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Dicas de como fazer baliza de forma fácil

Se a baliza lhe dá arrepios na espinha só de pensar, saiba que este artigo está aqui para lhe ajudar. A Zapay montou este guia sobre como fazer baliza, para que os condutores possam se sentir mais seguros para realizar esta manobra. 

Confira o nosso conteúdo sobre como fazer baliza passo a passo, tire as dúvidas práticas com as dicas da Zapay sobre baliza. E também: aprenda o que é baliza! Vem com a gente!

Como se faz a baliza passo a passo 

Quais são os 4 pontos da baliza? 

O que reprova na baliza? 

Qual é objetivo da baliza?

É sempre importante lembrar que a baliza é uma das etapas obrigatórias na formação do condutor. Ela pode ser temida por alguns – motoristas recém habilitados ou mesmo os mais experientes –, porém a prática e a tranquilidade levam à perfeição. 

A baliza nada mais é do que o movimento utilizado na hora de estacionar o veículo entre dois outros carros, a partir de uma distância pré-determinada e dentro de dois (2) minutos. Há algumas técnicas que podem tornar essa situação mais fácil (você poderá aprender essas dicas no tópico a seguir).

Já que estamos à procura da baliza perfeita, vale a pena ressaltar que há algumas variações desta manobra tão importante no dia a dia do condutor. Confira:

  1. Baliza para estacionar em determinada vaga na rua (entre dois carros) – este é o movimento de baliza mais conhecido, afinal é este tipo de manobra que é cobrado na avaliação prática da autoescola/prova do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). É sobre ela que falaremos neste artigo.
  2. Baliza para estacionar em uma vaga de 90º.
  3. Baliza para estacionar em uma vaga de 45º.
  4. Baliza para estacionar em garagem.
  5. Baliza para estacionar em shopping.

Como se faz a baliza passo a passo

Para realizar a baliza de forma segura e sem erros, há algumas dicas e um caminho que vale a pena ser seguido. Confira com a Zapay!

  1. O primeiro passo diz respeito à comunicação no trânsito: todo condutor deve sinalizar que irá realizar uma baliza – ou seja, é obrigatório dar a seta para o lado o qual o motorista pretende estacionar seu veículo. Caso deseje sinalizar com o braço estucado para fora do carro, fazendo um movimento de subida e descida para indicar que parou em fila dupla com o objetivo de estacionar, também é permitido.
  2. Você deve alinhar seu veículo com o automóvel que estiver na vaga em frente àquela que que você pretende parar. Para deixar tudo mais fácil: é importante que você mantenha o seu retrovisor um pouco à frente deste veículo citado como referência.
  3. O terceiro passo é virar o volante todo para o lado da vaga pretendida.
  4. Em seguida, você deve engatar a ré e começar a movimentar o veículo.
  5. Nesta etapa, é necessário deixar o veículo andar até que o farol dianteiro esteja alinhado ao para-choque traseiro do carro da frente (veículo de referência).
  6. A seguir, vire o volante no sentido contrário.
  7. Finalmente, você deve colocar a primeira marcha e dar uma ajeitadinha na posição do seu carro. 

Quais são os 4 pontos da baliza?

Resumidamente, os movimentos para a baliza podem ser representados por quatro (4) pontos principais, conforme orientações do DETRAN. São eles:

  1. Sinalização com a seta e o braço.
  2. Alinhamento do carro e truque do retrovisor.
  3. Entrada e estacionamento na vaga.
  4. Finalização com alinhamento do veículo.

Um dos segredos para fazer a baliza perfeita é manter a calma – por isso que treinar com o instrutor é de extrema importância, afinal, é possível ser corrigido e tirar eventuais dúvidas com este profissional capacitado e legitimado pelos órgãos de trânsito.

Fazer a baliza com calma e sem medo pode lhe ajudar muito, tanto na avaliação prática do DETRAN quanto em situações do dia a dia. Lembre-se sempre que ansiedade e consequentes erros pode somar muitos pontos negativos no exame, o que pode causar reprovação. Portanto, seja cuidadoso e procure relaxar.

O que reprova na baliza?

Há alguns pontos na hora da baliza que o condutor precisa estar ligado para não perder pontos. O DETRAN SP destaca que, durante o exame, as faltas cometidas são registradas no momento em que ocorrem. O critério é a pontuação negativa por falta cometida, sendo que o candidato que cometer uma falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapassar três será reprovado. Portanto, esteja atento.

Segundo as faltas eliminatórias no exame prático de direção, não colocar o automóvel na área balizada, em no máximo três (3) tentativas, no tempo estabelecido dois (2) minutos, indica que o condutor cometeu uma falta eliminatória.

Conheça as demais faltas eliminatórias – aquelas que reprovam o candidato na hora:

  1. Desobedecer a sinalização semafórica ou parada obrigatória.
  2. Avançar sobre o meio-fio.
  3. Transitar em contramão de direção.
  4. Avançar sobre o balizamento demarcado ao estacionar o veículo na vaga.
  5. Não completar a realização de todas as etapas do exame.
  6. Provocar acidente durante a realização da prova.
  7. Avançar a via preferencial.
  8. Exceder a velocidade regulamentada pela via.
  9. Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.

O DETRAN SP elenca quais são as faltas possíveis a serem feitas no dia do exame prático. Dica: treine bastante com seu instrutor e evite-as!

Habilitação para veículo de quatro ou mais rodas

  1. Faltas eliminatórias (reprovação): desobedecer à sinalização semafórica e de parada obrigatória; avançar sobre o meio-fio; não colocar o veículo na área balizada no tempo estabelecido; avançar sobre o balizamento demarcado durante o estacionamento na vaga; transitar em contramão; não completar a realização de todas as etapas do exame; avançar a via preferencial; provocar acidente; exceder a velocidade e cometer qualquer outra infração de trânsito gravíssima. 
  2. Faltas graves (3 pontos): desobedecer à sinalização da via ou ao agente da autoridade de trânsito; não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção; não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo ou, ainda, quando o pedestre não haja concluído a travessia; manter a porta do veículo aberta ou semiaberta; não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; não usar devidamente o cinto de segurança; perder o controle da direção e cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave. 
  3. Faltas médias (2 pontos): executar o percurso da prova, no todo ou em parte dele, sem estar com o freio de mão inteiramente livre; trafegar em velocidade inadequado; interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova; fazer conversão incorretamente; usar buzina sem necessidade ou em local proibido; desengrenar o veículo nas descidas; colocar o veículo em movimento sem observar as cautelas necessárias; usar o pedal da embreagem antes de usar o pedal de freio nas frenagens; entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro; engrenar ou usar as marchas de maneira incorreta e cometer qualquer infração média. 
  4. Faltas leves (1 ponto): provocar movimentos irregulares no veículo sem motivo justificado; ajustar incorretamente o banco; não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo; dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada; tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro e cometer qualquer infração leve.  

Como não errar na meia embreagem? 

Primeiramente, é importante sabermos o que é controle de embreagem e o que é meia embreagem. O controle de embreagem, na subida e na descida, é uma manobra a ser feita. Enquanto que a meia embreagem é uma técnica a ser utilizada na referida manobra.

Um exemplo prático: para realizar o controle da embreagem, é necessário manter o veículo em meia embreagem e utilizar, ao mesmo tempo, o acelerador.  

E como fazer a meia embreagem? A Zapay lhe explica! Mas antes tenha em mente que esta técnica é fundamental para que você possa transitar em segurança no aclive, no declive e em retas – afinal, é a meia embreagem que não deia o veículo morrer no meio de uma manobra.

Para o bom funcionamento do veículo é fundamental o uso correto do controle de embreagem. Ou seja, é essencial chegar na meia embreagem perfeita. Saiba como agir em cada uma das situações de trânsito.

Enquanto o carro estiver parado.

Imagine que você e seu veículo se encontram em uma situação onde o trânsito não flui. É possível pisar fundo na embreagem e assim mantê-la enquanto o automóvel estive parado – este procedimento não irá superaquecer os componentes do sistema.

Caso você perceba que ficará parado por um tempo mais prolongado, é possível ainda colocar a marcha no ponto morto, puxar o freio de mão e tirar o pé da embreagem. Assim, você poderá descansar os membros inferiores, que são bastante exigidos em dias de trânsito pesado.

Para segurar o carro e sair de uma ladeira.

Para executar este movimento há duas opções: com o freio de mão ou utilizando apenas os pedais no controle de embreagem.

Com o freio de mão: esta é uma opção que pode ajudar muito, sobretudo condutores recém-habilitados, a saírem de uma rampa. Imagine que você está com o veículo parado no morro, com pé no freio, a marcha no neutro e com a alavanca engatada. Para sair, é necessário baixar o freio de mão no momento da saída e, ao mesmo tempo, tirar o pé da embreagem e acionar o acelerador.

Utilizando os pedais: caso você e seu carro estejam em uma subido, seu pé já estará no freio e na embreagem. Para sair dessa posição, é necessário colocar a primeira marcha e, depois, soltar a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Ao sentir esse movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado.  Em seguida, solte o freio devagar e verifique se o veículo continua parado. Se descer, é preciso pisar no freio mais uma vez e solar um pouco a embreagem. Quando o veículo ficar parado, o condutor deve acelerar aos poucos para dar força ao motor do automóvel e soltar a embreagem devagar para uma saída suave.  

Fato é: é sempre essencial que o motorista seja prudente e faça as manobras com zelo e devagar.

Quantas voltas no volante precisa para fazer baliza? 

É comum as pessoas terem dúvidas sobre quantas voltas é necessário dar ao volante no momento de entrar na vaga. Mas a dica é simples: caso seu veículo seja com direção hidráulica, é necessário dar uma volta e meia (1,5) no volante; já se o carro for sem a direção hidráulica, é necessário dar duas (2) voltas completas no volante.

Tome sempre muito cuidado para não encostar no meio fio, nem nos outros veículos do seu entorno.

Como usar a seta na baliza? 

A seta é muito importante na baliza, afinal é com ela que o condutor comunica ao trânsito que seu veículo iniciará parar e iniciar a manobra. 

Desse modo, a seta deve sempre ligada indicando o lado que o motorista irá estacionar. Se a seta estiver para cima, trata-se da indicação para a direita. Já se a sexta estiver para baixo, a comunicação indica que o veículo entrará à esquerda. 

Como alinhar as rodas na baliza?

O posicionamento das rodas é outro ponto crucial para uma baliza em feita. É importante começar a manobra com seu veículo posicionamento a cerca de um metro do outro veículo (vaga à frente), na posição paralela. 

Para se ter uma noção da posição, é necessário que você fique um pouco à frente em relação ao carro que já está estacionado. Seu espelho ficará um pouco mais à frente e isso lhe ajudará a ter noção de espaço.

Conforme você já aprendeu, é necessário dar uma volta e meia (carro com direção hidráulica) ou duas voltas (carro sem direção hidráulica) para entrar no espaço escolhido como vaga. É importante entrar na vaga devagar – não se esqueça que você estará fazendo o movimento em ré.

Para saber se a posição está correta, observe os faróis do carro de trás: eles aparecer por completo no seu espelho retrovisor esquerdo (o do motorista). Outro jeito é olhar no espelho retrovisor interno e a partir dele verificar se a imagem do centro do carro de trás está no canto direito do espelho. 

Para ajustar o veículo, basta virar o volante para o outro lado e ir acertando para frente e para trás até que o carro fique no centro.

Dicas da Zapay!

Dica 1: Aprenda a consultar débitos do veículo

Dica 2: Fique por dentro da Prova do Detran. 

Dica 3: Saiba o que é o CFC Detran e sua importância na formação dos motoristas. 

Dica 4: Dirigir descalço: pode ou não pode? Conheça o que a legislação de trânsito diz sobre esta situação. 

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Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

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