Categories:

Camionetas: o que é, tipos e conheça as melhores 

Hoje em dia há tantos modelos de veículos sendo comercializados, a lista é tão grande que é praticamente impossível saber a marca e modelo da maioria, e nem sempre conseguimos decorar mesmo que sejam os veículos mais comuns e populares, e quem dirá identificar ou distinguir com facilidade qual é qual, afinal boa parte deles além de ter um design semelhante, os modelos e nomes também podem nos confundir. 

Dentre essa diversidade de automóveis, temos dois modelos que se destacam pela semelhança no nome e provavelmente estão no topo dos que mais confundem até mesmo os amantes de carros. Agora imaginem como deve ficar a cabeça de uma pessoa que não tem tanto conhecimento assim em automóveis? Sim, estamos falando de caminhonetes e camionetas.  

Quem nunca viu uma camionete ou caminhonete no meio do trânsito e ficou se questionando quais atributos que elas têm? Por quê há tantos carros desses modelos rodando pelas ruas do Brasil, desde aquela camionete branca mais antiga, até aquelas caminhonetes e camionetas grandes, mais novas e modernas, com cheiro de pura tecnologia? 

A circulação desses veículos tem aumentado gradativamente em todo o país, vemos esses modelos literalmente dominando as ruas em cada esquina que viramos, mas apesar dos nomes serem muito parecidos, vocês já sabem qual a diferença entre caminhonete e camioneta?

Não? Então venha com a Zapay que você aprenderá as características das camionetas e os seus diferenciais da caminhonete, e a partir de hoje saberá diferenciar esses dois modelos de veículos com maior facilidade. 

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Com a Zapay você vai:

Conheça nossos serviços e aprenda como fazer a consulta de multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Consulte as pendências do seu automóvel.

APP Zapay

O que é a camioneta?  

Apesar de muitas pessoas acharem que camionete e camioneta é exatamente a mesma coisa que caminhonete, ou que essas duas primeiras palavras estão incorretas e não existem em nosso vocabulário, nós da Zapay podemos afirmar a vocês que essas palavras existem e são elas que nos fazem diferenciar esse modelo de veículo da conhecida caminhonete. 

As camionetas entram na classificação de veículos mistos, e esses veículos possuem um espaço adequado do qual podem transportar tanto passageiros quanto cargas, sendo eles no mesmo compartimento fechado.

Podemos considerar um veículo uma camioneta quando ela comporta, além do motorista mais de 2 passageiros, e ainda assim continua com espaço para a carga a ser transportada. E o mais importante para aprender a diferenciar esses dois modelos: o que diferencia o que é uma camioneta para uma caminhonete, é que o espaço da camionete onde os passageiros estão é o mesmo espaço fechado onde se guarda a carga. 

Mais frequentemente chamadas de SUVs, elas estão em alta no mercado devido ao espaço interno do veículo, conforto e resistência. Sua popularidade está tão grande que nos últimos anos estão liderando a preferência na lista dos melhores carros do Brasil.  

Com um design que engloba um moderno esportivo, é um atrativo para qualquer um que o veja, isso sem nem precisar entrar no veículo para se sentir confortável e à vontade. 

Em seu espaço interno, citando por exemplo, uma família com muitos integrantes que resolvem sair de férias, um veículo desse porte irá comportar tanto os passageiros, cada um seguro em seu assento, quanto às bagagens de todos eles, tudo isso numa carroceria fechada.  

A Zapay preza pela segurança de seus leitores proprietários de veículos, então lembramos o quanto é importante que todos os passageiros estejam sempre posicionados em seus assentos, utilizando o cinto de segurança devidamente, mesmo em veículos como as camionetas que são mais espaçosos que o comum, para evitar possíveis infrações e multas, além de certificar uma maior segurança a todos os ocupantes. 

Recebeu alguma multa e precisa consultá-la? Entre na Zapay via site ou baixe o APP e vejam só as facilidades no parcelamento de débito veiculares

Quais são as melhores camionetas?  

No mercado automotivo atual, temos diversos modelos de camionetas em que a procura é bem grande, e são veículos que vemos com frequências nas ruas e estradas do Brasil, e a Zapay te ajudará listando abaixo em ordem alfabética algumas são elas:   

  • Caoa Chery Tiggo 8; 
  • Jeep Compass; 
  • Jeep Renegade; 
  • Ford EcoSport;  
  • Honda CR-V;  
  • Honda HR-V EXL; 
  • Hyundai Santa Fé; 
  • Hyundai Creta; 
  • Kia Sportage; 
  • Mitsubishi Pajero;  
  • Toyota Corolla Cross; 
  • Toyota RAV4;  
  • Renault Captur 
  • Renault Duster;  
  • Volkswagen Nivus; 
  • Volkswagen T-Cross; 
  • Volkswagen Taos; 
  • Volkswagen Tiguan Allspace. 

Apesar da qualidade e desempenho, dessa lista citada acima, o Ford Ecosport saiu de linha em 2021. 

Caso você procure uma caminhonete, onde a carroceria para carregamento de carga fique totalmente separada da cabine onde estarão o motorista e passageiro, sendo a carroceria aberta, nós da Zapay também te ajudaremos com a lista de alguns modelos: 

  • Fiat Strada;
  • Fiat Toro;
  • Volkswagen Saveiro;
  • Renault Duster Oroch;
  • Toyota Hilux Narrow;
  • Chevrolet S10;
  • Mitsubishi L200 Triton.

Estes são apenas alguns dos bons exemplos de caminhonete e camioneta que existem, tanto com o preço mais salgado e com ótima classe, quanto para quem não pode investir tanto mas busca um ótimo custo-benefício no automóvel, ou seja, cabe no bolso de qualquer um dos interessados.  

Agora que você acompanhou com a Zapay alguns modelos de camionete ou caminhonete, para localizar a ideal para você basta pesquisar as características de cada uma, o desempenho, benefício que elas propõem e a que melhor se encaixará com o que procura.  

Alguns veículos possuem atributos únicos que em conjunto vão simplificar o seu dia a dia, de acordo com suas necessidades.

Podemos ver exemplos bem específicos de atributos focados em seus condutores, como os carros PCD (Pessoas com Deficiência), que são adaptados para maior benefício e conforto de quem o conduz. 

Quais são os tipos de camioneta?  

Quando abordamos o assunto sobre camionete ou caminhonete, conseguimos abranger diversos tipos e modelos, que possuem poucos detalhes diferentes entre eles. 

Quando for escolher a sua camioneta dos sonhos, pesquise com calma, verifique todas as características que podem fazer a diferença para você e sua família. 

Há camionetas de diversos valores e tamanhos, dos mais variados designs, sendo praticamente todos eles extremamente modernos, e cada mínimo detalhe é importante para que sua escolha na hora de compra seja certeira.   

As camionetas seguem um raciocínio de subdivisão de acordo com suas características:   

– camionetas compactas: exemplos Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Renault Duster; 

– camionetas médias: exemplos Jeep Compass, Honda CR-V, Caoa Chery Tiggo 7; 

– camionetas grandes ou de luxo: exemplos Chevrolet Trailblazer, Caoa Chery Tiggo 8 e Hyundai Santa Fé. 

Já as caminhonetes, elas que são conhecidas popularmente por picapes, também são separadas em subdivisões de acordo com as suas características, sendo elas: 

– picapes leves: exemplos Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro e Fiat Strada; 

– picapes leves-média: exemplos Fiat Toro e Renault Duster Oroch; 

– picapes médias: exemplos Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Nissan Frontier; 

– picapes grandes: exemplos F-150, Chevrolet Silverad. 

Curiosidade: as picapes grandes só existem nos modelos importados aqui no Brasil. 

É também interessante pensar no quesito economia para camionetas ou caminhonetes que, para adquiri-las teremos que investir um valor considerável, e uma forma válida de economia é buscar por modelos a diesel.

Para saber quais as melhores camionetas a diesel, vale avaliar seus benefícios e levar em consideração qual o item que melhor se encaixa com o que você procura. Camionetas a diesel são um bom negócio devido ao baixo consumo de combustível e melhor aceleração, uma baixa emissão de poluentes graças aos filtros que estão presentes no sistema, gerando menos gases na atmosfera, uma maior durabilidade do motor e consequentemente, menos idas ao mecânico. Todo o contexto descrito acima gerará uma grande economia em seu bolso.  

Top 5 camionetas disponíveis no Brasil  

As camionetas estão dominando cada dia mais as garagens dos proprietários de veículos e as estradas do Brasil, e conquistando um espaço onde antes existiam muito mais os modelos de carro sedan e hatch. Elas normalmente possuem um design individualizado, único, esportivo e moderno, tornando-as mais chamativas do que os carros em que estávamos mais acostumados a ver por aí.   

Abaixo a Zapay apresenta à vocês as 5 melhores camionetas que são comercializadas no país:   

1 – Jeep Compass 

2 – Volkswagen T-Cross 

3 – Hyundai Creta 

4 – Volkswagen Nivus 

5 – Toyota Corolla Cross 

Lógico que cada um deverá avaliar minuciosamente cada ponto positivo das camionetas, seus valores de venda no mercado e qual a saúde financeira em que se encontra, para assim escolher a que melhor se adapta a suas exigências e seu estilo de vida, sem se comprometer com uma dívida de um valor teoricamente alto por um período indeterminado, e com um veículo que não irá suprir todas as suas necessidades e desejos.  

Qual o preço de uma camioneta?  

Se você está verdadeiramente interessado em entrar no mundo das camionetas e adquirir um veículo desse modelo, siga com a Zapay que iremos te auxiliar, assim será possível realizar todo o planejamento financeiro para escolher seu melhor modelo de camioneta.   

Inicialmente, é importante saber que provavelmente será necessário fazer um investimento relativamente alto para comprar camionetas. Ainda mais se formos comparar com os veículos mais populares que existem no mercado hoje em dia.   

As camionetas possuem um porte mais robusto, o seu interior é mais espaçoso do que os veículos mais comuns, o seu design traz uma sensação de modernismo, e todo o seu conjunto de benefícios tornam a experiência do proprietário, condutor e do passageiro do veículo muito mais prazerosa, com um bom desempenho, com mais espaço e conforto para todos que o utilizarem, trazendo uma maior tranquilidade principalmente para famílias grandes, ou em situações específicas quando se é necessário transportar itens de volume, sem perder a eficiência , além de ser belo aos olhos.    

Com todo o seu diferencial, pensando no conforto total de seus condutores e passageiros, sendo assim, seu valor no mercado é um pouco mais salgado.    

Em 2022, se você quer sentir aquele cheirinho de estofado novo, de sentir a sensação de possuir algo zero, conseguirá encontrar camionetas novas a partir de cerca de R$ 95.000,00 (como o modelo Fiat Pulse Drive). Mesmo que vocês estejam procurando camionetas de custos mais acessíveis, precisam já estar preparados para desembolsar um valor considerável, pois os modelos mais baratos de camionetas chegam a cerca de R$ 159.780,00.   

Assim, dependendo de qual modelo de camionetas que está procurando, o valor poderá chegar em mais de R$ 600.000,00, por isso reforçamos o quanto é essencial colocar no papel os gastos da compra, os gastos mensais para adquirir quaisquer modelos que seja de camionetas.   

Hoje, no Brasil, a camioneta compacta mais cara que possuímos no mercado é o Audi RS Q3 Sportback, e atualmente custa nada mais, nada menos que R$ 619.990,00   

Já se formos analisar os preços das camionetas semi novas ou usadas, com bastante paciência, conseguiremos localizar a partir de R$ 50.000,00, dependendo do ano dela e de quanto já foi rodado.  

Qual é a diferença entre camioneta e caminhonete?  

O próprio CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diferencia as categorias desses veículos, cada um com sua função específica, sendo:   

– Caminhonetes: veículo destinado ao transporte de cargas, sendo que é limitado há um peso bruto de até três mil e quinhentos quilogramas – todos os modelos possuem capacidade de carga que somada ao peso do veículo, não ultrapassa esse limite. Eles possuem uma carroceria aberta atrás, totalmente separada da cabine, onde permite comportar a carga a ser transportada.    

– Camionetas: como abordado anteriormente, é um modelo muito conhecido no Brasil como SUV, e é um veículo de uso misto, possibilitando o transporte de pessoas e também o transporte de cargas, sendo sempre em um compartimento único, ou seja, existe uma cabine que é estendida por todo o veículo (diferente da caminhonete, que a cabine fica somente na frente e a carroceria aberta atrás), sendo que tanto passageiros quanto a carga vão nesse mesmo compartimento único e fechado.  

O peso bruto máximo é como a caminhonete, será sempre o peso do carro somado ao peso carga, não podendo ultrapassar os mesmos três mil e quinhentos quilogramas.     

Com a potência desses novos veículos que chegam ao mercado, precisamos redobrar a atenção nas leis de trânsito, bem como nos deveres e obrigações dos proprietários e condutores, sempre pensando no bem maior que é a sua própria segurança e a segurança do seu próximo. É importante sempre seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro, permitindo um melhor fluxo de automóveis sem muita preocupação a todos que conduzem seus veículos.   

Uma das situações em que nos deparamos com certa frequência são irregularidades como rachas em largas avenidas por todo o país, e agora vocês me perguntam, Corrida de carro: é crime? A Zapay está aqui para tirar todas suas dúvidas. 

Quais são as melhores camionetes antigas?  

Algo que vemos com muita frequência é a busca por carros comuns/populares usados, mais velhos. E isso também acontece com as camionetes antigas, pois muito se fala da qualidade dos automóveis fabricados antigamente, robustos, aparentemente mais fortes e durões na queda.  

Essas camionetas antigas fizeram o brasileiro começar a gostar desse modelo de veículo, mesmo eles sendo mais quadrados, com aparência menos despojada, mas ainda assim com o “quê” esportivo, chamativo, espaçoso.  

Algumas das melhores camionetas antigas são:   

– Jeep Grand Cherokee; 

– Chevrolet Blazer; 

– Mitsubishi Pajero Sport; 

– Ford EcoSport; 

– Nissan Pathfinder.   

As camionetas acima deram o pontapé inicial para chegarmos ao patamar desse modelo ser o queridinho aqui no Brasil, com uma mistura de melhoria em desempenho, em conforto e espaço, tecnologia e modernismo.   

Quer comprar sua nova camionete? Com a Zapay você saberá como fazer a Compra de carro com CNPJ. 

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *