Qual cabo ligar primeiro para fazer chupeta?
Antes de tudo: você sabe o que é uma chupeta no carro? Ela é uma manobra na qual é necessário ter muito cuidado para executá-la, porém é bastante útil em situações de emergência, quando a bateria do veículo está descarregada.
Chupeta é o nome popular para a ligação direta, que nada mais é do que uma ligação em paralelo com outra bateria. Trata-se de uma forma de “ressuscitar” a bateria que está arriada (descarregada).
Curiosidade: você pode estar se perguntando, “mas porque chupeta”? O procedimento leva este nome, pois, quando conectadas, a bateria descarregada (ruim) chupa a energia da bateria boa (carregada), de modo a completar a sua carga.
Vale destacar que as montadoras não recomendam que o condutor faça uma chupeta em seu veículo, já que a manobra requer muita delicadeza em sua execução, além de uma série de cuidados.
Se feita de forma desatenta, pode trazer prejuízos aos dois automóveis envolvidos: há o risco de desestabilização do sistema elétrico dos dois carros, de modo a gerar picos de corrente que, por sua vez, danificam módulos e sensores eletrônicos. Em situações extremas, pode ocorrer curto-circuito ou ainda uma explosão durante a manobra.
Mas como que a bateria de um veículo pode ser descarregada? Ora, basta que o sistema elétrico entre em curto ou ainda que o motorista/proprietário do automóvel esqueça algum item ligado, tais como luz interna de cortesia, lanternas, luz do porta malas, rádio, módulo de potência, capô do motor, entre outros que usam sistema que consome bateria.
Com tais deslizes, a tensão fica tão baixa, que o motor de partida do carro não consegue virar o motor. Ou seja, o veículo não ligará.
Para fazer a chupeta são necessários cabos apropriados com sistema de garras nas pontas – sistema tipo jacaré. Os condutores devem aproximar os veículos (o com boa bateria irá para perto do carro que está com a bateria descarregada, uma vez que ele não consegue ser ligado).
Um ponto de atenção: o comprimento dos cabos deve ser adequado para que possa ligar as duas baterias simultaneamente.
Antes de iniciar a ligação direta, é importante que todos os equipamentos elétricos do automóvel (por exemplo: rádios, lanternas e faróis) estejam desligados. Esta ação, aliás, é imprescindível! Zele sempre pela segurança.
Com tudo desligado nos dois carros, você pode abrir o capô para iniciar a conexão dos cabos. O primeiro cabo para se fazer a chupeta é o cabo preto, que é o negativo. Ele deve ser conectado com o polo negativo (-) de bateria. Há uma indicação na bateria dizendo onde está o polo negativo. Ou seja, deve estar negativo com negativo.
Apenas depois desta etapa é que você deve mexer com o cabo vermelho, que será ligado ao pólo positivo (+) de cada bateria.
Vamos saber mais sobre este passo a passo no tópico a seguir.
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Chupeta no carro passo a passo
Para realizar a chupeta em seu veículo, de uma forma segura, você deve seguir este caminho:
- Segurança em primeiro lugar: certifique-se que todos os equipamentos eletrônicos dos veículos envolvidos estejam desligados.
- Lembre-se: é necessário ter um carro com a bateria arriada e outro com a bateria boa para realizar a ligação elétrica. O veículo cuja bateria está carregada é quem deve se aproximar para que a manobra seja feita.
- Tenha em mãos um cabo de ligação direta com o sistema de garras nas pontas – o jacaré. Se por acaso você não tiver este cabo no momento da chupeta, peça emprestado para alguém ou compre um em uma loja de peças de veículos.
- Cabo em mãos e veículos desligados, agora é o momento de abrir os respectivos capôs e localizar as baterias.
- O procedimento deve iniciar pelo cabo preto, o negativo (-). É necessário conectá-lo ao polo negativo da bateria de cada carro. Dica: há uma indicação na própria bateria.
- Em seguida, o cabo vermelho deve ser ligado ao pólo positivo (+) de cada bateria.
- Finalmente, você deve dar a partida no carro bom, esperar alguns minutos e tentar ligar o veículo cuja bateria está arreada.
- Se o veículo pegar, espere alguns minutos e retire o cabo.
Pode ligar o carro enquanto carrega a bateria?
Após realizar todas as etapas da chupeta, conforme descrevemos acima, é necessário dar a partida no carro bom. O motorista deve aguardar alguns minutos e, depois, dar a partida no carro com a bateria arriada.
Desse modo, se o carro pegar, você deve remover imediatamente os cabos das duas baterias, começando pelo cabo negativo (preto). Mas atenção: tome muito cuidado para não encostar no positivo (vermelho). Só depois de desconectar o cabo preto é que será possível desconectar o vermelho.
Você pode estar se perguntando: “mas e se esta manobra não der certo?”. É importante ter em mente que as baterias, no geral, duram entre dois e três anos, a depender do uso e do cuidado do proprietário do carro. Caso a chupeta não dê certo, chame um mecânico especializado (autoelétrico) ou ainda vá à concessionária para avaliar a bateria.
Quanto tempo a bateria do carro fica carregada?
Essa informação varia de carro para carro, pois depende de alguns fatores, como o uso e os cuidados com a conservação. Em média, uma bateria automotiva dura entre dois e três anos.
Lembre-se: se seu veículo ficar parado na garagem, é importante ligá-lo um pouco durante a semana para evitar que a bateria se descarregue por inteiro.
Por exemplo: imagine que seu veículo está há uma semana parado em sua garagem e você precisa recarregar a bateria. Para solucionar esta situação, o ideal é rodar por pelo menos uma hora (60 minutos) em estrada, com o mínimo de itens elétricos ligados. Afinal, quanto mais dispositivos elétricos ligados, como rádio, faróis e outras tecnologias, menos corrente restará para a bateria automotiva.
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Será que a bateria do meu automóvel está descarregada?
Para dirigir é necessário estar alerta quanto ao que acontece no trânsito e também no interior do próprio carro. Afinal, problemas acontecem, não é mesmo?! Embora alguns possam ser evitados com revisão e manutenção.
Quando a bateria de um veículo automotor está arriada, há alguns sinais que revelam a situação, como nenhuma luz piscando ao se apertar o botão de alarme do carro e o painel do veículo não acendendo quando o motorista gira a chave de ignição.
Confira outras evidências: caso as luzes do painel do carro acendam, porém, o motorista não consegue dar a partida; bateria danificada, apresentando algum vazamento ou mesmo corrosão; ou ainda se a bateria já é antiga – ou seja, está acima de dois anos de utilização.