Zapay > Veículo > Dicas de como fazer baliza de forma fácil
Se a baliza lhe dá arrepios na espinha só de pensar, saiba que este artigo está aqui para lhe ajudar. A Zapay montou este guia sobre como fazer baliza, para que os condutores possam se sentir mais seguros para realizar esta manobra.
Confira o nosso conteúdo sobre como fazer baliza passo a passo, tire as dúvidas práticas com as dicas da Zapay sobre baliza. E também: aprenda o que é baliza! Vem com a gente!
Como se faz a baliza passo a passo
Qual é objetivo da baliza?
É sempre importante lembrar que a baliza é uma das etapas obrigatórias na formação do condutor. Ela pode ser temida por alguns – motoristas recém habilitados ou mesmo os mais experientes –, porém a prática e a tranquilidade levam à perfeição.
A baliza nada mais é do que o movimento utilizado na hora de estacionar o veículo entre dois outros carros, a partir de uma distância pré-determinada e dentro de dois (2) minutos. Há algumas técnicas que podem tornar essa situação mais fácil (você poderá aprender essas dicas no tópico a seguir).
Já que estamos à procura da baliza perfeita, vale a pena ressaltar que há algumas variações desta manobra tão importante no dia a dia do condutor. Confira:
- Baliza para estacionar em determinada vaga na rua (entre dois carros) – este é o movimento de baliza mais conhecido, afinal é este tipo de manobra que é cobrado na avaliação prática da autoescola/prova do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). É sobre ela que falaremos neste artigo.
- Baliza para estacionar em uma vaga de 90º.
- Baliza para estacionar em uma vaga de 45º.
- Baliza para estacionar em garagem.
- Baliza para estacionar em shopping.
Como se faz a baliza passo a passo
Para realizar a baliza de forma segura e sem erros, há algumas dicas e um caminho que vale a pena ser seguido. Confira com a Zapay!
- O primeiro passo diz respeito à comunicação no trânsito: todo condutor deve sinalizar que irá realizar uma baliza – ou seja, é obrigatório dar a seta para o lado o qual o motorista pretende estacionar seu veículo. Caso deseje sinalizar com o braço estucado para fora do carro, fazendo um movimento de subida e descida para indicar que parou em fila dupla com o objetivo de estacionar, também é permitido.
- Você deve alinhar seu veículo com o automóvel que estiver na vaga em frente àquela que que você pretende parar. Para deixar tudo mais fácil: é importante que você mantenha o seu retrovisor um pouco à frente deste veículo citado como referência.
- O terceiro passo é virar o volante todo para o lado da vaga pretendida.
- Em seguida, você deve engatar a ré e começar a movimentar o veículo.
- Nesta etapa, é necessário deixar o veículo andar até que o farol dianteiro esteja alinhado ao para-choque traseiro do carro da frente (veículo de referência).
- A seguir, vire o volante no sentido contrário.
- Finalmente, você deve colocar a primeira marcha e dar uma ajeitadinha na posição do seu carro.
Quais são os 4 pontos da baliza?
Resumidamente, os movimentos para a baliza podem ser representados por quatro (4) pontos principais, conforme orientações do DETRAN. São eles:
- Sinalização com a seta e o braço.
- Alinhamento do carro e truque do retrovisor.
- Entrada e estacionamento na vaga.
- Finalização com alinhamento do veículo.
Um dos segredos para fazer a baliza perfeita é manter a calma – por isso que treinar com o instrutor é de extrema importância, afinal, é possível ser corrigido e tirar eventuais dúvidas com este profissional capacitado e legitimado pelos órgãos de trânsito.
Fazer a baliza com calma e sem medo pode lhe ajudar muito, tanto na avaliação prática do DETRAN quanto em situações do dia a dia. Lembre-se sempre que ansiedade e consequentes erros pode somar muitos pontos negativos no exame, o que pode causar reprovação. Portanto, seja cuidadoso e procure relaxar.
O que reprova na baliza?
Há alguns pontos na hora da baliza que o condutor precisa estar ligado para não perder pontos. O DETRAN SP destaca que, durante o exame, as faltas cometidas são registradas no momento em que ocorrem. O critério é a pontuação negativa por falta cometida, sendo que o candidato que cometer uma falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapassar três será reprovado. Portanto, esteja atento.
Segundo as faltas eliminatórias no exame prático de direção, não colocar o automóvel na área balizada, em no máximo três (3) tentativas, no tempo estabelecido dois (2) minutos, indica que o condutor cometeu uma falta eliminatória.
Conheça as demais faltas eliminatórias – aquelas que reprovam o candidato na hora:
- Desobedecer a sinalização semafórica ou parada obrigatória.
- Avançar sobre o meio-fio.
- Transitar em contramão de direção.
- Avançar sobre o balizamento demarcado ao estacionar o veículo na vaga.
- Não completar a realização de todas as etapas do exame.
- Provocar acidente durante a realização da prova.
- Avançar a via preferencial.
- Exceder a velocidade regulamentada pela via.
- Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.
O DETRAN SP elenca quais são as faltas possíveis a serem feitas no dia do exame prático. Dica: treine bastante com seu instrutor e evite-as!
Habilitação para veículo de quatro ou mais rodas
- Faltas eliminatórias (reprovação): desobedecer à sinalização semafórica e de parada obrigatória; avançar sobre o meio-fio; não colocar o veículo na área balizada no tempo estabelecido; avançar sobre o balizamento demarcado durante o estacionamento na vaga; transitar em contramão; não completar a realização de todas as etapas do exame; avançar a via preferencial; provocar acidente; exceder a velocidade e cometer qualquer outra infração de trânsito gravíssima.
- Faltas graves (3 pontos): desobedecer à sinalização da via ou ao agente da autoridade de trânsito; não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção; não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo ou, ainda, quando o pedestre não haja concluído a travessia; manter a porta do veículo aberta ou semiaberta; não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; não usar devidamente o cinto de segurança; perder o controle da direção e cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.
- Faltas médias (2 pontos): executar o percurso da prova, no todo ou em parte dele, sem estar com o freio de mão inteiramente livre; trafegar em velocidade inadequado; interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova; fazer conversão incorretamente; usar buzina sem necessidade ou em local proibido; desengrenar o veículo nas descidas; colocar o veículo em movimento sem observar as cautelas necessárias; usar o pedal da embreagem antes de usar o pedal de freio nas frenagens; entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro; engrenar ou usar as marchas de maneira incorreta e cometer qualquer infração média.
- Faltas leves (1 ponto): provocar movimentos irregulares no veículo sem motivo justificado; ajustar incorretamente o banco; não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo; dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada; tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro e cometer qualquer infração leve.
Como não errar na meia embreagem?
Primeiramente, é importante sabermos o que é controle de embreagem e o que é meia embreagem. O controle de embreagem, na subida e na descida, é uma manobra a ser feita. Enquanto que a meia embreagem é uma técnica a ser utilizada na referida manobra.
Um exemplo prático: para realizar o controle da embreagem, é necessário manter o veículo em meia embreagem e utilizar, ao mesmo tempo, o acelerador.
E como fazer a meia embreagem? A Zapay lhe explica! Mas antes tenha em mente que esta técnica é fundamental para que você possa transitar em segurança no aclive, no declive e em retas – afinal, é a meia embreagem que não deia o veículo morrer no meio de uma manobra.
Para o bom funcionamento do veículo é fundamental o uso correto do controle de embreagem. Ou seja, é essencial chegar na meia embreagem perfeita. Saiba como agir em cada uma das situações de trânsito.
Enquanto o carro estiver parado.
Imagine que você e seu veículo se encontram em uma situação onde o trânsito não flui. É possível pisar fundo na embreagem e assim mantê-la enquanto o automóvel estive parado – este procedimento não irá superaquecer os componentes do sistema.
Caso você perceba que ficará parado por um tempo mais prolongado, é possível ainda colocar a marcha no ponto morto, puxar o freio de mão e tirar o pé da embreagem. Assim, você poderá descansar os membros inferiores, que são bastante exigidos em dias de trânsito pesado.
Para segurar o carro e sair de uma ladeira.
Para executar este movimento há duas opções: com o freio de mão ou utilizando apenas os pedais no controle de embreagem.
Com o freio de mão: esta é uma opção que pode ajudar muito, sobretudo condutores recém-habilitados, a saírem de uma rampa. Imagine que você está com o veículo parado no morro, com pé no freio, a marcha no neutro e com a alavanca engatada. Para sair, é necessário baixar o freio de mão no momento da saída e, ao mesmo tempo, tirar o pé da embreagem e acionar o acelerador.
Utilizando os pedais: caso você e seu carro estejam em uma subido, seu pé já estará no freio e na embreagem. Para sair dessa posição, é necessário colocar a primeira marcha e, depois, soltar a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Ao sentir esse movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Em seguida, solte o freio devagar e verifique se o veículo continua parado. Se descer, é preciso pisar no freio mais uma vez e solar um pouco a embreagem. Quando o veículo ficar parado, o condutor deve acelerar aos poucos para dar força ao motor do automóvel e soltar a embreagem devagar para uma saída suave.
Fato é: é sempre essencial que o motorista seja prudente e faça as manobras com zelo e devagar.
Quantas voltas no volante precisa para fazer baliza?
É comum as pessoas terem dúvidas sobre quantas voltas é necessário dar ao volante no momento de entrar na vaga. Mas a dica é simples: caso seu veículo seja com direção hidráulica, é necessário dar uma volta e meia (1,5) no volante; já se o carro for sem a direção hidráulica, é necessário dar duas (2) voltas completas no volante.
Tome sempre muito cuidado para não encostar no meio fio, nem nos outros veículos do seu entorno.
Como usar a seta na baliza?
A seta é muito importante na baliza, afinal é com ela que o condutor comunica ao trânsito que seu veículo iniciará parar e iniciar a manobra.
Desse modo, a seta deve sempre ligada indicando o lado que o motorista irá estacionar. Se a seta estiver para cima, trata-se da indicação para a direita. Já se a sexta estiver para baixo, a comunicação indica que o veículo entrará à esquerda.
Como alinhar as rodas na baliza?
O posicionamento das rodas é outro ponto crucial para uma baliza em feita. É importante começar a manobra com seu veículo posicionamento a cerca de um metro do outro veículo (vaga à frente), na posição paralela.
Para se ter uma noção da posição, é necessário que você fique um pouco à frente em relação ao carro que já está estacionado. Seu espelho ficará um pouco mais à frente e isso lhe ajudará a ter noção de espaço.
Conforme você já aprendeu, é necessário dar uma volta e meia (carro com direção hidráulica) ou duas voltas (carro sem direção hidráulica) para entrar no espaço escolhido como vaga. É importante entrar na vaga devagar – não se esqueça que você estará fazendo o movimento em ré.
Para saber se a posição está correta, observe os faróis do carro de trás: eles aparecer por completo no seu espelho retrovisor esquerdo (o do motorista). Outro jeito é olhar no espelho retrovisor interno e a partir dele verificar se a imagem do centro do carro de trás está no canto direito do espelho.
Para ajustar o veículo, basta virar o volante para o outro lado e ir acertando para frente e para trás até que o carro fique no centro.
Dicas da Zapay!
Dica 1: Aprenda a consultar débitos do veículo.
Dica 2: Fique por dentro da Prova do Detran.
Dica 3: Saiba o que é o CFC Detran e sua importância na formação dos motoristas.
Dica 4: Dirigir descalço: pode ou não pode? Conheça o que a legislação de trânsito diz sobre esta situação.
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.