Zapay > Cuidados com o veículo > Regulagem de farol: Aprenda o passo a passo
Fique por dentro sobre como fazer regulagem de farol, cuidado essencial para a segurança de todos no trânsito. Saiba como saber se os faróis precisam de ajuste, quando e como fazer regulagem do farol e quais profissionais podem fazer esta revisão.
Coloque seu cinto de segurança e embarque nessa com a Zapay!
– Como saber se os faróis estão regulados?
– Como regular os faróis do meu carro?
– A regulagem de farol pode salvar outro motorista
– Quando realizar a regulagem de farol
– Como realizar elétrica dos faróis
Dica da Zapay: você sabe o que é farol de LED e o que é farol de milha? Conheça cada um deles nestes artigos temáticos que preparamos para você.
Como saber se os faróis estão regulados?
Para saber se os faróis do seu veículo automotor, de qualquer categoria, estão regulados, é necessário que o condutor realize o seguinte caminho:
- É importante realizar o teste à noite, em um local plano e com uma parede à frente. Com este cenário você deve acionar o farol baixo.
- Acenda os faróis baixos do veículo.
- Observe a altura e a projeção da luz nos faróis.
- A luz projetada pelos faróis deve estar nivelada e não deve ser muito alta nem muito baixa. Ela deve estar direcionada para a frente e não para cima ou para baixo.
- A projeção da luz dos faróis deve ser simétrica, ou seja, ambos os lados devem estar alinhados corretamente.
- Verifique se não há ofuscamento excessivo ou luz dispersa. Os faróis não devem ofuscar a visão de outros motoristas na estrada.
- Verifique se os faróis estão limpos e não apresentam sujeira ou névoa que possa afetar a qualidade da luz.
Caso alguma dúvida sobre a regulagem os faróis do seu veículo surja, saiba que é você pode contar com as informações técnicas que constam no manual do proprietário. Se a insegurança persistir, procure um mecânico profissional e de confiança para que a regulagem adequada dos faróis do automóvel possa ser realizada.
Dica da Zapay: fique por dentro sobre a lei do farol acesso, decretada em 2016. Segundo a legislação, os condutores deveriam deixar o farol ligado em rodovias, tanto estaduais como federais, no período diurno. Caso fosse flagrado algum descumprimento, o motorista seria autuado com uma infração leve. Saiba mais neste artigo especial sobre o tema.
Como regular os faróis do meu carro?
Na hora de regular os faróis do seu veículo, é recomendável que este serviço seja feito por um mecânico de confiança ou por um técnico especializado em eletrônica automotiva.
Confira a seguir qual é o caminho para o processo de regulagem, que este profissional irá seguir:
- É fundamental conhecer o manual do proprietário, feito pelo fabricante. E não é por acaso, afinal este documento traz as informações específicas sobre como regular os faróis do seu modelo de carro em particular. Vale reforçar que os procedimentos podem variar de acordo com o fabricante.
- Depois, o profissional (mecânico) encontrará os parafusos de regulagem. Geralmente, estas peças estão localizadas na parte traseira dos faróis, acessíveis pelo compartimento do motor ou por trás do para-choque dianteiro. Esses parafusos permitem ajustar a altura e o ângulo dos faróis.
- Em seguida, começa a preparação para a regulagem. O mecânico deve estacionar o automóvel em uma área plana e nivelada, de frente para uma parede ou um portão, a uma distância entre três e cinco metros. Assim, poderá se certificar de que o carro está (ou não) com o peso normal de passageiros e carga, pois isso pode afetar a altura dos faróis.
- Em duas folhas de papel sulfite, uma linha horizontal deve ser traçada do centro para a esquerda e inclinada 15 graus para cima do centro para a direita.
- É preciso colar o papel de maneira que o vértice da linha desenhada fique sobre a segunda marca deslocada para baixo. Estas são as referências exatas para a regulagem do farol.
- Assim é feito o ajuste dos faróis baixos. O mecânico acenderá os faróis baixos e observará a projeção da luz na parede. É feito uso de os parafusos de regulagem para ajustar a altura dos faróis, de modo a garantir que a linha de corte da luz esteja nivelada e na altura adequada. A linha de corte deve estar reta e posicionada ligeiramente abaixo da altura dos faróis, para evitar ofuscamento.
- Agora é a vez do ajuste dos faróis altos, que também serão acesos – sua projeção será observada na luz na parede. Os faróis altos geralmente têm um alcance maior. É importante checar se a projeção está correta e se os faróis estão alinhados corretamente.
- Após fazer os ajustes, os faróis serão testados em condições reais de condução para garantir que estejam fornecendo uma iluminação adequada e que não estejam ofuscando outros motoristas.
O que diz o artigo 40, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o uso de luzes em veículos automotores?
Todo motorista deve respeitar as recomendações do CTB acerca das luzes do carro ou da moto, que inclui determinações tais como:
- Manter acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa à noite e mesmo durante o dia, em situações de túneis e sob chuva, neblina ou cerração.
- Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.
- A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, apenas pode ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o automóvel que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário.
Já quanto ao pisca-alerta, o motorista penas poderá utilizá-lo em contextos como: em imobilizações ou situações de emergência e quando a regulamentação da via assim o determinar.
Vale ressaltar que, durante a noite, em circulação, o condutor deve manter acesa a luz de placa. Além disso, ainda à noite, o motorista deve manter acessas as luzes de posição, quando o automóvel estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.
A regulagem de farol pode salvar outro motorista
Quando falamos sobre regulagem do farol é essencial ter em mente que o ofuscamento pode ser um grande problema para a visão. O ofuscamento é a situação bastante incomoda que o alto brilho ou emissão de luz em determinado ambiente gera – é bastante comum que a pessoa fique “cega” por alguns segundos ao olhar diretamente para a luz.
Esta situação durante o trânsito pode causar uma série de acidentes, muitos deles graves, inclusive. É importante saber que se leva cerca de quatro (4) segundos para voltar a visão à normalidade depois que o condutor cruza o olhar com um foco de luz oriundo de um farol desregulado, seja nas ruas ou nas rodovias.
Durante este breve intervalo de tempo, imagine a situação na qual o veículo esteja trafegando a 100 km/h – em quatro segundo ele já terá cruzado entre 80 e 120 metros. Cenário que fica muito propício para que uma colisão grave ocorra. Vale dizer que este feixe de luz forte por vir tanto de frente quando dos retrovisores. Quando isso ocorre, há uma contratura da pupila, para que haja redução da quantidade de luz que chega à retina. Assim, ao desaparecer subitamente o foco de luz, há escuridão e, em tais condições, a pupila tende a se dilatar, com o objetivo de permitir maior entrada de luz.
Por isso é tão essencial que os faróis estejam regulados e que o farol alto seja usado com cautela pelos condutores.
Quando realizar a regulagem de farol?
O motorista pode levar o veículo para ter os faróis regulados toda vez que houver necessidade de trocar uma lâmpada. Outra situação que requer a regulagem é quando acontecer alguma alteração na suspenção, como rebaixamento.
Se o seu veículo estiver muito pesado em uma viagem (carregando muitas pessoas ou objetos), também é necessário realizar a regulagem dos faróis para o devido alinhamento.
Como realizar elétrica dos faróis
Para realizar a regulagem manual do veículo, é necessário seguir estas etapas:
- Abrir o capô do veículo.
- Localizar uma alavanca próxima ao farol.
- Usar tal alavanca para regular a altura do facho.
Há modelos de automóveis que permitem a regulagem elétrica, que ocorre por meio de um botão que fica ao lado esquerdo do painel. Esta regulagem deve ser utilizada quando o carro está carregado, ou seja, trata-se de uma situação onde a traseira fica mais baixa que a dianteira, de modo a fazer com que o facho fique mais alto.
A regulagem elétrica é graduada, de modo que é possível regular o farol conforme o peso carregado. Vale reforçar a dica que: um jeito simples de medir o farol e saber se ele está ou não ofuscando a visão de outros condutores é medi-lo na parede de sua garagem. Ou ainda nota se o facho está pegando o vigia do carro à frente no trânsito, caso sim, é necessário abaixar mais o farol.
Conheça as luzes que fazem parte do sistema de iluminação de um veículo automotor
O sistema de iluminação de um automóvel é constituído por luzes e dispositivos de sinalização que estão distribuídos em diversas partes do carro, como laterais, frente, traseira e até mesmo na parte superior.
Tais lâmpadas podem emitir luzes vermelhas (luzes traseiras) ou ainda amarelas, brancas ou ambas (luzes dianteiras). Confira as características dos constituintes do sistema de iluminação:
- Iluminação frontal: pode integrar luzes baixas, indicadas ao tráfego na cidade, ou altas, usadas em lugares com baixa iluminação e condições adversas de tempo, como é o caso de nevoeiro ou tempestade.
- Luzes de cruzamento: proporcionam uma boa distribuição de luz, de modo a fornecer iluminação adequada para a frente e lateral. Auxilia muito a visão dos condutores que estão em cruzamentos.
- Luzes de estrada: fornecem uma intensa distribuição ao centro de luz, de modo que são adequadas somente quando o motorista está sozinho na estrada – pois é muito forte.
- Faróis de nevoeiro: também fornecem visão ampla por causa da força do feixe luminoso, que pode ser branco ou amarelo. Estas luzes são destinadas ao uso em baixa velocidade para aumentar a luminosidade dirigida à superfície da estrada, em condições de pouca visibilidade, como excesso de chuvas, neblina, poeira ou neve.
- Luzes de curva: com iluminação lateral extra comunica ao público as mudanças pretendidas.
- Luz de beco: carros de polícia, veículos de emergência ou para ralis fazem uso desta iluminação, que é uma lâmpada auxiliar em caixa de montagem articulada, ligada aos pilares.
- Luzes de estacionamento: são ligadas durante o período de tempo em que se estaciona o carro.
- Piscas: localizam-se próximos dos cantos dianteiros e traseiros, ativados por condutores que desejam anunciar a intenção de virar ou mudar de faixa.
- Lanternas traseiras: produz tom vermelho e combina com as luzes de freio do veículo. Apresentam aspecto brilhante, sendo ativadas quando o condutor aciona os freios do automóvel.
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Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.