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Marchas da moto: como e quando passar cada marcha da moto + boas dicas

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As marchas da moto são fundamentais para garantir uma pilotagem eficiente, segura e confortável. 

Elas ajudam a equilibrar força e velocidade, permitindo que você arranque, acelere e mantenha o controle em diferentes situações. 

Saber como usar as marchas da moto corretamente não só melhora o desempenho da moto, mas também aumenta sua durabilidade e economiza combustível.

Aqui, você vai aprender:

  • Qual a função das marchas da moto?
  • Como as marchas da moto funcionam
  • Embreagem, acelerador e seletor de marchas da moto
  • Como trocar as marchas da moto
  • Qual a velocidade ideal para cada marcha da moto?
  • Como identificar o momento certo para trocar a marcha da moto?
  • Principais erros ao trocar a marcha da moto
  • Tipos de câmbio de moto
  • Como trocar as marchas da moto de transmissão semiautomática

Se você buscava saber mais sobre as marchas da moto, encontrou o blog certo!

O que são as marchas da moto?

As marchas da moto são mecanismos que permitem ajustar a força e a velocidade da motocicleta de acordo com a necessidade. Elas são fundamentais para garantir o desempenho ideal, economizar combustível e preservar o motor. 

Assim como as marchas do carro, cada marcha da moto tem uma função específica e é usada em situações diferentes, como arrancar, acelerar ou manter uma velocidade constante.

Qual a função das marchas da moto?

A marcha nas motos serve para ajustar a relação entre a potência do motor e a velocidade da moto, de modo a garantir desempenho e controle em diferentes condições de condução. 

  • As marchas mais baixas (primeira e segunda marchas) oferecem maior torque, sendo ideais para arrancadas, subidas ou terrenos difíceis. 
  • As marchas intermediárias (terceira e quarta marchas) equilibram força e velocidade, adequadas para trânsito urbano. 
  • As marchas altas (quinta e sexta, se disponíveis) são para velocidades maiores, proporcionando economia de combustível em rodovias.

Quantas marchas tem uma moto?

O número de marchas da moto pode variar dependendo do modelo e da categoria, mas a maioria das motocicletas possui entre 4 e 6 marchas. 

Quantidade de marchas por tipo de moto:

  • Motos de entrada (125cc a 150cc): Geralmente têm 4 ou 5 marchas. Exemplo: Honda CG 160.
  • Motos esportivas ou de alta cilindrada: Normalmente têm 6 marchas para oferecer melhor desempenho em alta velocidade. Exemplo: Yamaha R1.
  • Scooters e motos automáticas: Não possuem marchas tradicionais, mas utilizam um sistema de transmissão continuamente variável (CVT).

Como as marchas da moto funcionam

As marchas da moto são trocadas por meio de um pedal e funcionam em conjunto com a embreagem e o acelerador.

Principais elementos do funcionamento da marcha da moto:

  • Motor: Gera a força necessária para movimentar a moto.
  • Engrenagens da transmissão: Ajustam a potência e a velocidade.
  • Embreagem: Conecta ou desconecta o motor das rodas, permitindo a troca de marchas.
  • Pedal de marcha: Usado para selecionar a marcha desejada.

Embreagem, acelerador e seletor de marchas da moto

Os comandos de embreagem, acelerador e seletor de marchas da moto estão posicionados estrategicamente para facilitar a pilotagem da moto.

Posição dos controles da moto:

  • Embreagem: manete esquerda no guidão.
  • Acelerador: manopla direita no guidão.
  • Seletor de marchas: pedal esquerdo, próximo ao apoio do pé.

Como funcionam:

  • Embreagem: é acionada com a mão esquerda e serve para desconectar o motor da transmissão, permitindo a troca de marchas sem forçar o sistema.
  • Acelerador: É acionado girando a manopla para trás (no sentido do piloto).
  • Seletor de marchas: É acionado com o pé esquerdo para subir ou descer as marchas da moto.
Ilustração mostrando o passo a passo de como trocar as marchas da moto

Imagem: WikiHow.

Como trocar as marchas da moto 

É muito importante estar familiarizado sobre como passar marcha em moto!

Padrão de marchas de moto mais comum:

  • 1ª marcha: Pressione o pedal para baixo.
  • Neutro: Meio caminho entre a 1ª e a 2ª marcha.
  • 2ª marcha em diante: Levante o pedal com o pé.

Confira o vídeo abaixo e aprenda como trocar as marchas da foto em diferentes situações:

Confira abaixo as nossas dicas para passar as marchas da moto corretamente!

Pratique manusear os pedais para lembrar onde ficam 

Intimidade é tudo: manuseie e familiarize-se com os pedais da moto para lembrar onde ficam e, assim, tornar o processo de troca de marchas da moto cada vez mais intuitivo.

Treine onde fica a embreagem, o acelerador e o seletor de marchas. Faça os movimentos corretos e pratique em local tranquilo.

Ligue a moto com ela no ponto morto 

É altamente recomendado que você ligue a moto com ela no ponto morto (ponto neutro). Observe o indicador de neutro no painel. Geralmente, é uma luz verde com a letra “N” ou um ícone similar.

Se a moto estiver engatada (em qualquer marcha), ao ligar o motor, ela pode dar um “tranco” e se movimentar, especialmente se você não estiver segurando a embreagem corretamente.

Engate a primeira marcha da moto 

Para engatar a 1ª marcha da moto:

  • Puxe a embreagem: Aperte o manete esquerdo.
  • Pressione o pedal de marchas para baixo: Coloque a marcha na posição 1ª.
  • Solte a embreagem gradualmente enquanto acelera levemente: Isso evita que a moto trave ou dê trancos.

Para que serve a primeira marcha na moto?

É essencial para iniciar o movimento da moto, pois essa marcha oferece mais força (torque), facilitando arrancadas em terrenos planos ou subidas.

Passe as marchas mais altas quando atingir velocidade suficiente

Passe para as marchas mais altas da moto quando atingir uma velocidade suficiente, geralmente indicada pelo som do motor ficando mais alto ou pela rotação ideal no painel (RPM). 

A troca de marcha da moto no momento certo reduz o esforço do motor, economiza combustível e melhora o desempenho em velocidades maiores.

Imagem de um motoqueiro em velocidade em uma estrada com uma paisagem bonita ao fundo, ilustrando a troca de marcha para marchas mais altas

Troque para marchas mais baixas quando necessário 

Troque para marchas mais baixas quando precisar de mais força, como ao reduzir a velocidade, enfrentar subidas ou fazer ultrapassagens. Isso ajuda a manter o controle da moto e evita que o motor perca potência.

Confira também: principais multas de moto e transferência de moto.

Qual a velocidade ideal para a troca de marcha na moto?

A velocidade ideal para cada marcha da moto varia conforme o modelo, mas aqui está uma média:

  1. 1ª marcha: Até 20 km/h (ideal para arrancadas e manobras).
  2. 2ª marcha: De 20 a 40 km/h (trânsito urbano e aceleração inicial).
  3. 3ª marcha: De 40 a 60 km/h (trechos mais rápidos na cidade).
  4. 4ª marcha: De 60 a 80 km/h (velocidade de cruzeiro em vias rápidas).
  5. 5ª marcha: Acima de 80 km/h (ideal para estradas e manter velocidade constante).
  6. 6ª marcha (se houver): Usada acima de 100 km/h, especialmente em motos de alta cilindrada.

Essas velocidades para as marchas da moto são aproximadas e podem variar.

Sempre troque as marchas com base no som do motor (evite deixar “gritar” ou “engasgar”) e nas rotações indicadas no painel (RPM)!

Como identificar o momento certo para trocar a marcha da moto?

Trocar as marchas da moto no momento certo depende de observar sinais da moto, como:

  • Som do motor: Quando o motor começa a “gritar” (alta rotação), é hora de passar para uma marcha mais alta. Se o motor estiver “engasgando” ou perdendo força, reduza para uma marcha mais baixa.
  • Velocidade: Cada marcha de moto tem uma faixa de velocidade ideal (veja no manual ou pratique para perceber).
  • Rotação (RPM): Mantenha o motor dentro da faixa ideal indicada no painel, geralmente entre 3.000 e 6.000 RPM para motos pequenas.
  • Condições da via: Use marchas baixas em subidas, curvas ou ao reduzir a velocidade. Use marchas altas para manter velocidades maiores em vias retas.

Praticar e observar esses sinais ajuda a trocar as marchas da moto no momento ideal, preservando o motor e garantindo uma pilotagem suave.

Principais erros na troca de marchas na moto

Confira alguns dos principais erros que o condutor pode cometer ao trocar as marchas da moto:

  • Não reduzir a marcha em desacelerações ou subidas, forçando o motor.
  • Engatar marchas sem desacelerar, causando trancos.
  • Esquecer de acionar a embreagem totalmente, o que desgasta o sistema.
  • Trocar marchas em rotações inadequadas, gesto que compromete o desempenho.
  • Não conferir o “neutro” antes de parar, dificultando o reinício. 
  • Pular marchas de moto.

Esses erros podem causar danos à transmissão da moto, além de reduzir a vida útil dos componentes e comprometer a segurança na pilotagem. Não vacile!

Dicas importantes sobre marchas da moto

Confira as dicas da Zapay para que você possa aproveitar as marchas da moto e o veículo da melhor maneira possível:

  • Solte a embreagem gradualmente ao trocar de marcha para evitar trancos ou perda de controle.
  • Não force o motor em marchas erradas (muito altas ou baixas para a situação). Isso causa desgaste e aumenta o consumo de combustível.
  • Reduza marchas ao se aproximar de curvas, semáforos ou descidas para manter controle.
  • Nunca desça em ponto morto e use marchas baixas para aproveitar o freio motor.
  • Verifique o funcionamento da embreagem e do pedal de marchas regularmente para evitar falhas.
  • Conheça sua moto para identificar o momento ideal de trocar as marchas intuitivamente.

Tipos de câmbio de moto

  • Câmbio manual: O piloto controla todas as marchas da moto usando embreagem e pedal. Exemplo: motos de entrada e motos esportivas.
  • Câmbio semi-automático: Não possui manete de embreagem; as marchas da moto são trocadas apenas com o pedal. Exemplo: algumas motos utilitárias, como Honda Biz.
  • Câmbio automático (CVT): Neste caso, não tem marchas; a transmissão é continuamente variável, o que permite uma direção super fluida. Exemplo: scooters como Honda PCX.
  • Câmbio DCT (Dual Clutch Transmission): Sistema automático que permite trocas manuais ou automáticas das marchas da moto. Exemplo: motos de alta tecnologia, como Honda Africa Twin.

Cada tipo de câmbio é projetado para diferentes estilos de pilotagem e níveis de experiência.

Confira também: Motos para mulheres e Motos para trabalhar.

Como trocar as marchas da moto de transmissão semiautomática

Saiba como fazer as trocas de marchas da moto com transmissão semiautomática. 

Trocar as marchas em uma moto com transmissão semiautomática é simples, pois não há manete de embreagem. 

Siga estes passos:

  1. Reduza a aceleração: Antes de trocar a marcha, diminua levemente o acelerador para evitar trancos.
  2. Pressione o pedal de marchas:
    • Para subir marcha: Levante o pedal com o pé.
    • Para reduzir marcha: Pise no pedal.
  3. Volte a acelerar suavemente: Após trocar a marcha, acelere gradualmente para manter o controle.

Dicas sobre as marchas da moto de transmissão semiautomática:

  • As trocas de marcha são suaves porque a embreagem é acionada automaticamente.
  • Ideal para iniciantes, já que não exige coordenação com uma embreagem manual.

Esse sistema oferece praticidade sem complicar o controle da moto!

E aí, entendeu tudo sobre as marchas da moto?

Entender como funcionam as marchas da moto e usá-las corretamente é essencial para pilotar de forma segura, eficiente e confortável. 

Ao longo deste conteúdo, você aprendeu o que são as marchas da moto, como identificar o momento ideal para trocá-las, além de evitar erros comuns que podem prejudicar o desempenho da moto.

Lembre-se:

  • Use marchas baixas para arrancadas e situações que exigem mais força.
  • Suba para marchas mais altas ao alcançar velocidades maiores.
  • Preste atenção ao som do motor e ao painel para fazer as trocas das marchas de moto no momento certo.

Com essas dicas, sua pilotagem será mais fluida, o motor da moto estará protegido e você ainda economizará combustível. 

Agora é só colocar o conhecimento sobre marchas de moto em prática e aproveitar a estrada!

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Callebe Mendes

Sou Callebe Mendes, CEO da Zapay, Forbes Under 30, empreendedor, palestrante e mentor. Possuo graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília e sinto que tenho um débito com a UnB, porque foi ela que me propiciou chegar até aqui - foi durante a minha graduação que a Zapay nasceu. Quando fundei a Zapay, tinha em mente que o principal valor dela deveria estar em concordância com meu principal objetivo de vida: impactar positivamente a vida das pessoas. Assim, desde 2017, a Zapay traz ótimas soluções para economizar tempo e dinheiro dos proprietários de veículos no Brasil. Pensou em pagamento de IPVA, multas e licenciamento? A Zapay está aqui para te ajudar. Com uma trajetória marcada por resiliência e criatividade, ajudei a Zapay a estabelecer conexões e relacionamentos fundamentais para o crescimento da empresa: somos credenciados na Secretaria Nacional do Trânsito, no Ministério dos Transportes e somos a única empresa credenciada em todos os 27 DETRANs do Brasil, tudo isso para garantir que os nossos serviços sejam totalmente confiáveis e seguros. Não bastasse virar referência no pagamento das taxas veiculares, fomos além: hoje, no App Zapay, você também consegue consultar pontos da CNH, adquirir a Tag Veicular Sem Parar com condições exclusivas, contratar os melhores planos de assistência veicular, emitir CRLV digital, ativar alerta de multas… são tantas facilidades na palma da mão, que a Zapay virou a melhor amiga do motorista brasileiro. Após tantos anos vivendo e respirando o universo dos veículos no Brasil, adquiri uma vasta experiência no setor, e pense num cara apaixonado por tudo isso? Esse cara sou eu! Meu espírito empreendedor sempre andou de mãos dadas com a inovação e com a constante busca por conhecimento, por isso, faço questão de compartilhar toda a minha vivência e a minha experiência com vocês. Aqui, no Blog Zapay, eu trago as melhores dicas sobre diversos assuntos relacionados ao universo automotivo - é uma das formas que encontrei de retribuir o tanto que tenho aprendido com a Zapay. Se meus conteúdos verdadeiramente te ajudarem, é sinal que estou no caminho certo. Espero que curta me acompanhar por aqui, confira também o meu LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/callebe-mendes