Categories:

CRLV: Saiba como imprimir ou baixar

O que é CRLV?

Se você é proprietário de um veículo, com certeza sabe do que estamos falando, mesmo que não o conheça pelo seu nome original: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O que talvez você ainda não saiba é que, em dezembro de 2019, o Conselho Nacional de Trânsito deliberou a emissão do CRLV digital, em substituição ao físico. Para os que ainda preferem a versão impressa, fiquem tranquilos, vocês ainda podem utilizar um QR code emitido pelo Detran, para fazer uma cópia do documento. 

Porque é importante ter o CRLV digital ou impresso?

O Licenciamento, como é popularmente conhecido, é o documento que comprova a regularidade do seu veículo, para que você não tenha problemas em trafegar por vias do território brasileiro.

O CRLV deve ser renovado anualmente, e não o fazer é passível de multa, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro. A infração é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira, além da apreensão do veículo. 

Como imprimir o CRLV?

Ainda que agora o CRLV seja digital, nada mudou a respeito da necessidade de quitação de todos os débitos do seu veículo antes da emissão do documento. Caso existam multas pendentes, Seguro Obrigatório (DPVAT) e quaisquer outros encargos, primeiro eles precisarão ser quitados.   

Passo a passo

Para baixar seu licenciamento, você precisa instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que está disponível na Apple Store e na Google Play. O aplicativo é seguro e gratuito.

Com o app instalado, a primeira coisa a fazer é o seu cadastro como usuário, através do número do CPF.

–  Após o cadastro, você será direcionado a uma tela em que será possível escolher o documento a ser incluído. Nesse caso, o CRLV Digital. Para isso, você deverá inserir o número do Renavam.

–  Na sequência, você digitará o código de segurança do CRV. Depois que todos os campos estiverem preenchidos, basta clicar no botão “Incluir” e pronto.

Como dissemos anteriormente, ainda é possível fazer a impressão do documento, caso prefira. Para isso, você vai precisar fazer seu acesso no Portal de Serviços do Denatran.

– Ao acessar, clique em “Veículos”, na opção disponível bem ao centro da tela;

– O Portal vai lhe mostrar os veículos que forem de sua propriedade, então você precisa apenas clicar no veículo que tem interesse e depois em “CRLV”.

– Nesta etapa, o documento será exportado para um arquivo .PDF, que pode ser impresso onde você quiser.

Vale lembrar que o documento digital, além de seguro, é válido em caso de ser solicitado pelas autoridades, por exemplo, e você não precisa de acesso à internet. O Documento pode ser baixado em um arquivo .PDF, junto de uma assinatura digital.

Esse artigo foi útil para você? Caso continue com dúvidas, basta mandar um comentário que responderemos rapidamente. Além de continuar nos acompanhando, para mais conteúdos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *