CSV do veículo
Categories:

O que é o CSV? Entenda para que serve e como emitir

Também conhecido como selo ou laudo Inmetro, o CSV é uma das exigências do Detran para protocolar no documento do veículo.

No entanto, muitos motoristas não sabem como emitir o CSV, qual a sua finalidade, taxa de pagamento e mais detalhes que não são tão divulgados.

Por isso, criamos esse guia prático para te ajudar a entender como funciona e o que fazer!

Entenda tudo sobre o Certificado de Segurança Veicular

O CSV é o Certificado de Segurança Veicular, que, essencialmente, serve para comprovar se existem mudanças realizadas no veículo e se essas mudanças são legais ou ilegais.

As modificações permitidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estão descritas na Resolução 292/2008, que detalha todos os procedimentos e modificações aceitas.

O proprietário do veículo deve sempre portar o CSV caso exista alguma configuração de fábrica modificada. Por exemplo, o CSV é obrigatório em casos de alterações como a blindagem do veículo, troca por maiores ou menores rodas/pneus, substituição do chassi, sinistro do automóvel, condições de segurança e demais modificações.

O que é sinistro CSV?

Já se perguntou como é feita a verificação da procedência de um veículo?

Com o CSV, é possível conferir se o carro que você está prestes a comprar não é recuperado de uma perda total, por exemplo.

Quando o veículo sinistrado é afetado em sua mecânica e estrutura, sendo necessária a substituição de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, depois de reconstruído o veículo precisa do CSV para voltar a circular.

A informação irá constar no campo de “Observações” do CRLV.

O que é o laudo do CSV?

As vistorias realizam o laudo para garantir a total segurança do veículo e permissão para continuar circulando.

O laudo é a descrição de cada característica do veículo, afirmando que está dentro das normas determinadas pela legislação, suprindo as exigências de segurança e desempenho do automóvel.

O CSV é exigido quando:

  • As características originais de fábrica foram alteradas
  • Veículos portadores de cargas ou produtos perigosos
  • Veículos que precisam passar por reparo e comprovar o funcionamento para continuar circulando em vias públicas
  • Transferência do veículo

Como emitir o laudo do CSV?

Para realizar o laudo do CSV, é preciso ter em mãos os seus documentos pessoais (RG e CPF), e os documentos do veículo (CRLV e CRV). Depois, basta se dirigir até um local credenciado pelo Denatran para solicitar a vistoria veicular.

Durante a vistoria, serão inspecionados os itens alterados ou reparados para aprovar ou não a circulação do veículo. Caso aprovado, será emitido o certificado conhecido como Laudo Inmetro, CSV, que vai ser encaminhado ao Detran.

No Detran, serão atualizadas as informações do veículo, atestando que não existem restrições para o veículo.

Caso o laudo não seja aprovado, o proprietário do veículo deve aplicar todas as alterações necessárias, apontadas no laudo, para que o veículo seja regularizado e mantenha a documentação em dia.

Qual é a taxa para fazer o Certificado de Segurança Veicular?

Essa é a dúvida de muitos motoristas e proprietários de veículos que pretendem realizar alguma modificação no automóvel. Porém, o valor nem sempre será o mesmo.

Cada CSV pode ter taxas diferentes, dependendo da alteração que será feita. Por exemplo, para emitir um Certificado de Segurança Veicular para um carro rebaixado, a média de valor é em torno de R$ 500,00, enquanto um CSV para instalação de gás natural custa, em média, R$ 380,00.

Os valores podem depender de fatores como a região e locais credenciados pelo Detran para a vistoria veicular.

Conclusão

Proprietários de automóveis devem sempre estar com a documentação em dia, para evitar multas, apreensão temporária ou permanente do veículo, acidentes causados por mal-funcionamento e vários outros detalhes.

Aqui no Blog da Zapay, gostamos de esclarecer desde as dúvidas mais comuns até as mais complexas, para ajudar motoristas, futuros motoristas, proprietários de veículos e quem mais precisa saber sobre trânsito.

Salientamos sempre a importância de estar com a documentação em dia, e como nem sempre é possível pagar todos os débitos em tempo hábil, a gente pode te ajudar com isso também.

A  Zapay é líder nacional em consulta de débitos veiculares? A gente ajuda você não apenas em consultar, mas em pagar tudo sem sair de casa, com um parcelamento de até 12x. Nosso sistema é integrado com 25 Detrans do país, em todas as regiões brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *