A Carteira Nacional de Habilitação, popularmente conhecida como CNH, carrega um significado forte para cada um de nós. Ela pode simbolizar independência para uns, um apoio ao trabalho para outros e há quem a tire para conforto e segurança familiar. Fato é: ter CNH facilita muito quando o assunto é mobilidade, sobretudo se você pode acessar carro, moto ou caminhão em seu dia a dia.
A CNH A é a categoria destinada aos motoristas aptos a conduzirem veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, e com mais de 50cm³ de cilindrada. Além disso, esta categoria autoriza o motorista a conduzir ciclomotores – particularidade destinada também à ACC, a Autorização para Conduzir Ciclomotor.
Para sanar todas as suas dúvidas quanto à CNH A, a Zapay preparou este conteúdo repleto de dicas e informações sobre esta categoria. Confira!
Quais veículos são permitidos com a CNH A?
Ao optar pela CNH tipo A, o motorista pode dirigir veículos que apresentem duas ou três rodas, com ou sem o carro lateral. Se este é seu caso, saiba que você está autorizado a conduzir motos, motonetas e triciclos.
Esta categoria de CNH é bastante requisitada pelos amantes dos passeios de moto e também por aqueles que optam por trabalhar utilizando motocicletas, por exemplo. Tanto os grupos de motociclistas ou mesmo motociclistas individuais quanto os trabalhadores relacionados ao setor de serviços e entregas fazem uso da CNH A.
E vale lembrar do contexto também: motos costumam ser mais baratas do que carros, fator que pode ser um diferencial para que a aquisição de um veículo de duas rodas. Ainda: há muitas empresas que contratam os serviços de motoboys, um aspecto financeiro que também atrai muitos condutores à Carteira Nacional de Habilitação tipo A.
Conheça os tipos de categorias da CNH
Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)
é uma espécie de habilitação, diferente da CNH. É com ela que você pode dirigir uma cinquentinha, um veículo de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada e que não ultrapassa os 50 KM/h.
CNH categoria A
com esta carteira, o motorista está apto a conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, e com mais de 50cm³ de cilindrada. Além disso, esta categoria autoriza o motorista a conduzir ciclomotores.
CNH categoria B
com esta categoria, o motorista pode conduzir veículos de quatro rodas, com capacidade para até oito passagens (nove, se cotarmos o motorista). O peso bruto do veículo não pode ultrapassar 3,5 toneladas.
CNH categoria C
o motorista fica apto a dirigir os automóveis da categoria B e também veículos de carga, não articulados e cujo peso bruto ultrapasse 3,5 toneladas.
CNH categoria D
além de poder dirigir todos os veículos das categorias B e C, o motorista com a categoria D tem autorização para dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de oito pessoas.
CNH categoria E
o motorista fica apto para conduzir veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas. Além disso, tem autorização para dirigir os veículos das categorias B, C e D.
Diferença entre a CNH A x CNH B
- CNH A: o condutor pode dirigir motos, motonetas, triciclos e ciclomotores.
- CNH B: o motorista fica habilitado a dirigir automóveis – veículos de quatro rodas, de até 8 lugares (nove, contando com o motorista) e peso bruto inferior a 3,5 toneladas.
Quem pode tirar a CNH A?
É cultural e passa de geração para geração: grande parte dos jovens, a partir dos 18 anos, começa a se interessar pela possibilidade de tirar a carteira de habilitação ou ainda são questionados por familiares e amigos sobre quando este jovem se tornará um motorista. A CNH é uma possibilidade – jamais uma obrigação –, onde cada indivíduo sabe qual o momento ideal para fazer todo o procedimento para conquistar a CNH desejada.
Para tirar a primeira habilitação, o candidato precisa ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, ser penalmente imputável e possuir carteira de identidade (RG) e CPF. Com estes pontos atendidos, o candidato pode solicitar o serviço para as categorias A, B ou A e B na Circunscrição Regional de Transito, a Ciretran, do município onde reside.
O candidato pode solicitar o processo procurando o atendimento na unidade do Detran de sua localidade ou na autoescola mais próxima.
A primeira habilitação de todo condutor chama-se Permissão para Dirigir (PPD). Este documento torna o motorista autorizado para conduzir veículos automotores e elétricos dentro do território nacional.
O PPD é um documento que tem validade de 12 meses e o motorista pode atingir até 4 pontos de infração neste período. Após os 12 meses, o condutor passa a ter a CNH definitiva e pode atingir até 40 pontos anuais. Por isso, cuide da sua carteira e evite cometer infrações de trânsito – caso deslizes ocorram, atente-se para saber com quantos pontos perde a CNH.