Volkswagen Nivus Latin NCap
Categories:

Volkswagen Nivus tira nota máxima em teste de colisão 

SUV coupé da Volkswagen garantiu 5 estrelas na avaliação de segurança feita pelo Latin NCap

O Latin NCap, programa que avalia a segurança dos carros novos vendidos no Brasil e demais países da América Latina, divulgou os resultados de uma nova bateria de testes. Nesta rodada, o Volkswagen Nivus foi avaliado e garantiu a nota máxima na avaliação da entidade, com 5 estrelas – em uma escala que vai de 0 a 5.

Fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o Volkswagen Nivus passou por testes de colisão frontal, lateral, impacto lateral contra poste, efeito chicote da coluna cervical (conhecido como whiplash, em inglês), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência em cidade e na estrada, assistente de velocidade e controle de estabilidade (ESC).

Volkswagen Nivus Latin NCap

Na análise de segurança do Latin NCap, o Volkswagen Nivus garantiu índices de 92% para proteção de adultos, 92% para proteção de crianças, 49% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis nas estradas e 85% de eficiência em relação aos assistentes semiautônomos de segurança.

Todas as versões do Volkswagen Nivus à venda no Brasil já trazem de série seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e controles de estabilidade e tração, o que contribuiu para os bons índices de segurança do SUV coupé nos testes – saiba aqui o que são e como funcionam os airbags. A partir da linha 2022, o Nivus também passou a vir de fábrica desde a versão básica com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência – antes, apenas a versão Highline trazia estes itens de série.

No relatório do Latin NCap, a proteção oferecida pelo Nivus à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa no teste de colisão frontal. A proteção para o tórax do motorista foi adequada, enquanto a do outro ocupante dianteiro, boa. Na análise do impacto lateral, a cabeça, abdômen, tórax e pélvis dos ocupantes receberam boa proteção. No choque contra o poste, a proteção para tórax e abdômen foi classificada como adequada. 

Volkswagen Nivus Latin NCap

Como funcionam os testes do Latin NCap?

O Latin NCap é uma organização independente que visa avaliar a segurança dos veículos novos vendidos na América Latina e Caribe. Criada em 2010, é uma entidade equivalente ao instituto europeu Euro NCap e começou a divulgar os primeiros resultados de testes de colisão em 2011.

Atualmente, o Latin NCap adota o novo protocolo 2020-2024, que é dividido em 4 grupos de avaliação: proteção aos ocupantes adultos, proteção aos ocupantes crianças, proteção aos pedestres e sistemas de assistência ao condutor. A nota geral é definida pelo menor índice obtido pelo veículo entre os 4 grupos.

Todos os testes do Latin NCAP são realizados na Alemanha, na região de Munique, no laboratório da ADAC. A razão para isto, de acordo com a entidade, é que não há laboratórios independentes acreditados na América Latina para estes tipos de testes.

Volkswagen Nivus Latin NCap

Entre os testes de impactos, a colisão frontal ocorre com o veículo a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo. No impacto lateral, uma barreira deformável montada em um chassi atinge o veículo lateralmente a 50 km/h. Já no impacto lateral contra poste, o veículo é lançado transversalmente a 29 km/h em direção a um poste totalmente rígido.

Nos testes de condução, são verificadas a eficiência da frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de trânsito interurbano).

Em relação à categoria de proteção aos ocupantes crianças, a avaliação de segurança nos impactos frontal e lateral mede o nível de proteção no banco traseiro e a facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis. Por fim, a simulação de impacto contra pedestre mede os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.

Gostou deste conteúdo sobre os testes do Latin NCap com o Volkswagen Virtus? Aqui no Blog da Zapay você encontra diversos artigos sobre manutenção automotiva, impostos, lançamentos, legislação de trânsito e muito mais. E se você quiser realizar a consulta de débitos veiculares, conte com a Zapay para facilitar o pagamento de licenciamento, IPVA e multas em até 12x!

Imagens: Divulgação/Latin NCap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *