Categories:

Como consultar a situação do veículo?

Possuir um veículo pode aumentar a sua qualidade de vida, como também pode trazer oportunidades diversas para novas fontes de renda. Afinal, um automóvel, uma moto, um caminhão, entre outras modalidades de automotores, oferecem múltiplas funções para os objetivos variados de seus condutores.

Mas, para que tudo flua sem problemas, o motorista deve sempre estar atento às manutenções e à documentação do veículo. Trata-se de uma espécie de “bem-estar” do automóvel, para que ele possa transitar em vias públicas sem nenhuma dor de cabeça ao proprietário.

Desse modo, é de suma importância que o condutor saiba sempre como está a situação do veículo, acerca dos documentos, da manutenção (isso inclui as revisões periódicas) e de potenciais multa aplicadas ao automóvel.

Ora, mas como ver se o documento do veículo está em dia? Sem problemas e sem mistérios: a Zapay lhe ajuda. Acompanhe este conteúdo e saiba como consultar multas pela placa, verificar consulta com RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), entre outros documentos importantes para saber sobre a situação do seu veículo.

Como saber a situação de um veículo?

Como consultar a situação de um veículo pelo Renavam?

Como saber se o veículo está com os documentos em dia?

Como saber se o veículo tem multas?

Como consultar a situação do veículo pela placa?

Como consultar a situação de veículo com a Zapay?

Como consultar placa de veículo por estado?

Como saber a situação de um veículo?

Informação é a principal ferramenta também quando se trata do seu veículo. Afinal, ninguém quer correr o risco de surpresas com irregularidades sobre documentação do automóvel ou ainda multas acumuladas e sem pagamento – sem contar os pontos perdidos na carteira de habilitação nacional em qualquer uma das categorias quando se comete uma infração de trânsito.

Para estar sempre a par da situação do seu veículo, é preciso que você faça a sua parte. Mas fique tranquilo, pois são passos simples que podem lhe salvar de grandes problemas.

É possível consultar a situação do seu carro, moto, caminhão, ônibus ou qualquer outro veículo automotor ao acessar o site oficial do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Porém, vale a atenção para um ponto importante: você deve acessar o DETRAN relativo àquele o qual seu veículo está registrado. Há um órgão do DETRAN em cada um dos estados brasileiros, portanto, fique atento ao fazer sua consulta no site correto – afinal, cada um dos sistemas tem informações (ou seja, um banco de dados) acerca dos automóveis referentes no momento do registro. Por exemplo, há o DETRAN SP, o DETRAN RJ, o DETRAN RS, o DETRAN MS, entre outros. Se seu carro tem registro no DETRAN RS, é neste site que você deve realizar sua consulta.

O motorista também pode fazer a consulta ao acessar o site do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Trata-se do órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito, que apresenta autonomia administrativa e técnica, além de jurisdição sobre todo o território nacional. Hoje, o DENATRAN faz parte do portal de serviços SENATRAN, a Secretaria Nacional de Trânsito, e neste espaço você pode consultar veículos de terceiros, os de sua propriedade, obter o documento de Licenciamento Anual (CRLV) em formato digital, além de poder aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e conseguir descontos no pagamento de multa, ter a oportunidade de indicar o real infrator em multas aplicadas ao seu carro e poder pagar as multas de trânsito com até 40% de desconto.

Como consultar a situação de um veículo pelo Renavam?

Antes de saber como você deve fazer a consulta da situação de um veículo pelo RENAVAM, vale a pena saber o que é este número. Trata-se do Registro Nacional de Veículos Automotores e, nele, constam informações sobre o automotor, como placa do veículo, multas, licenciamento, além de outros dados relevantes sobre seu automóvel. Em uma comparação bastante simples, é como se fosse a carteira de identidade (RG) do seu veículo. 

O motorista pode encontrar o número do RENAVAM do automotor no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Ele é inconfundível: na versão física, apresenta cor verde e é impresso em papel moeda. Hoje, o CRLV também pode ser gerado on-line. Fica a dica.

Tanto no DETRAN de seu estado quanto no DENATRAN é possível acessar a consulta sobre a situação do seu veículo. Para fazer a busca pelo site do DENATRAN, você precisará ter em mãos o código RENAVAM, a placa do automotor e o CPF ou o CNPJ do proprietário.

Já, para fazer a consulta pelo site do DETRAN de sua localidade, é necessário que o motorista tenha acesso ao número da placa do veículo e também do RENAVAM.

Como saber se o veículo está com os documentos em dia?

Para evitar qualquer tipo de problema com irregularidades na documentação do carro e com multas atrasadas, o motorista pode fazer um consulta on-line para saber precisamente quais pendências e qual a situação atual de seu veículo.

E são poucos cliques para saber se a documentação do seu veículo está em dia. Basta que você entre no site do DETRAN da sua localidade (ou aquele DETRAN referente ao cadastro do automóvel) ou ainda no portal do DENATRAN.

Caso prefira terceirizar essa tarefa e entregar a um profissional especializado, você pode consultar o despachante de sua confiança e pedir uma verificação acerca dos documentos do seu automóvel. A partir daí, com ciência se há ou não pendencias, você pode providenciar pagamentos solicitados pelas infrações cometidas e organizar a documentação do veículo.

Como saber se o veículo tem multas?

Há três alternativas para que o motorista possa ficar ciente se o veículo no qual é proprietário possui alguma multa. Para realizar esse “check up” na documentação e em outros registros do veículo, você pode consultar o despachante de sua confiança, o DETRAN de sua localidade (ou o DENATRAN) e também sites terceirizados, como a Zapay.

Os despachantes têm acesso ao banco de dados do DETRAN e, por conta disso, estes profissionais podem verificar quais são as infrações e autuações que o veículo possui. 

