Zapay > Veículo > Como polir farol: Conheça as dicas passo a passo
Você sabe como polir farol de carro? Neste conteúdo, a Zapay lhe explica o passo a passo sobre como polir farol, quais são os produtos adequados para realizar o procedimento, além de outras dicas.
O polimento do automóvel e dos respectivos componentes, como um farol, é fundamental não apenas por questões estéticas, mas também de segurança. Afinal, um farol embaçado pode atrapalhar muito na segurança no trânsito.
Embarque com a Zapay e saiba como fazer a manutenção adequada do farol do seu veículo!
Quais são os produtos para polir farol?
Antes de explicarmos quais são os produtos para polir o farol do seu automóvel, vale a pena destacar o que é o polimento automotivo.
O polimento automotivo, trata-se de um procedimento que muito ajuda na estética do seu carro ou da sua motocicleta. Afinal, com o polimento, é possível remover a tinta danificada do veículo para outro processo de pintura.
Todo cuidado é essencial na hora de polir o automóvel, o que requer treinamento e instrução adequada – pois ninguém quer que a pintura do veículo estrague, não é mesmo?! O polimento é um processo que requer a atenção e os cuidados de um especialista em estética automotiva.
Mas há alguns procedimentos que o próprio proprietário do automóvel pode fazer, dentre eles, o polimento do farol. Vale destacar que este é um componente essencial para que o veículo possa circular em vias públicas, afinal, sua conservação está diretamente relacionada à segurança de todos no trânsito.
Quando o farol apresenta desgaste prematuro, com aspecto embaçado ou mesmo amarelado, o dono do veículo pode fazer uso do polimento no item. Porém, é necessário muito cuidado para realizar este serviço. Se você se sentir inseguro para polir o farol, contrate um serviço especializado para garantir a integridade do componente e evitar mais desgastes.
Os produtos utilizados para polir o farol de um veículo automotivo são:
- Esponja ou bucha macia.
- Estopa.
- Flanelas de algodão ou microfibra.
- Sabão ou detergente neutro.
- Fita crepe larga ou semelhante.
- Massa de polir.
- Mangueira, borrifador ou spray de água.
- Lixas d’água finas, entre 1000 e 2000 (por exemplo: 1200, 1500 e 2000).
- Luvas de borracha, se desejar proteger as mãos dos produtos utilizados.
Dica da Zapay: fique por dentro sobre a lei do farol aceso.
Dicas de como polir o farol
Para realizar o polimento do farol do automóvel ou da moto é necessário seguir o passo a passo à risca, pois somente assim o resultado estará dentro do desejado.
O processo de polir o farol do veículo automotor pode ser resolvido quando se apresenta um desgaste mediano do componente. Se o farol estiver rachado ou ainda descamando, o melhor a se fazer é procurar uma avaliação profissional ou até mesmo trocar a peça. Fica a dica!
Nos tópicos a seguir, fique por dentro sobre como polir o farol do seu veículo.
Preparação para o polimento
Todo processo, seja ele qual for, começa com a preparação – e com o polimento automotivo não é diferente. A primeira obrigação do proprietário do carro ou da moto é encontrar um local adequado para que o processo possa ser realizado.
Recomenda-se que o polimento dos faróis seja feito na sombra – ou seja, distante da luz direta do Sol. Mas não é preciso exagerar: o local escolhido não deve ser completamente escuro, afinal é essencial que o serviço possa ser observado – ou seja, os detalhes devem estar visíveis ao proprietário no momento do procedimento. Não é recomendável realizar o polimento dos faróis em dias muito quentes. Fica a dica!
Após atender todos os itens citados, é necessário preparar o farol, procedimento que começa com a limpeza de superfície da peça. Para tal, o dono do veículo precisar é água corrente e sabão neutro – você pode utilizar o sabão de coco, por exemplo.
Com uma esponja ou uma bucha macia, com bastante espuma do sabão mencionado, comece a limpar todo o farol. Em seguida, você deve enxaguar o componente com bastante água corrente. É também importante limpar a carroceria no entorno do farol.
Finalmente, você deve secar os faróis do veículo. Depois, é preciso cobrir o contorno das peças com fita crepe – o objetivo desta ação é proteger a lataria do carro ou da moto.
E estes são apenas os passos iniciais para a preparação do polimento do farol.
Lixe a superfície
Mas e como polir? Nesta etapa, é necessário borrifar água sobre o farol, para deixa-lo úmido. O proprietário do veículo deve molhar também a lixa d’água e passá-la sobre a lente, com movimentos bastante suaves e repetitivos, sempre em linha reta. Nunca faça movimentos circulares ou ainda bruscos.
Dica importante: não deixe a superfície que estava molhada se ressecar. Continue borrifando água a cada intervalo de tempo – assim, você estará evitando que haja desgaste excessivo do farol.
Neste momento do procedimento, você pode iniciar o serviço com a lixa d’água mais fina. Gradualmente, conforme o polimento for avançando, é possível substituir por lixas mais grossas. Tome sempre muito cuidado para não polir excessivamente.
Depois, é necessário lavar os faróis do veículo, mais uma vez, e secá-los. Neste momento, já será possível avaliar se os faróis aparecem mais claros do que antes. Caso você não note esta diferença, repita o processo aqui descrito.
Não se esqueça: fala sempre movimentos muito suaves no momento de polir. Evite deixar marcas nos componentes do seu veículo ao realizar o procedimento.
Polimento dos faróis do carro com massa de polir
Chegou o momento de aprender sobre como utilizar a massa de polir. Você deve ter em mãos uma estopa, para aplicar este produto em cima de toda a lente, fazendo movimentos circulares. Depois, é necessário esperar um pouco para que a substância possa secar.
Lembre-se: oriente-se sempre pelas instruções descritas na embalagem da massa de polir, afinal é ali que o fabricante dá as dicas e detalhes sobre o manuseio e a aplicação do produto.
Depois, é necessário pegar a flanela e fazer o polimento do farol fazendo uso de movimentos fortes e circulares. Muito cuidado e atenção nesta etapa do polimento.
Cabe ao dono do veículo se manter areando os faróis do veículo automotivo até que a superfície encontre-se brilhando nitidamente. Tenha em mente que, para chegar neste resultado, é necessário investir um tempo um pouco longo, além de persistência, paciência e força.
Quando o assunto é polimento do farol, não descarte a possibilidade de passar mais uma demão de massa polidora. E nesta repetição do procedimento novamente é necessário espalhar o produto fazendo uso da força e também dos movimentos circulares.
Desse modo, quando polimento for finalizado, é necessário pegar um pedaço de estopa limpa e, então, remover a massa de polir.
A referida etapa de polimento com massa também pode ser feita a partir do uso de uma máquina de polimento, que se chama politriz. Porém, saiba que ela não é para qualquer pessoa que esteja interessada em polir o farol do carro ou da moto.
A politriz demanda conhecimento de seu funcionamento, além de experiência com o procedimento e o manuseio. O uso incorreto da máquina pode acarretar em danos ao farol do veículo.
Dica: o processo aqui explicado é também aplicável nas luzes traseiras ou lanternas.
Dica da Zapay: saiba mais sobre farol de milha, o que é permitido e o que diz o Código Brasileiro de Trânsito.
Dicas sobre o polimento automotivo
Confira algumas dicas para o polimento do seu carro, moto, ônibus ou caminhão. Tenha sempre em mente que este é um processo que vai muito além da estética: ele é também fundamental para o bom funcionamento dos componentes do veículo, para a segurança de todos no trânsito e para a valorização do automóvel.
- Não tenha medo em contar com a ajuda do seguro do veículo que você contratou. Este serviço pode lhe apresentar uma lista de oficinas credenciadas para que o serviço de polimento possa ser feito com profissionais qualificados, o que traz tranquilidade e segurança.
- Vai iniciar o polimento do seu veículo, seja o procedimento feito por você mesmo ou por um profissional? Saiba que é essencial que o automóvel esteja limpo. Atentar-se para que o veículo esteja completamente asseado faz com que o polimento seja melhor realizado.
Antes de receber produtos, como a cera, o carro deve estar seco. Outro ponto de atenção: não é recomendável aplicar os produtos para polimento sob o Sol – procure estacionar o veículo em um local coberto ou de sombra e só depois disso inicie o polimento.
- Quando for polir, utilize uma estopa. Dica: o pedaço da estopa deve ter aproximadamente o tamanho da sua mão, facilita para fazer os movimentos circulares e constantes.
- Quando for retirar a cera – processo que costuma durar aproximadamente 30 minutos, após a aplicação – faça uso de um algodão ou uma flanela. Não se esqueça de retirar o produto sempre fazendo movimentos circulares.
- Durante toda a vida útil do veículo, recomenda-se que o polimento seja feito, no máximo, três vezes. O procedimento de polimento retira um pouco a camada de verniz que já vem no carro, por conta dos produtos abrasivos. Isso evita também que as peças de plástico fiquem esbranquiçadas. Afinal, ninguém quer o veículo todo marcado, não é mesmo?!
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.