CNH Digital e Carteira Digital de Trânsito
Categories:

Ainda não sabe o que é a Carteira Digital de Trânsito?

Agora todos os motoristas e donos de veículos do país podem ter os documentos de  porte obrigatório em sua versão digital, isso tudo graças ao desenvolvimento da Carteira Digital de Trânsito.

Você ainda não sabe o que é isso?

A Carteira Digital de Trânsito é a antiga CNH Digital. O aplicativo foi desenvolvido pelo SERPRO e agora, além da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, é possível ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (conhecido popularmente como o documento do veículo) em suas versões digitais.

O app está disponível para dispositivo android e IOS em todos os estados do Brasil e Distrito Federal. Veja, a seguir, alguns outros pontos sobre o app CDT.

Vantagens

  • Acesso rápido aos documentos

Dentre as vantagens, podemos destacar o acesso dos documentos em seu celular, sem necessidade de papelada, o compartilhamento de informações é rápido e fácil  – Os documentos podem ser exportados em PDF dentro do aplicativo e compartilhados quando necessário. 

  • Autenticidade

Além de tudo isso a autenticidade é comprovada facilmente através do aplicativo Vio, utilizado principalmente pela fiscalização para validação da versão digital do documento e tudo isso é realizado através de uma leitura de QR code. 

Requisitos 

Para obter as versões digitais da CNH e/ou  CRLV, é necessário atender a alguns  requisitos:

  • A CNH papel deve possuir o QR code (Toda CNH emitida a partir de 01/05/2017, possui);
  • O Detran emissor da sua CNH, deve aderir ao sistema da Carteira digital de trânsito;
  • O Detran emissor do CRLV, deve  aderir ao Sistema Carteira Digital de Trânsito.

Segundo o portal de serviços do DENATRAN, todas UF’S já estão habilitadas. 

Primeiro acesso – Passo a passo

Cadastro pelo celular:

1 – Instale o aplicativo! 

Para isso, basta acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo, Play Store, caso seu dispositivo seja android e App Store caso tenha um IOS e pesquisar por “Carteira Digital de Trânsito” e baixar. 

2 – Cadastre-se

Assim que baixar o App, entre no aplicativo, insira seu CPF e clique em avançar. 

Na próxima tela, deve preencher com todos os dados solicitados ( nome completo, data de nascimento, e-mail e criação de senha), muita atenção a todos os dados, o e-mail por exemplo, deve ser atual, que acesse sempre, pois a comunicação será realizada via e-mail. 

Clique no botão “Cadastrar” e “Aceito” no termo de responsabilidade.

3 – Ative sua conta

Lembra-se do e-mail que usou no cadastro? Acesse ele. Você receberá um link de ativação na sua caixa de mensagens (não esqueça de verificar na caixa de Spam), basta clicar no link que estará disposto no corpo do e-mail para ativar sua conta. 

Pronto! Sua conta está ativa. Basta logar com seu CPF e senha para acessar suas consultas. Lembrando que para acessar sua CNH, é necessário a validação de alguns dados, falaremos mais sobre a validação aqui.

Caso queira realizar esse mesmo cadastro, através do computador, também é possível.

Cadastro pelo computador

1 – Acesse o portal de serviços do Denatran e cadastre-se

No portal do Denatran, na aba usuário, clique em “Cadastro”. Aqui será solicitado os mesmos dados citados anteriormente, bastando apenas preencher e clicar no checkbox indicando que concorda com todos os termos. 

2 – Valide seus dados e ative sua conta

O link de validação será entregue no seu e-mail, clicando nele, sua conta será ativa. 

Muito fácil, né. Conta aqui como foi sua experiência e não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *