seu comportamento suave e progressivo, além da entrega de força adequada para cada velocidade, e devido a esses detalhes, o câmbio CVT costuma ter um melhor desempenho e ainda ser mais econômico quando comparados com os outros câmbios automáticos comuns. Isso sem falar no conforto em não ter que trocar a marcha do seu veículo, gerando um conforto maior aos condutores desses carros com câmbio CVT.
Já falando em suas desvantagens, o câmbio CVT por ser um item um pouco mais complexo, o seu valor de manutenção é mais alto que os concorrentes por necessitar uma mão de obra especializada.
Agora você me questiona, mas isso não é um câmbio automático comum? O que é um câmbio CVT se não é um automático comum? E desde já nós da Zapay podemos te adiantar que não são iguais, mas falaremos mais sobre suas diferenças logo abaixo, siga conosco para não perder nenhum detalhe.
Sabe qual é uma verdadeira desvantagem na vida de um condutor? Possuir débitos veiculares, vem com a Zapay que você conseguirá regularizar todos seus débitos e voltar a conduzir seu veículo com tranquilidade o mais breve possível, sem burocracia e sem filas.
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Qual a diferença do câmbio CVT é automático?
O prazer de não ter a necessidade de pisar a todo momento no pedal da embreagem do seu carro fez com que os automóveis que tenham câmbio automático ganhassem uma grande fatia do mercado veicular nos últimos tempos.
Mas afinal, temos mesmo que concordar que é muito mais confortável dirigir sem ter que utilizar incontáveis vezes sua perna esquerda a cada troca de marcha, ainda mais no trânsito caótico que se forma na maioria das cidades brasileiras.
Apesar de possuírem funções parecidas aos condutores, câmbio CVT e câmbio automático não são a mesma coisa e a Zapay está totalmente por dentro dos detalhes de cada uma dessas transmissões e irá compartilhar com todos vocês.
Tanto o câmbio CVT quanto o automático tradicional possuem em comum o fato de não precisarem de nenhuma interceptação humana para a troca das marchas, porém é somente essa a semelhança entre os dois, você já sabia disso?
No modelo de câmbio CVT não há engrenagem e não há um número específico de marchas.
Para fazer o sistema funcionar adequadamente ele possui 2 polias de tamanhos diferentes, onde uma se conecta ao motor e a outra se conecta diretamente às rodas por uma correia de metal flexível de alta resistência.
Assim, logo que o tamanho de uma das polias diminui, a outra polia aumenta, e esse processo juntamente a alteração da velocidade, força a roda fazendo com que o automóvel trabalhe sempre na faixa ideal do motor, de forma imperceptível, sem forçar e sem trancos.
E como o câmbio CVT fornece uma infinidade de relações de transmissão (marchas) e com a aceleração gradual, consequentemente ele economiza combustível.
Já o modelo de câmbio automático convencional, diferente do câmbio CVT, possui um número definido de marchas. Nele há um sistema de engrenagem planetária, atuando na função de uma caixa de redução.
Utilizando um sistema hidráulico, ele responde a pressão criada pelas condições atuais do veículo, onde permite que os freios acionem as engrenagens corretas, assim permitindo a movimentação do carro com a força necessária e garantindo um melhor funcionamento do automóvel.
Agora que conseguimos explicar a diferença do sistema do câmbio CVT e do câmbio automático, e aqui com a galera da Zapay você aprende sempre, então venha já tirar a dúvida: como destravar câmbio automático?
Qual é o melhor câmbio CVT ou automático?
Além do câmbio CVT ser mais econômico em relação ao combustível, a experiência do condutor pode ser considerada melhor, pois os carros que possuem esse sistema oferecem uma locomoção mais leve e cômoda, se comparado a um câmbio automático.
Como há diversas relações de transmissão, não temos a sensação de uma redução brusca de marcha quando é necessária uma força adicional, como muitas das vezes conseguimos sentir em um veículo de câmbio automático tradicional, e ainda mais em um veículo com câmbio manual.
Mais um dos grandes diferenciais do câmbio CVT é ele possuir uma arrancada mais fácil e suave, eliminando o desconforto por não haver necessidade da troca de marchas, com um melhor desenvolvimento em estradas mais difíceis, estabilizando melhor o carro por causa dessas suas infinitas marchas.
O câmbio automático fica na frente do câmbio CVT somente no quesito velocidade na resposta, ainda mais porque o CVT mantém a rotação mais baixa, assim não entregando tanto resultado na esportividade quanto de um automático.
Se formos colocar no papel, no dia a dia o câmbio CVT traz muito mais benefícios aos proprietários, mas o ideal é sempre verificar suas reais necessidades com relação a compra de um automóvel, qual a característica dele que realmente será o diferencial em sua vida para não se arrepender em sua compra.
Se você ainda possui dúvidas sobre qual veículo escolher na hora da compra, leia conosco sobre câmbio automático e esteja 100% a par dos tipos de câmbios que existem e escolha qual é o melhor para sua necessidade.
Porque o câmbio CVT é bom?
Nos últimos anos o câmbio CVT acabou se tornando o queridinho de muitos brasileiros, ainda mais quando se compara com o câmbio manual ou automático tradicional. Ele sai na frente no ranking primeiramente por seu baixo consumo de combustível, gerando uma economia que é extremamente valiosa no nosso bolso.
Eliminando a necessidade da troca de marcha, mesmo que em escala como no câmbio automático tradicional, traz uma maior comodidade e conforto para se conduzir um veículo sem mudanças abruptas do sistema de transmissão, sem sentir aqueles trancos pois a troca da marcha é imperceptível. Ainda mais pensando que esses trancos nem sempre são bem vistos pelos próprios condutores e também pelos passageiros.
Um automóvel com câmbio CVT acaba sendo muito mais estável, inclusive em terrenos mais irregulares, exatamente por permitir que ele sempre rode na marcha correta e mantenha-se lá, sem forçar o motor.
Então sim, a conclusão Zapay é que um câmbio CVT é um bom negócio e o melhor sistema de transmissão pois combina aceleração constante, uma direção muito mais suave, economia no combustível, ausência de trancos ou falhas no trocar de marcha e conforto dos ocupantes do veículo.
Tanto no câmbio manual quanto na transmissão automática, há diversos tipos de tecnologias que são de real interesse a todos condutores, um deles é o freio motor. Você sabe o que é e para que serve? A Zapay está aqui para esclarecer agora mesmo o que é freio motor.
Qual o problema do câmbio CVT?
Como o sistema desse tipo de câmbio possui uma complexidade maior em comparação aos demais modelos, o valor de uma eventual manutenção será muito maior para o proprietário de um veículo com câmbio CVT, pois não é em qualquer local que conseguirá alguém com experiência para fazer os devidos ajustes. É extremamente necessário que leve seu carro à uma mão de obra especializada, ainda mais para não cometer o erro de entregar seu veículo em um local não confiável e gerar problemas maiores no futuro, e como resultado, mais gastos.
Outro detalhe do câmbio CVT é devido a sua baixa rotação, a arrancada de um veículo com câmbio deste tem menos força, então se você é um condutor que queria mais emoção, claro que dentro dos limites de nossa lei, poderá se decepcionar com sua entrega.
Além disso, alguns proprietários de veículos com câmbio CVT relataram que na cabine se escutava ruídos e vibrações em situações em que exigiam mais desempenho do motor, porém com a evolução constante no mercado de veículos, os componentes e lubrificantes desse sistema de transmissão sofreram mudanças e melhorias, a fim de evitar esses acontecimentos e consequentemente esses relatos.
Qual a durabilidade de um câmbio CVT?
Visando a necessidade de nós como indivíduos que vivem sempre apressados, as novas tecnologias, principalmente no mundo automobilístico, estão cada dia mais a nosso favor, buscando e criando sempre meios para facilitar nossas demandas diárias, e com isso muitos dos novos veículos são fabricados para que tenham bom desempenho, que tenham menos necessidade de manutenção, com uma vida útil maior.
O câmbio CVT foi projetado para ser altamente durável, com o objetivo de ter uma vida útil de pelo menos 300 mil quilômetros, sendo que um câmbio automático comum sua vida útil é de mais de 100 mil quilômetros, e em casos de veículos de usos mais extremos, que precisa rodar todos os dias, pode-se considerar uma vida útil de cerca de 70 mil quilômetros.
Quantas marchas tem um câmbio CVT?
Como nós da Zapay abordamos de forma abreviada anteriormente, por mais estranho e ao mesmo tempo incrível que seja, um câmbio CVT possui infinitas marchas, o que faz desse câmbio ser um diferencial perante seus concorrentes, aumentando de forma considerável o conforto de conduzir, pois o veículo sempre estará na rotação própria e necessária para o carro continuar rodando de forma suave.
A quantidade real de marchas de um câmbio CVT dependerá do projeto elaborado pelo fabricante do veículo, mas sempre buscando abranger o máximo de opções possíveis aos condutores, zelando a segurança e aconchego.
Imagine que o câmbio CVT se distingue dos demais automáticos pois ele busca uma marcha mais adequada, e digamos que intermediária, quando por exemplo a terceira marcha é muito fraca, e a segunda é forte demais. Assim, o câmbio irá adequar a marcha exatamente a necessidade do carro naquela situação.
Com todos esses diferenciais, o que você acha de um veículo com o câmbio CVT?
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.
Parece muito técnico e esclarecedor. Gostei muito.
Muito útil e bem explicado
Top demais ! Acabei de adquirir um carro com esse tipo de câmbio ! É exatamente do jeito que foi explicado! Parabéns !!
Obrigada, Fábio! Ficamos felizes com o seu retorno.
Bom dia! Bem esclarecedor, gostei!!