Zapay > Trânsito > BR-153: A Rodovia Transversal do Brasil
Afinal de contas, onde fica a BR 153? A Zapay lhe ajuda a saber a resposta para essa pergunta e lhe dá dicas sobre a BR-153 nesse artigo especial sobre uma das rodovias mais importantes para o desenvolvimento do país.
Coloque seu cinto de segurança e embarque nessa para saber os detalhes sobre a BR-153.
– Onde fica a BR 153?
– História e Origens da BR-153
– Extensão e Traçado: De Norte a Sul do Brasil
– Desafios e Oportunidades
Dicas da Zapay: conheça a maior rodovia do Brasil e as principais vias do país.
Onde fica a BR 153?
Conhecida por seu nome oficial, Rodovia Presidente João Goulart, a BR-153 é uma das principais vias do Brasil. Essa via é ainda conhecida como Rodovia Transbrasiliana e como Rodovia Belém-Brasília.
A BR-153 apresenta 3.542 quilômetros de extensão e atravessa o território brasileiro no sentido Norte- Sul. Nesse cenário, a BR-153 passa por oito estados, iniciando em Marabá, no Pará, e terminando em Aceguá, na parte Sul do Rio Grande do Sul – na divisa com o Uruguai.
Ao longo de sua extensão, a BR-153 passa pelos seguintes estados: Pará, Tocantins, Goiás, Minas gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais precisamente, terminando na Fronteira Brasil-Uruguai.
Uma curiosidade: entre as cidades de Marabá e São Domingos do Araguaia, a rodovia apresenta coincidência de traçado com a BR-230.
Vale a pena destacar, para que não haja confusões quanto ao nome da rodovia, que, desde 2022, com a promulgação da Lei 14.396, a BR-153 passou a ser oficialmente denominada como Rodovia Presidente João Goulart, no trecho que compreende os municípios de Cachoeira do Sul (Rio Grande do Sul) e Marabá (Pará).
Por sua vez, tanto o nome Rodovia Belém-Brasília quanto a denominação Rodovia Bernardo Sayão dizem respeito somente ao trecho localizado entre os entroncamentos com a BR-226, em Wanderlândia (Tocantins), e com a BR-060, em Anápolis (Goiás). Ainda: até o ano de 1964, a rodovia era chamada de BR-14.
Dica da Zapay: fique por dentro sobre a BR-163.
História e Origens da BR-153
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes (DNIT), a BR-153 foi inaugurada em 1959 e teve seu início na cidade de São Domingos do Araguaia (Pará) – a via termina em Aceguá (Rio Grande do Sul).
Engana-se quem pensa que apenas o trecho do estado de São Paulo ganha a alcunha de Transbrasiliana, afinal, o nome também é válido e popular em Santa Catarina e no Paraná. Há ainda mapas rodoviários e alguns documentos oficiais que chamam de Transbrasiliana o trecho Aceguá-Belém, incluindo cerca de 2.800 quilômetros da popular Belém-Brasília. Em seguida, essa rodovia faz um desvio até Marabá, enquanto a Belém-Brasília segue como a BR-226 e, depois, a BR-010.
Entre os municípios de Frutal (Minas Gerais) e Wanderlândia (Tocantins), a BR-153 integra o tradicional trajeto rodoviário que faz a ligação entre as capitais São Paulo, Goiânia e Belém.
A Rodovia Presidente João Goulart tem importância estratégica na logística de pessoas e produtos, sendo a principal ligação do Meio-Norte brasileiro com a região geoeconômica Centro-Sul. Vale dizer que compreendem o referido Meio-Norte os estados de Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá.
Com esse cenário e com o grande fluxo de automóveis, a BR-153 é reconhecida como uma das principais rodovias de integração nacional em nosso país. Desse modo, algumas cidades relevantes fazem uso dela para escoar produtos – é o caso de Passo Fundo (Rio Grande do Sul), Marília (São Paulo), São José do Rio Preto (São Paulo), Goiânia (Goiás), Anápolis (Goiás), Palmas (Tocantins), Araguaína (Tocantins), Imperatriz (Maranhão), Marabá (Pará) e Belém (Pará).
Ainda: a BR-153 é bastante acionada para chegar a regiões turísticas, como a estância de Caldas Novas/Rio Quente (Goiás), as cidades históricas de Pirenópolis e Goiás Velho (Goiás), o Rio Araguaia, a ilha do Bananal, o Rio Tocantins, o Jalapão, o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas na cidade de Filadélfia (Tocantins), a Chapada das Mesas (Maranhão), o lago de Serra da Mesa, que é um lago artificial formado pela construção da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa (Goiás), a região do Contestado (nos estados do Paraná e em Santa Catarina), além dos Balneários de águas termais de Marcelino Ramos, Piratuba e redondezas. Opções não faltam para que o amigo condutor possa apreciar as belezas naturais e históricas do nosso país.
Além destas regiões mencionadas acima, a BR-153 é ainda utilizada como rota de acesso a outras importantes capitais do país, tais como Brasília, Macapá (via balsa), São Luís, Teresina e São Paulo.
Por sua vez, é importante destacar que os trechos entre a BR-376 (Rodovia do Café) e entre a cidade de Imbituva (PR) são somente planejados – ou seja, ainda não foram construídos. Ainda: o trecho entre Erechim e Passo Fundo (Rio Grande do Sul) não é pavimentado.
Extensão e Traçado: De Norte a Sul do Brasil
É importante frisar que, a partir do quilômetro zero da rodovia, mais precisamente, do entroncamento com a BR-230, em São Domingos do Araguaia (Pará), a Rodovia Presidente João Goulart passa pelos seguintes municípios:
Pará
- Marabá
- São Domingos do Araguaia
- São Geraldo do Araguaia
Tocantins
- Xambioá
- Entroncamento do quilômetro 47
– Acesso a Piraquê (a seis quilômetros da rodovia) pela TO-420
- Wanderlândia
– Acesso a Imperatriz (MA), a São Luís (MA) e a Belém (PA) pela BR-226
- Início/Fim do trecho da Rodovia Belém-Brasília
- Araguaína
– Acesso a Filadélfia, a Carolina (MA) e a Balsas (MA) pela TO-222
- Nova Olinda
- Colinas do Tocantins
- Brasilândia do Tocantins
- Presidente Kennedy (a menos de 2 quilômetros da rodovia)
- Guaraí
– Acesso a Colméia e a Conceição do Araguaia (PA) pela TO-336
- Entroncamento do quilômetro 345
– Acesso a Tupirama, a Pedro Afonso e a Bom Jesus do Tocantins pela TO-336/BR-235
- Fortaleza do Tabocão
- Rio dos Bois
- Miranorte
– Acesso a Palmas pela TO-342
- Barrolândia
– Acesso a Palmas pela TO-348
- Paraíso do Tocantins
– Acessos a Palmas, a Monte Santo do Tocantins e a Caseara pela TO-080
– Acesso a Porto Nacional pela TO-454
- Pugmil
– Acesso a Pium pela TO-354
- Nova Rosalândia
– Acesso a Cristalândia e a Lagoa da Confusão pela TO-255
- Oliveira de Fátima
- Entroncamento do quilômetro 556
– Acesso a Porto Nacional e a Palmas pela TO-255
- Fátima
- Santa Rita do Tocantins
- Crixás do Tocantins
- Aliança do Tocantins
– Acesso a Porto Nacional e a Palmas pela TO-070
- Gurupi
– Acesso a Dueré, a Lagoa da Confusão e a Caseara pela TO-374
– Acesso a Peixe pela BR-242
- Cariri do Tocantins
- Entroncamento do quilômetro 698
– Acesso a Formoso do Araguaia pela BR-242
- Figueirópolis
- Alvorada
– Acessos a Peixe, a Araguaçu e a São Miguel do Araguaia (GO) pela TO-373
- Talismã
– Acesso a Jaú do Tocantins pela TO-296.
Goiás
- Porangatu
- Santa Tereza de Goiás
- Estrela do Norte (a menos de um quilômetro da rodovia)
- Povoado Caxias
– Acesso de sete quilômetros até a cidade de Mara Rosa pela GO-239
- Campinorte
- Uruaçu
- Entroncamento do quilômetro 212
– Acesso a Brasília (DF) pela BR-080
- São Luiz do Norte
- Povoado Jardim Paulista (no município de Nova Glória)
– Acesso de três quilômetros até a cidade de Nova Glória pela GO-434
- Rialma (conurbação com o município de Ceres)
- Rianápolis
- Jaraguá
- Entroncamento do quilômetro 377
– Acesso a São Francisco de Goiás (localizada a 4 quilômetros da rodovia) e a Goiânia pela GO-080
- Quilômetros 427,1 – início do Trecho Duplicado (até o entroncamento com a BR-365 em Minas Gerais)
- Anápolis
– Acesso a Brasília (DF) pela BR-060
- Final/Início do trecho da Rodovia Belém-Brasília
- Terezópolis de Goiás
- Goiânia
- Aparecida de Goiânia
- Hidrolândia
- Entroncamento do quilômetro 555
– Acesso a Piracanjuba e a Caldas Novas pela GO-217
– Acesso a Pontalina pela GO-215
- Morrinhos (a dois quilômetros da rodovia)
– Acesso a Rio Quente e a Caldas Novas pela GO-213/BR-490
– Acesso a Goiatuba e Joviânia pela GO-320
- Itumbiara
– Acesso a Bom Jesus de Goiás, a Rio Verde e a Cuiabá pela BR-452
Minas Gerais
- Araporã
– Acesso a Tupaciguara e a Uberlândia pela BR-452
- Centralina
- Entroncamento do quilômetro 58
– Acesso a Ituiutaba e a Uberlândia pela BR-365
- Prata
– Acesso a Uberlândia pela BR-497
- Entroncamento do quilômetro 147
– Acesso a Uberaba pela BR-262
- Frutal (a oito quilômetros da rodovia)
– Acesso a São Paulo (SP) pela BR-364 e pela SP-326
- Fronteira
São Paulo
- Icém (a menos de 1 quilômetros da rodovia)
– Acesso a Bebedouro e Ribeirão Preto pela SP-322
- Nova Granada
- Praça de pedágio (quilômetro 36)
- Onda Verde (a um quilômetro da rodovia)
- São José do Rio Preto
– Acesso a Olímpia e a Barretos pela SP-425
– Acessos a Ilha Solteira, a Mirassol, a Catanduva, a Araraquara e São Carlos e a São Paulo pela SP-310
- Bady Bassitt
- Praça de pedágio (quilômetro 98)
- Entroncamento do quilômetro 99
– Acesso a Birigui e a Presidente Prudente pela SP-425
- José Bonifácio
- Ubarana
- Ponte sobre o Rio Tietê
- Promissão (a sete quilômetros da Rodovia)
- Guaiçara
- Lins (a 2 quilômetros da rodovia)
– Acessos a São Paulo, a Bauru, a Araçatuba e a Três Lagoas (MS) pela SP-300
- Praça de pedágio (quilômetro 184)
- Getulina (a quatro quilômetros da rodovia)
- Guaimbê (a um quilômetro da rodovia)
- Entroncamento do quilômetro 229
– Acesso a Ribeirão Preto pela SP-333
- Marília
– Acesso a Oriente, a Tupã, a Dracena pela SP-294
– Acesso a Assis e a Londrina (PR) pela SP-333
– Acesso a Bauru pela SP-294
- Praça de pedágio (quilômetro 268)
- Lupércio (a quatro quilômetros da rodovia)
- Ocauçu (a quatro quilômetros da rodovia)
- Campos Novos Paulista (a seis quilômetros da rodovia)
- Ribeirão do Sul (a quatro quilômetros da rodovia)
- Entroncamento do quilômetro 337
– Acesso a Santa Cruz do Rio Pardo pela SP-327
– Acesso a Assis, a Presidente Prudente e a Dourados (MS) pela SP-270
- Ourinhos
Paraná
- Jacarezinho
- Santo Antônio da Platina
- Guapirama
- Conselheiro Mairinck
- Japira (a quatro quilômetros da rodovia)
- Ibaiti
- Ventania
- Tibagi (a três quilômetros da rodovia)
- Ipiranga
- Imbituva
- Fernandes Pinheiro
- Irati
- Rebouças
- Rio Azul
- Mallet
- Paulo Frontin
- Paula Freitas
- União da Vitória (conurbação com Porto União – SC)
- General Carneiro
Santa Catarina
- Porto União (a quatro quilômetros da rodovia, com acesso via União da Vitória – PR)
- Irani
- Concórdia
Rio Grande do Sul
- Marcelino Ramos (a 18 quilômetros da rodovia)
- Severiano de Almeida (a quatro quilômetros da rodovia)
- Três Arroios (a um quilômetro da rodovia)
- Erechim (onde até Passo Fundo é um trecho de chão devido à existência da rota alternativa pela RS-135)
- Erebango (a cinco quilômetros da rodovia)
- Ipiranga do Sul (a cinco quilômetros da rodovia)
- Passo Fundo
- Ernestina
- Soledade
- Barros Cassal
- Candelária
- Novo Cabrais
- Cachoeira do Sul
- Bagé
- Aceguá
Desafios e Oportunidades na BR-153
Ao longo de sua extensão, a BR-153 apresenta trechos de maior ou de menor qualidade e dificuldade, a depender de diversos fatores, tais como a natureza permanente ou ainda obstáculos temporários.
Diferente das rodovias BR-101 e BR-116, a BR-153 não segue a orla marítima, que é onde está assentada a maior parte da população de nosso país. Conforme já vimos ao longo desse artigo, Rodovia Presidente João Goulart atende a rota do interior, atravessando o Brasil de Norte a Sul.
Assim, a rodovia é uma das principais vias de acesso à região central do país, de modo que é uma rodovia de suma importância aos estados de Tocantins e de Goiás, além da região do Triângulo Mineiros (Minas Gerais).
Vale dizer que a BR-153 foi construída em um período no qual o estado de Goiás (abrangendo o atual Tocantins) precisava de um elo com o restante do Brasil, que propiciasse e acelerasse o desenvolvimento da região.
É preciso atenção ao trafegar pela BR-153, afinal, durante muito tempo, a rodovia foi considerada bastante perigosa devido à péssima conservação e o traçado sinuoso no meio do Cerrado goiano.
Contudo, hoje, há a duplicação da via, entre os municípios de Goiânia e Itumbiara e na região Sul goiana, totalmente concluída. Aliás, o Governo Federal permitiu que esse trecho fosse privatizado. Ainda: boa parte da BR-153 foi recapeada. No perímetro urbano da BR-153 (27 quilômetros) que cruza Goiânia, há um índice alto de acidentes – trecho é responsável por 35% dos acidentes que ocorrem em toda extensão da rodovia.
A concessão do trecho entre Goiânia (Goiás) e Fronteira (Minas Gerais), pertence à Triunfo Concebra. Esse trecho foi concedido por leilão ao Consórcio Triunfo Participações e Investimentos (TPI), com uma proposta de pedágio de R$ 0,02851 por quilômetro. Os postos de pedágio constam em Professor Jamil (quilômetro 553,1), Itumbiara (quilômetro 685,8), Prata (quilômetros 127,9) e Fronteira (quilômetro 227,9).
Por sua vez, a concessão do trecho paulista pertence à concessionária Triunfo Transbrasiliana, desde 2014, quando a BRVias (BR Vias Holding TBR S.A.) foi comprada pela Triunfo Participações e Investimentos. Esse trecho vai do Rio Grande (SP/MG) até Ourinhos (São Paulo) com postos de pedágio em Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz.
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Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.