Imagem de destaque do blog post sobre moto alienada
Categories:

Moto alienada: o que significa? Vale a pena? Saiba tudo! 

5
(3)

Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre uma moto alienada!

Já ouviu falar em moto alienada e acha este termo confuso? Parece coisa de outro planeta, mas é bem mais simples do que parece. Quer um spoiler? A moto alienada está relacionada a um financiamento e, por conta disso, há alguns detalhes sobre a posse que o motociclista deve se atentar. 

Pensando em te ajudar, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o tema: entenda o que significa moto alienada, como funciona isso, sabia se pode comprar/vender moto alienada, quais as vantagens e desvantagens e mais uma porção de dicas úteis sobre o tema. Vamos nessa!

O que é uma moto alienada?

A moto alienada é aquela que está vinculada a um financiamento – ou seja, para que o condutor pudesse ter aquela motocicleta, ele precisou que uma instituição financeira cedesse crédito para tal compra. Até que todas as parcelas do financiamento estejam devidamente pagas, a posse da moto é do banco.

E quando a moto alienada passa a ser oficialmente do motociclista? Quando ele honrar com todas as parcelas do empréstimo que o banco lhe cedeu (daí a moto deixa de ser uma moto alienada). Além disso, o condutor deve solicitar à instituição bancária para que seja registrada a quitação da dívida e, assim, os documentos possam ser atualizados para que a posse da moto seja do motociclista. 

Como alienar uma moto?

Para alienar uma moto, o condutor deve comprá-la a partir de um financiamento, cujo crédito é liberado por uma instituição bancária após análise no perfil de crédito do motociclista. 

Para conseguir o financiamento da moto, alguns passos são essenciais:

  • O condutor deve escolher a moto que mais lhe agrada.
  • Depois, é necessário optar pelo financiamento que melhor combina com a sua vida financeira, considerando as condições, parcelas, juros e todas as responsabilidades de um empréstimo.
  • A lógica é escolher o banco que oferece as melhores condições para o parcelamento. O condutor deve ainda preencher formulários e inscrições, afinal, a instituição financeira precisa lhe conhecer e ter embasamento para avaliar o seu perfil. 
  • Quando o financiado for aprovado, o motociclista assinará um contrato. Haverá ainda registro junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para formalizar o acordo entre o condutor e o banco. 
  • For fim, o condutor deve pagar as parcelas do contrato para a moto alienada até que todo o empréstimo esteja devidamente quitado.  

Consulte sua placa grátis

Moto alienada pode andar nas ruas?

Opa, moto alienada pode andar nas vias públicas, sim. Aliás, você pode utilizá-la normalmente. O único ponto de atenção é que a posse da motocicleta, até que você termine de pagar o financiamento, é do banco.

Dicas da Zapay: quer pagar multas, IPVA e licenciamento de um jeito fácil e seguro? E quem sabe acessar rapidamente as infrações cometidas? Tudo isso você encontra em um só lugar – no app Zapay!

Pode comprar ou vender uma moto alienada? Tem riscos?

É possível comprar ou vender uma moto alienada, motociclista. Porém, você deve tomar alguns cuidados. Existem duas formas de comprar e vender motos alienadas:

  • Depois de quitar totalmente o financiamento: daí a moto deixará de ser alienada e poderá ser vendida e transferida para outro condutor.
  • Ou também dá pra fazer a transferência do financiamento da moto: assim, o próximo dono assumirá as parcelas restantes do financiamento. Mas atenção: isso depende da aprovação do banco ou financeira que concedeu o crédito (haverá avaliação do perfil do novo comprador para aprovação ou não).

Vantagens de comprar uma moto alienada

Comprar uma moto alienada pode trazer vantagens financeiras, amigo motociclista. Considere os seguintes pontos:

  • Geralmente, o valor inicial é mais baixo, já que o bem é financiado e o pagamento é parcelado, o que facilita o acesso a modelos mais caros.
  • O comprador pode manter um planejamento financeiro, afinal as parcelas são fixas. 
  • A alienação fiduciária pode ser uma alternativa interessante para quem não possui todo o valor da moto para pagar à vista. 
  • Ao quitar o financiamento, o comprador torna-se proprietário integral, podendo vender a moto ou mesmo trocá-la no futuro. Porém, até a quitação, a moto é garantia do financiamento – por isso chama-se moto alienada.

Desvantagens de comprar uma moto alienada

Nem só de sonhos é a vida, condutor. Por isso, considere os pontos negativos de comprar uma moto alienada:

  • Você terá que viver com a falta de propriedade total até a quitação do financiamento, o que limita a venda ou transferência da moto. 
  • Em caso de inadimplência, a moto pode ser apreendida, gerando prejuízos e muita dor de cabeça. 
  • De modo geral, o comprador acaba pagando mais do que o valor original do veículo devido aos juros do financiamento. 
  • Há a exigência de seguro obrigatório em alguns casos, o que aumenta os custos. 
  • Considere que a moto também pode sofrer desvalorização durante o período de alienação, reduzindo seu valor de revenda após a quitação.

Como consultar se uma moto está alienada?

Realizar a consulta para saber se a moto é alienada é simples. Basta ter em mãos o número da placa, RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e acessar o site do DETRAN de sua localidade.

O condutor deve clicar na aba “Veículos” e, em seguida, em “Veículo financiado ou quitado”. Além disso, é necessário ter cadastro no site do DETRAN ou informar o CPF e responder a algumas perguntas.

Viu como é simples verificar moto alienada?! 😉

A motocicleta fica alienada por quanto tempo? 

Moto alienada não é um status infinito – ele dura somente até o condutor quitar todas as parcelas do financiamento. Se você já terminou de honrar este compromisso, não se esqueça de solicitar ao banco a liberação da alienação.

Se atrasar o pagamento da parcela da moto alienada, o que acontece?

Atrasar o pagamento da parcela de moto alienada pode “dar muito ruim”, condutor. Conforme consta no seu contrato, o veículo é a garantia para que você arque com as parcelas acordadas. Se esse pagamento não for respeitado, você pode:

  • Ter que pagar multas e juros.
  • Ficar com o nome sujo na praça (crédito negativado).
  • Passar pela situação de busca e apreensão de veículo.
  • Ver a moto alienada apreendida ser leiloada para que o banco não saia no prejuízo.
  • Receber uma oferta de renegociação do banco para que as situações acima não aconteçam.

Dicas para quitar a sua moto alienada

Se liga nas dicas que separamos para que você quitar a sua moto alienada mais rapidamente, motociclista:

  • Pés no chão e calculadora na mão: quitar uma moto alienada exige planejamento financeiro. Pense sempre nisso.
  • Avalie seu orçamento e faça cortes em gastos desnecessários para destinar mais recursos ao pagamento das parcelas. 
  • Se possível, antecipe parcelas, pois isso reduz os juros e o valor total pago. Procure saber sobre amortização!
  • Verifique com o banco se há descontos para quitação antecipada. 
  • Considere juntar uma reserva de emergência para cobrir imprevistos e evitar atrasos nos pagamentos.
  • Evite novas dívidas até quitar a moto, mantendo o foco na eliminação do financiamento. Fique atento ao contrato, especialmente às cláusulas de quitação antecipada e às taxas envolvidas, garantindo que seus direitos sejam respeitados. 

Bônus: moto alienada x leasing de motos

Uma moto alienada é diferente de leasing de moto, condutor. A moto alienada diz respeito ao bem usado como garantia em um financiamento cedido por um banco. Já o leasing de moto é uma modalidade de financiamento em que a instituição financeira compra a moto e a “aluga” para o comprador por um período determinado. 

Durante esse tempo, o comprador paga parcelas mensais pelo uso da moto. Ao final do contrato, o motociclista pode optar por adquirir o veículo, pagando um valor residual previamente acordado, devolver o veículo à financeira, ou renovar o contrato com outro veículo.

O leasing pode ser interessante, pois a entrada dele é reduzida, há flexibilidade ao final do contrato e os juros são menores. Porém, o custo total da moto é maior no leasing, há restrições e multas por rescisão antecipada e a propriedade é limitada.

Consulte sua placa grátis

E, então, entendeu como funciona uma moto alienada?

Seja para uso pessoal ou profissional, a moto alienada é um grande facilitador no dia a dia de milhões de brasileiros. Mas, como você aprendeu, antes de entrar em um financiamento, é fundamental avaliar se este é o melhor momento em sua vida financeira.

Afinal, quando o passo é maior do que a perna, aquilo que era uma conquista pode se tornar uma frustração com a apreensão da moto ou do carro alienado. Mas é válido destacar que há caminhos para negociar e evitar a retenção do veículo, condutor. 

Continue ligado na Zapay para receber mais dicas sobre o seu veículo e o trânsito. Confira ainda as facilidades que o nosso app pode lhe oferecer!

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu para facilitar a vida dos proprietários de veículos. Conosco, você tem mais praticidade e comodidade ao pagar seus débitos e burocracias veiculares, como IPVA, multas e licenciamento. A Zapay é totalmente confiável! Trouxemos algumas das nossas credenciais, experiências e vivências para vocês entenderem por que confiar na Zapay: Somos credenciados à SENATRAN e a TODOS os 27 DETRANs do Brasil. A Zapay já atendeu a mais de 20 MILHÕES de clientes. Já fomos notícia nos principais portais da imprensa: Estadão, G1, TechTudo e mais. Em 2024, a Zapay uniu forças ao grupo Corpay (FLEETCOR), líder global em soluções de pagamento, presente em todos os continentes - o Sem Parar também faz parte do grupo! A Zapay existe para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Ah, fazemos questão de compartilhar toda a experiência que temos sobre o universo dos veículos, além das dicas que aprendemos com a vivência no universo de pagamento de débitos veiculares que tivemos até aqui: muita água rolou e temos diversos aprendizados valiosos a compartilhar. Acompanhe o Blog Zapay e fique antenado em TUDO! https://www.usezapay.com.br/zapay-e-confiavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *