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BR-153: A Rodovia Transversal do Brasil

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Afinal de contas, onde fica a BR 153? A Zapay lhe ajuda a saber a resposta para essa pergunta e lhe dá dicas sobre a BR-153 nesse artigo especial sobre uma das rodovias mais importantes para o desenvolvimento do país.

Coloque seu cinto de segurança e embarque nessa para saber os detalhes sobre a BR-153.

– Onde fica a BR 153? 

– História e Origens da BR-153 

– Extensão e Traçado: De Norte a Sul do Brasil 

– Desafios e Oportunidades

Dicas da Zapay: conheça a maior rodovia do Brasil e as principais vias do país.

Onde fica a BR 153? 

Conhecida por seu nome oficial, Rodovia Presidente João Goulart, a BR-153 é uma das principais vias do Brasil. Essa via é ainda conhecida como Rodovia Transbrasiliana e como Rodovia Belém-Brasília.

A BR-153 apresenta 3.542 quilômetros de extensão e atravessa o território brasileiro no sentido Norte- Sul. Nesse cenário, a BR-153 passa por oito estados, iniciando em Marabá, no Pará, e terminando em Aceguá, na parte Sul do Rio Grande do Sul – na divisa com o Uruguai.   

Ao longo de sua extensão, a BR-153 passa pelos seguintes estados: Pará, Tocantins, Goiás, Minas gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais precisamente, terminando na Fronteira Brasil-Uruguai.

Uma curiosidade: entre as cidades de Marabá e São Domingos do Araguaia, a rodovia apresenta coincidência de traçado com a BR-230.

Vale a pena destacar, para que não haja confusões quanto ao nome da rodovia, que, desde 2022, com a promulgação da Lei 14.396, a BR-153 passou a ser oficialmente denominada como Rodovia Presidente João Goulart, no trecho que compreende os municípios de Cachoeira do Sul (Rio Grande do Sul) e Marabá (Pará).

Por sua vez, tanto o nome Rodovia Belém-Brasília quanto a denominação Rodovia Bernardo Sayão dizem respeito somente ao trecho localizado entre os entroncamentos com a BR-226, em Wanderlândia (Tocantins), e com a BR-060, em Anápolis (Goiás). Ainda: até o ano de 1964, a rodovia era chamada de BR-14.

Dica da Zapay: fique por dentro sobre a BR-163.

História e Origens da BR-153 

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes (DNIT), a BR-153 foi inaugurada em 1959 e teve seu início na cidade de São Domingos do Araguaia (Pará) – a via termina em Aceguá (Rio Grande do Sul).

Engana-se quem pensa que apenas o trecho do estado de São Paulo ganha a alcunha de Transbrasiliana, afinal, o nome também é válido e popular em Santa Catarina e no Paraná. Há ainda mapas rodoviários e alguns documentos oficiais que chamam de Transbrasiliana o trecho Aceguá-Belém, incluindo cerca de 2.800 quilômetros da popular Belém-Brasília. Em seguida, essa rodovia faz um desvio até Marabá, enquanto a Belém-Brasília segue como a BR-226 e, depois, a BR-010. 

 Entre os municípios de Frutal (Minas Gerais) e Wanderlândia (Tocantins), a BR-153 integra o tradicional trajeto rodoviário que faz a ligação entre as capitais São Paulo, Goiânia e Belém.

A Rodovia Presidente João Goulart tem importância estratégica na logística de pessoas e produtos, sendo a principal ligação do Meio-Norte brasileiro com a região geoeconômica Centro-Sul. Vale dizer que compreendem o referido Meio-Norte os estados de Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá.

Com esse cenário e com o grande fluxo de automóveis, a BR-153 é reconhecida como uma das principais rodovias de integração nacional em nosso país. Desse modo, algumas cidades relevantes fazem uso dela para escoar produtos – é o caso de Passo Fundo (Rio Grande do Sul), Marília (São Paulo), São José do Rio Preto (São Paulo), Goiânia (Goiás), Anápolis (Goiás), Palmas (Tocantins), Araguaína (Tocantins), Imperatriz (Maranhão), Marabá (Pará) e Belém (Pará). 

Ainda: a BR-153 é bastante acionada para chegar a regiões turísticas, como a estância de Caldas Novas/Rio Quente (Goiás), as cidades históricas de Pirenópolis e Goiás Velho (Goiás), o Rio Araguaia, a ilha do Bananal, o Rio Tocantins, o Jalapão, o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas na cidade de Filadélfia (Tocantins), a Chapada das Mesas (Maranhão), o lago de Serra da Mesa, que é um lago artificial formado pela construção da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa (Goiás), a região do Contestado (nos estados do Paraná e em Santa Catarina), além dos Balneários de águas termais de Marcelino Ramos, Piratuba e redondezas. Opções não faltam para que o amigo condutor possa apreciar as belezas naturais e históricas do nosso país.

Além destas regiões mencionadas acima, a BR-153 é ainda utilizada como rota de acesso a outras importantes capitais do país, tais como Brasília, Macapá (via balsa), São Luís, Teresina e São Paulo. 

Por sua vez, é importante destacar que os trechos entre a BR-376 (Rodovia do Café) e entre a cidade de Imbituva (PR) são somente planejados – ou seja, ainda não foram construídos. Ainda: o trecho entre Erechim e Passo Fundo (Rio Grande do Sul) não é pavimentado.

Extensão e Traçado: De Norte a Sul do Brasil 

É importante frisar que, a partir do quilômetro zero da rodovia, mais precisamente, do entroncamento com a BR-230, em São Domingos do Araguaia (Pará), a Rodovia Presidente João Goulart passa pelos seguintes municípios: 

Pará

  • Marabá
  • São Domingos do Araguaia
  • São Geraldo do Araguaia

Tocantins

  • Xambioá
  • Entroncamento do quilômetro 47

–  Acesso a Piraquê (a seis quilômetros da rodovia) pela TO-420

  • Wanderlândia

–  Acesso a Imperatriz (MA), a São Luís (MA) e a Belém (PA) pela BR-226

  • Início/Fim do trecho da Rodovia Belém-Brasília
  • Araguaína

–  Acesso a Filadélfia, a Carolina (MA) e a Balsas (MA) pela TO-222

  • Nova Olinda
  • Colinas do Tocantins
  • Brasilândia do Tocantins
  • Presidente Kennedy (a menos de 2 quilômetros da rodovia)
  • Guaraí

– Acesso a Colméia e a Conceição do Araguaia (PA) pela TO-336

  • Entroncamento do quilômetro 345

– Acesso a Tupirama, a Pedro Afonso e a Bom Jesus do Tocantins pela TO-336/BR-235

  • Fortaleza do Tabocão
  • Rio dos Bois
  • Miranorte

– Acesso a Palmas pela TO-342

  • Barrolândia

– Acesso a Palmas pela TO-348

  • Paraíso do Tocantins

– Acessos a Palmas, a Monte Santo do Tocantins e a Caseara pela TO-080

– Acesso a Porto Nacional pela TO-454

  • Pugmil

– Acesso a Pium pela TO-354

  • Nova Rosalândia

– Acesso a Cristalândia e a Lagoa da Confusão pela TO-255

  • Oliveira de Fátima
  • Entroncamento do quilômetro 556

– Acesso a Porto Nacional e a Palmas pela TO-255

  • Fátima
  • Santa Rita do Tocantins
  • Crixás do Tocantins
  • Aliança do Tocantins

– Acesso a Porto Nacional e a Palmas pela TO-070

  • Gurupi

– Acesso a Dueré, a Lagoa da Confusão e a Caseara pela TO-374

– Acesso a Peixe pela BR-242

  • Cariri do Tocantins
  • Entroncamento do quilômetro 698

– Acesso a Formoso do Araguaia pela BR-242

  • Figueirópolis
  • Alvorada

– Acessos a Peixe, a Araguaçu e a São Miguel do Araguaia (GO) pela TO-373

  • Talismã

– Acesso a Jaú do Tocantins pela TO-296.

br 153

Goiás

  • Porangatu
  • Santa Tereza de Goiás
  • Estrela do Norte (a menos de um quilômetro da rodovia)
  • Povoado Caxias

– Acesso de sete quilômetros até a cidade de Mara Rosa pela GO-239

  • Campinorte
  • Uruaçu
  • Entroncamento do quilômetro 212

– Acesso a Brasília (DF) pela BR-080

  • São Luiz do Norte
  • Povoado Jardim Paulista (no município de Nova Glória)

– Acesso de três quilômetros até a cidade de Nova Glória pela GO-434

  • Rialma (conurbação com o município de Ceres)
  • Rianápolis
  • Jaraguá
  • Entroncamento do quilômetro 377

– Acesso a São Francisco de Goiás (localizada a 4 quilômetros da rodovia) e a Goiânia pela GO-080

  • Quilômetros 427,1 – início do Trecho Duplicado (até o entroncamento com a BR-365 em Minas Gerais)
  • Anápolis

– Acesso a Brasília (DF) pela BR-060

  • Final/Início do trecho da Rodovia Belém-Brasília
  • Terezópolis de Goiás
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Hidrolândia
  • Entroncamento do quilômetro 555

– Acesso a Piracanjuba e a Caldas Novas pela GO-217

– Acesso a Pontalina pela GO-215

  • Morrinhos (a dois quilômetros da rodovia)

– Acesso a Rio Quente e a Caldas Novas pela GO-213/BR-490

– Acesso a Goiatuba e Joviânia pela GO-320

  • Itumbiara

– Acesso a Bom Jesus de Goiás, a Rio Verde e a Cuiabá pela BR-452

Minas Gerais

  • Araporã

– Acesso a Tupaciguara e a Uberlândia pela BR-452

  • Centralina
  • Entroncamento do quilômetro 58

– Acesso a Ituiutaba e a Uberlândia pela BR-365

  • Prata

– Acesso a Uberlândia pela BR-497

  • Entroncamento do quilômetro 147

– Acesso a Uberaba pela BR-262

  • Frutal (a oito quilômetros da rodovia)

– Acesso a São Paulo (SP) pela BR-364 e pela SP-326

  • Fronteira

São Paulo

  • Icém (a menos de 1 quilômetros da rodovia)

– Acesso a Bebedouro e Ribeirão Preto pela SP-322

  • Nova Granada
  • Praça de pedágio (quilômetro 36)
  • Onda Verde (a um quilômetro da rodovia)
  • São José do Rio Preto

– Acesso a Olímpia e a Barretos pela SP-425

– Acessos a Ilha Solteira, a Mirassol, a Catanduva, a Araraquara e São Carlos e a São Paulo pela SP-310

  • Bady Bassitt
  • Praça de pedágio (quilômetro 98)
  • Entroncamento do quilômetro 99

– Acesso a Birigui e a Presidente Prudente pela SP-425

  • José Bonifácio
  • Ubarana
  • Ponte sobre o Rio Tietê
  • Promissão (a sete quilômetros da Rodovia)
  • Guaiçara
  • Lins (a 2 quilômetros da rodovia)

– Acessos a São Paulo, a Bauru, a Araçatuba e a Três Lagoas (MS) pela SP-300

  • Praça de pedágio (quilômetro 184)
  • Getulina (a quatro quilômetros da rodovia)
  • Guaimbê (a um quilômetro da rodovia)
  • Entroncamento do quilômetro 229

– Acesso a Ribeirão Preto pela SP-333

  • Marília

– Acesso a Oriente, a Tupã, a Dracena pela SP-294

– Acesso a Assis e a Londrina (PR) pela SP-333

– Acesso a Bauru pela SP-294

  • Praça de pedágio (quilômetro 268)
  • Lupércio (a quatro quilômetros da rodovia)
  • Ocauçu (a quatro quilômetros da rodovia)
  • Campos Novos Paulista (a seis quilômetros da rodovia)
  • Ribeirão do Sul (a quatro quilômetros da rodovia)
  • Entroncamento do quilômetro 337

– Acesso a Santa Cruz do Rio Pardo pela SP-327

– Acesso a Assis, a Presidente Prudente e a Dourados (MS) pela SP-270

  • Ourinhos

Paraná

  • Jacarezinho
  • Santo Antônio da Platina
  • Guapirama
  • Conselheiro Mairinck
  • Japira (a quatro quilômetros da rodovia)
  • Ibaiti
  • Ventania
  • Tibagi (a três quilômetros da rodovia)
  • Ipiranga
  • Imbituva
  • Fernandes Pinheiro
  • Irati
  • Rebouças
  • Rio Azul
  • Mallet
  • Paulo Frontin
  • Paula Freitas
  • União da Vitória (conurbação com Porto União – SC)
  • General Carneiro

Santa Catarina

  • Porto União (a quatro quilômetros da rodovia, com acesso via União da Vitória – PR)
  • Irani
  • Concórdia

Rio Grande do Sul

  • Marcelino Ramos (a 18 quilômetros da rodovia)
  • Severiano de Almeida (a quatro quilômetros da rodovia)
  • Três Arroios (a um quilômetro da rodovia)
  • Erechim (onde até Passo Fundo é um trecho de chão devido à existência da rota alternativa pela RS-135)
  • Erebango (a cinco quilômetros da rodovia)
  • Ipiranga do Sul (a cinco quilômetros da rodovia)
  • Passo Fundo
  • Ernestina
  • Soledade
  • Barros Cassal
  • Candelária
  • Novo Cabrais
  • Cachoeira do Sul
  • Bagé
  • Aceguá



Desafios e Oportunidades na BR-153

Ao longo de sua extensão, a BR-153 apresenta trechos de maior ou de menor qualidade e dificuldade, a depender de diversos fatores, tais como a natureza permanente ou ainda obstáculos temporários.

Diferente das rodovias BR-101 e BR-116, a BR-153 não segue a orla marítima, que é onde está assentada a maior parte da população de nosso país. Conforme já vimos ao longo desse artigo, Rodovia Presidente João Goulart atende a rota do interior, atravessando o Brasil de Norte a Sul.

Assim, a rodovia é uma das principais vias de acesso à região central do país, de modo que é uma rodovia de suma importância aos estados de Tocantins e de Goiás, além da região do Triângulo Mineiros (Minas Gerais).

Vale dizer que a BR-153 foi construída em um período no qual o estado de Goiás (abrangendo o atual Tocantins) precisava de um elo com o restante do Brasil, que propiciasse e acelerasse o desenvolvimento da região.

É preciso atenção ao trafegar pela BR-153, afinal, durante muito tempo, a rodovia foi considerada bastante perigosa devido à péssima conservação e o traçado sinuoso no meio do Cerrado goiano. 

Contudo, hoje, há a duplicação da via, entre os municípios de Goiânia e Itumbiara e na região Sul goiana, totalmente concluída. Aliás, o Governo Federal permitiu que esse trecho fosse privatizado. Ainda: boa parte da BR-153 foi recapeada. No perímetro urbano da BR-153 (27 quilômetros) que cruza Goiânia, há um índice alto de acidentes – trecho é responsável por 35% dos acidentes que ocorrem em toda extensão da rodovia.

A concessão do trecho entre Goiânia (Goiás) e Fronteira (Minas Gerais), pertence à Triunfo Concebra. Esse trecho foi concedido por leilão ao Consórcio Triunfo Participações e Investimentos (TPI), com uma proposta de pedágio de R$ 0,02851 por quilômetro. Os postos de pedágio constam em Professor Jamil (quilômetro 553,1), Itumbiara (quilômetro 685,8), Prata (quilômetros 127,9) e Fronteira (quilômetro 227,9).

Por sua vez, a concessão do trecho paulista pertence à concessionária Triunfo Transbrasiliana, desde 2014, quando a BRVias (BR Vias Holding TBR S.A.) foi comprada pela Triunfo Participações e Investimentos. Esse trecho vai do Rio Grande (SP/MG) até Ourinhos (São Paulo) com postos de pedágio em Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz.

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Alessandra

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

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