Tuatara
Categories:

Você sabe qual é o carro mais rápido do mundo?

Quem gosta de automóveis, geralmente é apaixonado por altas velocidades e, claro, quer saber qual é o carro mais rápido do mundo. Então, viemos responder para você aquela pergunta básica que todo mundo faz: qual o carro mais rápido do mundo? Acelere (respeitando o limite de velocidade), pois a Zapay conta tudo sobre os carros mais rápidos do mundo para você. Vem!

Qual é o carro mais rápido do mundo?

Tuatara

Hoje, o Tuatara é modelo produzido pela SSC e avaliado por especialistas como o veículo mais rápido do mundo. Para se ter uma ideia de seu potencial, ele superou seu próprio recorde de velocidade ao chegar a 474,8 km/h. A velocidade do carro mais rápido do mundo era de 455 km/h, anteriormente.

Esse modelo foi dirigido pelo seu proprietário, Larry Caplin. Todos os testes foram feitos em uma pista de 3,7 km do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Estados Unidos).

Alguns dos avaliadores e produtores do carro acreditam que o modelo pode acelerar mais e só não ultrapassou a marca dos 500 km/h porque a pista acabou.

Como ele alcança esses resultados? É simples. O Tuatara vem com um motor V8 biturbo, que pode entregar absurdos 1.750cv abastecido com E85 ou metanol, associado a uma transmissão automática de 7 velocidades.

E se o assunto é transmissão automática, você sabe dizer qual a diferença entre carros automáticos e manuais? Para descobrir, é só acessar o link e ler o artigo que a Zapay preparou sobre o tema.

Apesar disso, é possível que alguns veículos atinjam velocidades maiores. Porém, para que o teste seja validado, é necessário que o modelo esteja homologado para ser um carro de produção habilitado para condução na rua, e não apenas na pista. E esse requisito é cumprido pelo Tuatara.

O modelo tem abaixo do capô um motor 5.9 V8 que gera potência máxima de 1.774 cv.  A transmissão é manual robotizada de sete velocidades, capaz de mudanças de menos de 100 milissegundos. Ele se utiliza do etanol E85, uma mistura de 85% de álcool combustível e 15% de gasolina, comercializado nos postos de combustível dos Estados Unidos.

Foi esse conjunto interno que fez ele em janeiro de 2021 desbancar antigo detentor do posto, o hipercarro sueco Koenigsegg Agera RS.

Existe ainda outra regra importante para que a velocidade seja computada. É preciso fazer duas corridas em sentidos opostos, onde a velocidade atingida será registrada para a quebra do recorde. É por tudo isso que o SSC Tuatara é o carro mais rápido do mundo.

Conheça o carro supersônico

Se o seu negócio é velocidade de verdade, que tal saber mais do carro que bateu todos os recordes de velocidade no solo? Em 1997, o carro supersônico chamado de Thrust SSC bateu tal recorde, ultrapassando mesmo de superar a velocidade do som! Isso mesmo, acredite se quiser.

Com um design aerodinâmico, o Thrust SSC foi construído com duas turbinas Rolls-Royce 205, com a potência de 110 mil cavalos, que consomem cerca de 18 litros de querosene por segundo. As rodas do veículo medem 90 centímetros e foram produzidas com titânio, já que seria impossível utilizar uma roda comum devido ao atrito da pista nessa velocidade absurda.

O Thrust SSC consegue atingir a velocidade 500 km/h em apenas 10 segundos, e em 31 segundos ele chega a velocidade de 1.172 km/h. Este foi o recorde durante 13 anos, até que o Thrust 2, em 1997, atingiu a velocidade de 1.228 km/h, batendo o recorde de veículo mais rápido do mundo e, assim, conseguindo superar a velocidade do som.

Falando em velocidade, tem alguma multa por ultrapassar velocidade? Então, acesse nosso site e veja como a Zapay pode ajudar você a quitar os seus débitos veiculares.

10 carros considerados os mais rápidos do mundo

Afirma que um carro é “o mais rápido do mundo” não é missão fácil, já que existem diversas regras e fatores a serem considerados para que esse veículo receba esse título.

É preciso, por exemplo, que seja feito um teste de velocidade em duas direções, que esse veículo-teste seja idêntico ao vendido para o público e homologado para vias públicas, entre outras normas.

Isso faz com que existam carros que atingem velocidades absurdas, mas não são oficialmente considerados os mais rápidos do mundo.

Separamos abaixo alguns dos carros que seguiram diversos critérios e, hoje, são reconhecidos mundialmente como os mais rápidos do planeta.

10. McLaren Sppedtail

Abrimos a lista com o McLaren Speedtail, modelo do ano passado. Mesmo não tendo batido recordes, esse carro super veloz pode chegar a 403 km/h, sendo que vai de zero (0) a 300 km/h em apenas 12,8 segundos.

Esse modelo conta com um motor V8 Twin Turbo 4.0 de 746 cavalos de potência, auxiliado por um elétrico de 308 cv. A origem de seu projeto foi como forma de prestar homenagem ao McLaren F1, sendo uma linha bem limitada: existem somente 106 exemplares no mundo. Por isso, se quiser um em sua garagem, vai precisar gastar cerca de 40 milhões de reais.

9. SSC Ultimate Aero TT

Se contarmos os anos de 2007 e 2010, o SSC Ultimate Aero Twin Turbo foi o carro mais rápido do mundo.

Tendo um motor do tipo V8 e 1200 cv de potência, o carro chegou a 412 km/h nas estradas fechadas próximas da SSC North America. Foi assim que o Aero TT foi considerado o primeiro carro de série mais rápido do mundo e, mesmo hoje já não sendo dono do título, ainda está entre os mais velozes. Atualmente, o SSC Ultimate Aero TT custa 740 mil dólares, um dos mais baratos dos que vamos citar.

8. Bugatti Veyron Super Sport

A Bugatti já vinha perseguindo e superando recordes de velocidade com seus carros desde 2010. Um exemplo disso é, justamente, o Bugatti Veyron Super Sport.

O Veyron é equipado com motor 8.0 com 16 cilindros com turbocompressor, que gera 1200 cv de potência. Segundo as medições oficiais, o carro francês chega a velocidade média de 431 km/h, indo de zero (0) a 300 em um pouco mais de 22 segundos.

Mas, existe um porém nos modelos que são comercializados. Quem comprar o Bugatti Veyron Super Sport não conseguirá atingir essa velocidade pois os vendidos no mercado possuem limitação eletrônica de 415 km/h. O preço atual do veículo é de 2,8 milhões de dólares.

7. Hennessey Venom GT

O nosso sétimo lugar na lista é o carro mais rápido de 2014: o Hennessey Venom GT, produzido pela Hennessey Performance Engineering. Contando a medição feita pelo Guinness Book, no Kennedy Space Center, o carro bateu os 435 km/h, chegando a 100 km/h em 3 segundos.

Esse poder todo é resultado do motor biturbo V8 7.0 que gera 1421 cavalos de potência. E não foi fácil superar o seu recorde. Foi preciso quase 4 anos para que um novo modelo tirasse o título de mais veloz do Venum GT.

Era possível achar o Venom GT pela bagatela de 1,2 milhão de dólares. Porém, devido a pandemia e a valorização extrema de carros históricos estima-se que esse valor aumentou muito nesses últimos 3 anos.

6. Koenigsegg Agera RS (447 km/h)

Ao ser lançado em 2017, o Koenigsegg Agera RS foi o carro mais rápido do mundo em via pública, superando o Hennessey Venom GT.

O Agera RS registrou velocidade média de 447 km/h, chegando de zero (0) a 400 km/h em apenas 36 segundos, em dados medidos pela Racelogic.

Esse carro de respeito tem motor 5.0 V8 e 1360 cavalos de potência. Atualmente, ele custa aproximadamente 2,2 milhões de dólares e, como você pode imaginar, é super exclusivo: há apenas 25 exemplares no mundo.

5. Koenigsegg Agera One of 1

Existe mais um modelo da fabricante Koenigsegg que ganhou um lugarna lista dos carros mais rápidos do mundo. Estamos falando do Agera One of 1. O nome “um por um” é para se referir a relação peso/potência do veículo.

O motor do Agera One of 1 é 5.0, possui 8 válvulas e dois turbocompressores. Mesmo que funcione com gasolina de corrida e convencional, é com o bioetanol E85 que ele brilha. Usando esse combustível, ele atinge seu potencial máximo de 1360 cv de potência, chegando a 447 km/h.

E se os outros modelos da lista são exclusivos, esse aqui então é ainda mais. Foram produzidos apenas 7 exemplares do veículo, incluindo o protótipo. O preço atual? Pouco mais de 7 milhões de dólares.

4. Hennessey Venom F5

O Hennessey Venom F5, da empresa Hennessey Performance Engineering, também é um dos mais rápidos do mundo.

Um dos nomes que indicam a potência do veículo é F5 para remeter à categoria de furacões mais poderosas da escala Fujita, que podem chegar a 512 km/h. Isso, porém, não se aplica ao carro, o que não significa que ainda haja potência de sobra nesse modelo.

Ele alcança belos números com o bom uso de seu motor 6.6 V8 biturbo com 1841 cv de potência e aos seus cinco modos de operação, chegando a velocidade máxima 450 km/h.

Mesmo carro de edição limitada, ele é considerado de série. Segundo a marca, foram produzidos apenas 24 exemplares, todos já comercializados. Esse veículo pode passar o valor de 2 milhões de dólares.

3. Koenigsegg Jesko Absolut

Entramos agora no nosso Top 3 e, para começar, vamos destrinchar o Koenigsegg Jesko Absolut. O modelo sueco possui motor de 8 válvulas e potência de 1600 cavalos.

Usando como parâmetro o teste oficial, o Jesko Absolut alcançou a marca máxima de 472 km/h, atingindo 100 km/h em menos de 3 segundos.

Segundo a divulgação da própria Koenigsegg, foram produzidos apenas 125 exemplares desse pequeno veloz, cada um custando 2,3 milhões de euros.

2. Bugatti Chiron Super Sport 300+

A nossa medalha de prata vai para um carro que quase superou a marca dos 500 km/h, mas que não foi reconhecido pela FIA e pelo Guinness Book. Estamos falando do Bugatti Chiron Super Sport 300+.

O modelo alcançou o recorde de velocidade em setembro de 2019, na pista Era-Lessin, na Alemanha. Nesse teste, o veículo atingiu a velocidade de 490,484 km/h. Esse lindo modelo possui motor W16 e 1600 cv de potência.

E tem uma novidade diferenciada em relação aos outros modelos da lista. O carro para teste pode ser visitado gratuitamente no local de testes Volkswagen Era Lessin. Vale ressaltar que os compradores do veículo não poderão atingir a velocidade recorde, pois o fabricante estabeleceu um limite eletrônico de 440 km/h.

Foram produzidos apenas 30 exemplares do Chiron Super Sport 300+. Atualmente, ele custa cerca de 3,6 milhões de dólares.

1. SSC Tuatara

O SSC Tuatara é oficialmente o atual carro mais rápido do mundo, porém não graças ao seu maior recorde de velocidade.

Apesar de ter alcançado a velocidade máxima de 532,93 km/h, a maior já alcançada por um automóvel de série, o modelo não recebeu o título oficial nem do Guinness Book nem da FIA (Federação Internacional do Automóvel) por isso.

Existem motivos para o SSC Tuatara ser considerado o carro de produção mais rápido do mundo. Em um teste realizado no primeiro semestre de 2021 do Centro Espacial Kennedy, seguindo todas as regras oficiais para classificação, o modelo com motor V8 e 1774 cv de potência, alcançou 455,3 km/h. O modelo também bateu os recordes de velocidade alcançados em uma milha e em um quilômetro.

O hipercarro da empresa SSC North America teve apenas 100 exemplares produzidos e atualmente custa 1,6 milhão de dólares.

Achou todos os modelos caros? Então, clique aqui, pois separamos para você os carros mais baratos de 2022.

Clique aqui se quiser saber mais sobre o IPVA de carros importados.

One thought on “Você sabe qual é o carro mais rápido do mundo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *