roda dianteira
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Descubra quais rodas sujam mais e qual é o motivo por trás disso

Conheça algumas particularidades da roda dianteira – por exemplo, saiba por quais motivos esse componente costuma ficar preto ao rodar pelas vias públicas e por que a maior parte dos veículos tem tração dianteira.

É importante salientar que as rodas e os pneus de um carro estão próximos do sistema de suspensão, que tem dentre as principais peças o pivô roda dianteira, essencial para o movimento da roda do veículo e para a sustentação do sistema de suspensão do carro.

Nas próximas linhas, tire suas dúvidas sobre roda dianteira, acúmulo de sujeira e cuidados com as rodas – garanta o melhor uso do seu veículo e a preservação dos componentes. Coloque o cinto de segurança e embarque nessa com a Zapay!

– Por que as rodas dianteiras ficam pretas? 

– Por que a maioria dos carros tem tração dianteira? 

– O acúmulo de sujeira nas rodas é um problema? 

– Cuidados importantes para as rodas do seu carro

Dicas da Zapay: aprenda tudo sobre a calibragem correta dos pneus e garanta o melhor uso do seu veículo.

Por que as rodas dianteiras ficam pretas?

Ao observar as vias públicas, vice já deve ter reparado, condutor: há um pó escuro nas rodas do automóvel, sobretudo, nas rodas dianteiras. O aspecto pode até mesmo causar estranheza, porém pode ficar tranquilo, pois não há razão para se preocupar. Trata-se de um resíduo normal, que é resultado do desgaste do atrito das pastilhas de freio com os discos.

Mas por que esse pó é mais comum nas rodas dianteiras dos carros? Oras, isso ocorre, pois, em nosso país é mais comum ter o freio a disco apenas nas rodas da frente do veículo. Cerca de 90% da quantidade de pó gerada é proveniente do disco, sendo composto usualmente por ferro fundido cinzento, com uma quantidade significativa de carbono. Os outros 110% do pó é composto por resíduos provenientes do desgaste das pastilhas comum um arranjo de fibras metálicas e não-metálicas, carbono, dentre outros componentes.

Vale destacar que não existe uma recomendação específica acerca da quantidade de pó que é possível ficar acumulada sobre a roda do automóvel, uma vez que a quantidade de pó que fica aderida à roda depende de alguns fatores, tais como: tipo de material da roda, acabamento da roda, geometria (desenho) da roda, temperatura de trabalho dos freios, tipo de uso do veículo em questão, condições climáticas, além da composição das pastilhas e dos discos para freio.

Conforme o tempo passa e, se não houver a devida limpeza, a tendência é que a quantidade de pó aumente, de modo a fazer com que a cor da roda seja possa ficar alterada devido ao acúmulo de pó. É de se esperar que algumas pastilhas de freio com composições químicas diferenciadas – como aquelas que levam compósitos cerâmicos – produzam menor brasão contra o disco de freio, o que gera, consequentemente, menor quantidade de pó sobre as rodas.

Diante desse cenário, vale a pena frisar a importância de manter a revisão dos componentes de freio sempre em dia. Afinal, as pastilhas e os discos de freio precisam ser verificados, de forma preventiva, a cada 10.000 quilômetros rodados ou quando o motorista notar qualquer animália no freio do carro, como a falta de eficiência no momento da frenagem e/ou o pedal de freio baixo.

Dicas da Zapay: saiba o que fazer em situação de baixa calibragem dos pneus.

caixa de roda dianteira

Por que a maioria dos carros tem tração dianteira? 

A tração dianteira é a configuração mais comum em veículos de passeio e não é por acaso. Dentre as razões possíveis estão a eficiência, o espaço interior e o custo. Saiba mais sobre esses motivos que fazem a tração dianteira ser tão popular, a seguir:

  • Eficiência de espaço: a tração dianteira permite acomodar o motor, a transmissão e o diferencial na parte dianteira do carro. Isso libera mais espaço na cabine, o que torna o interior mais espaçoso e confortável para os passageiros. Além disso, a disposição do motor na dianteira ajuda a equilibrar o peso do veículo de forma mais uniforme.
  • Tração em condições adversas: a tração dianteira oferece ainda uma melhor tração em superfícies escorregadias, como neve, gelo e chuva, afinal, o peso do motor é aplicado diretamente às rodas motrizes. Essa característica ajuda a evitar a patinagem das rodas e a melhorar a estabilidade em condições adversas.
  • Eficiência de combustível: em geral, os carros de tração dianteira tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de combustível do que os automóveis de tração traseira ou integral. Isso se deve em parte à menor perda de energia no sistema de transmissão.
  • Custo de produção: a configuração de tração dianteira é, geralmente, mais econômica de produzir do que a tração traseira ou integral, o que ajuda a manter os custos de fabricação mais baixos – essa característica pode ser vantajosa para os fabricantes de automóveis e, por consequência, para os consumidores.
  • Comportamento dinâmico: a tração dianteira costuma oferecer uma dirigibilidade mais previsível e estável, o que é benéfico para a maioria dos motoristas em condições normais de direção. Esse conforto ocorre porque as rodas dianteiras têm um papel mais ativo na direção do veículo.

No entanto, é importante notar que a tração dianteira não é a configuração ideal para todos os tipos de veículos automotores. Por exemplo, carros esportivos de alto desempenho e veículos com grande potência, muitas vezes, utilizam tração traseira ou integral para proporcionar melhor aderência e controle, especialmente em situações de alta potência e em curvas acentuadas. Sendo assim, a escolha da tração depende das necessidades do automóvel e das preferências do fabricante e do consumidor.

Mais um ponto importante é que a tração dianteira é mais comum em automóveis de baixo custo, sendo esses veículos mais econômicos. Além disso, ela oferece mais segurança aos condutores que não estejam tão acostumados a andar com tração, por isso o manuseio previsível, a melhora na direção e na eficiência, menor peso, mais espaço interior no carro, além do centro de gravidade que melhora a tração. 

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Saiba como identificar o tipo de tração de um veículo

Para saber qual é o tipo de tração do seu veículo, atente-se aos pontos abaixo, amigo condutor:

  1. Localize o motor do carro: em caso de automóveis como o Volkswagen Fusca, vale a pena saber que a tração é traseira, afinal, o motor está localizado na parte de trás do carro. Contudo, a maior parte dos veículos conta com o motor localizado na parte da frente. Nessa situação, os automóveis podem ser tanto de tração dianteira quanto traseira, uma vez que o que definirá a tração é o tipo de veículo.
  2. Observe a montagem do motor: se ao avaliar o motor do veículo, você notar que ele está na transversal, esse é um indicativo de que o automóvel apresenta tração dianteira. Já, caso esteja montado de frente para trás e com as correias voltadas para a grade dianteira, essa é uma pista de que a tração é traseira.
  3. Identifique o diferencial: vale a pena destacar que o diferencial leva a energia do eixo motor para as rodas do carro. Caso o sistema seja montado do eixo traseiro, então, o veículo apresentará tração traseira.
cubo de roda dianteira

O acúmulo de sujeira nas rodas é um problema? 

A priori, como já destacamos no início desse artigo, os resíduos de pó não trazem muitos problemas ao veículo. Vale frisar que, quando as rodas do carro estão protegidas pela pintura, como no caso das rodas de ferro, ou por verniz, que é a situação das de liga-leve, o pó não afetará o componente.

Contudo, caso as rodas estejam com pequenas rachaduras ou ainda com oxidação por produtos químicos, tais como produtos de limpeza pesada, o acúmulo de resíduo, juntamente com a umidade fará com que o processo de oxidação, já iniciado, se intensifique e acelere.  

Assim, para evitar as consequências da oxidação e do desgaste prematura das rodas do automóvel, a indicação é checar a condição dos componentes para se certificar de que não existe danos estruturais, além de mantê-las limpas, de modo a garantir que não haja acúmulo de nenhum tipo de resíduo.

Cuidados importantes para as rodas do seu carro

Tenha em mente, amigo condutor: as todas do seu carro são componentes muito importantes para o funcionamento adequado do veículo, de modo que demandam cuidados para sua preservação, bem como no momento das lavagens e após a higienização.

Para tal, é essencial fazer uso somente de produtos próprios para a limpeza dos pneus, como shampoos automotivos ou sabão neutro. Mais um cuidado é a atenção na leitura das recomendações que constam nos rótulos dos produtos – não se esqueça também de secar adequadamente as roas depois da lavagem.

Esses cuidados garantem uma ótima limpeza, além da redução da possibilidade de o conjunto sofrer qualquer tipo de oxidação.

Há ainda outros pontos importantes quanto o assunto é cuidado com as rodas do seu carro, amigo motorista, afinal, tais componentes são fundamentais para manter a segurança, a eficiência e o bom funcionamento do veículo. Confira mais alguns cuidados que todo condutor deve ter com as rodas do automóvel em questão:

 

  • Verifique a pressão dos pneus: mantenha a pressão dos pneus de acordo com as especificações do fabricante, que, geralmente, estão listadas no manual do proprietário e na etiqueta da porta do motorista. Lembre-se: pneus com pressão inadequada podem afetar o consumo de combustível, a aderência e o desgaste do conjunto.
  • Verifique o desgaste dos pneus: faça inspeções regulares dos pneus em busca de desgastes irregulares, cortes, bolhas, ou qualquer outra forma de dano. Substitua os pneus desgastados ou danificados imediatamente.
  • Realize o balanceamento das rodas: balancear as rodas ajuda a evitar vibrações e desgaste irregular dos pneus. É aconselhável realizar o balanceamento sempre que os pneus forem substituídos ou quando sentir vibrações no volante.
  • Alinhe as rodas: o alinhamento das rodas garante que todas elas estejam apontando na mesma direção. Vale destacar que esse cuidado é essencial para o manuseio adequado do veículo e para evitar o desgaste irregular dos pneus. Faça o alinhamento sempre que trocar os pneus, bater em buracos ou perceber que o carro está puxando para um lado.
  • Evite choques com buracos e obstáculos: dirija com cuidado para evitar choques com buracos, lombadas e outros obstáculos nas estradas, pois esses impactos podem causar danos às rodas, aos pneus e à suspensão do veículo.
  • Mantenha as rodas limpas: limpe regularmente as rodas do carro para remover sujeira, poeira, lama e detritos. Esse cuidado não apenas mantém o carro com uma aparência limpa, como também evita a corrosão das rodas.
  • Aperte as porcas das rodas corretamente: após a troca de pneus ou a remoção das rodas, certifique-se de que as porcas das rodas estejam devidamente apertadas. Faça uso de uma sequência de aperto adequada e do torque especificado, para evitar problemas de segurança.
  • Verifique o estado dos freios: um sistema de freios em bom estado é essencial para a segurança do automóvel. Desse modo, verifique regularmente o desgaste das pastilhas e dos discos de freio e substitua-os, quando necessário.
  • Evite sobrecarregar o veículo: atente-se ao peso máximo que o carro pode carregar, pois o excesso de peso pode sobrecarregar as rodas, os pneus e a suspensão, levando a desgaste prematuro, além de problemas de dirigibilidade.
  • Faça rodízio dos pneus: realize o rodízio dos pneus conforme as recomendações do fabricante para garantir um desgaste mais uniforme e uma vida útil mais longa dos pneus.

Amigo condutor, ao seguir esses cuidados com as rodas do carro, você ajudará a garantir a segurança, a eficiência e a durabilidade do seu veículo, além de evitar problemas mais graves no futuro. Ainda: lembre-se de que a manutenção regular do automóvel, incluindo a inspeção das rodas, deve ser feita de acordo com as orientações do fabricante.

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