luz laranja no painel
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O que é a luz laranja no meu painel?

Você sabe o que quer dizer a luz laranja no painel, amigo motorista? A Zapay lhe explica os detalhes sobre a comunicação vinda da luz laranja, as principais situações que ela informa, dentre outras dicas.  

– Significados da luz laranja no painel do carro 

– Luz de transmissão automática 

– Luz de pastilha de freio 

– Luz do imobilizador 

– Quais são as outras luzes usadas no painel?

Dicas da Zapay: quais são as cores das luzes do painel? Fique por dentro dessa informação e garanta uma leitura certeza do seu carro.

Significados da luz laranja no painel do carro 

Acendeu a luz alaranja ou amarelo no painel, amigo condutor? Saiba que é necessário, então, atenção, pois essas são luzes de alerta, que, quando acesas, indicam uma falha moderada. Traduzindo: uma falha que não impede que o automóvel continue funcionando, porém irá se agravar ao longo do tempo.

Desse modo, se a luz laranja acender no painel, a recomendação é levar o veículo até um local seguro e verificar a situação.

Luz de transmissão automática 

Primeiramente, vale a pena explicar ao amigo motorista o que é a transmissão automática. Ela é um sistema que proporciona ao condutor a troca de marcha sem precisar do esforço manual. Com esse sistema, o próprio carro consegue “notar” quando a marcha precisa ser trocada e realiza a mudança.

Com tal sistema, o carro não precisa de embreagem. Assim, além de não ser necessário se preocupar com as marchas, o motorista também tem um pedal a menos para se preocupar.

A transmissão automática ocorre com o uso de engrenagens planetárias. O nome curioso é porque essas engrenagens se encaixam ao redor de outras engrenagens, como se estivessem em órbita.

Geralmente, a luz de transmissão automática é representada como um ícone de uma engrenagem ou semelhante, e ela é uma indicação de problemas ou questões relacionadas à transmissão automática do veículo.

As potenciais causas do acendimento da luz de transmissão automática são: 

  • Baixo nível de fluido de transmissão.
  • Problemas mecânicos na transmissão, como superaquecimento, desgaste dos componentes ou vazamentos.
  • Falha em sensores ou solenoides que controlam a transmissão.
  • Falha elétrica ou eletrônica no sistema de transmissão.

Desse modo, a ação recomendada quando a luz de transmissão automática acender, é verificar o nível de fluido de transmissão e garantir que esteja dentro das especificações do fabricante. 

Caso o nível esteja adequado, é aconselhável procurar imediatamente a assistência de um mecânico qualificado, pois problemas na transmissão podem levar a danos graves e custosos. 

E vale frisar a parte da qualificação do mecânico, porque um profissional que não entenda do assunto pode fazer um reparo mal feito ou incompleto, causando ainda mais transtornos na vida do motorista. Portanto, não economize quando o assunto é qualidade de reparo e segurança da sua viagem.

luz laranja

Luz de pastilha de freio 

Recapitulando mais um item fundamental para o funcionamento do carro, a pastilha de freio é um dos componentes primordiais de um sistema de freio a disco, utilizado em automóveis, bicicletas e sistemas industriais. 

A pastilha de freio atua, principalmente, por meio da fricção contra o aço do disco de freio, que em contato giratório com as pastilhas, efetua a diminuição do giro.

Assim, as pastilhas convertem a energia cinética do carro para energia térmica através do atrito. Usadas em pares, as pastilhas ficam alojadas dentro da pinça de freio, que é acionada geralmente por sistema hidráulico gerado através de sistema de alavanca que impulsiona o sistema de freio.

Outros sistemas podem fazer utilização das pastilhas, como acionamento mecânico e acionamento pneumático. Uma das grandes vantagens desse sistema é que a pastilha é à prova de água, mantendo sua performance, além de contar com melhor controle na diminuição da velocidade

Existem três principais causas para o acendimento de luz da pastilha de freio: 

  • Desgaste das pastilhas de freio.
  • Danos nas pastilhas de freio.
  • Problemas com os sensores de desgaste das pastilhas de freio.

Assim, se a luz de pastilha de freio acender, é essencial verificar as pastilhas de freio. Caso estejam desgastadas ou danificadas, elas devem ser substituídas o mais rápido possível para garantir a segurança do veículo. Nesse cenário, ignorar essa luz pode resultar em frenagem ineficaz e aumentar o risco de acidentes.

  • Tipos de freio

Antes de seguir, que tal relembrar quais tipos de freio temos nos veículos atualmente?

Para começar a conversa, vale ressaltar que a maioria dos automóveis produzidos no Brasil sai de fábrica com freio a disco. Esse é um dos tipos de freio usado nas rodas dianteiras.

Este tipo de freio funciona a partir de um sistema hidráulico. As pastilhas comprimem um disco que está ligado à roda e fazem a roda parar de acordo com a fricção realizada. 

O segundo tipo de freio é o freio a tambor, que se conecta com as rodas. Este freio fica parado por calços ou lonas e é ativado de maneira hidráulica, causando pressão contra o tambor e contra as rodas. 

Ao utilizar o freio a tambor, há a expansão dos pistões hidráulicos, causada pela transmissão do fluido. Isso empurra as placas (popularmente chamadas de sapatas) de fricção do carro contra o tambor que fica na lateral da roda. 

Independente de qual tipo de freio estamos falando, ele é um dos itens fundamentais para segurança do motorista e dos passageiros a cada viagem. Por isso, é importante que você, amigo condutor, faça a manutenção preventiva, tome cuidado com a troca e peça ajuda a um profissional da sua confiança para que faça o serviço. 

Especialistas da área recomendam a troca das pastilhas de freio precisa ser realizada sempre que a espessura das pastilhas estiver abaixo de dois milímetros. Isso evitará problemas com a segurança do automóvel.

Os discos de freio do carro também merecem a sua atenção. Se eles estiverem dentro do limite, você poderá condicioná-los. Caso o contrário, você deverá substituí-los.

Outra dica importante é em relação a eficiência dos freios. Para não perder a eficiência dos freios quando precisar acioná-los, o condutor deve andar mais devagar após colocar novas pastilhas. Isso porque ele só se ajusta ao carro de forma precisa após 500 quilômetros rodados (métrica para em regiões urbanas).

Os freios das rodas dianteiras desgastam-se mais. No entanto, é importante que o motorista fique de olho nos componentes do eixo traseiro. Não coloque a sua segurança e nem da sua família em risco. 

Agora o assunto é fluido de freio, que deve ser trocado a cada dois anos. Essa manutenção é importante para evitar que o fluido absorva a umidade e forme bolinhas de água que podem fazer a substância ferver.

luzes laranjas no painel

Luz do imobilizador

O imobilizador nada mais é do que um dispositivo integrado na coluna de direção que bloqueia a posição do volante quando a chave do carro não está presente e as rodas estão viradas.

Já a luz do imobilizador, normalmente, representa um ícone de uma chave ou de um carro com uma chave dentro e indica que o sistema de imobilização do veículo está ativado.

As possíveis causas desse acendimento são:

  • Problemas no sistema de imobilização, como falha no chip da chave ou problemas no sistema de ignição.
  • Tentativas de uso de uma chave não autorizada ou com falha.

Se a luz do imobilizador acender e o motor não der partida, é importante garantir que o motorista está usando a chave correta e que não houve tentativas de uso não autorizado. 

Caso o problema persista, pode ser necessário consultar o manual do proprietário do veículo ou entrar em contato com a concessionária para obter assistência. Tenha em mente que ignorar essa luz pode impedir que o veículo funcione.

Em todos os casos acima citados, é essencial não ignorar as luzes do painel do carro, pois elas são projetadas para alertar o motorista sobre problemas potenciais que podem afetar a segurança e o funcionamento do veículo.

 Quando uma luz de advertência se acende, é aconselhável investigar a causa do problema e tomar as medidas necessárias para resolvê-lo o mais rápido possível.

 

Quais são as outras luzes usadas no painel?

Ao observar as cores do painel do veículo, o amigo condutor pode ter algumas dúvidas quanto ao o que cada cor quer dizer.

Amigo motorista, é importante sempre lembrar que as cores do painel são fundamentais para você ficar esperto com o que está acontecendo com o carro. Assim, geralmente, a cor que a luz do painel de instrumentos mostra o quão grave é o problema e o grau de periculosidade para o motorista e outros ocupantes.

Nós, da Zapay, sempre recomendamos a prevenção do que o remediar, que muitas vezes pode custar caro. Por isso, as luzes de nenhuma natureza devem ser negligenciadas, pois pode comprometer a saúde do seu veículo ou, até mesmo, a sua segurança.

Para cuidar disso, vamos dar uma geral em alguns dos sinais que seu carro dá nas luzes vermelhas, as mais perigosas e urgentes de serem revisadas.

A luz vermelha talvez seja a que mais mete medo nos motoristas de todo mundo. Elas indicam que você precisa ficar alerta a alguma emergência, ou a algo que não está funcionando corretamente. 

É necessário que você saiba identificar o que cada símbolo representa, para, assim, procurar ajuda e resolver o problema antes que ele se torne uma dor de cabeça maior ou até coloque você em risco. 

Quando acende a luz vermelha na bateria do carro é preciso ter cautela, já que pode comprometer todo o sistema elétrico do veículo. A falha pode ser tanto na bateria como em outros componentes elétricos. Por isso, é preciso assim que possível levar o carro na oficina mais próxima, uma vez que o veículo pode não ligar em sua próxima viagem.

Já a luz vermelha do freio de mão pode vir de várias formas: um círculo vermelho contendo um ponto de exclamação, um “P” dentro dele ou até mesmo pela palavra “Brake”.  

Ela mostra o acionamento do freio de estacionamento e que, portanto, o motorista não deve tentar colocar o carro em movimento antes de inativá-lo. 

A terceira possibilidade de luz vermelha nunca deve ser negligenciada, e muita gente que acompanha provas de automobilismo já conhecem esse problema com certa frequência. 

Com uma imagem que se assemelha a uma boia, a luz de temperatura do motor, conhecida popularmente como luz de água, indica a condição do líquido de resfriamento do motor e/ou indica se está tendo falta água ou falha no sistema de ventilação. 

Caso ela acenda, você deve parar o carro na hora e procurar ajuda de uma oficina. Isso porque é provável que o motor do carro esteja no limite de seu funcionamento devido à alta temperatura.

A luz de pisca-alerta é outro aviso vermelho que não obrigatoriamente está no painel. Ela pode vir no botão de liga/desliga do dispositivo em alguns automóveis.   

Já a luz vermelha que parece uma lâmpada mágica no painel do carro é a luz de óleo.  

Outra luz bem emergencial de ser cuidada para evitar problemas no funcionamento do veículo. Ele demonstra falhas no sistema de lubrificação do motor, como baixo nível de óleo ou algo pior, e exige atenção imediata.  

A luz de airbag, que parece uma pessoinha com um balão, indica o mau funcionamento desse dispositivo de segurança. Isso quer dizer que se o automóvel sofrer uma batida, o airbag não vai operar ou apresentará falhas.   

Para garantir mais tranquilidade e segurança é essencial procurar uma oficina o mais rápido possível, ou até mesmo a própria concessionária. Afinal, o airbag é o grande responsável por salvar muitas vidas no trânsito.

Dicas da Zapay: Essas são só algumas das luzes presentes no painel do carro. Quer saber mais sobre outros tipos de luzes? Confira nesses artigos que a Zapay preparou para você:

Luzes vermelhas do painel

Luz amarela no painel do carro

Luz verde no painel do carro

Luz azul no painel do carro

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