Detran: multas
Categories:

Saiba como pagar multa DETRAN!

Ninguém gosta de pagar contas, mas não tem jeito porque todo mundo tem que lidar com essa obrigação. Mas um tipo de conta que os brasileiros odeiam mais ainda é a multa de trânsito. Por isso, nós da Zapay, vamos ensinar como pagar multa DETRAN. Está preparado para saber? Então vamos lá!

O que é DETRAN?

Antes de ensinar como pagar multa do DETRAN, nós precisamos relembrar o que é esse órgão tão conhecido entre os motoristas brasileiros. 

O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) é um órgão que possui diversas funções para administrar e fiscalizar o trânsito de veículos em todo o território nacional. 

O órgão realiza atividades para colocar ordem nas vias públicas, a fim de garantir segurança aos condutores de veículos e aos pedestres

Por isso, constantemente, o DETRAN fiscaliza se as regras de trânsito estão sendo cumpridas, podendo punir os condutores infratores através de multas, apreensão do veículo, apreensão de sua CNH dentre outros.

Serviços oferecidos pelo DETRAN

O DETRAN oferece diversos serviços que facilitam a vida dos motoristas. Conheça alguns deles, logo abaixo: 

  • Licenciamento de veículos

Esse serviço oferece a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), um documento de porte obrigatório para todos os proprietários de automóveis.

Para emitir o CRLV, só é preciso pagar uma taxa de emissão e acessar o documento na versão virtual pelo app CDT (Carteira Digital de Trânsito)

  • Registro, instalação e selagem de placas 

Todo motorista que adquire um veículo novo precisa realizar o primeiro emplacamento no DETRAN. 

O emplacamento serve para registrar o veículo, além de permitir emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e).

  • Primeira via, renovação e segunda via da habilitação

No Detran, é possível realizar o processo de solicitação da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O órgão disponibiliza agendamento para as provas, aulas teóricas, simulado para prova teórica, entre outras etapas do processo.

Após passar o prazo de validade da CNH, o motorista pode fazer a renovação do documento. Além disso, os motoristas que perderam a CNH física, forem roubados ou furtados, também podem solicitar a segunda via. 

  • Cassação e suspensão da CNH

Se o motorista estourar os pontos da habilitação ou levar uma das multas auto suspensivas terá a cassação da sua CNH.

Portanto, para regularizar sua situação, o infrator terá que utilizar o serviço do DETRAN, entregar a habilitação na unidade do órgão do seu estado e cumprir o prazo de suspensão ou cassação, que pode variar de alguns meses a até 2 anos. 

  • Alteração de dados

Todo motorista que muda de endereço precisa alterar os dados cadastrados no DETRAN para evitar problemas no futuro. 

Essa alteração evita que as notificações e documentos do órgão sejam enviados para o destino errado.

Multas do DETRAN

É importante saber que esse órgão é o responsável por enviar notificação aos condutores que cometerem infrações em estradas estaduais.

De acordo com o art. 22 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), compete aos DETRAN de cada estado aplicar as penalidades por infrações previstas no Código, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicarem.

O DETRAN não emite todas as multas de trânsito e aplicações de medidas administrativas, mas apenas algumas das infrações.

Podemos citar algumas que estão relacionadas aos documentos e a adequação do automóvel, como deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo ou conduzir o automóvel sem placa ou com placa sem legibilidade e visibilidade. 

Como consultar multa DETRAN?

Para não levar nenhum susto quando chegar uma notificação de infração até você, o ideal é realizar consultas de débitos veiculares. Veja as opções abaixo:

  1. Zapay

No site e no app da Zapay, você pode consultar os débitos do seu veículo, basta digitar a numeração da placa do seu automóvel. 

Se houverem débitos veiculares a serem pagos, a sua consulta irá mostrá-los para você estar ciente sobre a necessidade de pagamento dessas despesas.

Verifique o prazo estabelecido para quitar as multas de trânsito, a fim de não atrasar o pagamento e sofrer com juros.

  1. Site do DETRAN

As multas de trânsito podem ser consultadas através do site do Detran onde seu automóvel está registrado. 

Só é preciso criar login e senha com o seu CPF ou CNPJ. Na hora de realizar a consulta de multas, insira a placa ou o código do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que consta no documento do veículo, e um número de verificação.

  1. Presencialmente

Se deseja consultar sua multa pessoalmente, então pode se dirigir até um dos postos do DETRAN do seu estado. 

Apresente a CNH ou RG junto com o CPF e solicite o serviço. A Zapay também atende de forma presencial em mais de 17 estados. Para encontrar o local próximo a você clique aqui. 

  1. App da CNH Digital

No aplicativo da CNH Digital também é possível verificar se você possui débitos veiculares em aberto. 

Abra o aplicativo e faça o login na sua conta cadastrada na plataforma gov.br, digitando CPF, senha e clicando em ‘Entrar’.

Na tela inicial do app, toque na opção ‘Infrações’, sem seguida, em ‘Por Veículo’ e selecione o seu carro conforme o número da placa e os outros dados apresentados.

As multas estarão divididas em 3 categorias: ‘Vencidas’, ‘A Vencer’ e ‘Pagas’. Clique em qualquer uma delas para ter mais informações, como motivo, data, hora, valor, entre outras.

Como pagar multa DETRAN?

Mas, afinal, como pagar multa DETRAN? Chega de dúvidas sobre o pagamento de débitos de veículos. 

Após consultar as multas de trânsito na Zapay, selecione qual débito será pago e escolha o formato de pagamento. 

É possível escolher entre parcelar no cartão de crédito em até 12 vezes ou pagar à vista no PIX, Boleto, Ticketlog e Voucher. Realize o pagamento e se livre desse tipo de débito que causa tanta preocupação nos motoristas brasileiros. 
Agora você sabe como pagar multa do DETRAN. Conte com a Zapay para se livrar dos débitos veiculares e poder dirigir sem preocupações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *