neblina
Categories:

Cuidados para se ter ao dirigir sob neblina

Neblina, nevoeiro, névoa. São situações advindas de fenômenos naturais que demandam atenção dos motoristas, afinal, oferecem mais dificuldade nas pistas e maior chance de acidentes.

Conheça dicas importantes para manter a segurança na condução, além de quais recursos do veículo devem ser utilizados e, principalmente, como fazer uso dessas luzes. 

– Dicas importantes para dirigir com segurança na neblina 

– Reduza a velocidade e mantenha distância 

– Utilize apenas faróis baixos 

– Evite parar no acostamento 

– Pisca-alerta desligado até parar 

– Observe placas e indicações para se orientar 

– Atenção redobrada

Dica da Zapay: fique por dentro sobre o que é a operação descida da Imigrantes.

Dicas importantes para dirigir com segurança na neblina 

Viajar para regiões com serra, mata e umidade faz com que o condutor enfrente alguns desafios, dentre eles, a neblina. Não à toa, para encarar esse desafio na condução, é necessário ter atenção a diversos aspectos. Vale dizer que há outros fenômenos naturais que demandam cuidado de motoristas e passageiros também.

Lembre-se, amigo condutor: a neblina, também conhecida névoa ou bruma, diz respeito a uma nuvem em contato com ou próxima do solo. Tal nuvem é formada quando há a condensação (do estado gasoso para o estado líquido) da água evaporada. 

Assim, a neblina pode comprometer a visibilidade do condutor, o que aumenta os riscos nas estradas. Nos próximos tópicos, confira dicas importantes para que você possa dirigir seu veículo com segurança em trechos com névoa, de modo a garantir uma viagem tranquila e, principalmente, livre de acidentes.

Dica da Zapay: desça a serra engrenado – a gente lhe explica como.

Reduza a velocidade e mantenha distância 

Quando há neblina, é essencial reduzir a velocidade do veículo, de modo a evitar os movimentos bruscos, que possam comprometer o controle do automóvel ou da motocicleta. Ainda: o motorista deve aumentar a distância em relação aos outros veículos, de modo a garantir um espaço de segurança.

Em um contexto ideal, os carros à frente devem ser apenas visíveis. Assim, o condutor poderá ter espaço suficiente para frear ou mudar de direção, se for necessário. 

Dica da Zapay: conheça a BR-116.

Utilize apenas faróis baixos 

Um gesto equivocado que muitos motoristas cometem é acionar os faróis altos durante a neblina, com o intuito de melhorar a visibilidade na pista. Contudo, isso não é aconselhável pois pode causar reflexos e atrapalhar a visão do condutor e dos demais motoristas que estejam trafegando no sentido contrário.

Assim posto, é importante que o motorista escolha o uso de faróis baixos em condições de neblina.

névoa

A comunicação de um veículo por intermédio de faróis e luzes é de suma importância para garantir a segurança de todos na via e uma condução adequada e com respeito à vida. Afinal, os faróis de um carro desempenham várias funções essenciais e com finalidades específicas. Confira quais são as principais luzes de um carro:

  • Farol baixo (lanterna baixa ou luz de posição): ilumina a estrada à frente do veículo. É acionado para a condução regular em condições normais, especialmente à noite ou em áreas com pouca iluminação.
  • Farol alto (lanterna alta): oferece uma iluminação mais intensa à frente do veículo. É acionado em estradas pouco iluminadas, sem tráfego no sentido contrário, ou para melhor visibilidade em condições adversas.
  • Farol de neblina: melhora a visibilidade em condições de neblina ou chuva intensa. É usada em conjunto com os faróis baixos em condições de visibilidade reduzida.
  • Luz de setas (pisca-alerta): indica a intenção de virar à esquerda ou à direita, ou de fazer uma mudança de faixa. É acionada pelos indicadores de direção.
  • Luz de freio: indica que o veículo está desacelerando ou parando. É automaticamente ativada quando o motorista pisa no pedal de freio.
  • Luz de ré: ilumina a área atrás do veículo ao engatar a marcha à ré. Essa luz facilita a marcha à ré e alerta os outros usuários da estrada.
  • Luz de circulação diurna (DRL): torna o automóvel mais visível durante o dia. É ativada automaticamente quando o veículo está em movimento durante o dia.
  • Luz de cortesia (interior): ilumina o interior do veículo, facilitando a visibilidade durante a entrada e saída. Geralmente, é acionada ao abrir portas.
  • Luzes de advertência (pisca-alerta de emergência): sinaliza uma situação de emergência, como uma parada repentina na estrada. É ativada manualmente pelo motorista nesse tipo de situação.

