Categories:

Licenciamento no DETRAN MS: como fazer?

É muito fácil de entender a relação DETRAN MS – licenciamento. O licenciamento de veículo no Brasil varia pouco de estado para estado, mas a Zapay pensou nesse artigo para você que é do Mato Grosso do Sul saber como se consulta licenciamento DETRAN MS e muito mais. Aperte os cintos e vem com a gente.

Como emitir licenciamento 2022?

Mas, afinal de contas, como emitir o licenciamento DETRAN MS 2022? Ou ainda, como imprimir o licenciamento? Você não sabe ou tem dúvida em como pagar sua taxa de licenciamento? Então siga com a gente.

Antes de mais nada, para que donos de veículos possam ter acesso a informações e datas referentes ao licenciamento 2022, o DETRAN MS (Departamento Estadual de Trânsito – neste caso, do Mato Grosso do Sul) de cada estado da nossa federação deixa aberto aos motoristas em seu site oficial uma área para consulta.

Então, comece acessando o site e siga passo a passo para conseguir obter informações sobre o valor a ser quitado, data de pagamento e muitos outros dados importantes, que valem sempre estar à mão.

O pagamento do licenciamento 2022 é feito através de uma guia de recolhimento, disponível no site oficial do DETRAN de cada estado. Todo o proprietário de veículo pode imprimir essa guia ou recebê-la pela internet

Já com o boleto impresso ou em seu e-mail, é preciso ficar de olho na data vigente para vencimento. O pagamento pode ser feito em agências autorizadas ou em qualquer unidade de atendimento do DETRAN.

Prontinho, agora é esperar. Dias depois do pagamento ser processado, um novo CRLV (Certificado de Registo e Licenciamento de Veículo) é enviado para a residência do proprietário do veículo.

Fique de olho no vencimento do licenciamento

Se atentar à data de vencimento do licenciamento 2022 MS para o seu veículo é o primeiro passo. O calendário de pagamento varia de acordo com o mês e também o final da placa do carro.

Quite todos os débitos pendentes do veículo

Pagar o IPVA 2022 MS e multas pendentes para realizar o licenciamento é essencial. Se existir algum débito pendente, você não vai conseguir licenciar o seu carro e muito menos emitir o documento atualizado. Por isso, recomendamos o pagamento o mais breve possível, mesmo que de forma parcelada.

Como imprimir licenciamento 2022 MS?

Para contar como imprimir o licenciamento, vamos começar falando sobre o CRLV. No começo de 2021, o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico) foi aos poucos substituindo o CRLV impresso em todo o país.

Desde então, o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) não emite mais o documento em papel-moeda, mas fique tranquilo: ainda possível imprimi-lo em uma folha A4 comum. E, melhor ainda, o motorista pode ter o documento físico sem precisar ir ao órgão de trânsito.

Para imprimir o CRLV-e em casa, basta acessar o portal do Detran do seu estado e seguir as instruções:

  • Entre na aba “Veículos”.
  • Acesse o campo “Licenciamento anual (CRLV-e)”.
  • Entre em seu cadastro pessoal.
  • Clique na opção Licenciamento Anual e depois Licenciamento digital (CRLV-e).
  • Indique o número do RENAVAM e a placa do veículo.
  • Após esse passo a passo, o documento estará disponível para download e impressão.

É moderninho e quer saber mais sobre a CRLV digital, tem artigo da Zapay para você também!

Como baixar o documento do veículo em PDF?

Outra forma de acessar o seu CRLV é pelo aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”:

  • Entre no app pela sua conta pessoal (se ainda não tiver o cadastro, registre-se pelo site do Governo Federal) e clique em “Veículos”.
  • Depois disso, toque em “Baixar CRLV Digital”. Caso tenha mais de um carro, indique o veículo cujo documento você quer baixar.
  • Em seguida, o CRLV-e será exibido na tela. Clique no botão indicado no canto inferior direito do celular e vá em “Exportar”. Ao pressionar novamente “Exportar”, o arquivo PDF poderá ser salvo em um outro aplicativo, como o Google Drive.

Como consultar licenciamento 2022?

Existem várias formas de consultar o seu licenciamento 2022, inclusive no app da Zapay.

Como pagar licenciamento 2022 DETRAN MS?

Tem dúvidas em como proceder com o pagamento. Antes de tudo, para que os donos de veículos possam ter acesso a informações e datas referentes ao licenciamento 2022, o Detran de cada estado brasileiro disponibiliza em seu site oficial uma área para consulta.

Basta acessar e seguir os passos para conseguir obter informações sobre o valor a ser quitado, data de pagamento e muitos outros dados importantes, que valem sempre estar a mão.

O pagamento do licenciamento 2022 é feito através de uma guia de recolhimento, disponível no site oficial do DETRAN de cada estado. Todo o proprietário de veículo pode imprimir essa guia ou recebê-la pela internet

Agora já em posse do boleto, e respeitando a data vigente na tabela, o pagamento pode ser feito em agências autorizadas ou em qualquer unidade de atendimento do DETRAN.

Prontinho, agora é só esperar! Dias depois do pagamento ser processado, um novo CRLV – Certificado de Registo e Licenciamento de Veículo é enviado para a residência do proprietário do veículo.

Como a Zapay pode me ajudar?

Pague os seus débitos veiculares com a Zapay! A Zapay lhe ajuda com todas estas questões e suas eventuais dúvidas sobre o processo de licenciamento.

Na hora de efetuar o pagamento do seu imposto anual, por exemplo, a gente também lhe ajuda.

Para efetuar o pagamento do seu licenciamento e de outros débitos veiculares, a Zapay é uma mão na roda! Afinal, estamos presentes em 25 estados brasileiros e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos, integrados aos DETRANs de todas as regiões do Brasil.

E a Zapay atende a todas as preferências, tanto se você deseja pagar os débito on-line quanto se também preferir a quitação em postos físicos. Aquilo que for mais confortável ao motorista e sua família.

Na Zapay, você pode consultar os débitos do veículo, como licenciamento, IPVA, multas de trânsito e DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Para isso, é preciso seguir este passo a passo:

  1. Consultar os débitos pela placa do veículo.
  2. Se existirem débitos de seu veículo em aberto, estas informações aparecerão na tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com esta ativação, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  1. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX, pagar via boleto, TicketLog ou ainda Voucher. É só escolher a opção e efetuar o pagamento.

Qual a importância do licenciamento?

O licenciamento de um veículo é fundamental para o processo de regularização de um carro. É ele que dá permissão para livre circulação sem restrições ou problemas com a fiscalização. Por meio dele, o motorista consegue obter o CRLV, um documento que deve ser o companheiro inseparável na hora da direção, isso para diversas situações, como no caso de uma blitz policial.

Se formos usar uma metáfora, podemos dizer que o licenciamento é o equivalente a um “laudo médico” do carro.

Isso é, esse documento comprova que o carro está em condições seguras para andar nas ruas e rodovias, e não é um veículo clonado, roubado ou furtado e, ainda, atende as expectativas legais em relação a sustentabilidade, emitindo o número de decibéis permitido pela lei tal como a emissão de gases poluentes até uma faixa aceitável.

Licenciar o carro faz parte da série de obrigações que devem ser cumpridas todos os anos pelos donos de veículos.

Vale lembrar que, além dele, é preciso ficar atento a outros dois pagamentos: o do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Como ele deve ser feito todos os anos, ou seja, é uma despesa que deve estar no seu planejamento de vida caso seja dono de um carro, você deve se planejar para que o valor não te surpreenda e pese menos no seu bolso. Cada estado e município tem sua maneira e datas específicas para realizar esse procedimento, então fique atento.

Tenho que estar com esse documento em dia?

Dirigir sem estar com o licenciamento em dia traz uma série de problemas legais, ou seja, muito stress para o motorista. Por isso, trouxemos uma série de razões para você ter o documento em mãos e o licenciamento pago toda vez que for dirigir seu automóvel.

Olha só o que acontece se a licença não for paga:

  • Recebimento de uma multa

Tem multa pesada pro bolso, viu? A lei de trânsito prevê uma infração de natureza gravíssima ao conduzir um veículo sem o licenciamento em dia. O valor da multa é de R$293,47.

  • Perda pontos na carteira

Prepara a CNH que os pontos vêm aí! O motorista que dirigir um automóvel com o licenciamento vencido perde (7) sete pontos na carteira de motorista (CNH).

Sempre bom ressaltar que ter uma infração gravíssima em sua carteira, o motorista tem o seu limite de pontos na CNH reduzido de 40 para 30, sendo necessário ficar atento para não perder a mesma ao estourar a pontuação.

  • Risco de apreensão do veículo

Pode dizer um até logo ao seu carro! Ao ser para pelas autoridades responsáveis dirigindo um automóvel sem o licenciamento pago e vigente, ele será apreendido até que a situação seja regularizada.

  • Pagamento das diárias no DETRAN

Se o veículo for apreendido por conta do licenciamento vencido, além do inconveniente de não ter o seu veículo no dia a dia, ele precisa pagar as diárias referente ao período em que o automóvel ficou recolhido no pátio do DETRAN.

Diferença licenciamento e IPVA

São tantos documentos relacionados aos veículos que o condutor pode até ficar perdido. É super comum ter dúvidas sobre qual a diferença entre todos esses impostos e qual a função de cada um deles perante a lei e o dia a dia.

No entanto, a dúvida que a gente mais escuta é saber qual a diferença entre IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) e licenciamento. Vamos destrinchar isso?

Se por um lado o IPVA é um imposto que incide sobre a posse do bem, o licenciamento é uma autorização para que você possa andar com seu veículo nas ruas e nas estradas sem problemas.

Apesar de se tratar de dois tributos distintos, o licenciamento depende do IPVA para ser renovado. Caso o proprietário esteja inadimplente com o IPVA ou então tenha débitos referentes a autuações, não é possível fazer a renovação do licenciamento do veículo.

Porém, rodar com o IPVA atrasado não pode ser considerado uma infração. A maneira de punir o infrator que perdeu o prazo estipulado vem de outra maneira: juros e multas bem elevados, podem até mesmo duplicar o valor do IPVA se o proprietário for incluído na dívida ativa.

Tem ainda mais uma diferença importante: a data da cobrança. Se o IPVA deve ser pago todos os anos entre janeiro e fevereiro, dependendo do último número da placa, o licenciamento varia entre abril e dezembro, também seguindo uma tabela que varia conforme o último número da placa do automóvel.

Dica da Zapay: Descubra mais sobre como fazer os seus agendamentos no DETRAN MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *