financiamento veiculo
Categories:

Como reduzir o valor do financiamento de veículos? Dicas para economizar!

Neste texto, você irá aprender como reduzir o valor do financiamento de veículos de uma maneira simples e rápida. Nós da Zapay, sua empresa de pagamentos de débitos veiculares, estamos sempre compartilhando dicas para poupar os bolsos dos motoristas.

Portanto, veja a seguir, como diminuir o valor das parcelas de um financiamento de carro ou moto. Confira!

O que é financiamento?

Antes de ensinar como reduzir o valor do financiamento de veículos, nós queremos explicar rapidamente o que é esse tipo de crédito. 

Um financiamento é uma prática fornecida por bancos e financeiras que ajuda a custear os gastos de um carro, uma moto, uma graduação ou uma casa, por exemplo.

Nessa prática, a empresa financiadora custeia todos os gastos da compra do cliente, que assume uma dívida não com o fornecedor do bem que foi adquirido, mas com o banco ou financeira.

Dessa forma, as prestações desse crédito são pagas de forma decrescente, ou seja, dos valores mais altos aos mais baixos até a quitação do boleto.

Para que serve o financiamento?

O financiamento serve para ajudar milhares de brasileiros que querem adquirir um bem, mas que precisam de um crédito a longo prazo para o pagamento da dívida.

No entanto, apesar de terem o pagamento parcelado por várias vezes, os juros são cobrados em cada parcela. 

Sendo assim, o financiamento pode se tornar algo difícil porque a quitação do valor total pode ser mais alta do que o preço real do bem adquirido. 

No entanto, a maioria dos brasileiros sonha em ter seu veículo, por isso os financiamentos mais comuns são de carro. 

Para ter uma ideia, o financiamento de carros novos e usados cresceu 26% no primeiro semestre de 2021. 

Com uma grande variedade de taxas de juros oferecidas pelos bancos e divulgada em ordem decrescente pelo Banco Central, os brasileiros podem escolher entre opções com 1,20% de juros ao mês, por exemplo.

Como reduzir o valor do financiamento de veículos? 

Infelizmente, muitas pessoas que financiam um carro ou moto acabam atrasando o pagamento das parcelas e entrando em dívidas.

Porém, existem saídas para reduzir as parcelas do financiamento de veículo que podem ser tomadas antes de assinar o contrato ou após iniciar o pagamento das parcelas. 

Quer saber como reduzir o valor do financiamento de veículos? Então veja as dicas de economia para serem aplicadas nessa prática de crédito! 

  1. Dê uma boa entrada no financiamento 

Se você ainda está no processo para iniciar o financiamento de veículo, então uma boa forma de reduzir os valores com juros é a oferta de uma entrada generosa. 

De fato, a oferta de um bom valor de entrada é uma das melhores dicas sobre como reduzir o valor do financiamento de veículos.

Isso porque o banco ou financeira entende que o cliente é um bom comprador e oferecerá taxas de juros excelentes para esse financiamento.

  1. Aumento do total de parcelas

Solicitar o aumento do total de parcelas é uma das saídas mais indicada para quem está passando por problemas financeiros ou sofre uma redução na renda.

Apesar de reduzir o valor das parcelas, o pagador terá que lidar com o pagamento a longo prazo e poderá pagar mais juros devido a esse período maior.

Por isso, antes de iniciar um financiamento de veículo, procure entender sua situação econômica e se será possível arcar com os gastos com o carro. 

  1. Peça uma pausa e se reorganize

Se você está procurando como reduzir o valor do financiamento de veículos porque não tem condições financeiras para arcar com as parcelas, então uma das alternativas é dar uma pausa para se organizar financeiramente. 

Algumas instituições financeiras oferecem a possibilidade de interromper os pagamentos das prestações, sem cobrar multas ou aumentar os juros do financiamento.

No entanto, o cliente precisa estar em dia com os pagamentos das parcelas e entrar em contato com a instituição para a verificação dessa possibilidade. 

  1. Faça a revisão contratual

Se você não está conseguindo lidar com as prestações do seu financiamento e precisa reduzir os valores das parcelas, então solicite uma revisão contratual.

Afinal, alguns contratos de financiamento possuem cláusulas abusivas que contém juros e taxas ilegais.

Peça uma revisão contratual se sentir que as cláusulas precisam ser reanalisadas e redefinidas, visando a redução do valor de suas parcelas.

  1. Faça uma amortização de juros

A amortização de juros é o pagamento gradual ou parcial de um valor maior do financiamento através das parcelas.

O comprador precisa quitar algumas parcelas antecipadamente para reduzir os valores pagos do financiamento de veículo, principalmente reduzir ou eliminar juros.

Essa é uma ótima opção para quem está com a vida financeira estável e deseja diminuir o saldo em aberto, reduzindo também os valores das parcelas restantes e o tempo de quitação.

  1. Peça a portabilidade do financiamento do seu veículo

Se notar que a taxa se tornou abusiva ao longo do financiamento do seu veículo, então peça a portabilidade para finalizar o pagamento em outra instituição.

Sem dúvidas, uma das melhores dicas sobre como reduzir o valor do financiamento de veículos é a pesquisa pela portabilidade. 

Assim, ao transferir todo o saldo devedor para outro banco ou financiadora, você poderá reduzir as prestações do financiamento.

  1. Busque outras opções de financiamento

Buscar por outras opções de financiamento é um dos últimos recursos para quem gostaria de escolher essa opção de crédito.

Após pesquisar, fazer simulações e descobrir que os valores do financiamento de veículos não podem ser arcados com as suas condições financeiras, então é hora de pensar em outras opções de crédito. 

Se já estiver pagando as parcelas do seu financiamento, mas surgir a vontade de mudar de formato de crédito, então entre em contato com a empresa financiadora para realizar uma negociação e reduzir os juros.

Existem bancos e financeiras que aceitam ouvir propostas e tentar negociar internamente para se equiparar às condições que você precisa. 

Gostou de aprender como reduzir o valor do financiamento de veículos? Acesse outros conteúdos do blog da Zapay para ficar mais informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *