Se você é daqueles que adora curtir um som no carro, vale a pena ficar atento para não se meter em confusão. Isso porque, se o volume ou a frequência do som ultrapassar os limites permitidos, você pode acabar sendo multado.
O que muita gente não sabe é que, ao dirigir um veículo com equipamento de som em volume/frequência não autorizados pelo CONTRAN, a multa pode ser aplicada de forma bem severa. Não se trata apenas de volume, mas também da frequência do som, que não pode prejudicar o ambiente urbano.
Então, se você não quiser ser pego de surpresa com uma multa por dirigir um veículo com equipamento de som em volume/frequência não autorizados pelo CONTRAN, é importante entender as regras e evitar problemas desnecessários. Vamos entender melhor como tudo isso funciona?
O que significa o som em volume ou frequência não autorizado?
A multa por dirigir um veículo com equipamento de som em volume ou frequência não autorizados pelo CONTRAN acontece quando o som do carro passa do limite permitido para o ambiente onde você está. Isso significa que o som não pode ser ouvido claramente a uma distância que possa incomodar pessoas em residências, hospitais, escolas e outros lugares mais sensíveis.
O CONTRAN definiu que, durante o dia, o som não pode ultrapassar 80 decibéis, e à noite, o limite é de 60 decibéis nas áreas urbanas. A fiscalização é feita usando medidores de som, e tanto o volume quanto a frequência do som precisam ficar dentro desses limites estabelecidos.
Multa por veículo com equipamento de som em volume/frequência não autorizados
Se o som do seu veículo for considerado excessivo ou fora da frequência permitida, você pode receber uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e acréscimo de 5 pontos na CNH. Além disso, em alguns casos, o equipamento de som pode ser retirado do veículo.
O objetivo da multa por veículo com equipamento de som em volume/frequência não autorizados pelo CONTRAN é garantir que o trânsito e os bairros não sejam prejudicados por barulho excessivo, evitando incômodos para a população.
Como saber se recebi uma multa por por veículo com equipamento de som em volume/frequência não autorizados?
Basta consultar gratuitamente a sua placa logo abaixo:
Consulte sua placa grátis
A multa pode ser aplicada em qualquer horário?
Sim, a multa por multa por veículo com equipamento de som em volume/frequência não autorizados pode rolar a qualquer hora, mas o limite de som muda dependendo do horário e do lugar onde você está.
Por exemplo, durante o dia, o som pode chegar até 80 decibéis em áreas urbanas, mas à noite o limite cai para 60 decibéis. Ou seja, se você estiver na rua com o som muito alto às 10 da noite, pode ser mais fácil ser pego pela fiscalização.
E é bom ficar ligado, porque nos horários de pico, quando a rua está mais cheia, a chance de ser multado também aumenta, já que há mais gente para reclamar e a fiscalização fica mais atenta. Então, sempre é bom ajustar o som para não passar dos limites e evitar dor de cabeça!
Posso ser multado por som alto mesmo que esteja em um lugar isolado?
Sim, a multa por veículo com equipamento de som em volume ou frequência não autorizados pelo CONTRAN pode ser aplicada mesmo em locais mais isolados, como pistas de rolamento ou estradas afastadas.
Isso porque o objetivo da regra não é apenas evitar o incômodo para quem está próximo, mas também garantir que os veículos não poluam o ambiente sonoro das áreas, o que inclui, inclusive, transtornos ao meio ambiente. Portanto, é importante sempre estar atento ao volume do som, independentemente de onde você esteja!
Entendeu como funciona a multa por equipamento de som em volume/frequência não autorizados?
Para evitar a multa por veículo com equipamento de som em volume ou frequência não autorizados pelo CONTRAN, o melhor mesmo é ficar de olho no volume e na frequência do som do seu carro. Lembre-se que durante o dia o limite é de 80 decibéis e à noite cai para 60 decibéis, especialmente em áreas urbanas.
E, como já vimos, a a multa por veículo com som alto pode ser aplicada a qualquer hora, então não adianta achar que só porque está tarde ou em um lugar mais tranquilo você vai escapar. A fiscalização pode rolar a qualquer momento, então sempre que for aumentar o som, tenha em mente o que é permitido e evite incomodar quem está ao seu redor.
Garantir que o som do seu carro não ultrapasse os limites é uma maneira simples de não levar uma multa por veículo com equipamento de som em volume ou frequência não autorizados pelo CONTRAN e ainda contribuir para um trânsito mais tranquilo.
Conteúdo relacionado: