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Filtro de ar esportivo vale a pena?

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Confira o que é o filtro de ar esportivo e quais são as principais características dessa peça. Saiba para que serve o filtro esportivo, potenciais prejuízos, como é feita sua instalação, valores, dentre outras dicas.

Coloque seu cinto de segurança e embarque nessa com a Zapay.

– O que muda no filtro de ar esportivo? 

– Para que serve o filtro de ar esportivo? 

– Prejuízos? 

– Como instalar o filtro de ar esportivo? 

– Valores do filtro de ar esportivo? 

– Tempo de troca 

– Quantos cavalos aumenta o filtro de ar esportivo?

Dica da Zapay: carro batido, o que vale a pena fazer? Fique tranquilo e conheça as nossas dicas. 

O que muda no filtro de ar esportivo? 

Os filtros de ar esportivos são projetados para melhorar o fluxo de ar em um motor, o que pode potencialmente aumentar o desempenho em termos de potência e torque, bem como melhorar a resposta do acelerador. No entanto, há algumas mudanças e considerações importantes ao usar um filtro de ar esportivo que são fundamentais que o amigo condutor tenha em mente.

Vale destacar que os filtros de ar esportivos são projetados para permitir um maior fluxo de ar em comparação com os filtros de ar originais. Nesse processo, mais ar pode entrar no motor, o que é benéfico para a combustão e, potencialmente, para o desempenho.

Em muitos casos, a instalação de um filtro de ar esportivo pode resultar em um aumento modesto de potência e torque, especialmente em rotações mais altas. No entanto, o ganho real de desempenho pode variar a depender do veículo e de outros fatores.

Ainda: os filtros de ar esportivos também podem alterar o som do motor. Eles costumam produzir um som de admissão mais audível e esportivo, devido ao maior fluxo de ar e à ausência de restrições.

Mais um ponto é que os filtros de ar esportivos, geralmente, são projetados para serem laváveis e reutilizáveis. Desse modo, o condutor não precisa substituí-los com tanta frequência quanto os filtros de ar convencionais. No entanto, eles requerem limpeza periódica e manutenção adequada para manter sua eficácia.

Contudo, os filtros de ar esportivos podem ser menos eficazes na filtragem de partículas de sujeira e detritos do ar de admissão em comparação com filtros de ar originais. Como consequência há uma maior exposição do motor à sujeira, o que pode afetar a durabilidade do motor a longo prazo.

Em alguns casos, a instalação de um filtro de ar esportivo pode anular a garantia do fabricante do veículo, se for determinado que o filtro causou danos ao motor. Portanto, é importante verificar as políticas de garantia do fabricante antes de fazer essa modificação. Fique atento, amigo condutor!

Para obter o máximo benefício de um filtro de ar esportivo e evitar problemas de desempenho, é importante considerar a sintonia do motor. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar o mapeamento do motor para acomodar o maior fluxo de ar.

Em suma, os filtros de ar esportivos podem proporcionar benefícios em termos de desempenho e som do motor, porém também há considerações importantes, como manutenção adequada, possíveis problemas de proteção contra sujeira e a possibilidade de anulação de garantia. 

Antes de instalar um filtro de ar esportivo, é fundamental fazer pesquisas e considerar suas necessidades específicas e metas de desempenho.

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Para que serve o filtro de ar esportivo? 

É importante saber que a função do filtro de ar esportivo é a mesma que um filtro de ar padrão. Contudo, a diferença é que o filtro de ar esportivo consegue colocar mais ar para a câmara de combustão dentro do motor. Com tal processo, o carro consegue realizar uma maior queima de combustível. O resultado: o veículo ganha mais potência.

Um ponto importante: o aumento da potência depende do motor do carro, de modo que pode variar. Assim, os fatores a serem considerados são a condição do motor e sua potência original.

Vale destacar que o filtro de ar tem como objetivo primário evitar que as impurezas cheguem ao motor do automóvel – assim, o ganho de potência é somente mais uma vantagem. 

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Prejuízos do filtro de ar esportivo

Nem tudo são flores, amigo motorista. É importante frisar que o ganho de potência pode não fazer sentido em baixas rotações. Por exemplo, o condutor que reside em uma cidade grande talvez não perceba a diferença com o motor de seu veículo. Isso ocorre devido ao trânsito intenso e, não raro, caótico, de grandes centros.

Por sua vez, em uma estrada, com o motor com a rotação alta, a diferença é mais evidente – o que não ocorre nas cidades. Assim, o filtro de ar esportivo pode trazer prejuízos a médio prazo, afinal, ele permite uma entrada maior de ar, o que faz com que ele tenha menos camadas no papel.

Mais um ponto: ter menos camadas no papel pode fazer com que minúsculas partículas de poeira e fuligem cheguem ao motor, o que contribui para o desgaste excessivo dos cilindros. 

Desse modo, para liberar mais entrada de ar no motor, o filtro esportivo apresenta menos camadas no papel. Assim, libera bastante sujeira e poeira para a câmara de combustão, que, com o tempo, podem se tornar uma espécie de lixa, o que provoca desgaste em demasia nos cilindros. 

Tal prejuízo é o motivador para que existam filtro de ar para veículos esportivos, os quais possuam troca de componentes com mais frequência. Por conta disso, o filtro de ar esportivo não é indicado para a utilização no longo prazo.

filtro esportivo

Como instalar o filtro de ar esportivo? 

É importante ter em mente que há uma grande diferença entre o formato de um filtro de um filtro de ar esportivo e um filtro de ar tradicional. Afinal, enquanto um apresenta formato quadrado, o outro tem a forma cilíndrica.

Assim, os filtros de ar mais tradicionais ficam em uma espécie de receptáculo, que é a caixa de ar. Por sua vez, a instalação do filtro de ar esportivo acontece de forma simples, conforme podemos conferir a seguir:

  1. Desmontar a caixa de ar: nessa primeira etapa, é necessário retirar a caixa de ar por completo do motor do carro. Trata-se de um processo fácil de fazer, pois basta retirar a braçadeira presa no duto de ar e soltar a caixa.
  2. Encaixar o filtro de ar esportivo: após a retirada da caixa de ar, é preciso colocar o filtro de ar esportivo. Tal peça entra diretamente no bucal do duto de ar. Vale dizer que não há necessidade de uma caixa para proteger esse filtro de ar.
  3. Fixar o filtro com a braçadeira: com a braçadeira original, é necessário prender o filtro de ar esportivo – e, assim, a peça estará instalada. Ainda: é essencial ficar atento para saber se o item é compatível com o motor do carro em questão, pois, a depender da situação, pode demandar o uso de um adaptador.

Valores do filtro de ar esportivo? 

Há uma certa facilidade para que os condutores possam optar pelos filtros de ar esportivo, que é o acesso. Em um comparativo: um filtro de ar tradicional em um Chevrolet Onix custa cerca de R$ 30. Considerando o mesmo carro, o filtro de ar esportivo sai por aproximadamente R$ 100.

Tempo de troca 

O tempo de troca de um filtro de ar tradicional pode variar, afinal, depende do ambiente de rodagem do carro. Porém, é recomendado que seja feita uma análise visual no produto, periodicamente, para que seja possível verificar o nível de contaminação do mesmo. 

Essa lógica serve também para o filtro de ar esportivo.

Quantos cavalos aumenta o filtro de ar esportivo?

É importante não se iludir, amigo motorista, pois o ganho de potência do filtro de ar esportivo é pouco – o aumento pode chegar a até 3%. 

Para se ter uma ideia, caso o motor do veículo seja de 100 cv de potência, o uso do filtro de ar esportivo fará com que o propulsor apresente 103 cv de potência.

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Conheça outras maneiras de ganhar potência em seu carro

A depender da situação, pode ser que a troca de filtro de ar não seja a melhor opção para ganhar potência com o automóvel, caso essa seja uma necessidade do amigo condutor.

Há outros itens que podem ajudar, porém é fundamental ter em mente que algumas modificações demandam pedir autorização ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

  • Turbo: trata-se de um equipamento que, quando adicionado aos motores a combustão interna, faz com que o sistema se aproveite dos gases de escape para injetar mais ar nos cilindros. Porém, é válido frisar que muitos automóveis não são projetados para receber esse tipo de equipamento – atente-se a isso, motorista. Desse modo, é fundamental estar ciente dos riscos de diminuição da expectativa de vida do motor.
  • Escapamento: a troca de escapamento é mais uma opção para ganhar mais potência. Com o abafador, que é a peça que gera uma menor restrição à passagem dos gases, o fluxo de ar da combustão sai com mais liberdade pela ponteira, o que aumenta a performance.

Desse modo, os ganhos de potência podem atingir até 15%. Ainda: o ronco do motor do veículo fica mais agressivo ao se utilizar o abafador esportivo – que também pode ser chamado de silencioso esportivo.

  • Chip de remapeamento: os automóveis mais atuais apresentam uma enorme variedade de componentes eletrônicos. Assim, com o chip apresenta-se mais uma maneira para aumentar a potência do veículo. Esse pequenino dispositivo eletrônico modifica o mapeamento da injeção do carro, de modo a fazer o motor avançar o ponto de ignição e injetar mais combustível na mistura.

Considerando qual é a marca ou o modelo do carro (essa variante é relevante), a instalação do chip de remapeamento pode oferecer um aumento de potência no motor que pode variar entre 15% e 65%. 

  • Entradas de ar e acessórios: mais uma opção é o aumento das entradas de ar do carro – trata-se de uma saída simples e não mecânica para aumentar a potência do veículo. Essa mudança pode fazer com que o consumo de combustível diminua. 

Para tal mudança, é necessário instalar um kit de admissão direta, que pode trazer como resultado um aumento de cerca de 10 cv de potência. 

Quando o assunto é alterações no veículo, é fundamental que o motorista tenha em mente o que diz o artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro. Afinal, há uma série de cuidados que o proprietário deve estar atento para que seu veículo possa circular dentro daquilo que pede a legislação de nosso país.

Segundo o texto do artigo, o motorista que for flagrado conduzindo veículo em situações como:

I – Com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado.

II – Transportando passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

III – Com dispositivo antirradar.

IV – Sem qualquer uma das placas de identificação.

V – Que não esteja registrado e devidamente licenciado.

VI – Com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade.

Tais situações configuram infrações gravíssimas, cuja penalidade é multa e apreensão do carro, além da remoção do veículo em questão.

Já em situações em que o automóvel se apresenta:

VII – Com a cor ou característica alterada.

VIII – Sem ter sido submetido à inspeção de segurança veicular, quando obrigatória.

IX – Sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante.

X – Com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN.

XI – Com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.

XII – Com equipamento ou acessório proibido.

XIII – Com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados.

XIV – Com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso, quando houver exigência desse aparelho.

XV – Com inscrições, adesivos, legendas e símbolos de caráter publicitário afixados ou pintados no para-brisa e em toda a extensão da parte traseira do veículo, excetuadas as hipóteses previstas no CTB.

XVI – Com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas.

XVII – Com cortinas ou persianas fechadas, não autorizadas pela legislação.

XVIII – Em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído.

XIX – Sem acionar o limpador de para-brisa sob chuva:

Todos esses cenários configuram infração grave, cuja penalidade é multa, além de retenção do carro para regularização.

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Alessandra

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

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