Categories:

Placa R17: Peso máximo permitido por eixo

Peso por eixo é a medida do peso que é distribuída por cada eixo de um veículo. Isso inclui o peso do veículo em si, bem como o peso de qualquer carga ou passageiros que estão no veículo. O peso por eixo é importante porque ele afeta a capacidade do veículo de manter o controle e a estabilidade em diferentes condições de condução, incluindo curvas, aceleração e frenagem. Além disso, o peso por eixo também é usado para determinar se um veículo está em conformidade com as regulamentações de peso de estado, e para garantir que as rodovias não sejam danificadas pela sobrecarga de peso.

A placa de peso máximo permitido por eixo (PMP) é utilizada para indicar o peso máximo permitido.

peso maximo por eixo

De acordo com a legislação brasileira de trânsito, o peso máximo permitido por eixo para veículos rodoviários é de 10 toneladas. É importante observar que essa regra pode ser diferente para outros tipos de veículos, como caminhões, ônibus, entre outros.

Qual o valor da multa por excesso de peso por eixo?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa pelo excesso de peso nos caminhões. Acima de 1.000 kg, a infração será gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 a cada 500 kg ou fração. Além disso, os veículos flagrados podem ficar retidos até que seja providenciada a remoção da carga excedente.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Conteúdo Relacionado:

Placa R36a: Ciclistas à esquerda, pedestres à direita

A placa R36a, é um sinal de trânsito ou lembrete que normalmente é encontrado em áreas com alto tráfego de pedestres e bicicletas, indicando que os ciclistas devem usar o lado esquerdo da área designada.

 
Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar seu IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *