Imagem de destaque do blog post sobre carro alienado, que explica o que é um carro alienado, se pode comprar e como quitar
Categories:

Carro alienado: o que é? Pode comprar? Como quitar? Saiba tudo!

5
(2)

Você sabe o que é carro alienado, motorista? O termo pode ser meio esquisito, mas trata-se de uma situação bastante comum, já que diz respeito aos veículos financiados e ainda não quitados.

A Zapay lhe conta, tintim por tintim, o que é um veículo alienado, se este automóvel pode ser negociado, quais são as vantagens e as desvantagens de um carro alienado, quais são as consequências caso o condutor atrase uma parcela do veículo, dentre outras dicas.

Saiba mais sobre os detalhes de um carro alienado e veja se esta opção vale a pena para você.

O que é um carro alienado?

Um carro alienado é um veículo que está vinculado a um financiamento ou a um contrato de leasing, em que o comprador ainda não quitou o valor total do bem. Nesse caso, o automóvel serve como garantia para a instituição financeira ou para o banco que concedeu o crédito. Até que o valor do financiamento seja totalmente pago, o carro permanece alienado, ou seja, legalmente, ele pertence ao credor.

Quando o condutor quitar o financiamento do carro alienado, ele deixa de estar alienado e passa a ser de propriedade integral do comprador (ou seja, o amigo motorista). Enquanto o veículo está alienado, o comprador pode usá-lo normalmente.

Mas não vacile, motorista: em caso de inadimplência, o banco pode tomar o carro de volta, como forma de recuperar o valor devido.

Consulte sua placa grátis

Como alienar um carro?

A maneira mais popular de alienar carro é fazendo um financiamento, por intermédio de um banco (instituição financeira). Para isso, são necessárias algumas etapas. Confira quais são:

  • O motorista deve escolher o veículo que deseja comprar.
  • Em seguida, o condutor deve escolher o financiamento que melhor cabe em seu bolso. Considere o valor que deseja financiar, bem como os pagamentos, condições de juros e outros compromissos do empréstimo.
  • Este é o momento em que o banco com melhores condições deve ser o escolhido para suprir a necessidade do motorista. Nesta etapa, deve-se preencher formulários e inscrições, para que a instituição financeira possa fazer a análise de crédito – é ela quem determinará se o financiamento é viável para você. 
  • Se o financiamento for aprovado, é necessário assinar o contrato e registrar junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de sua localidade – este gesto formaliza o acordo entre o condutor e o banco.
  • Finalmente, o motorista deve honrar com os compromissos quitando as parcelas mês a mês até que o pagamento completo do financiamento seja feito.

Carro alienado pode andar nas ruas?

Sim, condutor, o carro alienado pode trafegar pelas vias públicas, sem problema algum. A alienação indica apenas que você está pagando as parcelas do financiamento e que, por enquanto, a posse do veículo é da instituição financeira.

Dicas da Zapay: quer pagar multas, IPVA e licenciamento de um jeito fácil e seguro? E quem sabe acessar rapidamente as infrações cometidas? Tudo isso você encontra em um só lugar – no app Zapay!

Pode comprar ou vender carros alienados? É arriscado?

Sim, é possível comprar ou vender carro alienado – mas esta é uma situação que demanda certos cuidados. Existem duas formas de comprar e vender carros alienados:

  • com a quitação total do financiamento, o veículo deixará de ser alienado e sua propriedade não será mais a garantia ao banco. Depois de tudo pago, o automóvel pode ser vendido e a transferência de propriedade de um condutor para outro motorista pode ser feita.
  • também dá pra fazer a transferência do financiamento: aqui, o novo comprador assume as parcelas restantes do financiamento. Atenção: essa transferência depende da aprovação do banco ou financeira que concedeu o crédito (haverá avaliação do perfil do novo comprador para checar se é um bom pagador, por exemplo).

Vantagens de comprar um carro alienado

Comprar um carro alienado pode ser um ótimo negócio, considerando as seguintes vantagens:

  • As parcelas de um veículo alienado costumam ser mais acessíveis, já que o valor total é dividido em diversas parcelas, diluindo o valor. Outro ponto legal é que o condutor pode adiantar parcelas, quando fizer sentido.
  • Você possivelmente poderá escolher o veículo que tanto deseja. Basta que o banco analise positivamente o seu crédito e permita que você possa alienar carro. Por isso, ter um bom nome na praça é fundamental.
  • Se o amigo condutor conseguir quitar as parcelas do carro alienado em dia e, quem sabe, adiantar algumas prestações, até pagar o financiamento por inteiro, ele terá ainda mais credibilidade com as instituições financeiras para empréstimos futuros. 

Desvantagens de comprar um carro alienado

Como nem tudo são flores, é possível que o carro alienado seja um mau negócio para você, amigo motorista. Conheça quais são as desvantagens:

  • A depender do acordo feito no contrato, restrições são estabelecidas, como o impedimento de venda do veículo alienado até a quitação completa do financiamento.
  • Se o condutor não conseguir arcar com as parcelas, ele pode perder o veículo para o banco (sem a devolução daquilo que já foi pago).
  • Como o financiamento é um empréstimo, o valor final será sempre mais caro do que o valor à vista – ou seja, o condutor terá que desembolsar mais dinheiro já que optou pelas parcelas.

Como consultar se um carro está alienado?

A principal forma de fazer consulta para saber se um carro está alienado é acessando o site do DETRAN de sua localidade, condutor (aquele onde o veículo foi registrado). De modo geral, você deve clicar na aba “Veículos” e optar por “Débitos e restrições”.

Em seguida, deve inserir dados como a placa do possível carro alienado e o RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Assim, você poderá consultar o histórico do veículo, o que inclui a alienação.

Se desejar, há empresas especializadas na consultoria deste tipo de serviço, que podem levantar os dados do automóvel.

O carro fica alienado até quando?

O carro alienado não fica nesta situação para sempre – apenas até o condutor quitar todas as parcelas do financiamento. Depois disso, o motorista deve solicitar à instituição financeira, que cedeu o crédito, a liberação da alienação.

O que acontece caso eu atrase o pagamento da parcela do carro alienado?

Fique ligado, condutor, pois atrasar a parcela de carro alienado pode trazer problemas em escala. Afinal, o banco pode tomar algumas medidas, previstas no contrato, para recuperar o valor devido. São elas:

  • Cobrança de juros e multas, que podem variar a depender do contrato. Costumam ser cálculos com base no valor da parcela e no tempo de atraso.
  • Se o atraso no pagamento persistir, a instituição financeira pode negativar o nome do motorista em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa – o que impacta a capacidade de obtenção crédito no futuro.
  • Alguns bancos oferecem a possibilidade de renegociar o financiamento, permitindo parcelar a dívida em atraso ou alongar o prazo para pagamento. Isso pode evitar a tomada de medidas mais severas, como a perda do bem.
  • Caso o atraso no pagamento das parcelas do carro alienado se prolongue, a instituição financeira pode acionar um processo de busca e apreensão do veículo – uma vez que o carro alienado serve como garantia do financiamento. Assim, o credor entra com uma ação judicial para retomar a posse do automóvel.
  • Se o carro alienado for apreendido e leiloado, o valor arrecadado será utilizado para quitar a dívida. Se o valor obtido for inferior ao saldo devedor, o devedor pode continuar sendo cobrado pela diferença. Se for superior, o excedente é devolvido ao antigo proprietário.

Consulte sua placa grátis

Dicas para quitar o seu carro alienado

Com organização, junto das nossas dicas quentes, o amigo motorista pode quitar o veículo alienado mais rapidamente. 😉 Confira quais são as recomendações:

  • Analise suas finanças e veja onde pode cortar gastos para direcionar mais recursos ao pagamento do carro alienado. Fazer um planejamento financeiro é primordial!
  • Sempre que possível, faça pagamentos adicionais para abater o saldo devedor. Procure saber sobre amortização. Esse gesto reduz os juros e o tempo do financiamento.
  • Tente renegociar com a instituição financeira para obter melhores condições, como taxas de juros mais baixas ou prazos mais curtos.
  • Faça uso de recursos extras para adiantar parcelas ou abater o saldo devedor. O 13º salário é uma mão na roda para este tipo de situação.
  • Você pode ainda considerar a venda de itens que não usa mais ou gerar renda extra com atividades temporárias para quitar o carro mais rápido.
  • Se as condições forem vantajosas, refinanciar o veículo com juros menores pode ajudar a acelerar a quitação. Se jogue nessa opção e saia do aperto!

Bônus: carro alienado x leasing de carros

Você já sabe o que é carro alienado – ou seja, como funciona a alienação fiduciária -, mas o que seria o leasing? Trata-se de um arrendamento mercantil, onde um banco compra o veículo que o cliente deseja e permite que este condutor possa fazer uso deste bem mediante um pagamento mensal.

O procedimento é intermediado por um contrato de adesão, que estabelece que o condutor arque com as parcelas na data acordada em cada mês. O automóvel seguirá sendo de posse da instituição bancária. Se houver atraso nas mensalidades, o carro será recuperado pelo banco em questão.

Com o leasing, o motorista tem direito de usar o carro por um período determinado e, ao fim desse prazo, ele terá a possibilidade de comprar o bem. Para saber se vale a pena, considere as vantagens e as desvantagens do leasing:

  • Vantagens: entrada reduzida (ou inexistente), taxas de juros menores e flexibilidade ao final do contrato (você pode comprar, devolver o carro ou fazer um novo leasing para outro bem).
  • Desvantagens: custo total maior, propriedade limitada, é possível que haja restrição de uso e há multas por rescisão antecipada.

E aí, entendeu tudo sobre um carro alienado?

Para saber se um carro alienado ou uma moto alienada é a sua praia para conquistar este bem, é necessário fazer contas, se organizar e ser sincero no seu raio-X financeiro. Afinal, trata-se de um compromisso com parcelas a serem pagas durante alguns anos.

Todo bem é uma conquista e algo tão caro como um veículo deve ser muito comemorado. Por isso, para que não haja frustração neste sonho, é importante assumir parcelas que caibam no seu bolso, para evitar a retenção de veículo por parte do banco.

Passe essas dicas ao seu amigo que também pensa em ter um carro alienado. Continue com a Zapay para mais conteúdos sobre o trânsito e o seu veículo. =]

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu para facilitar a vida dos proprietários de veículos. Conosco, você tem mais praticidade e comodidade ao pagar seus débitos e burocracias veiculares, como IPVA, multas e licenciamento. A Zapay é totalmente confiável! Trouxemos algumas das nossas credenciais, experiências e vivências para vocês entenderem por que confiar na Zapay: Somos credenciados à SENATRAN e a TODOS os 27 DETRANs do Brasil. A Zapay já atendeu a mais de 20 MILHÕES de clientes. Já fomos notícia nos principais portais da imprensa: Estadão, G1, TechTudo e mais. Em 2024, a Zapay uniu forças ao grupo Corpay (FLEETCOR), líder global em soluções de pagamento, presente em todos os continentes - o Sem Parar também faz parte do grupo! A Zapay existe para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Ah, fazemos questão de compartilhar toda a experiência que temos sobre o universo dos veículos, além das dicas que aprendemos com a vivência no universo de pagamento de débitos veiculares que tivemos até aqui: muita água rolou e temos diversos aprendizados valiosos a compartilhar. Acompanhe o Blog Zapay e fique antenado em TUDO! https://www.usezapay.com.br/zapay-e-confiavel

One thought on “Carro alienado: o que é? Pode comprar? Como quitar? Saiba tudo!

Comments are closed.