CRLV Digital
Categories:

Como emitir o CRLV 2024 de forma digital – um guia prático

A pandemia com certeza trouxe mudanças significativas para todos, e duas coisas que não podemos negar é o alto número de pessoas em home office e a digitalização de vários processos antes mais burocráticos. 

Com o Detran não foi diferente! Desde 2018, o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo já tinha sua versão digital, mas era oferecida apenas em alguns Estados, sendo algo bem restrito. Desde 2020 todos os 27 DETRANs adotaram esse processo mais prático, que permite os motoristas consultarem e baixarem o CRLV Digital pelo celular ou internet.

Entenda como funciona o licenciamento digital ou CRLV digital.  

Afinal, o que é o CRLV-e?

O CRLV-e já é o seu conhecido documento de licenciamento, mas agora em sua versão digital. Ele possui as mesmas informações do CRLV impresso e a mesma validade jurídica do documento físico – 1 ano de licenciamento.  

Atualmente, o documento encontra-se disponível para download pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e em sua versão impressa pelo site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Com isso, ele pode ser acessado a qualquer hora, além de possuir garantia de autenticidade por meio de um QR Code.

A emissão é realizada de forma totalmente online, não sendo necessário comparecer presencialmente nos postos do Detran

Consigo emitir CRLV Digital, mesmo tendo débitos pendentes?

A resposta é não. Para obter o documento do veículo de forma digital, é necessário realizar o pagamento do licenciamento vigente daquele ano e todos os débitos que estejam em atraso, como multas de trânsito e IPVA.

Após concluída essa etapa, você poderá emitir o documento e seguir o guia prático abaixo.

Passo a Passo – Como emitir o meu CRLV 2024 de forma digital

1. Baixe o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) 

Para iniciar, é preciso realizar o download do aplicativo em seu smartphone. O aplicativo encontra-se disponível tanto para IOS (App Store) quanto para o sistema Android (Play Store).

Caso queira saber mais sobre as funcionalidades do aplicativo, basta acessar o nosso artigo sobre Carteira Digital de Trânsito

2. Realize o seu cadastro pelo gov.br

Após baixar o App, é preciso realizar o seu primeiro acesso. Para isso, será necessário criar uma conta no gov.br. Você terá 6 opções de como ativar esse cadastro, recomendamos selecionar a alternativa “Número do CPF”, pois é a mais rápida.

Para saber detalhes dessa etapa, acesse a página de Conta de Acesso do Governo Federal

3. Login – Primeiro acesso no aplicativo

Após realizado o seu cadastro pelo gov.br, basta voltar no aplicativo, preencher o seu CPF, tocar em “Avançar” e digitar a sua senha.

O próximo passo consiste em ler as informações sobre validade do documento e o uso de dados pelo aplicativo. Após concluir, basta clicar em “Autorizar”.

4. Acesse a aba de “Veículos”

Estamos quase terminando! Ao acessar o menu principal do aplicativo, o usuário deve clicar em “Veículos”. Em seguida, é só clicar em “Toque aqui para adicionar um CRLV”.

5. Preencha os dados do veículo 

Nesta etapa, será preciso preencher os campos com o Renavam do veículo e com o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do veículo) o antigo DUT (Documento Único de Transferência).

Mas onde encontro o código de segurança do CRV?

Diferente do CRLV, o CRV não é de porte obrigatório e não tem validade. Esse é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento do veículo e ele tem com objetivo registrar todas as suas características e dados pessoais do proprietário. 

Uma nova emissão só é necessária quando há transferência de propriedade, mudança de UF ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo. Seu código de segurança fica localizado na parte superior direita do documento, contendo onze caracteres.

6. Faça o download ou imprima o seu CRLV 2020 – última etapa!

Pronto! Depois de realizada as etapas do nosso guia prático, o seu CRLV Digital irá ficar disponível para consulta e download pelo aplicativo “CDT”. Em qualquer hora, você pode visualizar o seu documento, acessando-o mesmo sem conexão com a Internet.

Pelo aplicativo, o usuário também consegue imprimir o documento direto da sua casa, basta fazer o compartilhamento do PDF para o seu e-mail e realizar a impressão.

21 comentários: “Como emitir o CRLV 2024 de forma digital – um guia prático
  1. Amei saber dessa informação, ainda mais nos tempos de hoje, já facilita demais!!! Perfeito, tudo bem explicadinho e me tirou até dúvidas que tinha 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    1. Agradecemos muito pelo comentário, Túlio! Nesta plataforma, queremos levar cada vez mais informação aprofundada, com o objetivo de facilitar a vida dos motoristas. Por isso, ficamos felizes em saber que conseguimos te ajudar nesse propósito! Continue nos acompanhando, pois novos conteúdos estão por vir.

    1. Que bom que podemos ajudá-lo! Agradecemos pelo comentário e pelo feedback positivo sobre o nosso conteúdo. Em breve, teremos mais artigos!

      1. A atualização do exercício é algo automático quando se pagar todos os débitos que licenciam o veículo e leva geralmente 10 dias úteis após o pagamento. Neste caso é necessário esperar. Mas caso passe esse prazo e não atualize, o ideal é verificar juntamente ao Detran do seu estado se realmente não existe algum débito em aberto que impeça a atualização.

    1. Ficamos felizes em conseguir ajudar você, Daniel! Sempre que precisar se informar sobre IPVA, Multas, Licenciamento e assuntos relacionados ao Detran, você já sabe onde vir.

  2. Bom dia. Talvez possam me ajudar. Para baixar CRLV e consulta também, ao digitar placa do veículo informa “formato inválido”. Não há canal de ajuda no site. Obrigado.

  3. Bom dia. Obrigado pelo retorno. Referente msg acima, digitei placa até o fim e aceitou. Agora é o código: o CRLV anterior já é digital e não aparece como mostrado no exemplo de DUT antigo.

    1. O CRLV 2022 ainda não está disponível em alguns estados, o Detran não disponibilizou, e pode ser por isso que não está aparecendo. É essa sua dúvida?

  4. Boa tarde. Obrigado pelo retorno. Consegui chegar ao ponto de baixar CRLV mas aparece do exercício 2021. Verificarei se já disponível. A propósito, li em algum lugar que o DPVAT está suspenso. É verdade? Obrigado.

    1. Após o prazo de baixa dos débitos, o orgão tem até 15 dias úteis para atualizar o exercício do documento.
      Caso o prazo tenha sido ultrapassado, clique aqui e veja quais impedimentos podem afetar a atualização do seu CRLV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *