Também conhecido como selo ou laudo Inmetro, o CSV é uma das exigências do Detran para protocolar no documento do veículo.
No entanto, muitos motoristas não sabem como emitir o CSV, qual a sua finalidade, taxa de pagamento e mais detalhes que não são tão divulgados.
Por isso, criamos esse guia prático para te ajudar a entender como funciona e o que fazer!
Entenda tudo sobre o Certificado de Segurança Veicular
O CSV é o Certificado de Segurança Veicular, que, essencialmente, serve para comprovar se existem mudanças realizadas no veículo e se essas mudanças são legais ou ilegais.
As modificações permitidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estão descritas na Resolução 292/2008, que detalha todos os procedimentos e modificações aceitas.
O proprietário do veículo deve sempre portar o CSV caso exista alguma configuração de fábrica modificada. Por exemplo, o CSV é obrigatório em casos de alterações como a blindagem do veículo, troca por maiores ou menores rodas/pneus, substituição do chassi, sinistro do automóvel, condições de segurança e demais modificações.
O que é sinistro CSV?
Já se perguntou como é feita a verificação da procedência de um veículo?
Com o CSV, é possível conferir se o carro que você está prestes a comprar não é recuperado de uma perda total, por exemplo.
Quando o veículo sinistrado é afetado em sua mecânica e estrutura, sendo necessária a substituição de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, depois de reconstruído o veículo precisa do CSV para voltar a circular.
A informação irá constar no campo de “Observações” do CRLV.
O que é o laudo do CSV?
As vistorias realizam o laudo para garantir a total segurança do veículo e permissão para continuar circulando.
O laudo é a descrição de cada característica do veículo, afirmando que está dentro das normas determinadas pela legislação, suprindo as exigências de segurança e desempenho do automóvel.
O CSV é exigido quando:
- As características originais de fábrica foram alteradas
- Veículos portadores de cargas ou produtos perigosos
- Veículos que precisam passar por reparo e comprovar o funcionamento para continuar circulando em vias públicas
- Transferência do veículo
Como emitir o laudo do CSV?
Para realizar o laudo do CSV, é preciso ter em mãos os seus documentos pessoais (RG e CPF), e os documentos do veículo (CRLV e CRV). Depois, basta se dirigir até um local credenciado pelo Denatran para solicitar a vistoria veicular.
Durante a vistoria, serão inspecionados os itens alterados ou reparados para aprovar ou não a circulação do veículo. Caso aprovado, será emitido o certificado conhecido como Laudo Inmetro, CSV, que vai ser encaminhado ao Detran.
No Detran, serão atualizadas as informações do veículo, atestando que não existem restrições para o veículo.
Caso o laudo não seja aprovado, o proprietário do veículo deve aplicar todas as alterações necessárias, apontadas no laudo, para que o veículo seja regularizado e mantenha a documentação em dia.
Qual é a taxa para fazer o Certificado de Segurança Veicular?
Essa é a dúvida de muitos motoristas e proprietários de veículos que pretendem realizar alguma modificação no automóvel. Porém, o valor nem sempre será o mesmo.
Cada CSV pode ter taxas diferentes, dependendo da alteração que será feita. Por exemplo, para emitir um Certificado de Segurança Veicular para um carro rebaixado, a média de valor é em torno de R$ 500,00, enquanto um CSV para instalação de gás natural custa, em média, R$ 380,00.
Os valores podem depender de fatores como a região e locais credenciados pelo Detran para a vistoria veicular.
Conclusão
Proprietários de automóveis devem sempre estar com a documentação em dia, para evitar multas, apreensão temporária ou permanente do veículo, acidentes causados por mal-funcionamento e vários outros detalhes.
Aqui no Blog da Zapay, gostamos de esclarecer desde as dúvidas mais comuns até as mais complexas, para ajudar motoristas, futuros motoristas, proprietários de veículos e quem mais precisa saber sobre trânsito.
Salientamos sempre a importância de estar com a documentação em dia, e como nem sempre é possível pagar todos os débitos em tempo hábil, a gente pode te ajudar com isso também.
A Zapay é líder nacional em consulta de débitos veiculares? A gente ajuda você não apenas em consultar, mas em pagar tudo sem sair de casa, com um parcelamento de até 12x. Nosso sistema é integrado com 25 Detrans do país, em todas as regiões brasileiras.