Categories:

Adeus medo de estacionar!! Saiba a forma correta de estacionar entre dois carros

Como estacionar entre dois carros?! Este questionamento, que surge de uma necessidade cotidiana para quem dirige, pode ser interpretado como a pedra no sapato para alguns condutores. A Zapay lhe mostra que a baliza pode ser uma manobra tranquila, com as informações presentes neste artigo.

Confira as nossas dicas para estacionar, a melhor forma de fazer a baliza e a importância das aulas práticas na formação do condutor.

Você verá que estacionar o carro, sobretudo fazer a baliza corretamente, demanda prática e também controle emocional. Quanto mais seguro e tranquilo o motorista estiver, melhor ele fará cada uma das manobras necessárias. Vem com a gente para aprender a estacionar entre dois carros e esqueça essa história de terror da prova prática – e não perca mais tempo rodando a cidade atrás de vagas para estacionar que possam parecer mais fáceis.

Segure o volante, olhe o retrovisor, se ajeite no banco e saiba mais!

Porque a baliza é tão importante?

A baliza é um fundamento essencial para quem pretende ser um condutor de veículos automotivos – independentemente da categoria escolhida. Ela requer algumas técnicas para que a execução do movimento seja rápida e respeite o espaço disponível, bem como o trânsito no entorno.

Mas, antes de aprendermos como estacionar bem entre dois carros ou como estacionar carro, vale a pena destacarmos: afinal, o que é a baliza? Trata-se da manobra feita para estacionar o carro junto ao meio-fio no espaço entre dois carros. Para alguns, a baliza é um pesadelo nas aulas da autoescola – com as dicas que daremos aqui, você verá que o segredo está na prática e na tranquilidade do condutor.

Algumas pessoas apresentam inseguranças na hora de fazer baliza. Sentir ansiedade é normal quando se está aprendendo a dirigir, o mais importante é fazer as aulas e praticar com a ajuda do instrutor. Aliás, este profissional do CFC (Centro de Formação de Condutores) é quem lhe dará todas as dicas necessárias para fazer uma baliza bem feita e segura.

O momento da baliza demanda algumas habilidades do aluno, como agilidade e eficácia, com o objetivo de que não aconteçam acidentes durante o movimento. Caso o aspirante a condutor demore muito para fazer a baliza, isso pode atrapalhar o trânsito e a todos ao redor.

Vale dizer: os condutores que estacionam mal a baliza podem levar uma multa – além de colocarem os demais membros do trânsito em risco.

A baliza é tão importante que ela é um dos pontos da prova prática para habilitação. Então, conhecer as técnicas para fazer a melhor baliza possível é um aprendizado que vai além da avaliação: ela é uma situação a ser resolvida no dia a dia do condutor, por isso é tão fundamental treinar este movimento.

Qual a forma correta de fazer baliza?

Para fazer a baliza, há alguns cuidados que devem ser tomados antes mesmo da manobra iniciar. Por exemplo, é essencial que o motorista se certifique se a vaga pretendida é própria para estacionamento, assim como é muito importante que o condutor tenha noção do tamanho do seu veículo. Afinal, é muito diferente encaixar entre dois carros uma pick up e um mini hatch. Se a vaga estiver apertada demais, procure outra que lhe deixará mais confortável – isso pode evitar também acidentes com os demais carros do entorno.

Ao estacionar, é importante que o condutor encontre uma folga nos espaços, sendo confortável para entrar e sair do veículo. Vale a pena reforçar também que é uma obrigação cidadã respeitar o espaço dos demais veículos e também dos pedestres ao estacionar o automóvel ou a moto.

Ao encontrar a melhor vaga, é importante sinalizar aos demais condutores e pedestres que o condutor inicie o movimento de baliza – para tal, acione a seta do veículo na direção onde você irá estacionar, amigo motorista.

Quer saber como estacionar entre dois carros corretamente? Então, se liga nestas dicas que a Zapay separou para você!

Primeiro passo: alinhe o veículo.

Alinhar o carro corretamente é um ponto muito definidor do grau de dificuldade que o condutor encontrará para fazer a baliza. Antes de iniciar este movimento, certifique-se se a seta está acionada, indicando a vaga que você pretende entrar. Ainda: verifique se não há nenhum outro veículo saindo de uma vaga próxima – afinal, evitar acidentes é um dever de todos também quando se trata de estacionar entre dois carros.

Para fazer a baliza perfeita, é necessário que o veículo esteja completamente alinhado ao meio-fio e posicionado paralelamente ao veículo da frente.

Segundo passo: regule os espelhos do veículo

Uma maneira de se ter certeza de que o seu automóvel está alinhado, vale conferir se os retrovisores de ambos os veículos estão alinhados. Quando os retrovisores estiverem lado a lado, avance o seu carro um pouco para frente.

Terceiro passo: gire o volante para o lado da vaga

Em seguida, gire todo o volante no sentido do espaço da vaga que você encontrou – ou seja, no espaço o qual o carro ficará estacionado. Desse modo, se o seu desejo é deixar o veículo do lado direito da via, vire o volante para a direita. Agora, se você quer deixar o carro do lado esquerdo da via, vire o volante para a esquerda.

Quarto passo: entre na vaga

Para ocupar o espaço da vaga que você deseja, é necessário engatar a marcha à ré e mover o veículo um pouco para trás. Em seguida, posicione o carro de modo que o farol dianteiro fique paralelo à traseira do veículo estacionado à sua frente. Consequentemente, você deverá conseguir enxergar, pelo retrovisor da direita, o farol dianteiro do carro de trás. Fica a dica!

Quinto passo: desvire o volante

Em seguida, gire completamente o valente para o lado oposto e continue deslizando o veículo em marcha à ré até que ele fique bem posicionado a vaga.

Sexto passo: ajuste o carro à vaga

Finalmente, você deve deslizar suavemente o carro para ajustá-lo à vaga. Não se esqueça que é necessário manter uma distância de cerca de 30 centímetros dos demais veículos. Fique atento!

Já existem alguns dispositivos que servem para auxiliar os motoristas que ainda sentem alguma insegurança na hora de estacionar e de fazer a baliza. São os sensores de ré, as câmeras e os retrovisores tilt down, que mudam o ângulo do espelhamento durante manobras. Estes itens estão disponíveis no mercado de produtos, além de já virem como opções em modelos nacional e importados.

Vale dizer que durante a prova prática de direção, o aspirante a condutor tem, no máximo, cinco (5) minutos para fazer a baliza. Cada aluno tem até três (3) tentativas. O candidato é eliminado desta prova quando soma cinco (5) pontos ou mais em faltas.

Como estacionar em vagas 90º

Não é raro procurar uma vaga no estacionamento de rua ou ainda no shopping e nos deparamos apenas com a opção a 90º. Assim como a baliza, ele se move para estacionar que faz parte do dia a dia de todo condutor. Confira as dicas que o Autopapo destacou para que você possa estacionar seu veículo sem dores de cabeça.

  1. Passe da vaga desejada, alinhando o carro à segunda vaga depois da desejada.
  2. Engate a marcha ré (Atenção! Colocar o carro de frente nesse tipo de vaga é mais difícil).
  3. Vire o volante completamente para o lado da vaga que você quer estacionar.
  4. Deixe o carro se mover lentamente.
  5. Quando o carro estiver dentro da vaga, vire o volante uma vez e meia para o outro lado para alinhar as rodas.

Aulas de baliza

O único lugar onde o aspirante a motorista pode vir a ter aulas de baliza é no Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua confiança. Afinal, as autoescolas são instituições que passam pela aprovação dos órgãos de trânsito para que possam funcionar e ensinar aos alunos a forma segura e correta de executar cada um dos movimentos necessários para utilizar o veículo em vias públicas.

O aluno deve cumprir uma carga mínima de aulas práticas, que incluem a baliza, antes de estarem aptos para realizar o exame prático. As aulas práticas compreendem 20 aulas com duração de 50 minutos, sendo distribuídas no período diurno e noturno, obrigatoriamente.

Onde fazer?

Se você deseja fazer aulas práticas de direção ou ainda ter orientação sobre a baliza, procure o CFC ou a autoescola de sua confiança.

É possível agendar aulas específicas e algumas dessas instituições oferecem pacotes especiais para pessoas já habilitadas e que tenham ainda insegurança no trânsito. As aulas são feitas com instrutores qualificados, que lhe ensinarão a forma correta e sem nenhum tipo de malandragem para passar na prova e, principalmente, para ter uma direção defensiva e segura nas vias públicas.

Lembre-se: quanto mais você praticar e quanto mais confortável e seguro você se sentir, melhor você estará para realizar a sua baliza e todos os outros movimentos que o veículo exige. 😉

Dicas da Zapay!!

Dica 1: consulte e pague os débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito – ou utilizando outras opções que podem também caber no seu bolso, sem atrapalhar o orçamento familiar. Com a Zapay, em poucos minutos, você pode pagar as multas, o licenciamento, o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), entre outras taxas. Acesse o nosso site e confira!

Dica 2: você sabe como lavar o motor do seu carro, de forma segura?! A Zapay listou dicas e informações essenciais para que todo condutor possa manter o motor limpo, sem que haja nenhum prejuízo à mecânica do veículo. Clique aqui e saiba mais!

Dica 3: está sonhando com aquele carro novo para você e sua família, mas não sabe por onde começar a procurar o veículo ideal? Fique tranquilo, pois a Zapay preparou este conteúdo para lhe ajudar. Aprenda sobre o melhor momento de compra, gastos fios e variáveis, modelo desejado, a importância do test drive, avaliação de marca e muito mais.

Dica 4: como sabe se o condutor levou uma multa no mesmo dia que ele cometeu algum deslize nas vias públicas brasileiras? Esta é a indagação de muitos motoristas, por isso a Zapay preparou este artigo especial para que os condutores saibam consultar as multas, utilizando também os nossos próprios serviços – como você pôde conferir na nossa Dica 1! Além disso, o motorista pode conhecer dicas para não cometer infração e não ser multado. Acesse esse conteúdo, saiba os detalhes da sua vida enquanto condutor e ajude a transformar o trânsito brasileiro em um local mais seguro para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *