pessoa preocupada com as dívidas.
Categories:

O que fazer para quitar dívidas de financiamento de veículos?

Comprar um carro é um dos sonhos de grande parte dos brasileiros e o financiamento pode ser a solução para que isso se realize. 

No entanto, a longo prazo a dívida pode acabar pesando no orçamento familiar, então quitar as dívidas de financiamento do veículo assim que possível pode ser uma ótima solução. 

Mas fique tranquilo, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, é possível quitar as dívidas de um financiamento e ainda pagando bem menos do que você pagaria parcelado. 

Ficou interessado, não é? Continue lendo e saiba como!

Como quitar dívidas de financiamento do veículo?

Existem duas formas de fazer a quitação das dívidas de um veículo, pagando o valor total do contrato ou mais de uma parcela por vez. 

Ao quitar o contrato o banco irá abater o valor dos juros que estão embutidos na parcela, deixando apenas o valor real do bem. 

Dessa maneira é possível baixar quase pela metade o valor total do veículo, dependendo das condições de financiamento. 

A outra opção é o pagamento de mais de uma parcela por vez. Apesar de um pouco mais demorada, essa é uma boa opção para quem está com um valor sobrando no orçamento mensal.

O mais recomendável para garantir um bom desconto no pagamento da parcela adicional é fazer do fim para o começo do carnê. Vamos explicar. 

Supondo que você vá pagar a parcela 2 de um financiamento de 48 vezes, fazendo uso dessa opção de adiantar parcelas o certo seria quitar além da parcela do mês (2) a última do carnê (48). 

Dessa maneira, o banco faz o abatimento dos juros da parcela adicional que pode cair para um valor bem mais baixo do que a parcela do mês atual.

Como fazer o pagamento de parcelas adicionais

Muitos bancos e financeiras disponibilizam as informações do seu contrato no site ou página oficial. 

Dessa maneira, ao fazer o cadastro é possível ter todos os dados do seu financiamento, inclusive parcelas pagas e a vencer. 

Para antecipar as últimas parcelas basta solicitar, na própria página, o boleto atualizado, que já deve vir com todos os juros abatidos. 

Caso não tenha essa opção, converse com um atendente pelo chat ou telefone e faça a solicitação. 

Com o boleto em mãos é só fazer o pagamento normalmente, da maneira que está habituado. 

Qual a vantagem em quitar sua dívida de financiamento?

Além de se livrar da dívida e deixar o orçamento livre para outros gastos, a possibilidade de diminuir o valor de juros pagos também é bem atrativa. 

Portanto veja com seu banco ou financeira a possibilidade de desconto dos juros na quitação antecipada da dívida. 

Contudo, fique atento, a quitação só é interessante quando há o abatimento total dos juros devidos. Então, se o banco oferecer outra possibilidade, tente negociar. 

Quitar o financiamento ou deixar guardado na poupança?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem: amortizar ou quitar uma dívida ou guardar o dinheiro na poupança

A maioria dos especialistas afirma que a melhor opção é sempre se livrar das dívidas primeiro, depois começar a investir. 

Contudo, existem casos que podem ser considerados, como quando as taxas de juros do financiamento são menores que o rendimento do investimento. 

Desde que os prazos de ambos e os valores sejam parecidos, essa pode ser uma possibilidade. 

No entanto, a verdade é que somente você pode tomar essa decisão, baseado nas suas expectativas e orçamento mensal, então pense bem!

O que acontece depois de quitado?

Quando um veículo está financiado por alguma instituição financeira ele fica alienado à essa dívida, ou seja, é da empresa até que você termine de pagar. 

Se o financiamento foi feito por CDC, após a quitação do financiamento o processo de retirada desse status de alienação é automático.

Além disso, a instituição financeira deve avisar o Detran do seu estado da quitação. O prazo é de 30 dias para que o órgão faça esse aviso. 

Já para quem fez por meio de leasing, o processo é um pouco mais complicado. O primeiro passo é o mesmo, a financeira avisa ao Detran sobre a quitação. 

No entanto, é preciso que o comprador providencie os próximos passos, como preencher o documento de transferência e fazer a vistoria. 

Como os procedimentos podem mudar em cada Estado, a orientação é que você procure uma unidade do Detran mais próxima e se informe do processo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *