Zapay > Veículo > Um bom macaco hidráulico pode salvar seu dia
Está à procura de um macaco para carro ou um macaco de carro, amigo condutor? Confira quais são as melhores opções para esse instrumento, que é de grande utilidade quando o automóvel precisa ser levantado.
Coloque o seu cinto de segurança e embarque nessa com a Zapay!
– Os melhores modelos de macaco para carro
– Macaco elétrico
– Macaco de carro garrafa
– Mini macaco roller (jacaré)
– Macaco parafuso sanfona
Dica da Zapay: saiba qual é a hora certa de trocar pneu.
Os melhores modelos de macaco para carro
É fundamental que o amigo condutor tenha em mente que o uso do macaco vai além da obrigatoriedade: esse instrumento é um item que pode salvar o motorista em uma situação emergencial.
Há quem prefira os modelos mais simples, devido ao preço, já outros condutores gostam daqueles macacos com mais eficiência. Para que o amigo condutor possa tirar dúvidas sobre os modelos, conheça quais são os melhores para se ter no automóvel.
Você pode estar se perguntando: mas, afinal de contas, como funciona um macaco? É simples: trata-se de um sistema de pistão que amplia a força aplicada no lado oposto, assim, é possível erguer o carro até a altura desejada.
Por exemplo, em um cenário onde não é possível conduzir o automóvel, como um pneu furado, quanto melhor for a adaptação do condutor com o macaco e demais ferramentas utilizadas, mais rápida será a manutenção. Em outras palavras, a escolha depende diretamente de como é essa relação.
Há ainda alguns pontos relevantes a serem levados em considerações, tais como: capacidade de carga, altura máxima de elevação, marca e tipo.
Dica da Zapay: conheça os cuidados com o pneu antes de uma viagem e evite dores de cabeça.
Confira como é o passo a passo para que o amigo condutor faça uso do macaco corretamente
Usar um macaco hidráulico no carro pode ser necessário para levantar o veículo ao trocar um pneu, por exemplo, ou ainda realizar outras manutenções. Confira esse passo a passo sobre como usar esse instrumento de forma segura e adequada:
Passo 1: estacione o veículo em um local seguro: certifique-se de que o automóvel está estacionado em uma superfície plana e estável. Ainda: acione o freio de mão para evitar que o carro se mova.
Passo 2: identifique o ponto de levantamento: consulte o manual do proprietário para encontrar o local recomendado para posicionar o macaco. Geralmente, há pontos específicos no chassi do veículo, sobre onde o macaco deve ser colocado, para garantir a estabilidade.
Passo 3: retire os itens do porta-malas: remova quaisquer itens do porta-malas que possam estar no caminho ou interferir no uso do macaco.
Passo 4: coloque as rodas de segurança: caso o seu carro esteja equipado com rodas de segurança, coloque-as nas rodas opostas às que serão levantadas. Esse cuidado evita que o carro role enquanto estiver sendo elevado.
Passo 5: monte o macaco: abra o macaco e assegure-se de que ele esteja em boas condições. Vale destacar que alguns macacos têm uma alça que precisa ser bombeada para elevar o veículo em questão. Desse modo, é importante seguir as instruções específicas do seu macaco.
Passo 6: coloque o macaco no ponto de levantamento: posicione o macaco no ponto de levantamento designado, de modo a garantir que esteja centrado e estável.
Passo 7: levante o automóvel: acione o macaco para começar a levantar o veículo. Não se esqueça de bombear o macaco o suficiente para levantar o carro com segurança, mas não ultrapasse a capacidade de elevação recomendada.
Passo 8: coloque os suportes: quando o carro estiver na altura desejada, coloque os suportes (cavalete) sob o chassi para fornecer uma camada adicional de segurança. Assegure-se de que os suportes estejam firmemente assentados.
Passo 9: realize a manutenção necessária: com o veículo devidamente apoiado, o motorista pode realizar a manutenção necessária, como trocar um pneu ou realizar outras tarefas.
Passo 10: baixe o carro: quando a manutenção estiver concluída, remova os suportes e baixe lentamente o veículo com o macaco. Ainda: certifique-se de que o automóvel esteja completamente apoiado antes de remover o macaco.
Tenha sempre em mente, amigo motorista: siga as instruções específicas do macaco hidráulico do seu carro, bem como as recomendações do fabricante do veículo de modo a garantir uma operação segura. Se o condutor não se sentir confortável ou seguro ao usar um macaco, é recomendável buscar a ajuda de um profissional. Não vacile e garanta a segurança de todos!
Macaco elétrico
O macaco elétrico é um modelo para aquele motorista que não deseja fazer muito esforço, nem se abaixar. Esse instrumento tem um mecanismo de elevação na posição indicada pelo fabricante do carro e apertar o botão de acionamento até a elevação adequada.
Há diferentes especificações, por conta disso é relevante avaliar se o modelo em questão atende às características do carro.
Esse modelo de macaco é indicado para carros desde subcompactos até SUVs, picapes e crossovers.
Dica da Zapay: tire as suas dúvidas sobre pneu estepe.
Macaco de carro garrafa
Por sua vez, o macaco de carro garrafa apresenta esse nome devido ao fato de se assemelhar a uma garrafa. Assim, ele é recomendado aos veículos mais altos e também aos mais pesados.
O macaco de carro garrafa pode ter o acionamento hidráulico, pneumático ou ainda mecânico, porém os modelos mais comuns são hidráulicos. Vale destacar que os modelos menores podem elevar cargas de até cinco toneladas.
Esse macaco é indicado para SUVs, picapes e crossovers.
Mini macaco roller (jacaré)
Já o mini macaco roller, também conhecido como jacaré, é igual aos macacos hidráulicos das oficinas mecânicas, porém em um tamanho reduzido – e, por conta disso, pode ser levado no porta-malas do carro.
O funcionamento desse macaco é simples, afinal, apenas é preciso ser posicionado embaixo do fundo do automóvel e acionar a alavanca até a altura desejada. A capacidade do mini macaco roller varia de acordo com o fabricante do instrumento, porém pode chegar a uma tonelada.
Desse modo, é indicado para veículos subcompactos, compactos, hatches, sedãs, dentre outros modelos.
Macaco parafuso sanfona
Finalmente, o macaco parafuso sanfona é do tipo mecânico, contudo, devido ao uso do sistema com parafusos, ele permite um menor esforço no momento de seu acionamento.
Trata-se de um dos modelos mais populares, afinal, ele é ideal para condutores que procuram bom custo-benefício e o uso do macaco apenas para situações emergenciais.
No geral, o macaco parafuso sanfona suporta até 600 quilos. Esse instrumento é bastante compacto, de fácil uso, mas é importante destacar que apresenta uma baixa eficiência, além de sensibilidade ao relevo da superfície.
Esse macaco é indicado para veículos subcompactos, compactos, hatches, sedãs, dentre outros.
Fique por dentro sobre as diretrizes da Resolução CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) nº 14, de 6 de fevereiro de 1998. Esse texto estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação, além de outras providências
Segundo a referida Resolução, em seu artigo 1º, para circular em vias públicas, os veículos devem estar dotados dos equipamentos obrigatórios, que serão constados pela fiscalização e em condições de funcionamento. Confira quais são:
I – Nos veículos automotores e ônibus elétricos:
1) para-choques, dianteiro e traseiro;
2) protetores das rodas traseiras dos caminhões;
3) espelhos retrovisores, interno e externo;
4) limpador de para-brisa;
5) lavador de para-brisa;
6) pala interna de proteção contra o sol (para-sol) para o condutor;
7) faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela;
8) luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha;
10) lanternas de freio de cor vermelha;
11) lanternas indicadoras de direção dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;
12) lanterna de marcha à ré, de cor branca;
13) retrorrefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha;
14) lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca;
15) velocímetro;
16) buzina;
17) freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes;
18) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
19) dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo;
20) extintor de incêndio;
21) registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nos veículos de transporte e condução de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19t;
22) cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo;
23) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor à combustão;
24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso;
25) macaco, compatível com o peso e carga do veículo;
26) chave de roda;
27) chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas;
28) lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem;
29) cinto de segurança para a árvore de transmissão em veículos de transporte coletivo e carga.
II – Para os reboques e semi-reboques:
1) para-choque traseiro;
2) protetores das rodas traseiras;
3) lanternas de posição traseiras, de cor vermelha;
4) freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes, para veículos com capacidade superior a 750 quilogramas e produzidos a partir de 1997;
5) lanternas de freio, de cor vermelha;
6) iluminação de placa traseira;
7) lanternas indicadoras de direção traseiras, de cor âmbar ou vermelha;
8) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
9) lanternas delimitadoras e lanternas laterais, quando suas dimensões assim o exigirem.
III – Para os ciclomotores:
1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) velocímetro;
5) buzina;
6) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
7) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.
IV – Para as motonetas, motocicletas e triciclos:
1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha;
5) iluminação da placa traseira;
6) indicadores luminosos de mudança de direção dianteiro e traseiro;
7) velocímetro;
8) buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, dimensionado para manter a temperatura de sua superfície externa em nível térmico adequado ao uso seguro do veículo pelos ocupantes sob condições normais de utilização e com uso de vestimentas e acessórios indicados no manual do usuário fornecido pelo fabricante, devendo ser complementado por redutores de temperatura nos pontos críticos de calor, a critério do fabricante.
V – Para os quadriciclos:
1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha;
5) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
6) iluminação da placa traseira;
7) velocímetro;
8) buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor;
11) protetor das rodas traseiras.
VI – Nos tratores de rodas, de esteiras e mistos:
1) faróis dianteiros, de luz branca ou amarela;
2) lanternas de posição traseiras, de cor vermelha;
3) lanternas de freio, de cor vermelha;
4) lanterna de marcha à ré, de cor branca;
5) alerta sonoro de marcha à ré;
6) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
7) iluminação de placa traseira;
8) faixas retrorrefletivas;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança (exceto os tratores de esteiras);
10) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor;
11) espelhos retrovisores;
12) cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo;
13) buzina;
14) velocímetro e registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo para veículos que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h;
15) pisca alerta.
VII – Nos tratores de esteiras:
1) faróis dianteiros, de luz branca ou amarela;
2) lanternas de posição traseiras, de cor vermelha;
3) lanternas de freio, de cor vermelha;
4) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
5) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.
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Alessandra
Tenho bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Estácio e possuo pós graduação em psicopedagogia na Universidade Anhembi Morumbi. Atuo como jornalista há mais de 15 anos na área, além disso, sou comunicadora, roteirista e redatora, atuando há mais de 12 anos na produção e criação de conteúdos úteis para o público brasileiro. Iniciei a minha carreira atuando na TV aberta, com a apuração de factual e logística para matérias produzidas pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em diferentes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Trabalhei nos principais jornais da emissora, como SBT Brasil, Primeiro Impacto e Jornal da Semana. O contato diário com notícias e matérias despertou em mim uma verdadeira paixão pela produção de conteúdos. Hoje, sou freelancer em criação de conteúdos relevantes, amo atuar enquanto editora e redatora para pesquisar e criar conteúdos do tipo que realmente ajudem o leitor. No blog Zapay, tenho a oportunidade de escrever sobre o universo das burocracias veiculares de modo a descomplicar as coisas: em cada conteúdo produzido, há uma extensa curadoria de informações por trás com o objetivo de criar conteúdos altamente confiáveis e úteis. Espero que curta acompanhar tudo o que produzo por aqui, procuro colocar toda a minha experiência na ponta do lápis para ajudar vocês!