Quais os tipos de bateria de moto?

Vale para as baterias de motocicletas o mesmo princípio aplicado para as baterias de carros: quanto mais tecnologia no veículo, mais se exigirá no que diz respeito à energia – ou seja, demanda por carga.

1. Chumbo-ácido: trata-se do modelo mais tradicional quando o assunto são baterias de moto, sendo pesada, de menor custo, porém demandando mais atenção e cuidados constantes. Este acumulador de energia apresenta placas metálicas em uma solução ácida, de modo a constituírem um eletrólito. Vale dizer que o eletrólito é o local onde a energia elétrica pode ser armazenada por intermédio de reações químicas.

2. Gel: esta opção de bateria com gel eletrolítico apresenta uma substituição – sai de cena a solução de água e ácido sulfúrico. Assim, a perda de fluído é reduzida, bem como a durabilidade é maior do que em baterias tradicionais.

3. AGM: trata-se da sigla para absorbed glass mat. Esta bateria é uma versão otimizada da bateria de chumbo, de modo a apresentar uma espécie de lã de vidro, separando as placas metálicas para reduzir vibrações e, assim, gerar um desempenho mais uniforme.

4. Lítio: esta opção de bateria é mais leve e apresenta maior capacidade de carga do dispositivo. Porém, a bateria de lítio é mais cara do que as demais. Aí entra a avaliação de custo-benefício que cada um deve fazer. Este acumulador de energia pode compensar pela sua eficiência, sendo bastante comum encontrá-lo em modelos esportivos ou ainda em motocicletas que tragam equipamentos adicionais.

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