Licenciamento 2022 RJ, como e até quando pagar
Categories:

Licenciamento 2022 RJ, como e até quando pagar

O Licenciamento do veículo é o documento que garante que ele está apto para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Além disso, permite que os órgãos de trânsito tenham controle da frota que circula todos os dias.

É um imposto de pagamento obrigatório e anual, mas cada estado determina o valor a ser pago, as datas, vencimentos e como funciona a divisão para os prazos. Para facilitar a arrecadação, estados como o Rio de Janeiro dividem os períodos de pagamento pelos números finais das placas.

Para você que tem seu veículo registrado no Rio de Janeiro e quer ficar por dentro do que fazer e como pagar o imposto sem dificuldade, a gente criou este conteúdo para te ajudar.

Qual o valor do licenciamento 2022 RJ

O valor do licenciamento no Rio de Janeiro em 2022 é de R$ 242,26, e os primeiros pagamentos devem começar a partir de agosto, dentro da divisão feita pelo estado.

É possível que você parcele o valor em até 3x; e o intervalo entre as parcelas, independente da placa, é de um mês.

Quando vence o licenciamento 2022 RJ

O vencimento do licenciamento RJ/2022 depende do final da placa de cada veículo.

Os prazos têm um mês para serem pagos entre parcelas, e de acordo com o site do Detran RJ o calendário ficou definido da seguinte forma:

Calendário do licenciamento 2022 RJ

Final da placa Data vencimento
1 e 2 30/09/2022
3, 4 e 5 31/10/2022
6, 7 e 8 30/11/2022
9 e 0 31/12/2022

Consultar licenciamento RJ

Para consultar seu licenciamento você pode acessar o site do Detran e verificar como está a situação. Além de ter acesso aos prazos de vencimento.

Ou, você pode fazer tudo isso e de um jeito muito mais rápido, aqui na Zapay em nossa página do Detran RJ.

O nosso sistema é integrado com o Detran RJ, além de outros 24 estados brasileiros. Fazemos a consulta do seu licenciamento, mas também de multas e IPVA, e pode pagar tudo com um parcelamento de até 12x.

Consulte o vencimento do licenciamento

O vencimento do licenciamento pode ser verificado no site do Detran RJ ou no site da Zapay, conforme já comentamos. Não é possível pagar o licenciamento de um veículo que tem multas ou débitos pendentes, e por isso que acertar tudo junto com um parcelamento maior, pode ser uma saída mais prática para o motorista.

Após realizados os pagamentos, você deve levar o comprovante do débito pago, e, se for uma multa, por exemplo, pode mostrar também o Certificado de Quitação de Multa.

Como pagar o licenciamento RJ

Para realizar o pagamento do licenciamento é necessário entrar no site ou aplicativo do Detran com a sua conta “gov.br”.

Se você ainda não tem essa conta, basta entrar no site do governo federal e adicionar seus dados como nome, e-mail e cpf e, em seguida, criar sua senha.

Depois da confirmação do e-mail, sua conta está criada e você pode entrar no site ou app do detran e baixar a Guia de Regularização de Taxas.

Após o pagamento da taxa, seu licenciamento está regularizado e você já pode ter o CRLV digital no aplicativo da Carteira Digital online.

O que acontece se não pagar o licenciamento

Não pagar o licenciamento implica em uma infração gravíssima, e a multa pela infração tem o valor de R$293,47, além de valer sete pontos na carteira de habilitação.

A medida administrativa, inclusive, por rodar com um veículo não licenciado é a remoção do mesmo: quando o veículo vai para o pátio do detran, e só é possível pegá-lo novamente após a regularização da situação.

Então é muito importante que você fique sempre atento aos prazos de débitos e com suas documentações em dia.

Conclusão

O licenciamento garante que todos os condutores rodem sem preocupações relacionadas à própria segurança e à segurança do trânsito em geral.

Agora que você sabe melhor sobre os prazos do vencimento de licenciamento no Rio de Janeiro, consegue acertar o pagamento e continuar tranquilo pelas ruas do estado.

Continue com a gente aqui no Blog da Zapay e tenha acesso a nossos conteúdos exclusivos sobre débitos veiculares, dicas de consumo, explicações e atualizações sobre normas de trânsito.

E não esqueça que se precisar de ajuda para consultar e pagar seus débitos veiculares do Detran RJ, a Zapay tem a maior cobertura nacional, e pode ajudar você a evitar prejuízos financeiros, e estar em dia com o Detran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.