multa renainf
Categories:

Multas Renainf: Entenda o que é e como consultar

Uma dúvida muito comum entre motoristas de todo o Brasil, é o que fazer e como pagar as Multas Renainf. Aquelas que acontecem em uma viagem a um estado diferente daquele onde seu veículo está registrado e licenciado.

Para facilitar o controle de infrações cometidas, assim como a comunicação entre os vários órgãos de trânsito espalhados pelo país, foi que em 2004 o Renainf nasceu, controlado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O que é multa RENAINF?

O Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), é a ferramenta utilizada pelo Denatran para criar uma base de infrações de trânsito que tenham sido cometidas em um estado diferente do que o veículo foi licenciado.

A finalidade e as características do sistema são detalhadas na Resolução Contran 677.2017, mas basicamente, são controlar e manter uma melhor comunicação entre os órgãos de trânsito, para que as notificações de autuação sejam passadas ao motorista com mais eficiência. Isso permite, claro, que o recolhimento da multa seja também mais efetivo, assim como os pontos que devem ser adicionados à CNH do motorista. 

Então, em resumo, a multa RENAINF acontece quando você tem seu veículo registrado no Paraná, mas cometeu uma infração por excesso de velocidade em São Paulo, não importando se é uma via estadual ou interestadual, o órgão ou agente de trânsito que fez o flagrante, ao identificar que o veículo pertence a outro estado, faz o registro da infração no Renainf. 

Quem pode aplicar a multa RENAINF? 

Esse tipo de multa é normalmente aplicada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes (ANTT) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).  Tudo depende do responsável pela via onde a infração foi cometida, mas não significa que outros órgãos autuadores não possam realizar o flagrante.

Ao cadastrar a infração e suas penalidades, o órgão pode comunicar ao Detran onde o veículo foi licenciado, ou ele mesmo fazer a notificação que será enviada ao motorista.

Para os órgãos de trânsito, uma outra vantagem é o sistema Renainf ser também integrado ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e ao Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Como consultar se um carro tem essa multa?

Este é um ponto muito importante, principalmente para quem pretende comprar um carro usado ou seminovo. Verificar as possíveis multas atreladas ao veículo é sempre fundamental, já que não será possível realizar a transferência até que tudo esteja quitado.

O que pode ser uma vantagem na hora de consultar multas, é o fato do sistema Renainf ser integrado ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e ao Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Assim, através do Renavam do veículo é fácil localizar as infrações.

Ao receber a notificação, o órgão autuador estará descrito no documento, e aí é simples. Basta acessar o site do órgão e fazer a busca pelos números de registro que mencionamos acima.

Se você pretende negociar um veículo e não sabe ao certo se existem multas no Renainf, o ideal é sempre fazer a consulta através dos órgãos responsáveis: PRF, ANTT e DNIT.

Quanto tempo leva para receber essa multa?

Após a autuação, o órgão ou agente representante tem o prazo de 30 dias para fazer o registro da infração no sistema. Depois disso, a notificação de autuação é enviada ao endereço cadastrado.

São feitas 3 tentativas de entrega. Caso nenhuma tenha sucesso, a notificação retorna ao Detran do estado de registro do veículo e é aí que está o perigo. A multa deve ser registrada no Diário Oficial, mas podemos concordar que motoristas não têm o costume de verificar esse tipo de coisa com frequência.

Por isso, como dissemos no tópico anterior, é tão importante fazer a consulta com frequência. Do contrário, a surpresa pode aparecer apenas no momento de uma negociação, ou simplesmente quando chegar a hora de fazer o licenciamento anual.  

Como pagar uma multa RENAINF?

De maneira geral, o pagamento das multas pode ser realizado através de bancos conveniados. Atualmente, as principais instituições financeiras podem receber o recolhimento. Para facilitar esse recolhimento, os próprios órgãos oferecem guias de recolhimento que podem ser acessadas através da própria consulta ao site oficial dos autuadores.

Em estados como São Paulo, quando multas são aplicadas por órgãos de fora da localidade, é possível fazer o pagamento sem guia, apenas com o número do Renavam.

Conclusão 

Com tantos órgãos oficiais que controlam o trânsito no Brasil, é natural ter dúvidas em relação ao procedimento de consulta, pagamento e mesmo autuação de infrações.

Multas Renainf são mais comuns do que parecem, então esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para te deixar alerta sobre o que fazer e, principalmente, sobre consultar sua situação com frequência.  Uma forma bastante simples de consultar débitos veiculares e não apenas multas, mas também o Licenciamento e o IPVA, é aqui com a gente. A Zapay te ajuda a reunir todos os débito e realizar o pagamento em até 12x. Nosso sistema é integrado e autorizado pelos Detrans de 25 estados.

3 thoughts on “Multas Renainf: Entenda o que é e como consultar

    1. A atualização dos débitos após o pagamento é algo automático e leva geralmente 10 dias úteis após o pagamento. Neste caso é necessário esperar ou caso tenha passado o prazo o ideal é verificar juntamente ao Detran do seu estado se realmente não existe algum débito em aberto ou restrição administrativa que impeça a atualização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *