Categories:

Como consultar multas de trânsito?

Multa de trânsito é um assunto sério, principalmente pela quantidade de pessoas que não se atentam ou simplesmente esquecem que as multas estão chegando e que os pontos estão sendo adicionados à CNH.

Quando chega a hora de renovar o documento, de trocar de veículo ou mesmo em caso de abordagem para fiscalização, é que essas pessoas percebem o problema em que estão. Além do prejuízo financeiro, ainda existe toda a burocracia para regularizar a situação.

A Zapay é uma opção bastante simples para você não apenas consultar os débito do seu veículo, mas também para negociá-los e parcelar o pagamento. Nós estamos vinculados ao sistema de 25 Detrans em todo o Brasil.

Passos para consultar multas de trânsito online

1. Acesse o site da Zapay e crie sua conta. É rápido e gratuito;

2. Na página principal, você vai encontrar um campo para inserir a placa do seu veículo;

3. Após a busca, o sistema vinculado ao Detran apresentará os débitos, lembrando que não serão apenas as multas, mas também o seguro DPVAT, IPVA e Licenciamento;

4.   Na listagem de débitos, você pode selecionar os que pretende pagar e saber mais detalhes;

5.   Depois de selecionar o que deseja, o menu direito vai lhe apresentar as opções de pagamento à vista, mas também opções de parcelamento em até 12x.

6.   Selecione o número de parcelas, e vá até o final da página, na opção “Pagar Agora”

7.   Aqui te damos a opção de pagamento no cartão de crédito, PIX, Ticket Log e boleto bancário. Escolha a melhor forma para você, preencha os dados necessários e clique em “Pagar Agora”.

Em apenas 7 passos, é possível regularizar sua situação junto ao Detran do seu estado, evitando uma situação mais delicada no futuro.  

 Como pagar as multas?

Quando você recebe a imposição de infração, enviada por correspondência para o seu endereço, a multa vem junto com um código de barras, que permite o pagamento em seu valor integral. Isso acontece, claro, caso você decida não recorrer.

No entanto, caso o vencimento tenha passado e você não tenha feito o pagamento, esses débitos – com seus devidos juros – podem ser consultados pelo site do Detran do seu estado, ou ainda presencialmente em um ponto de atendimento.

Anteriormente nós te mostramos o caminho a seguir para consultar os débitos vinculados à você ou ao seu veículo através da Zapay, e essa facilidade não é a única.

É possível parcelar?


A Zapay permite que você parcele as multas de um jeito simples, seguro e muito rápido. A gente sabe que quando as dívidas acumulam, pode ser um pouco difícil escapar do problema, e é aí que a bola de neve começa.

Esse parcelamento é autorizado pelo órgão oficial de trânsito, e tudo isso você tem a sua disposição em nosso site.

É possível realizar a verificação pelo app da CNH Digital?

Talvez você não saiba, mas a CNH Digital permite não apenas que você tenha seu direito de dirigir garantido sem a necessidade de carregar o documento impresso com você. O aplicativo tem também a função de consulta de infrações, que pode ser acessada na página principal. Ali você consegue fazer a análise por infrator ou por veículo, permitindo manter o controle da sua situação, evitando surpresas.

Se você já ouviu falar, mas ainda não conhece todas as vantagens do aplicativo, que tal terminar esse artigo e depois voltar aqui? Temos um conteúdo exclusivo sobre a CNH Digital, que pode tirar todas as suas dúvidas.

O que pode acontecer se não pagar as multas do veículo?

O não pagamento de uma multa de trânsito pode fazer com que seu nome seja cadastrado em serviços de proteção ao crédito, como qualquer outra dívida. Inclusive, se não houver negociação ao longo prazo, seu CPF será inscrito na Dívida Ativa.

Além do prejuízo financeiro, não pagar suas multas também significa ser impedido de vender seu veículo, ou de renovar o licenciamento, por exemplo.   

O que acontece com as multas atrasadas?

Além dos problemas que listamos acima, é muito importante lembrar que multas de trânsito são acrescidas de juros, quando não pagas dentro do vencimento.

Esses juros são calculados a partir da Taxa Selic Mensal. Pode parecer pouco, mas tudo depende de quanto tempo você deixará a dívida correr.

Conclusão

Ainda que seja um problema recorrente – o de permitir que multas de trânsito se acumulem sem que você tenha o controle – hoje existem maneiras mais fáceis de consultar sua situação e se manter regularizado.

Seja através do próprio Detran ou com aqui com a gente, vale a pena consultar regularmente, evitando que você descubra quando for abordado em uma fiscalização, quando precisar transferir seu veículo ou renovar sua documentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *