multa renainf
Categories:

O que é multa RENAINF? Entenda, saiba como consultar e pagar

Uma dúvida muito comum entre motoristas que viajam pelo Brasil é saber o que é multa RENAINF, bem como o que fazer e como pagar. Se você, assim como tantos outros, se surpreendeu com esse presentinho ao voltar de uma viagem interestadual, não se desespere!

Vamos te explicar direitinho o que é RENAINF e o que fazer agora. Calma, parece complicado mas não é!

Entenda o que é RENAINF

O RENAINF é o Registro Nacional de Infrações. O RENAINF nasceu para facilitar o controle de infrações cometidas nos diferentes estados, facilitando a comunicação entre os vários órgãos de trânsito espalhados pelo país.

Então, o que é multa RENAINF?

Uma multa RENAINF é aquelas que acontece em um estado diferente do qual o seu veículo está registrado e licenciado, ou seja, uma multa RENAINF é uma multa que você recebeu fora do seu estado!

Por exemplo: uma multa RENAINF acontece quando você tem seu veículo registrado no Paraná, mas cometeu uma infração por excesso de velocidade em São Paulo. O órgão ou agente de trânsito que fez o flagrante, ao identificar que o veículo pertence a outro estado, faz o registro da multa no RENAINF!

Já entendi o que é a multa RENAINF, mas quem a aplica?

Se você já entendeu o que é a multa RENAINF, também é importante saber quem geralmente aplica esse tipo de multa.

A multa RENAINF é normalmente aplicada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes (ANTT) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Tudo depende do responsável pela via onde a infração foi cometida!

Mas atenção: isso não significa que outros órgãos autuadores não possam realizar o flagrante! Ao cadastrar a infração e suas penalidades, o órgão pode comunicar ao Detran onde o veículo foi licenciado, ou ele mesmo fazer a notificação que será enviada ao motorista.

Saiba como checar se você recebeu uma multa RENAINF

O sistema Renainf é integrado ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e ao Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), sendo assim, através do Renavam do veículo é fácil localizar as infrações!

Ao receber a notificação da multa RENAINF, o órgão autuador estará descrito no documento, e aí é simples: basta acessar o site do órgão no documento da multa e fazer a busca pelos números de registro que mencionamos acima!

Se você pretende negociar um veículo e não sabe ao certo se existem multas no Renainf, o ideal é sempre fazer a consulta através dos órgãos responsáveis: PRF, ANTT e DNIT.

Também é possível consultar de forma 100% gratuita e online aqui pela Zapay:

Consulte sua placa grátis

Quanto tempo leva para receber a notificação da multa RENAINF?

Após a autuação, o órgão ou agente representante tem o prazo de 30 dias para fazer o registro da infração no sistema. Depois disso, a notificação de autuação é enviada ao endereço cadastrado.

São feitas 3 tentativas de entrega da multa RENAINF. Caso nenhuma tenha sucesso, a notificação retorna ao Detran do estado de registro do veículo e é aí que está o perigo. A multa deve ser registrada no Diário Oficial, mas podemos concordar que motoristas não têm o costume de verificar esse tipo de coisa com frequência.

Por isso, como dissemos no tópico anterior, é tão importante fazer a consulta com frequência. Do contrário, a surpresa pode aparecer apenas no momento de uma negociação, ou simplesmente quando chegar a hora de fazer o licenciamento anual.  

Como pagar uma multa RENAINF?

De maneira geral, o pagamento das multas pode ser realizado através de bancos conveniados. Atualmente, as principais instituições financeiras podem receber o recolhimento. Para facilitar esse recolhimento, os próprios órgãos oferecem guias de recolhimento que podem ser acessadas através da própria consulta ao site oficial dos autuadores.

Em estados como São Paulo, quando multas são aplicadas por órgãos de fora da localidade, é possível fazer o pagamento sem guia, apenas com o número do Renavam.

Também é possível pagar diretamente pela Zapay de forma 100% online, segura e prática.

E então, entendeu o que é a multa RENAINF?

Com tantos órgãos oficiais que controlam o trânsito no Brasil, é natural ter dúvidas em relação ao procedimento de consulta, pagamento e mesmo autuação de infrações. Por isso tanta gente busca o que é RENAINF!

As multas Renainf são mais comuns do que parecem, então esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para te deixar alerta sobre o que fazer e, principalmente, sobre consultar sua situação com frequência.  

Uma forma bastante simples de consultar débitos veiculares e não apenas multas, mas também o Licenciamento e o IPVA, é aqui com a gente. A Zapay te ajuda reunindo todos os débitos veiculares e possibilitando o pagamento em até 12x. Nosso sistema é integrado e autorizado pelos Detrans de 25 estados.

Avatar image of Callebe Mendes
Written by

Callebe Mendes

8 comentários: “O que é multa RENAINF? Entenda, saiba como consultar e pagar
  1. JÁ PAGUEI A MULTA E O CRLV ESTÁ VINDO COM O ANO 2021. PORQUE ISSO ACONTECE.

    1. É necessário verificar se existem outras multas que podem impedir o licenciamento do seu veículo. Pois é necessário todas multas vencidas, licenciamento e IPVA pagos para emissão do CRLV Digital. O ideal é verificar juntamente ao Detran do seu estado se realmente não existe algum débito em aberto que impeça a atualização.

    1. É somente acessar sua conta ou localizar através do número do pedido em nossa página inicial.
      Para seguir o passo a passo, acesse aqui!

  2. Estou tentando baixar o documento do meu veículo e não consigo, porque? Se não tem dúvidas.

    1. A atualização dos débitos após o pagamento é algo automático e leva geralmente 10 dias úteis após o pagamento. Neste caso é necessário esperar ou caso tenha passado o prazo o ideal é verificar juntamente ao Detran do seu estado se realmente não existe algum débito em aberto ou restrição administrativa que impeça a atualização.

  3. Eu estava tirando minha CNH,emprestei minha moto e a pessoa levou uma multa por velocidade só que ainda não tinha emitido a minha CNH nova no sistema do Detran aparecia a antiga q havia perdido a 4 anos.isso no mês 5 e não veio nenhuma notificação para recorrer.dps levei outra do meu carro por não coloca o ticket em agosto ainda não havia emetido a CNH nova todas as multas foram pagas só q chegou minha CNH nova mais no sistema CRLV não aparece nada nem no sistema do Detran peguei minha provisória isso vai me dar problemas pq nenhuma dessas multa veio notificação para recorrer.vou consegui pega a definitiva em novembro de 2023

Comments are closed.