Licenciamento 2022
Categories:

Licenciamento 2022 MT: valor e tabela de vencimentos

Todo ano há aquela certeza, se você é proprietário de veículo automotor: é necessário pagar o licenciamento e o IPVA 2022 MT para rodar em vias públicas brasileiras dentro da lei. Esta é uma responsabilidade que todo motorista e/ou dono de automóvel assume e ela faz sentido no que diz respeito à segurança e à manutenção do trânsito nacional.

Não dá para bobear quando o assunto é o licenciamento 2022 MT e também outros débitos que seu veículo venha a ter, não é mesmo?! Por isso, é muito importante que você saiba onde é possível fazer a consulta destes documentos. 

Se você está buscando uma nova maneira rápida, segura e fácil para pagar e gerenciar os débitos do seu carro, como IPVA, licenciamento, multas, DPVAT, a Zapay pode ser uma das melhores e mais confiáveis opções disponíveis no mercado.

Com a Zapay você pode pagar online, a empresa possui a maior cobertura nacional de consultas de veículos, integrados com 25 DETRANS de todas as regiões brasileiras.

A Zapay facilita o pagamento em até 12x de IPVA, Multas e licenciamento do veículo

Faça sua consulta gratuita e pague em até 12x.

Valor do licenciamento 2022 MT

Como você já sabe, o licenciamento é um imposto anual cobrado a todos os veículos automotores, independentemente de sua categoria. Para 2022, o valor cobrado pelo DETRAN MT é de R$140.

Calendário de licenciamento 2022 MT

Confira na tabela a seguir como se dá a distribuição para o pagamento do licenciamento dos veículos no estado do Mato Grosso, segundo o DETRAN MT.

Final da placa Mês de vencimento de licenciamento 2022
1

2

3

Março
4 Abril
5 Maio
6 Junho
7 Julho
8 Agosto
9 Setembro
0 Outubro

Cabe a você, motorista, estar atento quando ao mês de licenciamento de seu veículo. E por que essa responsabilidade tão personalizada? A resposta é direta e tem muito da praticidade: o licenciamento 2022 tem a ver com o final da placa de seu automóvel. Ou seja, para cada final, há um mês do ano designado para que os condutores possam quitar os débitos relacionados ao licenciamento.

Fique muito atento à data que diz respeito ao seu carro e não vacile. Andar com o carro irregular pode custar caro para o bolso e para sua carteira nacional de habilitação. Guarde essa dica!

Consulte e pague o licenciamento do seu veículo de forma simplificada

Após a aprovação do pedido, os débitos irão ser liquidados junto à rede bancária. Depois desse processo, o DETRAN solicita até 2 dias úteis para que os débitos sejam baixados no sistema.

Faça sua consulta gratuita e pague em até 12x.

APP Zapay

O licenciamento pode ser parcelado?

Sim! ☺

Todo cidadão do Mato Grosso que possuir dívidas de qualquer natureza relativas a veículos automotores podem realizar a quitação dos débitos em até 12 vezes utilizando cartões de crédito.

Dica: é possível utilizar até três (3) cartões de crédito diferentes, independentemente de ser da titularidade da pessoa que está pagando os débitos, garantindo a integridade da operação mediante senha pessoal e intransferível do título do cartão.

Vale ressaltar que podem ser parcelados todo os débitos veiculares, como multas, IPVA (inscrito ou não em dívida ativa), Seguro DPVAT e taxa de licenciamento. Fica a dica!

Você pode ainda utilizar a Zapay para realizar o pagamento dos seus débitos veiculares. Afinal, a Zapay é sempre uma mão na roda e oferece um serviço prático e rápido para que você possa circular com o seu veículo, de qualquer uma das categorias de CNH, tranquilo e dentro da legislação.

Em nossa página, além de parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito, você pode ainda fazer um PIX ou pagar via boleto bancário, TicketLog ou ainda Voucher. É só selecionar a opção que melhor cabe em seu bolso – e no seu orçamento familiar.

Como consultar o licenciamento no DETRAN MT

Sim, pensar junto os termos DETRAN MT licenciamento, faz total sentido, uma que o Departamento Estadual de Trânsito é o órgão responsável por emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento e transferência de veículos. Desse modo, cabe ao DETRAN coordenar, realizar a fiscalização de trânsito, além de autuar e aplicar as medidas administrativas necessárias pelas infrações, conforme previsto no CTB (o Código de Trânsito Brasileiro) e de sua competência. Ou seja, pela própria função do DETRAN, é nele que você deve fazer o seu licenciamento 2022 MT.

O jeito mais rápido de consultar seu licenciamento é on-line. Você deve acessar a página do DETRAN MT – e nele, basta ir na opção “Consulte seu veículo”.

O DETRAN MT indica ainda outros dois canais onde é possível fazer o acesso on-line: o aplicativo MT Cidadão (do Governo do Estado) e o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (do Governo Federal).

O site oficial do DETRAN MT destaca que é obrigatório efetuar a atualização do licenciamento anual do veículo, conforme a exigência do artigo 131 do CTB.

Quais são as condições para pagar o licenciamento 2022?

O DETRAN MT ainda explica alguns pontos importantes para que seja possível pagar o licenciamento anual do seu veículo. Confira e fique atento para estar com a documentação em dia para conseguir prosseguir no processo de licenciamento, segundo o DETRAN MT:

  1. O licenciamento (CRLV-e – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital) somente será emitido, quando todos os débitos do veículo, relativos ao licenciamento, seguro DPVAT [Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres] (até o ano de 2020), IPVA (Imposto sobre Propriedade do Veículo Automotor) e multas de trânsito, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas Art. 131, parágrafo 2º CTB forem quitados.
  2. O licenciado poderá ser emitido com IPVA parcelado, desde que não tenha parcelas em atraso.
  3. Veículos com GNV (Gás Natural Veicular) deverão realizar inspeção junto ao INMETRO (Laudo CSV periódico). O INMETRO é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que regula produtos s serviços com foco na segurança.
  4. Veículo com restrições administrativas com motivo para bloqueio do licenciamento, tais como Judiciais ou RENAJUD (Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores) deverão providenciar a regularização para geração do licenciamento.

O departamento de trânsito mato-grossense observa ainda que o IPVA deve será ser consultado no site da Sefaz (Secretaria da Fazenda Planejamento) e que, a partir de 2021, não haverá cobrança da taxa do seguro DPVAT.

Como pagar o licenciamento de 2022?

Realizar o pagamento do licenciamento é um processo bastante simples, Para tal, você deve acessar o portal do DETRAN MT. É possível quitar este débito utilizando o Internet Banking ou ainda pagar nas agencias conveniadas do estado.

Você pode ainda acessar a guia do licenciamento pelo portal do Sefaz. É necessário solicitar a emissão de DAR (o guia do pagamento) e baixar este documento.

Vale lembrar que você pode utilizar ainda o MT Cidadão e a Carteira Digital de Trânsito.

Quando vence o licenciamento MT 2022?

Como você pode aprender no tópico anterior, a data de vencimento do licenciamento de um veículo está diretamente relaciona à sua terminação na placa.

Sendo assim, para veículos cujo final de placa seja os números 1, 2 ou 3 o prazo de financiamento venceu em março de 2022. Já para os veículos com terminação 4, a data limite foi abril. Veículos com a placa de final 5 tiveram o vencimento do licenciamento em maio deste ano. Por sua vez, os automóveis cujo final de placa é 6, o vencimento aconteceu no último mês de junho.

Caso você tenha um veículo cuja terminação de placa é 7, saiba que é necessário se preparar para Julho, que é quando vence o licenciamento. Ao veículo com terminação 8, o prazo para executar o pagamento é agosto. Em setembro, por sua vez, está destinado o pagamento de licenciatura d de muitos é neste mês que vence o tributo para a terminação 9 de placa. Se seu carro tem a terminação 0 saiba que outubro é o mês necessário para realizar o pagamento do seu licenciamento.

O que acontece se não pagar o licenciamento?

Quando se assume as responsabilidades de motorista e de proprietário de veículo, estas atenções devem estar voltadas também para a parte burocrática que envolve ter um automóvel e estar apto a dirigi-lo. Em outras palavras: é fato que todos os veículos automotores devem estar regularizados para poderem transitar nas vias públicas do nosso país.

Mas o que acontece caso você se esqueça e atrase o licenciamento anual do seu veículo? Em termos práticos, o atraso, tanto no registro quanto no licenciamento do automóvel, faz com que o veículo automotor fique em situação irregular, o que já é um problema. E você aprendeu no Curso de Formação de Condutores (CFC) o que estar irregular significa – ou seja, isso configura uma infração de trânsito.

Multa por não pagar o licenciamento

Ao motorista que cometer esta infração haverá uma multa cujo valor é de R$293,47 e o desconto de sete (7) pontos na carteira nacional de habilitação (independentemente de qual categoria for). Afinal, estar com o carro irregular configura uma infração de caráter gravíssimo. Portanto, fique atento e não vacile, pois este deslize lhe prejudica junto aos órgãos fiscalizadores do trânsito, pode trazer dores de cabeça burocráticas, além de pesar tanto no seu bolso quanto em sua CNH.

Para pagar seu licenciamento atrasado, você deve, primeiramente, quitar o seu IPVA. Há um motivo: para realizar o pagamento do licenciamento é preciso ter em mãos o comprovante de IPVA pago e também o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo.

Cada estado brasileiro tem seus respetivos bancos credenciados para a quitação da documentação atrasada. Para saber quais são as instituições financeiras credenciadas no seu estado, consulte o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de sua localidade. Se você mora no estado do Rio de Janeiro, deve acessar o DETRAN RJ, por exemplo. Já se você mora no estado do Tocantins, deve acessar o DETRAN TO – e assim por diante.

Licenciamento atrasado tem juros?

Os condutores que perderam a data de pagamento do licenciamento estarão sujeitos a juros e multas, além da perda de pontos na CNH. Portanto, fique esperto!

Dicas da Zapay

Dica 1: Hey, motorista, quer saber tudo sobre o licenciamento 2022 RS? Clique aqui para conhecer o valor e a tabela de vencimentos.

Dica 2: Já, se você é um proprietário de veículo de Santa Catarina, vale a pena acessar este conteúdo e conhecer os prazos de pagamento do licenciamento 2022 SC.

Dica 3: Quer saber ainda mais dicas sobre como pagar licenciamento em 2022? Então, confira este passo a passo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *