vistoria detran mg
Categories:

Como marcar vistoria no DETRAN MG?

Neste artigo, confira as nossas dicas sobre a vistoria DETRAN MG, o que é exigido, quais são os documentos necessários para realizar o procedimento, qual é valor da taxa da vistoria veicular DETRAN MG e quais são os cuidados para que o automóvel não seja reprovado na vistoria.

O agendamento vistoria DETRAN MG pode ser feito no site do Departamento de Trânsito – que deve ser acessado pelo link https://www.detran.mg.gov.br/atendimento/agendamento-on-line -, serviço fundamental para que o veículo possa realizar o procedimento, além de outros processos para que o automóvel fique com a documentação em dia. 

Venha com a Zapay e saiba mais sobre a vistoria veicular!

O que é exigido na vistoria do DETRAN? 

Antes de mostrarmos o que é exigido em uma vistoria veicular, é importante a compreensão sobre do que se trata este procedimento. A vistoria é uma avaliação feita em veículos automotores de todas as categorias, cuja responsabilidade é do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) ou de empresas credenciadas ao departamento.

Neste exame de trato estadual, é gerado um laudo que atesta se o veículo está ou não em boas condições de conservação e manutenção – se o automóvel apresenta condições seguras para circular em vias públicas. 

A vistoria veicular é um procedimento obrigatório quando o veículo passa por uma transferência, quando é preciso regular a situação veicular e no licenciamento de automóveis com mais de cinco (5) anos de fabricação. Fica a dica!

Assim, o objetivo da vistoria é garantir que os veículos circulem dentro das exigências da lei, de forma a inibir – ou melhor, evitar a circulação – que carros e motocicletas (dentre outras categorias automotivas) fora das especificações de fábrica transitem. Afinal, tais veículos podem estar oferecendo um risco à segurança do trânsito.

O carro deve passar por vistoria quando ele passa por alterações nas características originais, mudança de categoria, transferência ou em situação de sinistro. 

Na vistoria, exige-se que o veículo esteja em boas condições tanto na inspeção quanto na avaliação, além da necessidade de se apresentar documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista, documentos pessoais (RG e CPF), Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Para a avaliação feita durante a vistoria veicular são considerados os documentos relativos ao veículo, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do automóvel, o número de identificação do motor e chassi. Todos estes pontos são vistoriados.

Há ainda outros pontos importantes para a avaliação, como o hodômetro (que é o equipamento destinado a medir a distância percorrida pelo carro, ou seja, que marca a quilometragem), o lacre das placas e a identificação dos vidros.

Confira outros itens de segurança que também são avaliados durante a vistoria veicular:

  1. Macaco.
  2. Triângulo.
  3. Chave de roda.
  4. Estepe.
  5. Condições dos pneus.
  6. Faróis baixo e alto, além de farolete.
  7. Luz de freio, de placa e de ré.
  8. Pisca-pisca. 
  9. Limpador de para-brisa e esguiche.
  10. Buzina.
  11. Retrovisores.
  12. Escapamento.
  13. Insufilm.
  14. Quebra Sol.
  15. Encosto de cabeça.
  16. Para-choques dianteiro e traseiro. 

Dica da Zapay:  quer consultar situação do veículo em MG? Então, confira essa página especial que a Zapay montou sobre o DETRAN MG. 

O que precisa levar para a vistoria do DETRAN MG? 

O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN MG) ressalta que a vistoria veicular diz respeito à ação de avaliar um automóvel, de modo a verificar suas condições de conservação e manutenção. Este ato impede que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) explica que o procedimento é executado pelos órgãos de trânsito e segue alguns critérios uniformes em todo o território brasileiro, conforme já vimos neste artigo.  

Desse modo, cabe ao vistoriador conferir a numeração de chassi, motor, carroceria, entre outros itens, além de avaliar os itens externos e visíveis.  

Vale reforçar que o objetivo da vistoria é evitar que automóveis que estejam fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados, de modo a assegurar a legitimidade da propriedade, da autenticidade da identificação do carro e da documentação. Tudo para garantir um trânsito seguro.

Para este serviço, o atendimento é feito por ordem de chegada – exceto em municípios mineiros onde é exigido o agendamento prévio. As cidades onde o agendamento on-line é obrigatório estão listadas no formulário eletrônico de agendamento. Um ponto de atenção: o agendamento apenas pode ser realizado após o pagamento da taxa do serviço de vistoria. 

Precisa realizar a vistoria do seu automóvel? Então, não se esqueça de levar os seguintes documentos, amigo motorista:

  1. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
  2. Documentos pessoais (RG e CPF).
  3. Certificado de Registro de Veículo (CRV).
  4. Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Ainda: para realizar a vistoria veicular, o proprietário do automóvel deve seguir os seguintes passos: 

  1. O condutor deve se dirija ao setor de vistoria da unidade de atendimento do DETRAN MG e solicitar a vistoria móvel. 

Uma dica:  os serviços de vistoria móvel devem ser previamente autorizados pela chefia do setor de vistorias da CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) da cidade a qual o veículo se encontra. 

  1. É necessário emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para realização da vistoria Móvel. Em seguida, é necessário clicar em “Emitir Guia DAE”.
Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar o IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Em quais situações deve acontecer a vistoria móvel?

Segundo a Resolução do Contran nº 941, de 28 de março de 2022, a vistoria móvel deve ser realizada apenas em determinadas situações, conforme a legislação referida prevê. No DETRAN MG, este serviço tem o custo de R$302,21.

Conheça as situações que demandam a vistoria móvel:

  1. Veículo indenizado integralmente por companhia seguradora, em razão de sinistro, de modo que a vistoria deve ser realizada no respectivo pátio da seguradora, exclusivamente para fins de registro em nome da seguradora autorizada ou de terceiro adquirente.
  2. Veículo recuperado por instituição financeira, através de ordem judicial ou entrega amigável – ou por ela alienado. A vistoria precisa ser realizada no respectivo pátio da instituição financeira, exclusivamente para fins de registro em nome da instituição autorizada ou de terceiro adquirente.
  3. Veículo adquirido ou comercializado por Pessoa Jurídica, cujo objeto social preveja a comercialização de veículos novos e/ou usados, devendo a vistoria ser realizada no respectivo estabelecimento comercial, desde que a referida Pessoa Jurídica seja adquirente ou proprietária registrada do veículo vistoriado.
  4. Veículo apreendido em pátio público e cuja liberação está condicionada a serviço dependente de vistoria.
  5. Veículo relacionado para leilão e veículo leiloado.
  6. Veículo com peso bruto total (PBT) superior a dez (10) toneladas.

Qual o valor da taxa de vistoria do DETRAN MG?

Segundo o site do DETRAN MG, a vistoria veicular avulsa para fins de laudo custa R$246,81.

Vistoria Reprovada: E agora, o que fazer?

O que não passa na vistoria veicular de Minas Gerais?

Toda atenção é necessária para que o veículo não seja reprovado no momento da vistoria. Mas é importante que o proprietário tenha em mente, que há riscos de ter um item ou outro com problema – as dicas que elencamos aqui tem como objetivo diminuir a chance de reprovação do veículo. 😉

Se seu carro for rebaixado saiba que é preciso seguir a Resolução nº 479, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que trata das modificações veiculares. Automóveis rebaixados têm a circulação permitida se a altura entre a parte mais baixa da carroceria e o chão for maior ou igual a dez (10) centímetros. Se o automóvel apresentar defeito relativo à integridade da suspensão, sendo ele rebaixado ou não, haverá reprovação.

O proprietário deve se atentar também às janelas do carro. Elas não podem estar quebradas, nem rachadas. Se o seu veículo for blindado, essa característica deve constar especificada na documentação do automóvel – e o processo deve seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os pneus são outro ponto importante na hora da vistoria do seu automóvel. Eles devem estar devidamente conservados e com uma largura que não ultrapasse a carroceria. Muita atenção também para que os números do chassi e do motor estejam legíveis – não pode haver nenhuma rasura, nem adulteração nestes itens. 

Dicas da Zapay!

Dica 1: fique por dentro sobre o laudo de vistoria.  

Dica 2: saiba mais sobre a inspeção veicular

Como manter a manutenção do seu carro em dia?

Confira estas dicas para manter o seu veículo em ótimo funcionamento, sempre:

  1. Substitua os fluidos e os filtros no período adequado. Evite prejuízos no motor do veículo.
  2. Não deixe o seu automóvel ou motocicleta parado por muito tempo. O ideal é ligá-lo por um minuto a cada dois dias, ao menos. 
  3. Seja cauteloso na hora de dirigir seu veículo. Desse modo, você poderá evitar desgaste dos componentes e também potenciais acidentes.
  4. Muita atenção ao óleo do motor e à sua vida útil. Afinal, o óleo é fundamental para o bom funcionamento do veículo.
  5. Esteja atento para o bom estado de conservação dos pneus.
  6. O ideal é que seu veículo mantenha uma rotina de limpeza. Isso ajuda também em seu bom funcionamento.
  7. Cuidado com as pancadas na lataria, sobretudo as graves. Esteja sempre cuidado com a pintura do carro.
  8. Atente-se aos ruídos – eles podem indicar que algo não está funcionando bem em seu automóvel.

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *