Revisão de férias manutenção carro mecânico
Categories:

Revisão de férias: 5 itens para checar antes de viajar

Cuidados com a manutenção preventiva e documentação do carro evitam surpresas ao pegar a estrada

O mês de julho marca a chegada das férias escolares de inverno, período em que é possível aproveitar com a família um merecido descanso. Seja qual for o destino, é essencial prestar atenção em alguns itens do carro para não ter surpresas durante a viagem. Neste artigo preparado pela Zapay, separamos 5 dicas para colocar no check-list da revisão de férias antes de pegar a estrada.

Revisão de férias manutenção troca de óleo do motor

1 – Óleo do motor e filtros

A checagem do nível de óleo lubrificante do motor deve ser feita periodicamente, especialmente antes de pegar a estrada. O óleo é essencial para manter lubrificadas todas as partes móveis do motor, garantindo o correto funcionamento. Outra função importante é o auxílio no controle da temperatura, em conjunto com o sistema de arrefecimento. 

O prazo de substituição do óleo do motor é determinado por cada fabricante no manual do proprietário e deve ser seguido à risca. Normalmente, há duas indicações: por tempo ou quilometragem. A troca deve ser feita de acordo com o que ocorrer primeiro. Outra recomendação é verificar os períodos indicados para o chamado uso severo, quando o veículo trafega com frequência em longos congestionamentos ou por trajetos extremamente curtos, por exemplo. Nestes casos, os intervalos de revisão caem pela metade. 

Na revisão de férias, verifique o nível do óleo do motor e faça a troca completa, caso esteja muito baixo. Lembre-se também de substituir o filtro de óleo a cada troca do lubrificante. É essencial obedecer a indicação do manual quanto ao tipo do óleo (sintético, semissintético ou mineral), grau de viscosidade (0W-20, por exemplo) e parâmetros de desempenho (ACEA e API, entre outros).

Revisão de férias manutenção dos pneus

2 – Pneus

A verificação do nível de pressão dos pneus (conhecida como “calibragem”) deve ser realizada a cada 15 dias e, claro, também antes de pegar estrada. A pressão de enchimento geralmente é indicada por meio de uma etiqueta na parte interna da porta do motorista ou na portinhola do bocal de abastecimento do tanque de combustível. Caso não esteja em nenhum destes locais, cheque no manual do carro. A principal dica, entretanto, é que a pressão seja sempre aferida com os pneus frios. E nunca se esqueça de calibrar o estepe.

O nível de desgaste dos pneus também deve ser considerado. Além de inseguro, rodar com pneus carecas é considerada uma infração grave. Para verificar se chegou a hora da substituição, verifique a marca conhecida como “TWI”, que fica nos sulcos dos pneus. Caso a altura da banda fique igualada a esta marca, é necessário realizar a troca. Além do TWI, procure por possíveis bolhas ou trincas nas laterais dos pneus, que podem provocar estouro repentino e perda de controle do veículo. 

Revisão de férias manutenção dos faróis sistema elétrico

3 – Sistema elétrico

Coloque a verificação dos sistemas de iluminação na lista da revisão de férias. Certifique-se de que os faróis e lanternas estejam com todas as lâmpadas funcionando corretamente, o que inclui os fachos alto e baixo, luz de posição, luzes indicadoras de direção (luzes de seta), luz de ré e de neblina. Se possível, tenha no veículo lâmpadas e fusíveis reservas, caso seja necessária a substituição durante a viagem. Afinal, circular com lâmpadas queimadas é considerada uma infração média – descubra aqui o custo desse tipo de multa e o total de pontos aplicados à CNH.

Outra verificação importante é a checagem do estado da bateria do veículo. Com vida útil média entre 3 e 4 anos, a bateria deve ser substituída considerando a recomendação de amperagem prevista no manual do veículo. Carros com sistema start-stop também possuem requisitos específicos de baterias, que podem ser do tipo EFB ou AGM. 

Revisão de férias manutenção discos de freio e pastilhas

4 – Freios

Um dos principais sistemas de segurança dos carros, os freios devem receber máxima atenção na hora da manutenção preventiva. A revisão básica inclui a checagem do nível de desgaste das pastilhas, o estado dos discos e tambores de freio e a integridade do fluido de freio, que tem a indicação de troca prevista no manual por intervalo de tempo ou quilometragem.

Caso a luz indicativa de falha no sistema ABS permaneça acesa no painel, é essencial procurar um mecânico para a realização do diagnóstico antes de pegar estrada – saiba o significado das luzes-espia no painel.

CRLV-e CRLV digital

5 – Documentação

Além da manutenção preventiva do carro em si, é essencial incluir na revisão de férias a checagem das documentações do veículo e do motorista. Lembre-se que os prazos de validade da CNH foram alterados devido à pandemia – saiba aqui os novos períodos de renovação para os estados de SP, RJ e MG

Para verificar a existência de débitos veiculares, basta acessar o site da Zapay e fazer uma busca com a placa do carro. Caso haja pendências, como multas, licenciamento ou IPVA em aberto, é possível realizar o pagamento facilitado e com segurança em nossa plataforma. Simples assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.