Zapay > Veículo > Sensor de temperatura: O que é e para que serve?
Pensou nos termos sensor de temperatura, então pensou em um monitoramento extremamente importante para o funcionamento e a segurança do seu veículo automotor.
Neste artigo, você poderá aprender sobre as funções do sensor de temperatura, como constatar defeitos, como funciona o sensor de temperatura, além de diversas dicas para evitar situações como o superaquecimento. Vem com a Zapay!
Qual é a função de um sensor de temperatura?
Como o próprio nome diz, esse sensor mede de forma constante a temperatura do motor. É por causa desse monitoramento que, se houver um superaquecimento, em geral provocado pelo vazamento do fluido de arrefecimento, as advertências no painel de instrumentos são imediatamente acionadas.
Porém, o sensor de temperatura não tem só a função de apontar falhas ou mudanças de temperatura incomuns. Na realidade, ele tem papel essencial também para o bom funcionamento do carro.
Todos os dados que o sensor coleta são transmitidos, em formato analógico, ao módulo eletrônico de controle do veículo. Esse módulo, então, irá aplicar os parâmetros pré-estabelecidos para a operação correta do sistema motopropulsor.
Vamos dar um exemplo. Quando o motor ainda está abaixo da temperatura ideal, a central eletrônica pode determinar que o sistema de alimentação de combustível injete maior quantidade de gasolina ou etanol. Assim, evitam-se falhas de funcionamento e proporciona-se a queima ideal.
Tanto a regulação de partidas a frio quanto a operação a quente dependem das informações colhidas pelo sensor de temperatura. Graças a esses dados, o sistema de gerenciamento aciona ainda o eletro ventilador – popularmente conhecido como ventoinha – quando necessário, para evitar o superaquecimento.
Dica da Zapay: saiba mais sobre o líquido de arrefecimento.
O que acontece quando o sensor de temperatura está com defeito?
Os sensores de temperatura foram feitos para acompanhar toda a vida útil do motor. Por isso, a maioria das fabricantes coloca o prazo de validade do componente como indeterminado. Dessa forma, ele pode durar tanto quanto o carro por um todo: não é necessário trocá-lo periodicamente.
Mas isso não quer dizer que essa peça seja imune a defeitos. Existem alguns que podem ter falhas nas medições ou parar subitamente de funcionar. Os que estão mais sujeitos a esses problemas são, logicamente, veículos mais rodados
Essas e outras anormalidades no sistema de arrefecimento podem ser indicadas por variações nos instrumentos do painel.
Se for preciso substituir o componente, o dono do veículo deve optar por um similar novo. E lembre-se sempre: escolha uma oficina de confiança para fazer o serviço, com profissionais devidamente capacitados.
Dica da Zapay: fique por dentro sobre o uso severo do carro.
Como saber se o sensor de temperatura está funcionando?
Se o sensor está apresentando algum tipo de mal funcionamento, o monitoramento da temperatura do motor fica seriamente comprometido. E esse aumento no controle do calor no sistema pode levar ao superaquecimento e, em casos extremos, levar o motor a fundir.
Se o sistema de arrefecimento estiver prejudicado, irá aumentar o atrito e o desgaste das peças internas do motor, o que reduz exponencialmente sua vida útil. É comum também ver um aumento no consumo de combustível e na emissão de poluentes, além da rápida evaporação do líquido que refrigera o sistema.
Dito isso, é essencial que o amigo motorista fique ligado quanto à necessidade de verificação quando qualquer um destes sintomas for percebido.
E a boa notícia: a manutenção do sensor de temperatura do motor ou de qualquer outro componente do sistema de arrefecimento é barata e simples, diferentemente de uma intervenção corretiva, que certamente representará prejuízos maiores ao motorista.
Qual é o preço desse componente?
Vamos falar agora de preço. O valor do sensor de temperatura não é elevado se comparado com outras peças do automóvel. Em geral, para veículos nacionais, é possível encontrá-lo por menos de R$ 50,00. No caso dos sensores importantes, o valor sobe para R$ 100,00.
Além disso, a mão de obra para troca da peça acaba sendo bem específica. Isso porque, para que haja a indicação correta da temperatura, a troca deve ser feita por profissionais especializados.
Lembrando que o ideal é sempre comprar peças originais, indicadas pelo fabricante. O componente é essencial para o funcionamento correto do seu veículo e problemas no sensor podem trazer sérios prejuízos a peças ainda mais importantes.
Onde é usado o sensor de temperatura?
Ele é usado em todo tipo de veículo, por se tratar de um mecanismo de segurança e alerta ao seu condutor.
O que acontece quando a luz da temperatura acende?
Ela é a responsável por indicar que o líquido de arrefecimento está superaquecido, por consequência, o motor. Há alguns anos, a luz da temperatura virou substituta do termômetro de ponteiro ou de escala, o que causa preocupação em muitos motoristas por acharem que, quando ela acende, o motor já se danificou.
Na verdade, quando esta luz se acende, o motorista deve parar o carro assim que puder! É preciso deixar o motor esfriar cerca de 10 minutos e verificar o nível do líquido de arrefecimento — cuidado ao abrir a tampa para evitar queimaduras. Na maioria dos casos, você pode seguir viagem no momento, mas, se faltou o líquido, é porque há vazamento. E, se há vazamento, ele precisa ser investigado.
Dica da Zapay: quando trocar as palhetas do limpador de para-brisa? Saiba mais neste conteúdo que montamos para você.
É normal ferver a água do radiador?
Nem no fogão da cozinha, nem no automóvel você deve subestimar a fervura da água. Caso note que a temperatura da água do motor está aumentando – o ponteiro da temperatura está se aproximando da faixa vermelha ou a luz da temperatura se acendeu – desligue na hora o motor para ver o que está acontecendo.
Se você escutar um barulhinho da água em ebulição, é sinal de problema no motor. Mas, por que não esse barulhinho só aparece depois? Porque as temperaturas ambientes estavam mais baixas.
Esse calor todo fez a água do radiador ferver. Agora, é abrir o capô e verificar o reservatório de expansão da água. Depois de algum tempo, você envolve mão e braço com um pano molhado de boa espessura e vá abrindo devagar a tampa do reservatório.
Tome cuidado para que vapor d’água vá saindo aos poucos e não aconteça aquele jato extremamente quente que pode te queimar seriamente. Ligue, então, o motor e, em marcha lenta, vá completando novamente o nível com o líquido próprio do sistema de refrigeração, que é metade água e metade aditivo.
Por que ocorre o superaquecimento do motor?
Abaixo você confere algumas das principais causas do superaquecimento:
Problemas na correia dentada ou ventoinha
Se a correia está desgastada, pode se preparar, porque rapidamente haverá o aquecimento. Nas ruas, a ventoinha é fundamental para forçar a ventilação do ar no radiador e reduzir a temperatura da água que refrigera o motor e, se ela não funciona, irão surgir problemas com a temperatura do motor de seu veículo.
Resumindo: é importante olhar regularmente como anda o funcionamento da ventoinha em seu veículo.
Defeito na bomba d’água e válvula termostática
Ao não usar o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo, você poderá ter problemas com a bomba d’água e com a válvula termostática. O aditivo aumenta o ponto de ebulição da água, o que faz com que ela demore a ferver.
Além de evitar o aparecimento de crostas que entopem o sistema de refrigeração do motor. O produto também interfere na corrosão do sistema, evitando a ferrugem que danifica a bomba d’água e a válvula termostática.
Vazamentos na mangueira e no radiador do automóvel
Veja sempre o estado da mangueira e do radiador do automóvel e utilize o aditivo para completar a água. Como o líquido é colorido, você conseguirá identificar onde está o vazamento e poderá resolver o problema.
Baixo nível de líquido refrigerante – “Água do Radiador”
A água do radiador, ou o líquido refrigerante, tem como principal função impedir o superaquecimento do motor. O líquido de arrefecimento é uma solução química que utiliza etilenoglicol – um anticongelante automotivo e industrial.
Quando o nível desse fluido está baixo, além de superaquecimento ainda pode ocorrer corrosão no sistema.
Baixo nível de óleo no motor
O baixo nível de óleo também é outro motivo que pode causar o superaquecimento do motor. Além de funcionar como lubrificante, o óleo também esfria o motor do automóvel, pois evita que as partes móveis internas do motor não aqueçam por atrito.
Dessa maneira, quanto menor o nível de óleo, maior a probabilidade de que você perceba o motor esquentando rápido.
Falha no sistema de ignição
Uma falha no sistema de ignição também pode ser uma das causas do superaquecimento do motor, já que esse problema pode atrasar o tempo de disparo da vela e superaquecer o motor por conta da má queima do combustível.
Por isso, veja se a sua bateria automotiva está carregada e evite os problemas elétricos.
Como evitar o superaquecimento do motor
Faça a manutenção preventiva
É essencial a manutenção preventiva para evitar a maioria dos problemas automotivos e deve ter atenção redobrada quando se trata de superaquecimento do motor, entre outros dos principais componentes da peça.
Você pode começar verificando, semanalmente ou quinzenalmente, o nível da água do radiador. Assim, evita-se que ela abaixe por causas naturais, o que possibilita investigar, caso haja um vazamento. Lembre-se de apenas fazer essa verificação com o motor frio, para não se queimar.
Escute também os ruídos emitidos pelo carro e a temperatura, pois esses são fatores que, quando fogem da normalidade, indicam que é necessária uma investigação mais rigorosa realizada por um profissional de confiança.
Inspecione a bomba d’água
Se for preciso trocar a bomba d’água, observe se há algum ruído fora do normal. Neste caso, haverá necessidade de reparos, mais provavelmente necessidade de trocá-la, você deve levar o carro até uma oficina especializada.
Afinal, esse tipo de manutenção exige conhecimento técnico, além de capacidade de identificar a peça adequada ao modelo do automóvel. Além da troca, é importante que o sistema todo passe por uma limpeza minuciosa.
Coloque a quantidade de aditivo recomendada
O dono deve sempre seguir as regras do manual do proprietário do automóvel e colocar somente a quantidade de aditivo recomendada junto a água no radiador. No manual do seu automóvel, você também encontra o tipo de aditivo que deve ser utilizado. No entanto, saiba que existem aditivos concentrados e que precisam ser misturados com água na hora de abastecer o sistema.
Entretanto, não é qualquer água. É necessário utilizar a água recomendada pelo fabricante. Se colocar água da torneira, você irá acrescentar componentes minerais no sistema que poderão criar crostas e enferrujar os componentes do seu motor.
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.