Evite parar no acostamento

Caso a neblina esteja muito densa, de modo a comprometer a continuidade da viagem, a recomendação é parar o veículo em um local seguro. Porém, o amigo condutor deve evitar parar o carro na via ou no acostamento – afinal, é fundamental que tais áreas estejam desobstruídas.

Vale a pena procurar um posto de gasolina, uma área de descanso ou ainda qualquer outro lugar apropriado para aguardar até que a neblina se dissipe antes de seguir viagem.

Pisca-alerta desligado até parar 

É importante ter em mente que o pisca-alerta é um recurso de segurança fundamental em veículos automotores. Porém, ele deve ser acionado somente quando o carro estiver parado ou em casos de emergência – nessas situações, é necessário estacionar na via ou no acostamento.

Mais um ponto de atenção: o condutor deve evitar ligar o pisca-alerta enquanto o automóvel estiver em movimento, afinal esse gesto pode confundir os demais motoristas e, consequentemente, gerar situações de perigo.

Observe placas e indicações para se orientar

Ao dirigir seu veículo, em situação de neblina, o motorista deve evitar olhar diretamente para a névoa em busca de orientação. A conduta correta é atentar-se às placas de sinalização, indicações luminosas, faixas no solo e ao próprio asfalto para se manter no caminho exato.

Os seus ouvidos também devem trabalhar nesse momento, com atenção especial aos sons, tais como freadas e buzinas – essa comunicação pode indicar perigos iminentes na pista. 

nevoeiro

Atenção redobrada ao dirigir na neblina

Vale a pena destacar mais uma vez que a atenção redobrada em situação de neblina nunca é demais, amigo condutor. Afinal, as condições de visibilidade são adversas e desafiadoras. 

Isso ocorre, pois, a neblina é composta por gotículas de água em suspensão na atmosfera, que reduzem a visibilidade e podem criar uma névoa densa ao redor.

Fique ligado sobre alguns motivos pelos quais a atenção do motorista é crucial nessas condições de névoa:

  • Redução da visibilidade: a neblina diminui a visibilidade, tornando difícil enxergar outros veículos, obstáculos na estrada e sinais de trânsito, o que, por consequência, aumenta o risco de colisões, sobretudo, se os motoristas não conseguirem identificar objetos à frente a tempo de reagir adequadamente.
  • Tempo de reação aumentado: com a visibilidade comprometida, o tempo de reação dos motoristas é prolongado – ou seja, ele levará mais tempo para perceber uma situação de perigo e tomar as medidas necessárias para evitar um acidente.
  • Condições de estrada escorregadias: em algumas situações, a neblina pode estar associada à umidade, tornando a superfície da estrada molhada e escorregadia. Essa característica pode afetar a aderência dos pneus, aumentando ainda mais o risco de derrapagens e perda de controle do veículo.
  • Uso limitado dos retrovisores: a névoa densa pode limitar a eficácia dos retrovisores, tornando mais difícil para os motoristas observar o tráfego ao seu redor. Esse ponto é especialmente preocupante ao se realizar manobras, como trocas de faixa ou ultrapassagens. Fique ligado!
  • Necessidade de faróis baixos: em condições de neblina, é recomendável usar os faróis baixos para melhorar a visibilidade. No entanto, isso também pode significar que outros motoristas podem ter dificuldade em enxergar o automóvel se as luzes de freio não estiverem sendo usadas. A atenção do motorista é crucial para garantir que as luzes adequadas estejam sendo usadas.

 

Já deu para perceber que a atenção redobrada do motorista em situações de neblina é essencial para compensar a redução da visibilidade, não é mesmo?! Além disso, esse cuidado permite uma condução mais segura e a prevenção de acidentes. 

O cuidado na condução de veículo automotor, em situação de neblina, inclui a adaptação da velocidade, o uso adequado dos faróis e a prontidão para reagir a situações imprevistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *