Imagem de um mecânico escutando barulho no carro na parte da frente
Categories:

Barulho no carro: conheça os 10 principais motivos

O papo hoje é sobre barulho no carro!

Ao andar com seu veículo, você tem percebido ruídos diferentes? Então, este artigo é para você – conheça as principais possibilidades quando o problema é barulho no carro e saiba o que fazer. Nos acompanhe!

A importância de não ignorar um barulho no carro

Ignorar barulhos no carro pode levar a uma série de problemas. Ao perceber o carro fazendo barulho, a recomendação é que você procure por uma oficina mecânica – dê preferência aos profissionais experientes bem avaliados. 

Consulte sua placa grátis

Reunimos aqui algumas situações mais frequentes e boas dicas, mas não deixe de procurar um profissional para fazer um check up no carro. É melhor prevenir, do que remediar. Conheça alguns dos motivos relevantes para que você não ignore barulho no carro:

  • Segurança: barulhos em carro podem ser um sinal de problemas mecânicos, que, consequentemente, podem afetar a segurança do veículo. Por exemplo, um som metálico pode indicar um problema com os freios, enquanto um barulho de estalo pode ser um sinal de suspensão do carro danificada. Ignorar esses problemas pode aumentar o risco de acidentes.
  • Prevenção de danos maiores: pequenos problemas podem se transformar em grandes danos se não forem resolvidos prontamente. Um barulho no carro que inicialmente é insignificante pode indicar desgaste ou danos em componentes críticos, que se não tratados, podem levar a falhas catastróficas e reparos bem salgados.
  • Economia de dinheiro: resolver problemas menores assim que surgem é, geralmente, mais barato do que esperar até que se tornem problemas maiores – e isso é válido quando se percebe barulho no carro. Por exemplo, substituir uma peça desgastada é mais econômico do que ter que consertar danos colaterais causados por sua falha total.
  • Vida útil do veículo: manter o carro em boas condições e resolver problemas rapidamente pode prolongar a vida útil do seu veículo. 
  • Eficiência do veículo: problemas mecânicos podem afetar a eficiência do carro, incluindo o consumo de combustível (entenda sobre álcool ou gasolina). Um carro em boas condições costuma ter um melhor desempenho e, consequentemente, consome menos combustível.

10 principais causas de barulho no carro 

Agora que você já sabe como é importante se atentar ao barulho no carro, confira as 10 principais causas deste tipo de problema.

Pode ser barulho de água faltando no carburador 

Quando há falta de água no radiador, o amigo motorista pode considerar que se trata de um problema grave. Não apenas pelo barulho no carro, mas também possivelmente haverá aquecimento do motor, o que traz danos pesados.

Para evitar esta dor de cabeça, verifique o nível de água com regularidade, observe atentamente o termômetro no painel e ouça os barulhos no carro – e os barulhos no motor do carro.

Ainda: se o motorista identificar algum som que pareça um vazamento, será necessário checar o reservatório e verificar se o nível de água não está diminuindo com mais velocidade do que o normal.

Dica da Zapay: tire suas dúvidas sobre caminhões antigos.

Pode ser barulho de problema no escapamento 

O escapamento do automóvel é responsável por controlar a emissão de gases e reduzir o ruído do motor. Assim, quando há um problema no sistema de escapamento, ele pode produzir vários tipos de barulho no carro, como estalo/estouro, chocalho, assobio, rosnado e vibração.

Esses problemas podem ocorrer por conta de vazamentos ou rachaduras no sistema de escapamento, componentes soltos ou quebrados, dentre outros fatores.

Imagem de um escapamento veicular, ilustrando o conteúdo que explica barulhos no carro

Pode ser som de falha nos amortecedores do carro 

Se os amortecedores do seu automóvel estiverem precisando de reparos, você poderá notar trepidações no veículo, perda de instabilidade, além de um barulho no carro muito característico – uma espécie de tic-toc. Esse ruído é bastante perceptível quando o condutor passa por lombadas ou quando o automóvel cai em um buraco.

O estranho barulho no carro, que pode indicar falha nos amortecedores, surge ainda no momento de esterçar o volante do automóvel – que é quando o volante é movido para direita ou para a esquerda.

Dica da Zapay: saiba quais são as melhores marcas de carro.

Pode ser barulho de pneu danificado

Há ainda a possibilidade de o contínuo barulho no carro vir de, ao menos, uma das rodas. O som lembra um ventilador em funcionamento, o que indica problema com os pneus do veículo.

Por isso, é importante que o motorista observe cada um dos pneus para ver se há estranhezas aparentes. Além disso, é fundamental levar o veículo a um mecânico de confiança e à borracharia. 

E o que o motorista pode perceber? Oras, se os pneus não estão ovalados ou ainda se é possível identificar potenciais desgastes irregulares na banda de rodagem (parte que fica em contato com o solo), as informações que constam na banda lateral (que é onde estão inscritas informações como marca, modelo e tamanho), se não existem caroços ou bolhas, dentre outros pontos.

Pode ser barulho de problema na suspensão do carro 

Caso o barulho no carro seja de batidas secas, isso indica que há problemas na suspensão. Elas ocorrem quando o veículo passa por lombadas, amigo condutor. E este é um sinal de alerta, pois é a suspensão quem garante a estabilidade do automóvel, sendo fundamental para a segurança e para o conforto dos ocupantes.

Aliás, os componentes do automóvel não danificam com rapidez quando há contato com o solo por conta da suspensão, que absorve os impactos. A suspensão veicular é formada por um conjunto de peças, como amortecedores, braços oscilantes, molas, pivôs, dentre outras.

Quando há problema de suspensão, é possível que o fator seja o terreno que o veículo usa com mais frequência, como estradas de terra. É comum que na cidade a suspensão sofra menos, por exemplo.

Pode ser barulho de falta de óleo na caixa da direção 

Mais um ponto que o amigo condutor deve ficar ligado é quanto à falta de óleo na caixa de direção – que também pode fazer barulho no carro. São ruídos semelhantes a assobios agudos.

Por isso, é essencial fazer a revisão do automóvel com regularidade, de modo a trocar o óleo a cada 10.000 quilômetros rodados. Se o barulho no carro aparecer antes desta marca, isso pode indicar um potencial vazamento de óleo. Para confirmar a situação, o motorista deve verificar o chão onde o veículo ficou estacionado e procurar por pingos de óleo.

Pode ser barulho de pastilhas de freio do carro desgastadas 

Outra situação que envolve barulho no carro é o desgaste das pastilhas de freio. Ao pisar no freio do automóvel, se o condutor perceber um som agudo, como se algo esteja raspando na roda quando o volante gira, este é um sinal de que as pastilhas estão finas e desgastadas. Logo, devem ser trocadas.

Recomenda-se a troca das pastilhas a cada 30.000 quilômetros rodados. Fique ligado!

Se as pastilhas estiverem novas e o barulho no carro surgir, este é um sinal de má qualidade das pastilhas ou ainda que elas são muito duras. Além do ruído, pastilhas ruins diminuem a vida útil dos discos de freio, provocando desgaste prematuro.

A principal recomendação é que o motorista leve o carro a um mecânico de confiança, afinal apenas um especialista pode fazer o diagnóstico definitivo e as devidas manutenções.

Imagem de discos e pastilha de freio, ilustrando o conteúdo sobre barulho no carro

Pode ser barulho de indício de vazamentos 

Barulho no carro pode ainda ser indício de vazamentos, amigo condutor – como radiador com água insuficiente e motor aquecido. Por isso, reforçamos: atente-se sempre sobre o nível de água e sobre o termômetro no painel do automóvel.

Como você já sabe, se o som for de assobio, é possível que haja vazamento de óleo.

Na dúvida, procure por um mecânico de confiança.

Pode ser som de pneu desalinhado 

Cantar no carro é sempre gostoso, mas se a cantoria vem dos pneus, isso é um mau sinal – pois, possivelmente, eles estão desalinhados. Realizar alinhamento e balanceamento é importantíssimo!

O ideal é manter o alinhamento, com as rodas paralelas umas às outras e perpendiculares ao chão. Desse modo, o condutor pode controlar o automóvel nas curvas, com segurança. Também é importante manter os pneus calibrados.

Como este barulho no carro entrega desalinhamento, é importante que o motorista saiba que essa situação é boa para a distribuição do atrito, de modo que algumas partes dos pneus mantêm contato maior com o chão – por isso o ruído ocorre.

Mais um sinal de desalinhamento dos pneus é quando o volante fica puxando mais para a direita ou para a esquerda. 

Consulte sua placa grátis

Pode até ser barulho dos limpadores de pára-brisas 

Se o barulho no carro for semelhante a arranhões sobre uma superfície rígida, esse ruído indica possíveis problemas nos limpadores de para-brisas.

O desgaste destes componentes prejudica sua capacidade de limpar os vidros, podendo travar sobre eles, o que é péssimo para a visibilidade, trazendo insegurança na condução.

Barulho no carro: identifique seu problema pelo tipo de som

Identificar barulho no carro é de grande importância para que o condutor e o mecânico possam identificar a origem do problema. 

A seguir, conheça alguns tipos comuns de sons que um carro pode fazer e o que eles, geralmente, indicam:

Batidas secas 

Quando o barulho no carro é de batidas secas, pode ser que haja problemas nos pivôs ou nas buchas das suspensões. Esse tipo de problema é percebido quando o condutor passa por buracos e ondulações na pista.

Ruídos na dianteira 

Se o barulho no carro externo na parte diante ocorrer de forma persistente durante a condução, saiba que a recomendação é chamar o mecânico. Afinal, é possível que seja problema na suspensão do automóvel ou na bomba d’água.

Ruídos na traseira 

Por sua vez, o barulho no carro oriundo da parte traseira pode ser sinal de problemas no escapamento ou mesmo folga na fixação do macaco e do estepe do automóvel. Procure um mecânico para dar uma olhada!

Chiado agudo nos freios 

Este é o barulho no carro mais comum, e geralmente ocorre no sistema de freios. Caso o amigo condutor ouça um som agudo ao acionar o freio, é possível que existam problemas nas pastilhas.

A melhor saída é a manutenção preventiva, que evitará que ocorram esses chiados e consequências piores, como perda da capacidade de frenagem do automóvel. 

Lembre-se: quando as pastilhas estão muito desgastadas, elas podem danificar o disco de freio.

E aí, conseguimos ajudar com seu problema de barulho no carro?

São muitos os barulhos no carro que o amigo condutor pode se deparar ao longo dos anos. O importante é garantir que o veículo tenha sempre as revisões e manutenções em dia, pois essa é a forma mais simples de evitar dores de cabeça.

Além da manutenção preventiva, a prática da direção defensiva em muito ajuda na hora de ter o melhor uso do carro. Dica válida tanto aos motoristas recém-habilitados quanto aos veteranos de vias públicas.

Continue acompanhando os conteúdos da Zapay e conheça mais dicas e informações sobre o seu automóvel. 😉

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!