No acesso ao site do DETRAN e do DENATRAN, há a vantagem de fazer a consulta sem precisar pagar um profissional, como é o caso do despachante. Como você já sabe, é necessário ter em mãos o número da placa do carro, do RENAVAM e CPF ou CNPJ do proprietário. Por isso, mantenha os dados e a documentação referente ao veículo sempre de fácil acesso.

Os sites terceirizados e especializados, como a Zapay, são grandes facilitares para motoristas e proprietários de veículos. Com acesso aos dados burocráticos, estas páginas oferecerem aos usuários as informações de forma simples, prática e sem enrolação. Afinal, não há porquê se enrolar em burocracia quando se quer soluções, não é mesmo?!

Cometer deslizes no trânsito é algo que todo motorista está sujeito quando trafega em vias públicas. A punição pode ser convertida em multas e perda de pontos na carteira de habilitação. Ou seja, tomar multa é coisa séria e requer atenção quando a notificação chega ao motorista. Se você quer trocar de veículo, ou ainda renovar a documentação do automóvel, ou mesmo se você for abordado para fiscalização: em qualquer uma dessas situações, é necessário estar com as multas com o pagamento em dia. Portanto, é importante manter a atenção para evitar prejuízos financeiros e também a burocracia para colocar a situação em dia. 

Pensando neste cenário, a Zapay elaborou este guia sobre Como consultar as multas de trânsito em 2021? Nele você poderá tirar todas as suas dúvidas e sabe mais sobre como quitar seus débitos veiculares e manter a situação de seu carro, caminhão, ônibus ou ainda de sua moto em dia.

A Zapay é uma mão na roda quando o assunto é a consulta dos débitos do seu veículo e também quando você precisa negociá-los e facilitar o pagamento, com parcelas. A Zapay tem vínculo com o sistema de 25 DETRANS, em todo território brasileiro. Desse modo, estamos presentes na vida da maioria dos brasileiros. =]

Saiba mais!

Pagar multas pode ser uma situação incômoda – afinal, quem gosta de cometer deslizes e, mais ainda, ser punido? Mas o pagamento destes débitos são uma obrigação para todos os motoristas que cometeram infrações. Neste link, saiba como pagar multa DETRAN! e aprenda a como deixar os documentos de sua CNH e também do seu carro sem nenhuma dor de cabeça. Acesse este conteúdo especial preparado pela Zapay e fique por dentro!

Como consultar a situação do veículo pela placa?

Usar a placa do seu veículo para saber sobre a situação é um jeito rápido e fácil de conhecer a situação do automóvel. 

Para isso, basta que você acesse o DETRAN de seu estado (mais precisamente, aquele que consta o registro do seu veículo) ou ainda o portal do DENATRAN.

Como consultar a situação de veículo com a Zapay?

 A Zapay é a principal facilitadora quando o assunto é consulta e pagamento de débitos veiculares. Basta que você insira a placa do seu veículo para ter acesso a todos os possíveis débitos registrados em seu automóvel, moto, ônibus ou caminhão.

Em outras palavras: ao utilizar os serviços da Zapay, você pode economizar tempo e dinheiro, pois oferecemos a solução para você resolver todas as pendencias quanto a multas, IPVA e licenciamento. 

Vale a pena enfatizar que estas soluções são sempre elaboradas sem que pese no seu bolso – e no planejamento financeiro de sua família. São mais de 215 mil veículos regularizados em todo Brasil, com menos burocracias e mais facilidade e conforto.

Como consultar placa de veículo por estado?

Consultar a situação do seu veículo é fácil e prático – e independe do estado onde você está localizado. Afinal, para conseguir as informações de débitos e infrações de seu automóvel, é possível acessar pelo DETRAN e também pelo DENATRAN.

Mas não se esqueça que é necessário ter em mãos informações sobre seu veículo, como o número da placa, o número do RENAVAM, além de CPF ou CNPJ.

Aqui vai uma curiosidade: não é possível obter dados pessoais do motorista a partir das informações necessárias para a consulta de débitos e infrações do veículo no qual a pessoa procurada é proprietária. Trata-se de uma questão de segurança de dados.

 Aprenda a fazer a leitura pelo chassi

Todo veículo tem sua identificação única e o chassi é um dos componentes que auxiliam na identificação de um veículo. Desde 1981, cada chassi apresenta 17 caracteres, números e letras que são únicos para cada veículo – ou seja, uma combinação exclusiva. Esse conjunto em sequência recebe o nome de VIN (Número de Identificação do Veículo) e traz informações como: qual é o modelo do automóvel, além de onde e quando foi produzido. Dessa maneira, o chassi auxilia no reconhecimento de fraudes. É também desde 1981 que os países seguem a recomendação da Resolução 4030 da ISO.

Entenda como é formada a combinação de caracteres deste componente:

– O primeiro dígito representa a região geográfica do veículo.

– Já o segundo revela o país de origem do automóvel.

– A sequência seguinte revela o modelo do carro, o tipo e o tamanho da carroceria. 

– O quarto dado mostra o ano do modelo.

– Finalmente, a sequência final mostra local de fabricação e número de produção sequencial. 

Uma pergunta sobre precaução: hoje, você sabe exatamente qual é a situação que você, motorista, e seu veículo se encontram junto aos órgãos de trânsito? O cuidado com esta questão é de responsabilidade de todo condutor. No geral, todo motorista (seja de carro, moto, ônibus, caminhão, entre outros veículos automotores) é notificado quanto às irregularidades e infrações, como multas de trânsito, cadastro desatualizado e débitos veiculares vencidos. Para saber mais sobre o tema e aprenda a como consultar placa de moto: entenda como fazer , por exemplo, acesse o link. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *