Bateria de motos
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Bateria da moto com problema? Saiba prevenir

Fique por dentro sobre o que é a bateria de moto neste conteúdo. Confira dicas sobre funcionamento e preservação de bateria para moto, além dos modelos disponíveis de baterias de moto no mercado.

Aprenda ainda como saber se está na hora de trocar a bateria da moto.

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O que faz a bateria da moto? 

A bateria da moto é um dos itens essenciais para o seu funcionamento, assim como é a bateria de carro para esta categoria de veículo. Assim, a função da bateria da motocicleta é armazenar energia para alimentar o sistema de ignição da motocicleta, bem como seus demais componentes elétricos. 

Por exemplo, a bateria da moto é fundamental para que os faróis sejam ligados, para que o painel acenda e também para que o consumo de combustível possa ser gerenciado. 

O proprietário da motocicleta deve sempre estar atento às particularidades do veículo, uma vez que cada tipo de moto requer cuidados específicos – o que inclui também a bateria. Não à toa, o manual da motocicleta (manual do proprietário) é de suma importância para que o dono possa tirar dúvidas na hora de repor um item ou peça, por exemplo.

Informações como tamanho, cilindrada e amperagem nominal são características fundamentais para que o proprietário da motocicleta possa comprar/trocar a bateria adequadamente. 

Outros pontos importantes para se prestar atenção são aqueles que dizem respeito ao consumo gerado pelo sistema elétrico e aqueles que possam vir a interferir na acomodação do componente (bateria).

Quanto tempo pode deixar a moto parada? 

Antes de respondermos sobre quanto tempo uma motocicleta pode ficar parada, é importante termos em mente: afinal, o que é considerado muito tempo. Seria uma semana, um mês, cem dias? É fundamental que o motorista e o proprietário da moto saibam que, quanto mais tempo este veículo ficar parado (inativo), mais cuidados serão necessários.

Segundo orienta a Honda – uma das principais protagonistas globais quando o assunto é moto –, se o condutor conseguir ligar a motocicleta uma vez por semana e deixar o motor funcionando por, no mínimo, dez (10) minutos, nenhuma medida extraordinária será necessária.

Importante lembrar: apenas ligue o motor da moto, se estiver em um local ventilado e em segurança. Evite acidentes.

Este hábito de ligar a moto por alguns minutos semanalmente é suficiente para manter a carga da bateria, consequentemente, preservando a vida útil da mesma e também colaborando para que o motor se mantenha convenientemente lubrificado.

Caso sua moto precise passar por longos períodos parada (ou seja, em inatividade), há algumas medidas que são necessárias para manter o veículo em bom funcionamento. São elas:

  1. Estacionamento: deixe sua moto em um local arejado, coberto e sem a incidência de luz solar direta. É importante cobrir a motocicleta para proteção contra acúmulo de poeira. Dica: escolha uma capa que o veículo possa respirar e que não retenha umidade. Evite as capas impermeáveis.
  2. Atente-se à limpeza e à lubrificação: antes de deixar a motocicleta parada, é importante lavá-la e secá-la com cuidado e da melhor forma possível. Lubrifique as partes móveis, como eixos e cabos, e capriche no óleo antioxidante em spray nas partes que mais expostas à umidade e também no interior da ponteira de escapamento.
  3. Transmissão: após lavar a moto, é importante secar a corrente com jato de ar (de preferência) e aplicar lubrificante específico para uso em corrente de transmissão. 
  4. Pneus: você deve calibrar os pneus seguindo as recomendações do fabricante da moto. Dica importante: apoie a moto em cavaletes para tal.  Mas por que isso? A ideia é que os pneus não toquem o solo ou apenas toquem o solo sem muita carga – este gesto evita deformações.
  5. Combustível: deixe o tanque completamente vazio, nos períodos em que a motocicleta estiver inativa e pulverize o óleo antioxidante em spray em seu interior. Este cuidado se dá porque a gasolina tem prazo de validade – ela dura até três meses. 
  6. Bateria: é necessário desconectar os cabos e, mensalmente, providenciar a recarga, devido à inatividade.  
  7. Motor: o proprietário deve tomar alguns cuidados mais delicados com este item. É aconselhável retirar as velas e injetar entre 5 e 10 ml de óleo para motor no interior dos cilindros. Depois, o dono da moto deve acionar brevemente a partida elétrica, pois, assim, será possível distribuir o óleo dentro dos cilindros. 
  8. Óleo do motor: quando for reativar a motocicleta, é importante substituir o óleo se o período de inatividade for superior a seis meses. Este é o prazo máximo de validade do óleo. 
  9. Oxidação: não esqueça de proteger as partes metálicas de sua motocicleta, como escapamento, roda e amortecedores. Você pode proteger as peças cromadas com spray antioxidante. Fica a dica!
  10. Motos carburadas: é importante fechar a torneira de combustível e deixar a motocicleta funcionar até “morrer”. Por intermédio do orifício do parafuso do dreno, que está situado na parte inferior do carburador – a cuba -, você deve injetar óleo em spray e colocar o parafuso. 

Após o período de inatividade de sua motocicleta, é importante “acordá-la” da hibernação com alguns cuidados. Para despertar o motor, gire-o brevemente acionando também o pedal de partida (ou a partida elétrica), sem fazê-lo funcionar. 

Este gesto expulsará o óleo da câmara de combustão e levará lubrificação às partes latas do veículo. Isso evita o desgaste acentuado nos primeiros minutos de funcionamento da moto.

Ainda: você deve verificar o correto uso dos freios e também as condições dos pneus. Inspecione visualmente a moto com cuidado e confira a pressão antes de andar com ela. 

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Precisa ligar a moto todos os dias? 

Conforme aprendemos no tópico anterior, não é preciso ligar a motocicleta todos os dias. Uma vez por semana, durante pouco mais do que dez (10) minutos já é suficiente para garantir o bom funcionamento da moto e seus itens – dentre eles, bateria e motor.

Quais os tipos de bateria de moto? 

Vale para as baterias de motocicletas o mesmo princípio aplicado para as baterias de carros: quanto mais tecnologia no veículo, mais se exigirá no que diz respeito à energia – ou seja, demanda por carga. 

E há uma questão do próprio tempo: com o passar dos anos, mais inovação e tecnologia são aplicadas nas motos, o que acaba exigindo mais das baterias e de outros itens para uma melhor performance.

Conheça a seguir quais são os quatro tipos de baterias de moto disponíveis no mercado automobilístico brasileiro:

  1. Chumbo-ácido: trata-se do modelo mais tradicional quando o assunto são baterias de moto, sendo pesada, de menor custo, porém demandando mais atenção e cuidados constantes. Este acumulador de energia apresenta placas metálicas em uma solução ácida, de modo a constituírem um eletrólito. Vale dizer que o eletrólito é o local onde a energia elétrica pode ser armazenada por intermédio de reações químicas. 
  2. Gel: esta opção de bateria com gel eletrolítico apresenta uma substituição – sai de cena a solução de água e ácido sulfúrico. Assim, a perda de fluído é reduzida, bem como a durabilidade é maior do que em baterias tradicionais.
  3. AGM: trata-se da sigla para absorbed glass mat. Esta bateria é uma versão otimizada da bateria de chumbo, de modo a apresentar uma espécie de lã de vidro, separando as placas metálicas para reduzir vibrações e, assim, gerar um desempenho mais uniforme.
  4.  Lítio: esta opção de bateria é mais leve e apresenta maior capacidade de carga do dispositivo. Porém, a bateria de lítio é mais cara do que as demais. Aí entra a avaliação de custo-benefício que cada um deve fazer. Este acumulador de energia pode compensar pela sua eficiência, sendo bastante comum encontrá-lo em modelos esportivos ou ainda em motocicletas que tragam equipamentos adicionais.

Como saber quando tem que trocar a bateria da moto? 

A moto dá alguns sinais para que o condutor saiba que a bateria está descarregada ou em mau funcionamento. Por exemplo, se você der a partida e ela não ligar ou nem mesmo acender o quadro de luzes, é um indicativo de que a bateria está descarregada ou até mesmo estragada.

Um medidor de baterias pode indicar a intensidade deste item. Caso a voltagem registrada não seja suficientemente alta, é muito provável que seja necessário trocar a bateria. Ainda: se estivermos falando sobre uma bateria que tem mais de quatro anos, é mais uma situação que demanda troca, pois este é o prazo máximo de vida útil deste item.

Caso seja um colecionador e tiver uma moto parada há alguns anos em sua garagem, será necessário trocar a bateria quando você quiser rodar com ela pelas vias públicas. Neste artigo, demos as dicas sobre como manter preservada uma motocicleta em inatividade.

Bateria de motos

Quanto dura uma bateria de moto?

De modo geral, é muito importante que o proprietário se certifique que a motocicleta tenha uma bateria de boa qualidade. Afinal, este fator está diretamente relacionado à durabilidade do item. Uma boa bateria costuma durar até quatro (4) anos.

Porém, é importante que alguns cuidados sejam tomados para que a vida útil da bateria funcione sem dar problemas. 

O principal ponto que o condutor deve se atentar é: qual é o tipo de uso que é feito da motocicleta? Se o veículo costuma fazer grandes distâncias, sem paradas intermediárias, saiba que este é o cenário ideal para que a durabilidade da bateria seja longa.

Se você usa a moto para pequenos trajetos, com muitas paradas, e se ela fica vários dias parada, a bateria fará um esforço maior para funcionar, o que pode encurtar a sua vida útil. 

Como é o clima da sua cidade? Este é mais um fator a ser levado em conta, quando se trata de durabilidade da bateria da moto. Caso você more em uma localidade bastante fria e úmida, a vida útil da bateria será menor do que se a sua família morasse em uma região mais quente e seca. São detalhes que podem fazer a diferença!

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Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

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